QUINTA-FEIRA, 05/03/2026
Publicidade

Em destaque

CCJ rejeita recurso de Glauber Braga e mantém processo por quebra de decoro parlamentar

Parecer ainda será votado na comissão na próxima sessão

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

CCJ rejeita recurso de Glauber Braga e mantém processo por quebra de decoro parlamentar
Lula Marques/Agência Brasil

O relator do processo que recomenda a cassação do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), o deputado Alex Manente (Cidadania-SP), negou o recurso apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O recurso de Glauber pedia a nulidade da decisão do Conselho de Ética.

O parecer de Manente, apresentado nesta quinta-feira (24), ainda será votado na CCJ na próxima sessão, depois de pedido de vista. Ele argumentou que parte do recurso de Glauber trata do mérito do processo no Conselho de Ética, o que não poderia ser acolhido pela CCJ.

“Alguns dos vícios suscitados pelo recorrente dizem respeito ao mérito do julgamento realizado pelo Conselho de Ética, matéria que escapa à competência desta comissão. Qualquer incursão no mérito do juízo disciplinar importaria usurpação de competência daquele colegiado e violação do devido processo legal,”, afirmou no relatório.

Em relação às alegações que considerou pertinentes de serem avaliadas na CCJ, o relator Alex Manente indeferiu todas, entre elas a de inépcia da denúncia e ausência de justa causa; suspeição do relator; ofensa às normas internas do Conselho de Ética; cerceamento da defesa e desproporcionalidade da pena sugerida pelo colegiado.

Glauber Braga sofre processo por quebra de decoro parlamentar. Ele agrediu um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) nas dependências da Câmara, após o militante ter ofendido a mãe do parlamentar. Se o parecer do relator for aprovado na CCJ, o caso ainda precisa ser analisado pelo plenário da Câmara.

Glauber diz que é vítima de perseguição política do ex-presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), por denunciar o chamado orçamento secreto. Lira nega. O deputado do PSOL fez greve de fome de nove dias contra esse processo, encerrada após acordo com o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

Parecer do relator

O relator Alex Manente disse que a denúncia teve justa causa apresentada, ao contrário do que alega a defesa de Glauber.

“Os fatos narrados são acompanhados de registros audiovisuais que corroboram a versão apresentada pela parte autora da representação, conferindo-lhe robustez probatória mínima”, comentou.

Manente também negou o pedido da defesa de Glauber de suspeição do relator no Conselho de Ética, o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), acusado de não ter isenção necessária e de ter interesse pessoal na cassação do parlamentar.

“Os processos em curso no Conselho de Ética têm natureza política, razão pela qual constata-se a inaplicabilidade do regime de suspeições e impedimentos. A substituição do relator com base em critérios não escritos mostrar-se-ia temerária e até mesmo arbitrária”, defendeu o relator na CCJ.

Alex Manente disse ainda que não acolhe suposto cerceamento de defesa porque essa reclamação já está em análise no Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa de Glauber reclama que não foram ouvidas no Conselho de Ética todas as testemunhas de defesa arroladas no processo.

Em relação à reclamação da desproporcionalidade da pena sugerida ao deputado, o relator da CCJ disse que essa análise entraria no mérito do processo, sendo essa uma atribuição exclusiva do Conselho de Ética.

“A dosimetria da sanção é matéria típica de mérito, cuja reavaliação nesta fase recursal não encontra respaldo normativo”, concluiu Alex Manente.

Precedente

Parlamentares do PSOL e do PT saíram em defesa de Glauber na CCJ nesta quinta-feira. A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) alegou que a cassação do colega de partido, se confirmada, será um perigoso precedente de perseguição política no Brasil.

