SÁBADO, 15/11/2025

Em destaque

Desempenho em leitura no Brasil revela maior desigualdade socioeconômica entre países avaliados pelo PIRLS

Apenas um quarto deles alcança nível adequado no 4º ano do fundamental

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Desempenho em leitura no Brasil revela maior desigualdade socioeconômica entre países avaliados pelo PIRLS
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os estudantes com menor nível socioeconômico (NSE) têm pior desempenho em leitura, e quase metade deles tem nível de aprendizado considerado “abaixo do básico”. No Brasil, enquanto 83,9% dos alunos do 4º ano do ensino fundamental com renda mais alta têm acesso a um aprendizado adequado em leitura, apenas um a cada quatro (26,1%) estudantes mais pobres alcança esse aprendizado.

A conclusão é da análise dos microdados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), feita pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). A diferença entre os dois grupos no Brasil é de 58 pontos percentuais, e é a maior entre os países participantes da avaliação com esses dados disponíveis.

O PIRLS foi realizado no Brasil pela primeira vez em 2021, e teve resultados gerais publicados em 2023, junto a outros 65 países e regiões do mundo. Agora, os pesquisadores se debruçam sobre os dados para entender como as desigualdades do país afastam os estudantes de um desempenho adequado em leitura.Os dados do estudo evidenciam, de acordo com o Iede, a grande desigualdade educacional do Brasil e comprovam como a aprendizagem é afetada pela condição socioeconômica dos estudantes.

No Brasil, apenas 5% dos estudantes têm nível socioeconômico alto, e são eles os estudantes com melhor desempenho. De forma simplificada, isso significa que eles são de famílias com renda igual ou superior a R$ 15 mil por mês.

Já a maioria (64%) vive em condições socioeconômicas menos favorecidas, ou seja, de famílias com renda abaixo de R$ 4 mil por mês. Entre eles, estão os piores desempenhos em leitura. Outros 31% têm NSE médio.

De acordo com o Iede, a diferença entre os dois grupos no Brasil é a maior entre os países participantes que têm dados disponíveis para esta questão. Atrás do Brasil, em segundo lugar, estão os Emirados Árabes Unidos, com uma diferença de 52 pontos percentuais, seguidos por Hungria e a região francesa da Bélgica, com 51 pontos percentuais.

O exame é aplicado a cada cinco anos pela Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), e o Brasil participou pela primeira vez do estudo no ciclo de 2021, com uma amostra de escolas que abrangeu todo o território nacional.

O Inep operacionalizou a avaliação em uma amostra de 187 escolas (públicas e privadas), distribuídas por todas as regiões do Brasil. Mais de 4.900 alunos do 4º ano do ensino fundamental foram avaliados. Considerando todas as nações participantes do estudo, foram avaliados cerca de 400 mil estudantes, em mais de 13 mil escolas de 57 países.

Nível adequado de aprendizagem

A análise considera como o nível adequado de aprendizado ao menos o nível intermediário, pois entende que é a partir dele que haverá habilidades suficientes para que os estudantes desenvolvam aprendizagens futuras e se desenvolvam.

Esse nível, no entanto, está distante dos estudantes mais pobres. Entre os alunos de menor nível socioeconômico, quase metade (49%) está no patamar de aprendizado abaixo do básico. Já entre os alunos de NSE médio e alto, esse percentual cai para 16%. Para o diretor-fundador do Iede Ernesto Martins Faria os resultados acendem um alerta:

“Não é que não exista um cenário de boa aprendizagem no Brasil, existe, só que é para poucos. Isso tem que incomodar muito a gente. Por que tem um grupo pequeno que consegue chegar a um nível de aprendizagem competitivo em nível internacional, e por que, quando a gente olha para os [estudantes] de baixa renda, a situação de aprendizagem é tão complicada, inclusive com muitos alunos não chegando ao nível básico da avaliação?”

Importância da leitura

Os resultados gerais da última edição do estudo foram divulgados em 2023 e mostraram, em média, que quase 40% dos estudantes brasileiros do 4º ano não dominam habilidades básicas de leitura, ou seja, apresentam dificuldades em recuperar e reproduzir parte da informação declarada no texto. Segundo Faria, a habilidade em leitura é a que vai gerar autonomia para os estudantes em diversas disciplinas.

