TERÇA-FEIRA, 18/11/2025

Marina Silva defende justiça climática e transição ecológica como prioridades na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Tema é um dos eixos da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Marina Silva defende justiça climática e transição ecológica como prioridades na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva disse, nesta sexta-feira (25), esperar um avanço no debate sobre justiça climática durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para ocorrer entre os dias 6 a 9 de maio, em Brasília. O evento, precedido de etapas municipais, estaduais e livres, deve reunir cerca de três mil pessoas.

A temática da justiça climática é um dos cinco eixos que serão debatidos na conferência e parte do entendimento de que a crise climática atinge mais fortemente populações vulnerabilizadas, agravando as desigualdades sociais no país.

“É um princípio basilar da conferência, tratar da ideia de justiça climática, onde possamos ter um processo de transição que seja justo, sobretudo para aqueles que são mais vulnerabilizados, as mulheres, as comunidades periféricas, as pessoas pretas, as pessoas LGBTQIA+, os povos indígenas, as populações tradicionais”, defendeu a ministra durante evento para tratar da conferência, em Brasília.

Os outros eixos da conferência são: mitigação, adaptação e preparação para os desastres, transformação ecológica e governança e educação ambiental. Antes da realização da etapa nacional, foram realizadas 439 conferências municipais, 179 intermunicipais, que mobilizaram 1.759 municípios e 287 conferências livres em todos os estados.

Serão 1.501 delegados, dos quais 56% mulheres e 65% de pessoas negras e pardas. As conferências estaduais definiram 20 propostas, cinco de cada eixo, como prioritárias para o debate nacional. Ao final, do encontro devem ser escolhidas 100 propostas que ajudarão a construir, de forma participativa as políticas do país para o meio ambiente.,

“A gente colocou em jogo a capacidade de acreditar, criando e viabilizando as articulações com estados municípios e a sociedade, com diferentes segmentos, para que a gente tivesse essa quantidade de municípios envolvidos”, detalhou Marina.

Entre os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil para mitigar as mudanças climáticas está a redução nas emissões dos gases de efeito estufa em 470 milhões de toneladas até 2025, consideradas as emissões registradas em 2020. Para 2030, a meta é reduzir as emissões do país a 1,2 bilhão de toneladas de carbono e alcançar a neutralidade das emissões até 2050.

“Estamos vivendo uma situação de emergência climática no planeta com o agravante de fenômenos e de problemas que sequer temos condições de mensurar neste momento”, apontou a ministra. “É preciso dar um desdobramento que vai nas agendas de adaptação, de mitigação de educação ambiental”, continuou.

Segundo o ministério, as emissões de gases do efeito estufa, decorrentes do desmatamento, é o que impacta na presença do Brasil entre os maiores poluidores do planeta. Apesar de o país ter registrado uma queda de 50% nos alertas de desmatamento na Amazônia em 2023, o desmatamento no Cerrado aumentou 43%, segundo os alertas registrados entre janeiro e dezembro. Esse cenário mostra que o país ainda precisa de muito trabalho para atingir a meta assumida desmatamento zero em 2030.

“Estamos fazendo um esforço muito grande [para reduzir o desmatamento]. Você tem uma largada em que você consegue uma diminuição mais potente, depois fica mais difícil você manter o processo de desmatamento”, reconheceu a ministra que disse ainda estar buscando formas de intensificar o combate ao desmatamento.

Entre as questões apontadas está a transição na matriz energética, especialmente a atrelada ao uso de combustíveis fósseis e a agropecuária, segunda maior fonte de emissões de gases de efeito estufa no Brasil, sobretudo por conta do processo digestivo do gado, chamado de fermentação entérica, que lança metano na atmosfera, mas também devido ao uso de fertilizantes nitrogenados. A ampliação de áreas protegidas, na forma de Unidades de Conservação também é uma medida necessárias para proteger a vegetação nativa.