“É um precedente às liberdades democráticas no Brasil inteiro, para vereadores, assembleias legislativas e, sobretudo, para as liberdades democráticas dos movimentos sociais e populares. Aliás, alerto os deputados que não é só no nosso campo. Pau que bate em Chico, bate em Francisco. O que vemos aqui é uma perseguição clara a um mandato que tem perfil combativo e centrado na defesa dos direitos dos trabalhadores e na denúncia do orçamento secreto”, destacou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU contabiliza 275 mil deslocados após ataques ao Irã

ONU contabiliza 275 mil deslocados após ataques ao Irã

Escalada militar liderada por EUA e Israel provoca fuga em massa em Teerã e agrava crise humanitária no Líbano e Afeganistão; agências alertam para colapso de assistência.
L
Brasil solicita à OMS criação de código CID específico para feminicídio

Brasil solicita à OMS criação de código CID específico para feminicídio

Proposta protocolada pelo Ministério da Saúde visa retirar mortes de mulheres por questões de gênero da categoria genérica de agressão; medida busca agilizar dados globais.
L
Empreendedorismo inovador ganha força com o Startup Day 2026 em Rondônia

Empreendedorismo inovador ganha força com o Startup Day 2026 em Rondônia

Iniciativa do Sebrae em Rondônia fortalece startups, conecta empreendedores e amplia o acesso à inovação em oito municípios do estado.
L
Prefeitura de Jaru publica editais com resultados de processos seletivos para monitor educacional e entrevistador social

Prefeitura de Jaru publica editais com resultados de processos seletivos para monitor educacional e entrevistador social

O resultado do Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes – 010/2025, para contratação de entrevistador social, também foi publicado.
L
Tadros defende integração nacional e reação do Norte durante fórum de presidentes em Porto Velho

Tadros defende integração nacional e reação do Norte durante fórum de presidentes em Porto Velho

Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac participa da abertura do XXXIV Fórum de Presidentes das Federações do Comércio e destaca papel estratégico da Amazônia e da BR-319 no desenvolvimento do País.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

SUS lança teleatendimento para mulheres em situação de violência

SUS lança teleatendimento para mulheres em situação de violência

Serviço de saúde mental começa este mês no Rio de Janeiro e Recife; plataforma Meu SUS Digital terá “mini app” para triagem e agendamento de consultas psicológicas.
L
SUS oferecerá reconstrução dentária gratuita para mulheres vítimas de violência

SUS oferecerá reconstrução dentária gratuita para mulheres vítimas de violência

Programa inclui implantes, próteses e uso de tecnologia 3D em unidades móveis; iniciativa faz parte de plano nacional para o enfrentamento ao feminicídio.
L
STF forma maioria para manter Jair Bolsonaro em regime fechado

STF forma maioria para manter Jair Bolsonaro em regime fechado

Voto do ministro Cristiano Zanin consolida placar de 3 a 0 na Primeira Turma; tribunal reafirma que unidade prisional militar oferece suporte médico necessário ao ex-presidente.
L
STF forma maioria parcial para manter Bolsonaro na prisão

STF forma maioria parcial para manter Bolsonaro na prisão

Ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votam contra pedido de prisão domiciliar; defesa alega questões de saúde, mas relator afirma que unidade prisional oferece suporte médico adequado.
L
Programa “Construindo Campeões” é fortalecido nas escolas de Porto Velho

Programa “Construindo Campeões” é fortalecido nas escolas de Porto Velho

Prefeitura descentraliza inscrições e leva programa esportivo diretamente às unidades da rede municipal para ampliar participação de crianças e adolescentes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
Publicidade

POLÍTICA

Defesa de Daniel Vorcaro cobra do STF provas que basearam nova prisão

Defesa de Daniel Vorcaro cobra do STF provas que basearam nova prisão

Advogados do dono do Banco Master alegam cerceamento de defesa e questionam existência de grupo de mensagens; operação investiga rede de espionagem e corrupção.
L
PGR pede arquivamento de inquérito das joias contra Bolsonaro

PGR pede arquivamento de inquérito das joias contra Bolsonaro

Procuradoria alega “indeterminação normativa” sobre a propriedade de presentes presidenciais; pedido contraria relatório da PF que apontou desvio de R$ 6,8 milhões.
L
Deputado Pedro Fernandes solicita implantação de rede de telefonia móvel para o Distrito de Rio Branco, em Campo Novo de Rondônia

Deputado Pedro Fernandes solicita implantação de rede de telefonia móvel para o Distrito de Rio Branco, em Campo Novo de Rondônia

Articulação com a deputada federal Cristiane Lopes busca ampliar a infraestrutura de comunicação na região.
L
Governo anuncia mutirão para prender mil agressores de mulheres

