Para sanar os problemas de alagações, que historicamente atingem um dos trechos mais movimentados da capital, na avenida Jorge Teixeira, entre as ruas Pedro II e Afonso Pena, a Operação Cidade Limpa, da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), está no local com uma equipe de mais de 20 trabalhadores realizando serviços de desobstrução e troca das manilhas pequenas por maiores, que vão melhorar a drenagem e darão vazão às águas decorrentes do período de chuvas.
Na realização deste serviço estão sendo utilizados retroescavadeiras e dois “tatuzões” – trabalhando juntos pela primeira vez, segundo o titular da Semusb, Giovanni Marini. “As manilhas estavam 100% obstruídas, e em decorrência disso, ao chover, a drenagem não conseguia dar vazão e ocorria o alagamento da via”, afirmou.
Segundo Marini, este serviço deve ser concluído em dois dias. “A substituição e colocação de mais de 35 manilhas de um metro de diâmetro vão diminuir o acúmulo de água como ocorria antes, inclusive causando transtornos com os alagamentos. Em chuvas entre 80 e 100 milímetros, por exemplo, a água vai fluir sem parar”, garantiu.

A equipe precisou arrancar toda a vegetação, porque a área estava tomada pelo mato. Mas conforme Marini, o canteiro será reconstruído com desenho mais moderno pela Semusb em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), que vai ajudar com o material.
“Precisamos cuidar de Porto Velho. Todos estão vendo o cuidado do prefeito Léo Moraes, cuja meta é melhorar cada vez mais a nossa cidade. Para que isso aconteça e beneficie toda a população, a parceria de cada cidadão é importante, pois a cidade é de cada um e todos podem contribuir não jogando lixo em lugares como canais, igarapés, vias públicas, bocas de lobo, tubulações, mas nos lugares adequados. A população deve denunciar quem não colabora para que providências sejam tomadas e a Prefeitura mantenha a cidade limpa”, declarou o secretário.
O trabalho, que faz parte da Operação Cidade Limpa, é uma ação conjunta de Semusb com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Emdur, que formam um conjunto de forças para que tudo funcione conforme o planejado. “A Prefeitura está bem integrada e empenhada para resolver esses problemas”, finalizou Marini.