“Quando a gente está falando de leitura, a gente não tá falando de uma disciplina específica. A gente tá falando de uma competência que é basilar, que é semelhante à matemática, à resolução de problemas. Então, a partir da leitura, você vai poder desenvolver várias competências. Isso vale para a língua portuguesa, mas vale para as ciências sociais, vale para as ciências naturais, vale para a criança poder viver bem em sociedade, se desenvolver”, diz.

O diretor-fundador do Iede diz que o objetivo de analisar detalhadamente os microdados é “dar visibilidade às desigualdades que existem, tanto no Brasil como em outros países. A gente não pode ter um olhar geral só para a média, que é a situação do país, mas [é preciso olhar] para como estão os vulneráveis, como estão os alunos desfavorecidos”.

Outras desigualdades

A análise do Iede mostra ainda que há diferença de proficiência em leitura entre os gêneros. As maiores diferenças estão entre os alunos com desempenho abaixo do básico. O percentual de alunos brasileiros do sexo masculino com desempenho abaixo do básico em leitura (44,1%) é superior ao das meninas (33,3%).

Entre os alunos com alto desempenho, a diferença é menor, mas ainda se mantém. Entre os meninos, 9,7% estão nesse grupo, já entre as meninas, 12,7% alcançam o nível de alto desempenho.

Os dados mostram também diferenças entre aqueles que tiveram contato com a leitura antes do ensino fundamental e aqueles que não tiveram esse contato. Segundo a análise, entre os que tiveram contato frequente com a leitura antes desta etapa, 49,7% alcançaram o patamar de aprendizado adequado. Já aqueles que disseram que tinham esse contato “às vezes”, a porcentagem cai para 36%.

Os pais e responsáveis terem o hábito de ler também influencia a habilidade de leitura das crianças. Entre aqueles cujos pais responderam “não gostar de ler”, o percentual de aprendizado adequado em leitura foi de 32,6%. Já os filhos de pais que dizem “gostar muito de ler”, 47,6% tiveram um aprendizado adequado em leitura.

Segundo Faria, os dados mostram a necessidade de o país ter mais políticas voltadas para a redução de desigualdades que visem, por exemplo, levar mais recursos para regiões mais vulneráveis e estimular que essas regiões tenham bons professores.

“O Brasil tem que dar cada vez mais intencionalidade para políticas que olham para a equidade”, defende. “Não só recursos, mas como a gente consegue que bons professores vão para áreas socioeconômicas mais vulneráveis e como garantir melhor infraestrutura em escolas que atendem alunos de baixo nível socioeconômico? [Precisamos] ter políticas educacionais que direcionem recursos visando a equidade”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

A iluminação natalina volta às principais avenidas da capital após mais de uma década e, pela primeira vez, chega também aos distritos, ampliando o clima de celebração.
L
ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

A ARDPV reforça ações de fiscalização, aprimora a ouvidoria e intensifica o acompanhamento de contratos para garantir serviços públicos mais eficientes à população.
L
Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

A Justiça da Inglaterra agendou audiências para os dias 17 e 18 de dezembro para definir as próximas etapas e prazos do processo de responsabilização da mineradora anglo-australiana BHP pelo desastre de Mariana (MG).
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

POVOADO NERD: Alan Franco e Elly Macedo falam sobre o sucesso da banda Forró Duz Boys

Com um repertório vibrante e letras que falam de amor, festa e cotidiano, o Forró Duz Boys vem lotando agendas e conquistando novos públicos. No estúdio, a conversa mistura humor, lembranças e aquele toque musical que só o Povoado Nerd sabe proporcionar.
L
STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

A Primeira Turma do STF rejeitou os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, abrindo caminho para a decretação de prisão pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.
L

Uma brusca mudança no tempo trará chuvas torrenciais e volumosas para Porto Velho

O Inmet lançou um alerta de nível 3 para a região, incluindo a capital, recomendando precaução devido ao risco de chuvas fortes.
L
Governo de Rondônia destaca ações culturais, sociais e de infraestrutura realizadas entre 10 e 14 de novembro

Governo de Rondônia destaca ações culturais, sociais e de infraestrutura realizadas entre 10 e 14 de novembro

Os destaques do governo incluem o início do Duelo na Fronteira 2025, lançamento do Plano Futura na COP30, serviços do Rondônia Cidadã, infraestrutura, segurança e tecnologia.
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L

