SEXTA-FEIRA, 25/04/2025

Desempenho em leitura no Brasil revela maior desigualdade socioeconômica entre países avaliados pelo PIRLS

Apenas um quarto deles alcança nível adequado no 4º ano do fundamental

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Desempenho em leitura no Brasil revela maior desigualdade socioeconômica entre países avaliados pelo PIRLS
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os estudantes com menor nível socioeconômico (NSE) têm pior desempenho em leitura, e quase metade deles tem nível de aprendizado considerado “abaixo do básico”. No Brasil, enquanto 83,9% dos alunos do 4º ano do ensino fundamental com renda mais alta têm acesso a um aprendizado adequado em leitura, apenas um a cada quatro (26,1%) estudantes mais pobres alcança esse aprendizado.

A conclusão é da análise dos microdados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), feita pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). A diferença entre os dois grupos no Brasil é de 58 pontos percentuais, e é a maior entre os países participantes da avaliação com esses dados disponíveis.

O PIRLS foi realizado no Brasil pela primeira vez em 2021, e teve resultados gerais publicados em 2023, junto a outros 65 países e regiões do mundo. Agora, os pesquisadores se debruçam sobre os dados para entender como as desigualdades do país afastam os estudantes de um desempenho adequado em leitura.Os dados do estudo evidenciam, de acordo com o Iede, a grande desigualdade educacional do Brasil e comprovam como a aprendizagem é afetada pela condição socioeconômica dos estudantes.

No Brasil, apenas 5% dos estudantes têm nível socioeconômico alto, e são eles os estudantes com melhor desempenho. De forma simplificada, isso significa que eles são de famílias com renda igual ou superior a R$ 15 mil por mês.

Já a maioria (64%) vive em condições socioeconômicas menos favorecidas, ou seja, de famílias com renda abaixo de R$ 4 mil por mês. Entre eles, estão os piores desempenhos em leitura. Outros 31% têm NSE médio.

De acordo com o Iede, a diferença entre os dois grupos no Brasil é a maior entre os países participantes que têm dados disponíveis para esta questão. Atrás do Brasil, em segundo lugar, estão os Emirados Árabes Unidos, com uma diferença de 52 pontos percentuais, seguidos por Hungria e a região francesa da Bélgica, com 51 pontos percentuais.

O exame é aplicado a cada cinco anos pela Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), e o Brasil participou pela primeira vez do estudo no ciclo de 2021, com uma amostra de escolas que abrangeu todo o território nacional.

O Inep operacionalizou a avaliação em uma amostra de 187 escolas (públicas e privadas), distribuídas por todas as regiões do Brasil. Mais de 4.900 alunos do 4º ano do ensino fundamental foram avaliados. Considerando todas as nações participantes do estudo, foram avaliados cerca de 400 mil estudantes, em mais de 13 mil escolas de 57 países.

Nível adequado de aprendizagem

A análise considera como o nível adequado de aprendizado ao menos o nível intermediário, pois entende que é a partir dele que haverá habilidades suficientes para que os estudantes desenvolvam aprendizagens futuras e se desenvolvam.

Esse nível, no entanto, está distante dos estudantes mais pobres. Entre os alunos de menor nível socioeconômico, quase metade (49%) está no patamar de aprendizado abaixo do básico. Já entre os alunos de NSE médio e alto, esse percentual cai para 16%. Para o diretor-fundador do Iede Ernesto Martins Faria os resultados acendem um alerta:

“Não é que não exista um cenário de boa aprendizagem no Brasil, existe, só que é para poucos. Isso tem que incomodar muito a gente. Por que tem um grupo pequeno que consegue chegar a um nível de aprendizagem competitivo em nível internacional, e por que, quando a gente olha para os [estudantes] de baixa renda, a situação de aprendizagem é tão complicada, inclusive com muitos alunos não chegando ao nível básico da avaliação?”

Importância da leitura

Os resultados gerais da última edição do estudo foram divulgados em 2023 e mostraram, em média, que quase 40% dos estudantes brasileiros do 4º ano não dominam habilidades básicas de leitura, ou seja, apresentam dificuldades em recuperar e reproduzir parte da informação declarada no texto. Segundo Faria, a habilidade em leitura é a que vai gerar autonomia para os estudantes em diversas disciplinas.

“Quando a gente está falando de leitura, a gente não tá falando de uma disciplina específica. A gente tá falando de uma competência que é basilar, que é semelhante à matemática, à resolução de problemas. Então, a partir da leitura, você vai poder desenvolver várias competências. Isso vale para a língua portuguesa, mas vale para as ciências sociais, vale para as ciências naturais, vale para a criança poder viver bem em sociedade, se desenvolver”, diz.

O diretor-fundador do Iede diz que o objetivo de analisar detalhadamente os microdados é “dar visibilidade às desigualdades que existem, tanto no Brasil como em outros países. A gente não pode ter um olhar geral só para a média, que é a situação do país, mas [é preciso olhar] para como estão os vulneráveis, como estão os alunos desfavorecidos”.