“O desafio da transformação ecológica é também criar um novo ciclo de prosperidade, que seja compatível com o desafio que a humanidade está vivendo, sobretudo buscando soluções baseadas na natureza, produtos e materiais baseados na natureza. A gente precisa entender que só vamos ter uma resposta mais eficaz se ficarmos apegados a nossa maneira de fazer. É preciso mudar nossa maneira de ser”, afirmou. “Temos o desafio de fazer a transição justa e planejada para o fim dos combustíveis fósseis”, acrescentou.

COP30

A ministra também abordou a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção do Clima, que ocorrerá em novembro, em Belém. Na conferência, os países devem apresentar novos compromissos para 20235 para mitigar as mudanças climáticas. Entre elas, está evitar o aumento de 1,5 graus Celsius (ºC) na temperatura global.

O Brasil já se comprometeu a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, o que significa que as emissões não poderão superar o volume de gases que o país consegue capturar da atmosfera.

“Que a COP30 seja a COP para implementar aquilo que já foi decidido nos últimos 30 anos, quando decidimos que não vamos ultrapassar 1,5 ºC de temperatura da terra”, exortou Marina que criticou ainda a guerra tarifaria promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Não favorece o financiamento climático, a cooperação e a solidariedade”, disse.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Segurança Pública mobiliza Congresso e se torna prioridade eleitoral

Segurança Pública mobiliza Congresso e se torna prioridade eleitoral

Especialistas afirmam que o tema da segurança pública superou preocupações tradicionais, como economia e saúde, e deve dominar o debate eleitoral no próximo ano.
L
GDF indica superintendente da Caixa para presidência do BRB

GDF indica superintendente da Caixa para presidência do BRB

Celso Eloi de Souza Cavalhero substituirá Paulo Henrique Costa, afastado pela Justiça. A indicação do Governo do Distrito Federal busca assegurar a continuidade do banco, alvo da Operação Compliance Zero da Polícia Federal.
L
TRT-14 anuncia último Leilão Judicial Unificado do ano

TRT-14 anuncia último Leilão Judicial Unificado do ano

Evento on-line ocorre em 2 e 5 de dezembro com 35 lotes disponíveis.
L
Oceanos podem cortar 35% das emissões de CO2 até 2050, diz enviada da COP30

Oceanos podem cortar 35% das emissões de CO2 até 2050, diz enviada da COP30

O chamado Blue Package (Pacote Azul), um roteiro com cerca de 70 soluções baseadas no oceano, foi anunciado nesta terça-feira (18/11) na COP30 em Belém, no Pará.
L
MPRO recebe painéis de educação e justiça digital no DHJUS 2025

MPRO recebe painéis de educação e justiça digital no DHJUS 2025

MPRO sediou debates sobre tecnologia, educação e justiça digital durante o congresso da Unir.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Comunidade News: João Vítor fala sobre desafios contemporâneos da Cristologia

Fé e os desafios atuais da Cristologia na formação acadêmica e na vivência cristã.
L
Revitalização das praças de Porto Velho recurso de R$ 35 milhões é aprovado pela Câmara

Revitalização das praças de Porto Velho recurso de R$ 35 milhões é aprovado pela Câmara

Aprovado pela Câmara, o recurso para revitalização das praças de Porto Velho garante início das obras em 2026 e prioriza espaços mais seguros e acolhedores.
L
Moraes vota por condenar nove e absolver general da trama golpista

Moraes vota por condenar nove e absolver general da trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, votou pela condenação de nove réus do núcleo 3 da trama golpista, os “kids-pretos”, acusados de planejar ações táticas, incluindo o assassinato de autoridades.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L

ZÉ VEÍCULOS SEMINOVOS na 4ª Edição do Feirão Auto Fácil!

