TERÇA-FEIRA, 11/11/2025

Em destaque

Lula defende neutralidade entre EUA e China, integração sul-americana e diversificação comercial em encontro com presidente do Chile

Presidente chileno faz visita de Estado ao Brasil

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Lula defende neutralidade entre EUA e China, integração sul-americana e diversificação comercial em encontro com presidente do Chile
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (22), não querer uma nova guerra fria nem optar entre Estados Unidos ou China. Ao receber o presidente do Chile, Gabriel Boric, para visita de Estado no Palácio do Planalto, Lula defendeu ainda a integração dos países da América do Sul e a cordialidade nas relações comerciais.

“A nós, brasileiros, não agrada essa disputa estabelecida pelo presidente [dos Estados Unidos, Donald] Trump. Eu acho que ela não é conveniente para os Estados Unidos, não é conveniente para a China e não é conveniente para nenhum país do mundo”, disse Lula.

O presidente brasileiro se referia à política protecionista do mandatário norte-americano, que estabeleceu altas tarifas de importação no país, especialmente para a China, que respondeu com reciprocidade.

“Eu não quero guerra fria, eu não quero fazer opção entre Estados Unidos ou China. Eu quero ter relações com os Estados Unidos, quero ter relação com a China. Eu não quero ter preferência sobre um ou sobre o outro. Quem tem que ter preferência são todos os meus empresários, que querem negociar. Mas eu, não. Eu quero negociar com todo mundo. Eu quero vender e comprar, fazer parceria”, reforçou.

Para Lula, a democracia, o multilateralismo e o livre comércio precisam ser consolidados no mundo. “A geopolítica do mundo não é feita de ocasiões. Ela tem que ser perene, e nós precisamos construir instituições que deem segurança ao exercício da democracia, independentemente de quem seja o presidente da República”, afirmou.

Integração

O presidente afirmou que é “obcecado pela integração” e que o Brasil tem o papel de ser um país indutor do desenvolvimento na região, “pelo tamanho e pela importância econômica que tem”. “Um país como o Chile, a Bolívia, o Equador, o Uruguai, mesmo o Brasil, que é um país grande territorialmente, mas economicamente e tecnologicamente ainda é fraco diante do que poderia ser, quando você vai negociar com uma grande potência, você fica muito vulnerável”, explicou.

Lula argumentou que é preciso diversificar as relações comerciais e procurar novos parceiros e aprendizados. Caso contrário, os países latino-americanos podem viver “mais um século pobres”.

“Os Estados Unidos poderia ter financiado o desenvolvimento em El Salvador, na Guatemala, em Honduras. Ali, todo mundo poderia ser um satélite de desenvolvimento extraordinário. Mas continua todo mundo pobre”, afirmou, criticando o tratamento dado pelo país norte-americano aos imigrantes da América Latina. “Então, todo mundo quer viajar para os Estados Unidos para ver se melhora de vida. Depois de ajudar a construir a riqueza americana, aparece um presidente que os trata como inimigos. Latino-americano agora é tudo inimigo”, acrescentou.

“O mundo não pode ser induzido à raiva, ao ódio, ao preconceito, à perseguição”, complementou o presidente brasileiro.

O presidente chileno, Gabriel Boric, endossou as palavras de Lula e afirmou que o Chile é contra a politização arbitrária do comércio e que, “em tempos de incerteza”, é sempre importante estar próximo de países aliados.

Atos assinados

A visita do chileno ao Brasil é parte da primeira comemoração do Dia da Amizade entre Chile e Brasil, estabelecido no ano passado e que celebra o início das relações diplomáticas em 22 de abril de 1836.

Durante a cerimônia foram assinados os seguintes atos entre os dois países:

Memorando de entendimento para cooperação em inteligência artificial (IA) para a criação de sistemas de IA que favoreçam o desenvolvimento regional, com foco na inclusão dos diversos idiomas e expressões culturais da América Latina;
Memorando de entendimento para fortalecer a agricultura familiar em ambos os países, tendo em conta o desenvolvimento agrícola e rural sustentáveis, o aumento da produção e a redução das perdas de alimentos, a agroecologia e a agricultura orgânica e inclusiva;
Memorando de entendimento sobre cooperação em assuntos consulares e migratórios, que cria a comissão bilateral para formular iniciativas sobre o intercâmbio de informações relativas à assistência consular e aos movimentos migratórios;
Acordo de cooperação sobre segurança pública, com foco na prevenção e no combate ao crime organizado transnacional;
Tratado sobre assistência jurídica em matéria penal, que permitirá que os governos de Brasil e Chile se prestem assistência jurídica um ao outro em procedimentos penais, relativos à investigação e à persecução de crimes;
Acordo de coprodução audiovisual, que pretende facilitar as coproduções audiovisuais entre Brasil e Chile, contribuindo para as indústrias cinematográfica e audiovisual de ambos os países, fomentando o intercâmbio cultural;
Memorando de entendimento para intercâmbio de oficias instrutores nos centros de operações de paz, para a capacitação de pessoal para atuação em missões de paz das Nações Unidas, com o objetivo de contribuir para a paz e segurança internacionais;
Memorando de entendimento entre as agências de promoção Apex e Prochile, para fortalecer as relações comerciais entre Chile e Brasil, bem como promover ambos os países em terceiros mercados e aumentar o intercâmbio comercial.

Além dos acordos e memorandos assinados durante a cerimônia, também foram firmados outros novos atos nos seguintes temas: colaboração acadêmica em defesa; intercâmbio de artistas e difusão recíproca da arte; incentivo a micro e pequenas empresas e cooperativas; área de pesca; e uso de certificação eletrônica para comércio de produtos de origem animal.

Após a agenda no Palácio do Planalto, as autoridades seguiram para o Palácio Itamaraty, onde estava programado um almoço. Ainda hoje, Lula e Boric participam do encerramento do Foro Empresarial Chile-Brasil, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Diversificação

A visita do chileno Gabriel Boric busca promover a diversificação das relações entre Brasil e Chile, com uma maior integração logística e comercial. Nesta quarta-feira (23), ele também participa de um evento que vai discutir o Corredor Bioceânico, via que ligará o Centro-Oeste brasileiro aos portos do Norte do Chile.

A obra de infraestrutura, também em parceria com Paraguai e Argentina, estará concluída em pouco tempo, e os países discutem, agora, como garantir que os serviços fronteiriços e logísticos sejam ágeis e modernos. Os portos chilenos deverão desempenhar parte central da logística para o acesso a mercados do Pacífico. “Isso é integração, não somente fotos de cúpulas [de líderes]”, disse Boric.

O presidente chileno lembrou ainda a visita oficial que o presidente Lula fez ao Chile, em agosto do ano passado, com uma grande comitiva de ministros e empresários, quando foram assinados 19 atos bilaterais. “Isso mostra como é profunda essa relação e a tremenda diversidade que queremos trabalhar”, afirmou.

Os dois países têm mais de 100 acordos bilaterais em vigor e um comércio equilibrado, mas ainda pouco diversificado na visão do chileno. Entre os setores que podem ser explorados, Boric citou investimentos financeiros, transporte e tecnologia da informação.

O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Chile, com um intercâmbio comercial que atinge US$ 12 bilhões por ano. O país vizinho exporta para o mercado brasileiro, basicamente, cobre, pescados e minérios. O Brasil também é o primeiro destino das exportações de vinho.

Por outro lado, o Chile é o sexto maior destino das exportações do Brasil; sendo petróleo, carne bovina e automóveis os principais produtos exportados.

O Brasil é o maior investidor latino-americano dentro do Chile, em setores como energia, serviços financeiros, alimentos, mineração, construção e fármacos.

No sentido inverso, o país também é o principal destino dos investimentos chilenos no exterior, com quase 30% do estoque total. As empresas chilenas atuam no Brasil em áreas como celulose, varejo e energia, sendo a companhia aérea Latam a maior empresa chilena em operação no Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hidrelétrica Santo Antônio realiza 7ª edição “Energia para Correr”

Hidrelétrica Santo Antônio realiza 7ª edição “Energia para Correr”

O evento, promovido pela usina da AXIA Energia, foi o encerramento da SIPAT, a semana de conscientização e promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
L
Substitutivo de Derrite limita combate a facções e governo pede diálogo

Substitutivo de Derrite limita combate a facções e governo pede diálogo

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, afirmou que o substitutivo do relator Guilherme Derrite (PP-SP) ao Projeto de Lei Antifacção limita o combate às organizações criminosas menores e retira mecanismos importantes de asfixia financeira.
L
População negra confia mais em empresas do que no poder público, aponta estudo

