SÁBADO, 08/11/2025

Em destaque

Marina Silva defende justiça climática e transição ecológica como prioridades na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Tema é um dos eixos da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Marina Silva defende justiça climática e transição ecológica como prioridades na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva disse, nesta sexta-feira (25), esperar um avanço no debate sobre justiça climática durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para ocorrer entre os dias 6 a 9 de maio, em Brasília. O evento, precedido de etapas municipais, estaduais e livres, deve reunir cerca de três mil pessoas.

A temática da justiça climática é um dos cinco eixos que serão debatidos na conferência e parte do entendimento de que a crise climática atinge mais fortemente populações vulnerabilizadas, agravando as desigualdades sociais no país.

“É um princípio basilar da conferência, tratar da ideia de justiça climática, onde possamos ter um processo de transição que seja justo, sobretudo para aqueles que são mais vulnerabilizados, as mulheres, as comunidades periféricas, as pessoas pretas, as pessoas LGBTQIA+, os povos indígenas, as populações tradicionais”, defendeu a ministra durante evento para tratar da conferência, em Brasília.

Os outros eixos da conferência são: mitigação, adaptação e preparação para os desastres, transformação ecológica e governança e educação ambiental. Antes da realização da etapa nacional, foram realizadas 439 conferências municipais, 179 intermunicipais, que mobilizaram 1.759 municípios e 287 conferências livres em todos os estados.

Serão 1.501 delegados, dos quais 56% mulheres e 65% de pessoas negras e pardas. As conferências estaduais definiram 20 propostas, cinco de cada eixo, como prioritárias para o debate nacional. Ao final, do encontro devem ser escolhidas 100 propostas que ajudarão a construir, de forma participativa as políticas do país para o meio ambiente.,

“A gente colocou em jogo a capacidade de acreditar, criando e viabilizando as articulações com estados municípios e a sociedade, com diferentes segmentos, para que a gente tivesse essa quantidade de municípios envolvidos”, detalhou Marina.

Entre os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil para mitigar as mudanças climáticas está a redução nas emissões dos gases de efeito estufa em 470 milhões de toneladas até 2025, consideradas as emissões registradas em 2020. Para 2030, a meta é reduzir as emissões do país a 1,2 bilhão de toneladas de carbono e alcançar a neutralidade das emissões até 2050.

“Estamos vivendo uma situação de emergência climática no planeta com o agravante de fenômenos e de problemas que sequer temos condições de mensurar neste momento”, apontou a ministra. “É preciso dar um desdobramento que vai nas agendas de adaptação, de mitigação de educação ambiental”, continuou.

Segundo o ministério, as emissões de gases do efeito estufa, decorrentes do desmatamento, é o que impacta na presença do Brasil entre os maiores poluidores do planeta. Apesar de o país ter registrado uma queda de 50% nos alertas de desmatamento na Amazônia em 2023, o desmatamento no Cerrado aumentou 43%, segundo os alertas registrados entre janeiro e dezembro. Esse cenário mostra que o país ainda precisa de muito trabalho para atingir a meta assumida desmatamento zero em 2030.

“Estamos fazendo um esforço muito grande [para reduzir o desmatamento]. Você tem uma largada em que você consegue uma diminuição mais potente, depois fica mais difícil você manter o processo de desmatamento”, reconheceu a ministra que disse ainda estar buscando formas de intensificar o combate ao desmatamento.

Entre as questões apontadas está a transição na matriz energética, especialmente a atrelada ao uso de combustíveis fósseis e a agropecuária, segunda maior fonte de emissões de gases de efeito estufa no Brasil, sobretudo por conta do processo digestivo do gado, chamado de fermentação entérica, que lança metano na atmosfera, mas também devido ao uso de fertilizantes nitrogenados. A ampliação de áreas protegidas, na forma de Unidades de Conservação também é uma medida necessárias para proteger a vegetação nativa.

“O desafio da transformação ecológica é também criar um novo ciclo de prosperidade, que seja compatível com o desafio que a humanidade está vivendo, sobretudo buscando soluções baseadas na natureza, produtos e materiais baseados na natureza. A gente precisa entender que só vamos ter uma resposta mais eficaz se ficarmos apegados a nossa maneira de fazer. É preciso mudar nossa maneira de ser”, afirmou. “Temos o desafio de fazer a transição justa e planejada para o fim dos combustíveis fósseis”, acrescentou.

COP30

A ministra também abordou a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção do Clima, que ocorrerá em novembro, em Belém. Na conferência, os países devem apresentar novos compromissos para 20235 para mitigar as mudanças climáticas. Entre elas, está evitar o aumento de 1,5 graus Celsius (ºC) na temperatura global.

O Brasil já se comprometeu a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, o que significa que as emissões não poderão superar o volume de gases que o país consegue capturar da atmosfera.

