SÁBADO, 22/11/2025

Em destaque

Lula defende neutralidade entre EUA e China, integração sul-americana e diversificação comercial em encontro com presidente do Chile

Presidente chileno faz visita de Estado ao Brasil

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Lula defende neutralidade entre EUA e China, integração sul-americana e diversificação comercial em encontro com presidente do Chile
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (22), não querer uma nova guerra fria nem optar entre Estados Unidos ou China. Ao receber o presidente do Chile, Gabriel Boric, para visita de Estado no Palácio do Planalto, Lula defendeu ainda a integração dos países da América do Sul e a cordialidade nas relações comerciais.

“A nós, brasileiros, não agrada essa disputa estabelecida pelo presidente [dos Estados Unidos, Donald] Trump. Eu acho que ela não é conveniente para os Estados Unidos, não é conveniente para a China e não é conveniente para nenhum país do mundo”, disse Lula.

O presidente brasileiro se referia à política protecionista do mandatário norte-americano, que estabeleceu altas tarifas de importação no país, especialmente para a China, que respondeu com reciprocidade.

“Eu não quero guerra fria, eu não quero fazer opção entre Estados Unidos ou China. Eu quero ter relações com os Estados Unidos, quero ter relação com a China. Eu não quero ter preferência sobre um ou sobre o outro. Quem tem que ter preferência são todos os meus empresários, que querem negociar. Mas eu, não. Eu quero negociar com todo mundo. Eu quero vender e comprar, fazer parceria”, reforçou.

Para Lula, a democracia, o multilateralismo e o livre comércio precisam ser consolidados no mundo. “A geopolítica do mundo não é feita de ocasiões. Ela tem que ser perene, e nós precisamos construir instituições que deem segurança ao exercício da democracia, independentemente de quem seja o presidente da República”, afirmou.

Integração

O presidente afirmou que é “obcecado pela integração” e que o Brasil tem o papel de ser um país indutor do desenvolvimento na região, “pelo tamanho e pela importância econômica que tem”. “Um país como o Chile, a Bolívia, o Equador, o Uruguai, mesmo o Brasil, que é um país grande territorialmente, mas economicamente e tecnologicamente ainda é fraco diante do que poderia ser, quando você vai negociar com uma grande potência, você fica muito vulnerável”, explicou.

Lula argumentou que é preciso diversificar as relações comerciais e procurar novos parceiros e aprendizados. Caso contrário, os países latino-americanos podem viver “mais um século pobres”.

“Os Estados Unidos poderia ter financiado o desenvolvimento em El Salvador, na Guatemala, em Honduras. Ali, todo mundo poderia ser um satélite de desenvolvimento extraordinário. Mas continua todo mundo pobre”, afirmou, criticando o tratamento dado pelo país norte-americano aos imigrantes da América Latina. “Então, todo mundo quer viajar para os Estados Unidos para ver se melhora de vida. Depois de ajudar a construir a riqueza americana, aparece um presidente que os trata como inimigos. Latino-americano agora é tudo inimigo”, acrescentou.

“O mundo não pode ser induzido à raiva, ao ódio, ao preconceito, à perseguição”, complementou o presidente brasileiro.

O presidente chileno, Gabriel Boric, endossou as palavras de Lula e afirmou que o Chile é contra a politização arbitrária do comércio e que, “em tempos de incerteza”, é sempre importante estar próximo de países aliados.

Atos assinados

A visita do chileno ao Brasil é parte da primeira comemoração do Dia da Amizade entre Chile e Brasil, estabelecido no ano passado e que celebra o início das relações diplomáticas em 22 de abril de 1836.

