Entre o feriado que marca o Dia Internacional do Trabalhador e a sexta-feira (2), as chuvas em Rondônia estarão atuando de forma irregular. Ao contrário do dia 1º, em que as tempestades atuavam do norte até parte do noroeste, na sexta-feira o cenário da ocorrência dessas precipitações estará bastante desarmônico.
Neste dia, em especial, o mapa apresenta essas chuvas caindo mais entre o norte e o sudoeste. Vale observar que são chuvas de nível 2, com algumas tempestades severas organizadas. Bem próximo desses locais, há também marcações para chuvas de nível 3, aquelas que já descrevemos como “incomuns” e que são classificadas como muitas tempestades severas organizadas, algumas significativas.
Para o restante do estado, as chuvas até caem, mas com valores bem menores, ficando dentro dos padrões de nível 1, severas isoladas e/ou pouco organizadas. Rondônia, especificamente, não está entre os estados da Região Norte com as maiores precipitações e, apesar da ocorrência de chuvas, vem-se percebendo, ao longo dos últimos 15 dias, uma ligeira diminuição das torrentes, o que pode indicar a chegada do período conhecido como verão amazônico. Vale ressaltar que, por ora, mantém-se o cenário do inverno amazônico.