Nas três primeiras semanas deste mês, os maiores volumes de precipitação ocorreram na região Norte, favorecendo os cultivos de primeira e segunda safras. No Nordeste, houve restrição hídrica em algumas áreas, principalmente no Semiárido. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas foram suficientes para a manutenção da umidade no solo, exceto em partes de São Paulo e Minas Gerais, onde a falta de chuvas impactou o desenvolvimento do milho segunda safra. Na região Sul, apesar da irregularidade das precipitações, as temperaturas foram mais amenas e reduziram a perda de umidade no solo.
Os dados espectrais indicam condições favoráveis de desenvolvimento do milho segunda safra nos principais estados produtores. Atualmente, o índice de vegetação (IV) da safra atual encontra-se acima da média e da safra passada em quase todos os estados. No entanto, houve uma desaceleração no crescimento do IV em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná, devido à irregularidade das chuvas. No Rio Grande do Sul, o índice evoluiu abaixo da safra anterior e da média histórica desde janeiro, devido principalmente ao impacto das intempéries climáticas no desenvolvimento da soja.
O estudo mostra ainda que a colheita do arroz está adiantada nos principais estados. No Rio Grande do Sul, a produtividade das lavouras é considerada boa, embora a qualidade dos grãos apresente heterogeneidade. Em Santa Catarina, as condições climáticas foram favoráveis ao longo do ciclo e a qualidade e produtividade dos grãos têm sido satisfatórias. No Tocantins, a colheita já atinge mais de 60% das áreas produtoras. As lavouras cultivadas em várzeas, em sucessão à soja, apresentam boa sanidade.
O BMA é uma publicação mensal, resultado da colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam). O trabalho conta, ainda, com a colaboração de agentes que contribuem com dados pesquisados em campo.
A versão completa do Boletim está disponível para consulta no site oficial da Conab. Clique aqui para acessar.