Durante a cerimônia foram assinados os seguintes atos entre os dois países:

Memorando de entendimento para cooperação em inteligência artificial (IA) para a criação de sistemas de IA que favoreçam o desenvolvimento regional, com foco na inclusão dos diversos idiomas e expressões culturais da América Latina;
Memorando de entendimento para fortalecer a agricultura familiar em ambos os países, tendo em conta o desenvolvimento agrícola e rural sustentáveis, o aumento da produção e a redução das perdas de alimentos, a agroecologia e a agricultura orgânica e inclusiva;
Memorando de entendimento sobre cooperação em assuntos consulares e migratórios, que cria a comissão bilateral para formular iniciativas sobre o intercâmbio de informações relativas à assistência consular e aos movimentos migratórios;
Acordo de cooperação sobre segurança pública, com foco na prevenção e no combate ao crime organizado transnacional;
Tratado sobre assistência jurídica em matéria penal, que permitirá que os governos de Brasil e Chile se prestem assistência jurídica um ao outro em procedimentos penais, relativos à investigação e à persecução de crimes;
Acordo de coprodução audiovisual, que pretende facilitar as coproduções audiovisuais entre Brasil e Chile, contribuindo para as indústrias cinematográfica e audiovisual de ambos os países, fomentando o intercâmbio cultural;
Memorando de entendimento para intercâmbio de oficias instrutores nos centros de operações de paz, para a capacitação de pessoal para atuação em missões de paz das Nações Unidas, com o objetivo de contribuir para a paz e segurança internacionais;
Memorando de entendimento entre as agências de promoção Apex e Prochile, para fortalecer as relações comerciais entre Chile e Brasil, bem como promover ambos os países em terceiros mercados e aumentar o intercâmbio comercial.

Além dos acordos e memorandos assinados durante a cerimônia, também foram firmados outros novos atos nos seguintes temas: colaboração acadêmica em defesa; intercâmbio de artistas e difusão recíproca da arte; incentivo a micro e pequenas empresas e cooperativas; área de pesca; e uso de certificação eletrônica para comércio de produtos de origem animal.

Após a agenda no Palácio do Planalto, as autoridades seguiram para o Palácio Itamaraty, onde estava programado um almoço. Ainda hoje, Lula e Boric participam do encerramento do Foro Empresarial Chile-Brasil, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Diversificação

A visita do chileno Gabriel Boric busca promover a diversificação das relações entre Brasil e Chile, com uma maior integração logística e comercial. Nesta quarta-feira (23), ele também participa de um evento que vai discutir o Corredor Bioceânico, via que ligará o Centro-Oeste brasileiro aos portos do Norte do Chile.

A obra de infraestrutura, também em parceria com Paraguai e Argentina, estará concluída em pouco tempo, e os países discutem, agora, como garantir que os serviços fronteiriços e logísticos sejam ágeis e modernos. Os portos chilenos deverão desempenhar parte central da logística para o acesso a mercados do Pacífico. “Isso é integração, não somente fotos de cúpulas [de líderes]”, disse Boric.

O presidente chileno lembrou ainda a visita oficial que o presidente Lula fez ao Chile, em agosto do ano passado, com uma grande comitiva de ministros e empresários, quando foram assinados 19 atos bilaterais. “Isso mostra como é profunda essa relação e a tremenda diversidade que queremos trabalhar”, afirmou.

Os dois países têm mais de 100 acordos bilaterais em vigor e um comércio equilibrado, mas ainda pouco diversificado na visão do chileno. Entre os setores que podem ser explorados, Boric citou investimentos financeiros, transporte e tecnologia da informação.

O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Chile, com um intercâmbio comercial que atinge US$ 12 bilhões por ano. O país vizinho exporta para o mercado brasileiro, basicamente, cobre, pescados e minérios. O Brasil também é o primeiro destino das exportações de vinho.

Por outro lado, o Chile é o sexto maior destino das exportações do Brasil; sendo petróleo, carne bovina e automóveis os principais produtos exportados.

O Brasil é o maior investidor latino-americano dentro do Chile, em setores como energia, serviços financeiros, alimentos, mineração, construção e fármacos.