“Que a COP30 seja a COP para implementar aquilo que já foi decidido nos últimos 30 anos, quando decidimos que não vamos ultrapassar 1,5 ºC de temperatura da terra”, exortou Marina que criticou ainda a guerra tarifaria promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Não favorece o financiamento climático, a cooperação e a solidariedade”, disse.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O que é ciclopia? Doença rara faz gato nascer com um olho só em Rondônia

O que é ciclopia? Doença rara faz gato nascer com um olho só em Rondônia

Má-formação congênita no desenvolvimento embrionário resultou no nascimento de um filhote de gato com apenas um campo ocular em Vilhena, que morreu devido a dificuldades respiratórias; a ciclopia é uma condição rara e quase sempre fatal.
L
Derrite é anunciado relator do projeto antifacção na Câmara

Derrite é anunciado relator do projeto antifacção na Câmara

Deputado e ex-secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite (PP-SP) apresentará um substitutivo ao texto original do governo federal, que visa criar o Marco Legal do Combate ao Crime Organizado; a escolha visa garantir diálogo e tramitação técnica do projeto antifacção.
L
Projeto mapeia locais com vulnerabilidade climática e sugere soluções

Projeto mapeia locais com vulnerabilidade climática e sugere soluções

Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) usam inteligência artificial para identificar as regiões do Brasil mais afetadas por extremos climáticos e propor ações para reduzir a vulnerabilidade climática.
L
Entenda por que a previsão de tornados é tão difícil no Brasil

Entenda por que a previsão de tornados é tão difícil no Brasil

Fenômenos de curta duração e localizados, como o que atingiu o Paraná, são formados dentro de nuvens de tempestade; a previsão de tornados só pode ser feita com minutos de antecedência.
L

Fanfarra Duque de Caxias é bicampeã geral na 9ª Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras em Sorriso-MT

A FANDUC conquistou o título de campeã geral pelo segundo ano consecutivo, destacando Rondônia entre 42 corporações musicais e celebrando a força da arte e da educação musical na região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Um passeio de barco pelo Jaci e Madeira com Edmar Oliveira

O episódio destaca não apenas a beleza dos rios de Rondônia, mas também o talento e a dedicação de quem vive e trabalha em harmonia com a natureza.
L

Nota de pesar: Maria de Nazaré da Silva

Familiares e amigos se despedem de Maria de Nazaré da Silva, servidora pública aposentada, mulher de fé, guerreira e amorosa, que deixa um legado de carinho, força e união em Porto Velho.
L
Horóscopo de sábado (08/11/2025): dia favorece o descanso e as boas conexões emocionais

Horóscopo de sábado (08/11/2025): dia favorece o descanso e as boas conexões emocionais

Com a Lua em Leão e Vênus em Libra, o sábado promete leveza, alegria e momentos de afeto para todos os signos.
L
Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Produtora Angélica Alexandrino Nicola, de Seringueiras, ficou em 2º lugar no Coffee of The Year 2025, consolidando Rondônia entre as maiores potências do café canéfora do Brasil.
L
Tribunal de Justiça de Rondônia reconhece legalidade da cobrança do ICMS-DIFAL para empresas do Simples Nacional

Tribunal de Justiça confirma PEN6 como Agência oficial de publicidade do Governo de Rondônia

Tribunal de Justiça rejeita recurso e mantém decisão que reconhece a legalidade da empresa no processo licitatório; sessão foi marcada pela despedida do desembargador Roosevelt Queiroz.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L

POLÍTICA

Prefeitura de Porto Velho aplica multa de R$ 753 mil ao Consórcio EcoPVH por falhas na coleta de lixo

Prefeitura de Porto Velho aplica multa de R$ 753 mil ao Consórcio EcoPVH por falhas na coleta de lixo

Administração municipal afirma que penalidade tem base contratual e busca garantir a regularização imediata do serviço essencial.
L
A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

Declaração do senador sobre Ana Campagnolo gera indignação e reacende debate sobre desvalorização da educação.
L
Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

A próxima e crucial etapa do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) é a declaração do trânsito em julgado da ação penal, a ser feita pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
L
Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda preocupação no último dia da Cúpula do Clima em Belém, afirmando que o mundo ainda está “distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris” de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
L
STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade os embargos de declaração apresentados pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis réus na ação penal da trama golpista.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente de 14 anos está entre as vítimas fatais do tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Adolescente de 14 anos está entre as vítimas fatais do tornado em Rio Bonito do Iguaçu

O fenômeno, classificado como EF3, devastou a cidade no sudoeste do Paraná, deixando ao menos seis mortos e centenas de feridos; o tornado em Rio Bonito do Iguaçu foi gerado por uma supercélula e é um dos mais intensos já registrados no estado.
18
Esposa de preso é flagrada com drogas nas partes íntimas ao tentar entrar no Presídio 603

Esposa de preso é flagrada com drogas nas partes íntimas ao tentar entrar no Presídio 603

Mulher de 32 anos foi descoberta pelo sistema Bodyscan durante revista no Presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso e confessou levar 60 porções de drogas para o companheiro detento.
10
Homem condenado por estupro em RO atraía vítima de 6 anos com doces