Governo anuncia mutirão para prender mil agressores de mulheres

Plano de enfrentamento ao feminicídio inclui rastreamento eletrônico de criminosos, novas unidades da Casa da Mulher Brasileira e 52 salas de acolhimento itinerantes.
L
Assembleia aprova contagem do tempo da pandemia para licença de servidores

Assembleia aprova contagem do tempo da pandemia para licença de servidores

Projeto aprovado reconhece período de trabalho durante a Covid-19 e permite que servidores estaduais utilizem tempo de serviço para licença por assiduidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil desarticula venda clandestina de "canetas emagrecedoras" em RO

Polícia Civil desarticula venda clandestina de “canetas emagrecedoras” em RO

Operação da 1ª DP flagrou comercialização irregular de medicamentos de uso controlado; uma pessoa foi presa em flagrante por descumprimento de normas sanitárias.
10
Suspeito de série de crimes é baleado em confronto com a PM

Suspeito de série de crimes é baleado em confronto com a PM

Conhecido como “Bené”, homem de alta periculosidade foi atingido nas pernas após apontar arma contra policiais no bairro Boa Esperança; ele é acusado de furtos, ameaças e cárcere privado.
12
Suspeitos de roubo são presos após troca de tiros com o Batalhão de Choque

Suspeitos de roubo são presos após troca de tiros com o Batalhão de Choque

Criminosos capotaram carro durante fuga e confrontaram policiais no Loteamento Tropical; veículo roubado foi recuperado e um dos envolvidos segue foragido em área de mata.
10
Adolescentes são apreendidos após série de roubos na zona norte

Adolescentes são apreendidos após série de roubos na zona norte

Dupla de 17 anos utilizava bicicleta para abordar vítimas no bairro Alphaville e na Avenida Rio Madeira; populares auxiliaram na captura após perseguição.
14
Motociclista de 27 anos morre em acidente fatal na BR-364

Motociclista de 27 anos morre em acidente fatal na BR-364

Vítima colidiu contra a lateral de um veículo pesado entre Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste; PRF suspeita que condutor possa ter dormido ao guidão durante a madrugada.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: SOLIMÕES LTDA

LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI)
L
Prefeitura monitora qualidade da água no Parque Natural e Viveiro Municipal

Prefeitura monitora qualidade da água no Parque Natural e Viveiro Municipal

Análises técnicas realizadas por determinação do prefeito buscam garantir segurança hoteleira e avaliar reativação de poço com foco na qualidade da água.
L
China define meta de crescimento econômico entre 4,5% e 5% para 2026

China define meta de crescimento econômico entre 4,5% e 5% para 2026

Anúncio realizado na abertura da Assembleia Nacional Popular reflete cautela diante da crise imobiliária persistente e das pressões comerciais impostas pelos Estados Unidos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: MATIAS MARÇAL DA ROCHA (ACABAMENTOS ROCHA)

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Pé-de-Meia: MEC paga incentivos para nascidos em novembro e dezembro

Pé-de-Meia: MEC paga incentivos para nascidos em novembro e dezembro

Estudantes concluintes do ensino médio em 2025 recebem hoje parcelas de R$ 1.000 e bônus do Enem; redes de ensino têm até junho para validar dados de quem ainda não recebeu.
L
Caixa registra lucro recorde de R$ 15,5 bilhões em 2025

Caixa registra lucro recorde de R$ 15,5 bilhões em 2025

Resultado recorrente apresenta alta de 10,4% impulsionado pelo crédito imobiliário; inadimplência entre empresas e no agronegócio acende alerta no banco.
L
Suspeito de série de crimes é baleado e preso pela PM em RO

Suspeito de série de crimes é baleado e preso pela PM em RO

Aldemir S. foi capturado após furtar R$ 6 mil, joias e arma em residência; homem causou pânico em bar na T-14 e manteve companheira sob ameaça.
12
Acidente entre caminhões trava tráfego na BR-364 em trecho de obras

Acidente entre caminhões trava tráfego na BR-364 em trecho de obras

Colisão ocorreu no km 414, entre Jaru e Ouro Preto do Oeste, durante operação de “pare e siga”; apesar da gravidade do impacto, motoristas não sofreram ferimentos.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.