População negra confia mais em empresas do que no poder público, aponta estudo

Uma pesquisa revela que a população negra no Brasil deposita mais confiança no empresariado (85,3%) do que nos governantes (68,7%). O estudo, divulgado no Fórum Brasil Diverso, em São Paulo, também destaca o sentimento de impotência da população negra diante do racismo estrutural.
L
Agenda News: Natal Bauducco tem sabores especiais em Porto Velho

Agenda News: Natal Bauducco tem sabores especiais em Porto Velho

Casa Bauducco lança panettones, chocottones e biscoitos exclusivos para presentear com sabor e carinho neste Natal em Porto Velho.
L
Prefeitura de Jaru beneficia moradores do Setor 07 com novas obras de asfalto

Prefeitura de Jaru beneficia moradores do Setor 07 com novas obras de asfalto

Ruas Cândido Portinari e Rio de Janeiro recebem pavimentação, garantindo mais mobilidade e qualidade de vida.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Juraci Silva Ferreira

Com seu jeito doce e acolhedor, Juju marcou gerações com amor, alegria e leveza, deixando lembranças eternas no coração da família e amigos que tiveram o privilégio de conviver com ela.
L

CTTUBARÃO realiza seu 1º Campeonato Interno de Jiu-Jitsu em clima de emoção e aprendizado

Evento reuniu 26 inscrições e destacou o trabalho com crianças, inclusão e valores do esporte
L

Jovem News: Pastor Silvano fala sobre o Projeto 3D e o impacto social do evangelismo

Durante a conversa, o pastor Silvano compartilhará histórias de superação e explicará como o Projeto 3D tem se tornado um exemplo de fé ativa e comprometida com a realidade social.
L

Ponto & Contraponto: Dra. Kamila Ramos e Dra. Ana Paula Mathara destacam o Projeto Sorriso na Escola

O bate-papo vai abordar os bastidores do Projeto Sorriso na Escola, iniciativa que integra o Programa Saúde na Escola (PSE) e leva atendimento e orientação odontológica diretamente aos estudantes da rede pública.
L

Dona do 2° melhor café no concurso Florada Premiada revela a importância da assistência técnica

Fabiana Souza Leal, do Sítio Boa Sorte, representa Rondônia entre os melhores cafés canéfora do Brasil e agradece o apoio do Senar-RO e Sebrae Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L

POLÍTICA

Relatório da PL Antifacção subordina atuação da PF a pedido de governador

Relatório da PL Antifacção subordina atuação da PF a pedido de governador

O parecer do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) ao Projeto de Lei Antifacção condiciona as investigações conjuntas da Polícia Federal (PF) com forças estaduais contra facções criminosas a um pedido formal do governador do estado.
L
Senador Jaime Bagattoli propõe lei que impede apreensão de bens usados no plantio e colheita

Senador Jaime Bagattoli propõe lei que impede apreensão de bens usados no plantio e colheita

Projeto de Lei 5674/2025 busca proteger maquinários e insumos agrícolas essenciais, evitando desabastecimento e alta nos preços dos alimentos.
L
Duelo na Fronteira celebra tradição dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho em Rondônia

Duelo na Fronteira celebra tradição dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho em Rondônia

O Duelo na Fronteira começa nesta sexta-feira (14) em Guajará-Mirim e reúne os bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho em uma das maiores celebrações culturais de Rondônia.
L
Eyder Brasil promove 4ª edição do Cidadania no Bairro com mais de 1.500 atendimentos em Porto Velho

Eyder Brasil promove 4ª edição do Cidadania no Bairro com mais de 1.500 atendimentos em Porto Velho

A ação social contou com apoio do governo de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho e parceiros, oferecendo serviços gratuitos de saúde e cidadania.
L
Cláudia de Jesus propõe política de saúde indígena

Cláudia de Jesus propõe política de saúde indígena

Projeto da deputada cria Política Estadual de Saúde Integral e Intercultural para povos indígenas em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende mais de 40 kg de entorpecentes em Vilhena

PRF em Rondônia apreende mais de 40 kg de entorpecentes em Vilhena

Um homem e uma mulher foram presos.
10
DRF Porto Velho deflagra Operação Matriarca em combate ao tráfico interestadual

DRF Porto Velho deflagra Operação Matriarca em combate ao tráfico interestadual

Ação conjunta com o DENARC cumpre mandados de prisão, busca e apreensão em Porto Velho, Guajará-Mirim e Apuí (AM).
14
Força Tática persegue e prende suspeito com tabletes de maconha em Porto Velho