Homem condenado por estupro em RO atraía vítima de 6 anos com doces

Vizinho de 67 anos foi sentenciado a 20 anos de prisão por abusar de menina em Cujubim (RO); o condenado por estupro em RO usava presentes e se passava por pessoa confiável para ganhar a confiança da família e ter acesso à criança.
16
Colisão entre carros termina com veículo invadindo residência em RO

Colisão entre carros termina com veículo invadindo residência em RO

Um Hyundai foi arremessado contra o muro e o portão de uma casa após ser atingido por um Fiat Cronos no cruzamento da Rua Corumbiária com a Avenida Cuiabá; o acidente em Rolim de Moura não deixou feridos.
14
Homem de 66 anos é encontrado morto em residência no Distrito de Urucumacuã

Homem de 66 anos é encontrado morto em residência no Distrito de Urucumacuã

Carlos Roberto de Fagundes foi localizado sem vida em uma casa em Pimenta Bueno após vizinho notar forte odor; perícia descartou crime e indicou que a causa mais provável para o homem encontrado morto foi natural.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudantes são flagrados usando cigarro eletrônico em escola pública de RO

Estudantes são flagrados usando cigarro eletrônico em escola pública de RO

Dois alunos de 15 anos foram encontrados com o dispositivo próximo ao banheiro da Escola Maria Arlete Toledo; a ocorrência de cigarro eletrônico em escola levou à convocação e orientação dos pais dos adolescentes pela direção.
10
Ladrão acostumado a furtar carnes nobres é flagrado com picanha de 1,2 kg nas calças

Ladrão acostumado a furtar carnes nobres é flagrado com picanha de 1,2 kg nas calças

O suspeito, conhecido por furtos de itens caros, foi abordado e imobilizado por funcionários de um supermercado; o furto de picanha foi confirmado pelas câmeras de segurança e o criminoso foi detido.
12
Motorista bêbado atravessa rotatória e abandona carro na BR-364

Motorista bêbado atravessa rotatória e abandona carro na BR-364

Condutor de um Hyundai HB20 subiu na contramão em alta velocidade, colidiu contra um canteiro e fugiu a pé após o veículo parar; o motorista bêbado Vilhena apresentava dificuldade para se equilibrar e discutiu com testemunhas.
10
Adolescente é preso após roubar moto e ser flagrado em tentativa de homicídio com 5 tiros

Adolescente é preso após roubar moto e ser flagrado em tentativa de homicídio com 5 tiros

Menor de 17 anos participou de roubo de motoneta e, horas depois, foi convidado por comparsa para executar jovem de 23 anos, que sobreviveu ao ser atingido por dois disparos; o adolescente preso em Vilhena confessou ter usado bicicleta furtada para troca por drogas.
16
Brasil reforça na COP 6 o compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Brasil reforça na COP 6 o compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

O Ministério da Saúde manifestou apoio à eliminação total do material odontológico em favor da saúde pública e ambiental, mas defende transição gradual para não comprometer o atendimento no SUS.
L
Exposição digital revela a vida e a resistência nos seis biomas brasileiros

Exposição digital revela a vida e a resistência nos seis biomas brasileiros

Mostra gratuita reúne mais de 50 histórias de povos indígenas, quilombolas e guardiões da natureza, convidando o público a refletir sobre a relação com o planeta a partir da perspectiva biocêntrica dos biomas brasileiros.
L
Ampliação da licença-paternidade é avanço, mas não resolve desigualdade no cuidado infantil

Ampliação da licença-paternidade é avanço, mas não resolve desigualdade no cuidado infantil

Projeto de Lei aprovado na Câmara aumenta benefício para até 20 dias, mas especialistas apontam que o novo período é tardio e insuficiente para alterar a visão da mulher como principal cuidadora de crianças; a discussão sobre a licença-paternidade exige modelos mais avançados.
L
Motociclista é preso após acidente na Mamoré, em Porto Velho

Motociclista é preso após acidente na Mamoré, em Porto Velho

Condutor que atropelou ciclista na Avenida Mamoré apresentava sinais de embriaguez e recusou o teste do bafômetro; a motocicleta com documentação atrasada foi apreendida após o acidente na Mamoré.
14
Visitante é flagrada com drogas no Presídio 603 em Porto Velho

Visitante é flagrada com drogas no Presídio 603 em Porto Velho

Mulher de 32 anos foi detida com 60 porções de entorpecentes escondidas ao tentar visitar o esposo neste sábado (8); a descoberta das drogas no presídio foi feita com o uso do aparelho Bodyscan.
12
Estudante de Rondônia Gabrielly Alves conquista medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025

Estudante de Rondônia Gabrielly Alves conquista medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025

Atleta de 17 anos, da Escola Estadual Jean Piaget e integrante da APAE de Espigão D’Oeste, representou o Brasil e garantiu o vice-campeonato na bocha adaptada em Santiago, no Chile.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.