Outras desigualdades

A análise do Iede mostra ainda que há diferença de proficiência em leitura entre os gêneros. As maiores diferenças estão entre os alunos com desempenho abaixo do básico. O percentual de alunos brasileiros do sexo masculino com desempenho abaixo do básico em leitura (44,1%) é superior ao das meninas (33,3%).

Entre os alunos com alto desempenho, a diferença é menor, mas ainda se mantém. Entre os meninos, 9,7% estão nesse grupo, já entre as meninas, 12,7% alcançam o nível de alto desempenho.

Os dados mostram também diferenças entre aqueles que tiveram contato com a leitura antes do ensino fundamental e aqueles que não tiveram esse contato. Segundo a análise, entre os que tiveram contato frequente com a leitura antes desta etapa, 49,7% alcançaram o patamar de aprendizado adequado. Já aqueles que disseram que tinham esse contato “às vezes”, a porcentagem cai para 36%.

Os pais e responsáveis terem o hábito de ler também influencia a habilidade de leitura das crianças. Entre aqueles cujos pais responderam “não gostar de ler”, o percentual de aprendizado adequado em leitura foi de 32,6%. Já os filhos de pais que dizem “gostar muito de ler”, 47,6% tiveram um aprendizado adequado em leitura.

Segundo Faria, os dados mostram a necessidade de o país ter mais políticas voltadas para a redução de desigualdades que visem, por exemplo, levar mais recursos para regiões mais vulneráveis e estimular que essas regiões tenham bons professores.

“O Brasil tem que dar cada vez mais intencionalidade para políticas que olham para a equidade”, defende. “Não só recursos, mas como a gente consegue que bons professores vão para áreas socioeconômicas mais vulneráveis e como garantir melhor infraestrutura em escolas que atendem alunos de baixo nível socioeconômico? [Precisamos] ter políticas educacionais que direcionem recursos visando a equidade”.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Itapuã do Oeste é reconhecido pelo MEC com certificação Prata do Selo Nacional compromisso com a Alfabetização

Reconhecimento destaca os avanços de Itapuã do Oeste na alfabetização infantil por meio de políticas eficazes e estratégias educacionais bem-sucedidas.
L
Fotógrafo Brasileiro fica de frente com puma e fotografia impressiona

Fotógrafo brasileiro fica de frente com puma e fotografia impressiona

O evento aconteceu na última terça-feira (22), quando ele e outros nove integrantes da expedição registravam imagens da natureza local.
L
Campanha “Maio Laranja” é incluída no calendário oficial de Rondônia com foco na proteção de crianças e adolescentes

Campanha “Maio Laranja” é incluída no calendário oficial de Rondônia com foco na proteção de crianças e adolescentes

A nova lei permite ainda que o estado firme parcerias com entidades da sociedade civil e órgãos públicos, ampliando o alcance da campanha.
L
STF condena mulher que pichou estátua a 14 anos de prisão

STF condena mulher que pichou estátua a 14 anos de prisão

Débora foi condenada por cinco crimes, inclusive golpe de estado
L

Estudantes reclamam da distância, pontuam os riscos e pedem uma linha do campus-Unir passando pela Jatuarana

Para os estudantes que moram na zona sul, percorrer o trajeto dos bairros até a rodovia tem se tornado uma tarefa exaustiva e, muitas vezes, até perigosa. Existe a necessidade de uma linha de ônibus do campus para atender os estudantes que vivem na segunda maior região de Porto Velho.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Enem: 2º dia de prova não teve ocorrências graves, diz ministro

MEC prorroga prazo para solicitação de isenção da taxa do Enem 2025 até 2 de maio

Mudança de data também vale para as justificativas de ausência
L

#povoadonerd | Entrevista MC’s Lele e Majestade!

Nesta sexta-feira, dia 25, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe as potências do funk: as MC’s Lele e Majestade!
L

Região de Porto Velho apresentará as maiores precipitações no final de semana

Para esta sexta-feira, as precipitações de nível 2 colocam em alerta parte do norte e do nordeste de Porto Velho. Ainda assim, a tendência segue para o recuo das chuvas dentro dos próximos dez dias.
L

Presidente do Avante em Porto Velho vai acionar Justiça contra cobrança de ICMS sobre energia solar em Rondônia

Parlamentar busca cessar a cobrança de ICMS sobre energia solar e defende incentivo à sustentabilidade
L
Conta de luz terá bandeira amarela em maio, afirma Aneel

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, afirma Aneel

Redução de chuvas deve elevar uso de termelétricas, que são mais caras
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

Presidente sanciona lei que inclui monitoramento eletrônico como medida cautelar em casos de violência doméstica contra a mulher

Presidente sanciona lei que inclui monitoramento eletrônico como medida cautelar em casos de violência doméstica contra a mulher

A norma também prevê que a vítima receba um equipamento de segurança capaz de alertá-la sobre a proximidade do agressor.
L
Ribeiro do Sinpol garante recursos para melhorar transporte de alunos no IFRO de Ariquemes