Força Tática persegue e prende suspeito com tabletes de maconha em Porto Velho

A Força Tática do 9º Batalhão realizou uma perseguição e prendeu um suspeito de 27 anos pilotando uma Honda Biz, na Avenida Calama. O homem, que já possui passagens, transportava no baú da motocicleta dois tabletes e meio de maconha e uma balança de precisão.
14
Militar da Aeronáutica fica gravemente ferido em acidente de moto na Avenida Jorge Teixeira

Militar da Aeronáutica fica gravemente ferido em acidente de moto na Avenida Jorge Teixeira

O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (10) em Porto Velho, no cruzamento da Avenida Jorge Teixeira com a Rua Álvaro Maia. Um militar pilotando uma moto de alta cilindrada colidiu com um carro Pálio que fazia uma conversão.
16
Polícia Militar recupera motocicleta furtada e prende suspeito em RO

Polícia Militar recupera motocicleta furtada e prende suspeito em RO

Uma ação de rotina da PM resultou na recuperação de uma motocicleta com registro de furto na tarde de sábado (8). O suspeito, que já possui diversas passagens pela polícia e cumpre pena em liberdade condicional, foi preso na Rua Amazonas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luiz Mesquita vence oitava Prova de Fogo em “A Fazenda 17”

Luiz Mesquita vence oitava Prova de Fogo em “A Fazenda 17”

Quatro peões vão para a Baia, e o vencedor conquista o Poder da Chama Laranja, que multiplica o peso de seu voto
L
271 palestinos foram assassinados em Gaza no primeiro mês de cessar-fogo

271 palestinos foram assassinados em Gaza no primeiro mês de cessar-fogo

O cessar-fogo na Faixa de Gaza completou um mês com o assassinato de 271 palestinos, segundo o Hamas. O grupo também denuncia que apenas 40% da ajuda humanitária prevista no acordo internacional conseguiu entrar na região.
L
Prefeitura de Jaru abre editais de fomento à cultura via Aldir Blanc

Prefeitura de Jaru abre editais de fomento à cultura via Aldir Blanc

Projetos culturais e pontos de cultura podem se inscrever até 17 de novembro para receber apoio financeiro.
L
Celso recupera alianças da família e Zenaide termina namoro com Sabiá

Celso recupera alianças da família e Zenaide termina namoro com Sabiá

Enquanto Celso vende a casa para quitar dívidas, Sandra e Ernesto comemoram a compra do imóvel
L
Suprema Corte dos EUA mantém direito ao casamento homoafetivo

Suprema Corte dos EUA mantém direito ao casamento homoafetivo

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou a tentativa de uma ex-servidora do condado de Kentucky de anular a decisão histórica de 2015 que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país.
L
Filipa sofre acidente e Danilo corre em seu socorro

Filipa sofre acidente e Danilo corre em seu socorro

Enquanto Leo enfrenta desentendimentos com Samuel, Nina termina namoro e nova disputa pela guarda de Sofia começa
L
Ocorrência inédita de tornados simultâneos no Sul surpreende meteorologistas

Ocorrência inédita de tornados simultâneos no Sul surpreende meteorologistas

Pelo menos seis tornados atingiram o Paraná e Santa Catarina quase que simultaneamente na última sexta-feira (8), um evento de magnitude e abrangência inéditas no Brasil.
L
Ieda Chaves promove curso de Primeiros Socorros no Cristal da Calama

Ieda Chaves promove curso de Primeiros Socorros no Cristal da Calama

Projeto “ALE Vai às Escolas” capacita moradores e fortalece formação cidadã em Porto Velho.
L
Empresas não se adaptaram para reforma tributária, aponta pesquisa

Empresas não se adaptaram para reforma tributária, aponta pesquisa

Pesquisa da V360 revela que 72% das empresas brasileiras de médio e grande porte ainda não estão preparadas para as novas regras de recolhimento e declaração de tributos sobre consumo, cuja primeira fase de transição entra em vigor em janeiro de 2026.
L
Cristiane Lopes garante mutirão de cirurgias eletivas em Cujubim com emenda de R$ 1,5 milhão

Cristiane Lopes garante mutirão de cirurgias eletivas em Cujubim com emenda de R$ 1,5 milhão

Recursos da deputada federal viabilizam dezenas de procedimentos, beneficiando moradores de Cujubim e região do Vale do Jamari.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.