POLÍTICA

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projetos de lei que alteram a lei orçamentária para autorizar a criação de 8,6 mil novas vagas e criticou a elite por não permitir o acesso do povo à educação.
L
Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Município reforça apoio aos pequenos produtores durante visita da Comissão do Senado Federal.
L
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

A Primeira Turma do STF decidiu tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo, após denúncia relacionada à sua atuação junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra exportações brasileiras.
L
Brasil lança Plano de Ação de Saúde na COP30 em dia marcado por US$ 300 milhões destinados ao setor

Brasil lança Plano de Ação de Saúde na COP30 em dia marcado por US$ 300 milhões destinados ao setor

Iniciativa brasileira se torna marco da COP30 ao reforçar resposta global aos impactos das mudanças climáticas na saúde.
L
Vereadora Sofia Andrade cobra ações urgentes contra uso de crianças em semáforos e pede comissão técnica para enfrentar aumento da população em situação de rua

Vereadora Sofia Andrade cobra ações urgentes contra uso de crianças em semáforos e pede comissão técnica para enfrentar aumento da população em situação de rua

Parlamentar alerta para crescimento da insegurança e práticas ilegais nas ruas de Porto Velho, defendendo um diagnóstico completo e ações integradas para 2026.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Onze pessoas são presas por furto de energia em Porto Velho

Onze pessoas são presas por furto de energia em Porto Velho

A Polícia Militar prendeu onze pessoas em um único dia, em duas operações distintas nos bairros Socialista e Embratel, em Porto Velho, em Rondônia, por realizarem ligações clandestinas de energia elétrica.
10
Polícia do RJ relata "cenário de guerra" em operação que resultou em 121 mortes

Polícia do RJ relata “cenário de guerra” em operação que resultou em 121 mortes

A Polícia Civil do Rio de Janeiro enviou um relatório circunstanciado à Justiça, no qual descreve a Operação Contenção como um “cenário de guerra” devido ao intenso tiroteio.
L
Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

De acordo com testemunhas, duas mulheres seguiam na moto pela Mamoré em direção a Avenida Imigrantes, quando o ônibus avançou a preferencial e atropelou as vítimas.
16
PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

A Polícia Federal (PF) sugeriu ao ministro Alexandre de Moraes (STF) a inclusão de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, no Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
L

Em ação coordenada, polícias do Brasil e da Bolívia prendem “Nem da Gerusa”, um dos bandidos mais procurados e perigosos do Ceará

Detido em Guayaramerín, “Nem da Gerusa” acumula um extenso histórico criminal, marcado pela gravidade dos delitos. Ele responde por dez acusações de homicídio doloso, além de roubo, integração em organização criminosa, associação criminosa e crimes de trânsito.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quarto leilão do Eco Invest Brasil terá foco exclusivo em projetos na Amazônia

Quarto leilão do Eco Invest Brasil terá foco exclusivo em projetos na Amazônia

O programa de mobilização de capital privado para sustentabilidade lançou seu edital na COP30, em Belém, com o objetivo de levantar até US$ 4 bilhões e destinar recursos exclusivamente para a região amazônica, priorizando a bioeconomia e o turismo ecológico.
L
Nota de pesar: Tomaz Garcia

Nota de pesar: Tomaz Garcia

Tomaz Garcia, nascido em 22 de setembro de 1930 e falecido em 14 de novembro de 2025, foi um homem cuja vida se confunde com a história e a força da Amazônia.
L
Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Mais de 13 milhões de brasileiros convivem com a doença e encontram na UBS a porta de entrada para prevenção, diagnóstico e cuidado contínuo.
L
Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Evento reforça integração, alinhamento estratégico e encantamento no atendimento aos pequenos negócios.
L
Temos uma ganhadora da promoção Depile-se!

Temos uma ganhadora da promoção Depile-se!

A sorte bateu à porta! Uma participante foi contemplada com o tratamento Clari para axilas mais claras, confortáveis e cheias de autoestima.
L
Cientistas alertam que meta de 1,5ºC do Acordo de Paris "não é mais plausível"

Cientistas alertam que meta de 1,5ºC do Acordo de Paris “não é mais plausível”

O relatório do Global Carbon Project aponta que as emissões globais de dióxido de carbono (CO₂) devem atingir um novo recorde em 2025, esgotando o orçamento de carbono para 1,5°C antes de 2030, tornando 1,7°C um objetivo mais provável.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: Devanir Paganini

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.