Prepare-se! Está chegando a 4ª Edição do Feirão Auto Fácil, um evento imperdível para você que deseja trocar ou adquirir seu veículo!
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L
Publicidade

POLÍTICA

STF condena nove réus militares por tramas golpistas

STF condena nove réus militares por tramas golpistas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de 3 a 0 pela condenação de nove réus do Núcleo 3, militares e um policial federal, acusados de planejar ações táticas para efetivar o plano golpista durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

Cerimônia proposta por Ieda Chaves destaca mulheres que recebem honrarias da Alero e fortalecem políticas públicas, justiça, agronegócio e proteção social no estado.
L
Deputado Cássio Gois entrega tablets e anuncia novos investimentos na educação em Cacoal

Deputado Cássio Gois entrega tablets e anuncia novos investimentos na educação em Cacoal

O deputado Cássio Gois realizou a entrega de tablets aos alunos da rede municipal vencedores do Projeto Jovem Gênios em Cacoal. Além da premiação, novos investimentos para fortalecer a educação foram anunciados.
L
Cristiane Lopes destina R$ 300 mil para o Duelo na Fronteira em RO

Cristiane Lopes destina R$ 300 mil para o Duelo na Fronteira em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) destinou uma emenda de R$ 300 mil para o tradicional evento Duelo na Fronteira, em Guajará-Mirim, e parabenizou o Boi-bumbá Malhadinho, campeão da edição.
L
Sofia Andrade cobra plano de contingência após rescisão da coleta de lixo

Sofia Andrade cobra plano de contingência após rescisão da coleta de lixo

Durante sessão na Câmara, a vereadora Sofia Andrade (PL) exigiu que a Prefeitura de Porto Velho apresente um plano de contingência para o serviço de coleta de lixo, afirmando que a crise já está instalada na cidade.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitou nesta terça-feira (18/11), em sessão da CPI do Crime Organizado no Senado, um aumento de 38% no orçamento da instituição para o próximo ano.
L
PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, revelou que a Operação Compliance Zero mira crimes contra o sistema financeiro, com apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie.
L
PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

O sistema de monitoramento da Polícia Federal (PF) registrou 2.270 aparelhos voando sem autorização em áreas sensíveis da 30ª Conferência do Clima, em Belém, no Pará.
L
PF nega ligação de facções brasileiras com grupos de terror

PF nega ligação de facções brasileiras com grupos de terror

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, desmentiu nesta terça-feira (18/11) a existência de conexão entre o crime organizado no Brasil e grupos considerados terroristas no exterior.
L
Polícia Federal desarticula rede de lavagem ligada ao tráfico em Porto Velho

Polícia Federal desarticula rede de lavagem ligada ao tráfico em Porto Velho

A Operação Red Cross cumpriu sete mandados de busca e prisão nesta terça-feira, mirando a logística de transporte e a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em Rondônia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital Convocação AGE: Sociedade Civil União dos Amigos da Amazônia – SOCIAM

Data 28/11 – as 11,30 hs – Rua Aleijadinho nº 7885 – Bairro JK – Porto Velho/RO
L

Requerimento de Outorga: ERIVELTON BENEDICTO NAVARRO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL.
L
Prazo para solicitar reaplicação do Enem segue aberto

Prazo para solicitar reaplicação do Enem segue aberto

Pedidos podem ser feitos até 21 de novembro na Página do Participante.
L
Ação de saúde reforça prevenção no Novembro Azul para militares da PM

Ação de saúde reforça prevenção no Novembro Azul para militares da PM

Iniciativa leva testes rápidos e avaliações básicas ao quartel para incentivar diagnóstico precoce.
L

Requerimento de Licença Ambiental e Outorga: ERIVELTON BENEDICTO NAVARRO

OUTORGA e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ERIVELTON BENEDICTO NAVARRO

OUTORGA E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Recebimento da Licença Ambiental: MARIA DE NAZARE CASTRO E COSTA MACIEL

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 758 SOL/DLA
L
Marina Silva defende adaptação no centro da resposta climática global

Marina Silva defende adaptação no centro da resposta climática global

Em discurso no segmento de alto nível da COP30 em Belém, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cobrou a aprovação de indicadores globais de adaptação e reforçou a necessidade de superação dos combustíveis fósseis.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.