Ribeiro do Sinpol garante recursos para melhorar transporte de alunos no IFRO de Ariquemes

O deputado Ribeiro, por sua vez, reafirmou seu compromisso com a educação de qualidade em Rondônia
L

Vereador Pedro Geovar participa de encontro com autistas no IFRO

Vereador destaca protagonismo dos autistas adultos e a importância de políticas públicas que contemplem todas as fases da vida.
L
Coronel Chrisóstomo compartilha café da manhã com idosos em Teixeirópolis e reafirma apoio à assistência social

Coronel Chrisóstomo compartilha café da manhã com idosos em Teixeirópolis e reafirma apoio à assistência social

Houve momentos de descontração e troca de experiências entre os participantes.
L
Coronel Chrisóstomo acompanha a 1ª Copa Madeirão de Futsal em Porto Velho e confirma doação de materiais

Coronel Chrisóstomo acompanha a 1ª Copa Madeirão de Futsal em Porto Velho e confirma doação de materiais

Durante o encontro com atletas, pais e mães, o parlamentar reforçou a importância da presença da família no incentivo ao esporte e anunciou o enviou de materiais esportivos à Prefeitura.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida entre carro e moto deixa homem com a perna quebrada na zona sul

Batida entre carro e moto deixa homem com a perna quebrada na zona sul

Testemunhas contaram que o motociclista seguia na Angico sentido Geraldo Siqueira, quando o carro Pulse, invadiu a preferencial e causou a colisão, que deixou a vítima com fratura na perna.
14
Idoso é atacado a facadas durante briga com usuária de drogas na zona sul

Idoso é atacado a facadas durante briga com usuária de drogas na zona sul

De acordo com as primeiras informações, o idoso teria dito que foi atacado por uma mulher que seria usuária de drogas e fugiu depois.
16
Suspeito de quatro crimes violentos é preso em RO durante operação da Polícia Civil

Suspeito de quatro crimes violentos é preso em RO durante operação da Polícia Civil

A operação, batizada de Caçada Implacável, cumpriu mandados de prisão temporária e busca e apreensão expedidos pela Justiça de Ariquemes.
12
Polícia Civil de RO apoia Operação Monte Castelo contra tráfico e crime organizado em cinco cidades

Polícia Civil de RO apoia Operação Monte Castelo contra tráfico e crime organizado em cinco cidades

A ação teve como foco desarticular organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas e resultou no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão, 13 de prisão preventiva (9 executados) e 4 prisões em flagrante.
10
Polícia Civil recupera mais de R$ 50 mil em itens furtados de pizzaria em Porto Velho

Polícia Civil recupera mais de R$ 50 mil em itens furtados de pizzaria em Porto Velho

O crime ocorreu após a invasão do imóvel, de onde foram levados diversos itens usados na produção de alimentos, como maquinários, geladeira e freezers.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO dá início à realização de cirurgias endovasculares na macrorregião II

Governo de RO dá início à realização de cirurgias endovasculares na macrorregião II

A cirurgia endovascular com endolaser é um procedimento minimamente invasivo, utilizado principalmente no tratamento de varizes de maior calibre, como as que acometem a veia safena.
L

Semed firma parceria com o programa Busca Ativa Escolar para enfrentar a evasão e o abandono nas escolas

Iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação
L

Mais de 170 estudantes formalizam adesão ao Programa Faculdade da Prefeitura e garantem bolsas de estudo

Durante o evento, além das assinaturas, foram sorteados 12 notebooks
L
Alerta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e hospitalizações por gripe em 13 estados e no DF, aponta Fiocruz

Alerta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e hospitalizações por gripe no país

Situação é pior no Distrito Federal e em 13 estados; saiba quais
L
Saiba como pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2025

Saiba como pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2025

Solicitação deve ser feira até às 23h59 desta sexta-feira
L
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

Feirão Limpa Nome: Com mais de 100 mil atendimentos, negociação de dívidas pode ser feita nos Correios até dia 31

A ação oferece desconto de até 99% no fechamento dos acordos
L

AJEB-RO celebra três anos de protagonismo na literatura feminina de Rondônia

Entrevista com Izabel Cristina no Agenda News destaca conquistas e desafios da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil no estado
L

São Lucas Solidário leva saúde, educação e cidadania à população carente de Porto Velho

Projeto completa 20 anos com ações gratuitas e multidisciplinares, envolvendo todos os cursos de graduação e parcerias institucionais
L
Gilmar Mendes prorroga conciliação sobre marco temporal até junho em meio a impasse entre indígenas e Congresso

Gilmar Mendes prorroga conciliação sobre marco temporal até junho em meio a impasse entre indígenas e Congresso

Com a decisão, as audiências vão prosseguir até 25 de junho deste ano
L
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

Durante o plantão, a clínica contará com sua equipe completa de dentistas disponível para avaliações, limpezas e realização de procedimentos que muitos pacientes vêm adiando.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.