No sentido inverso, o país também é o principal destino dos investimentos chilenos no exterior, com quase 30% do estoque total. As empresas chilenas atuam no Brasil em áreas como celulose, varejo e energia, sendo a companhia aérea Latam a maior empresa chilena em operação no Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Falta de consenso na COP30 estende negociações em Belém

Falta de consenso na COP30 estende negociações em Belém

A poucas horas do fim oficial do evento, países seguem em disputa pelo texto final do Pacote de Belém. A ausência de um roteiro para a eliminação dos combustíveis fósseis é o principal ponto de frustração.
L
Correios aprovam demissão voluntária e fecham mil agências deficitárias

Correios aprovam demissão voluntária e fecham mil agências deficitárias

Plano de reestruturação da estatal, que visa reverter a crise financeira e retomar o lucro em 2027, inclui novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) e a venda de imóveis para gerar R$ 1,5 bilhão em receitas.
L
Lançamento de foguete sul-coreano de Alcântara é adiado para dezembro

Lançamento de foguete sul-coreano de Alcântara é adiado para dezembro

A Agência Espacial Brasileira (AEB) estendeu o prazo da Operação Spaceward, e a nova tentativa de colocar o Hanbit-Nano em órbita a partir do Maranhão está prevista para dezembro.
L
Juma Xipaia detalha impactos de megaobras na Amazônia em meio à COP30

Juma Xipaia detalha impactos de megaobras na Amazônia em meio à COP30

A cacica da Aldeia Kaarimã, Juma Xipaia, usa sua voz no Xingu, no cinema e na Conferência do Clima para denunciar como grandes empreendimentos enfraquecem a luta pela Amazônia.
L
Nove em cada dez mulheres sofreram violência em deslocamentos noturnos

Nove em cada dez mulheres sofreram violência em deslocamentos noturnos

Relatório do Instituto Patrícia Galvão aponta que 90% das brasileiras já foram vítimas de violência ao sair à noite para lazer, sendo a maioria de cunho sexual. O índice de estupro dobra entre mulheres da comunidade LGBTQIA+.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes cita risco de fuga de Bolsonaro para decretar prisão preventiva

Moraes cita risco de fuga de Bolsonaro para decretar prisão preventiva

Decisão do STF cita violação de tornozeleira eletrônica e “eventual tentativa de fuga” do ex-presidente. A convocação de vigília nas proximidades da residência também foi um dos fatores para a prisão preventiva.
L

Novas informações sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Ex-presidente permanece na Superintendência da PF em Brasília após decisão do STF, que determinou medida cautelar para garantir a ordem pública
L
Horóscopo de sábado, 22/11/2025: veja o que os astros reservam para cada signo

Horóscopo de sábado, 22/11/2025: veja o que os astros reservam para cada signo

O sábado, 22 de novembro de 2025, chega com uma energia mais leve, propícia para reorganizar pensamentos, relaxar e fortalecer relações.
L

Jair Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF

Ex Presidente Jair Bolsonaro foi detido no início da manhã em Brasília após mandado preventivo expedido pelo STF, sendo levado à Superintendência da PF em medida cautelar que não representa início de cumprimento de pena
L

Paredão formado com Lylyan Silva, Leili Oliveira e Fernanda Mota

Lylyan Silva, Leili Oliveira e Fernanda Mota estão na berlinda do Rondônia Reality Show 2025 após uma formação marcada por surpresa e reviravolta, com a votação aberta até domingo às 19h30.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Por um STF sem indicação do Presidente da República e mandato fixo

Por um STF sem indicação do Presidente da República e mandato fixo

Debate ganha força após indicação de Jorge Messias para vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
L
Vereador Dr. Santana mantém fiscalização firme em obras do Tchau Poeira

Vereador Dr. Santana mantém fiscalização firme em obras do Tchau Poeira

O parlamentar atua com responsabilidade e presença ativa para garantir a correta aplicação dos recursos e o cumprimento dos prazos na pavimentação asfáltica nos bairros 3 Marias e Castanheiras em Porto Velho.
L
Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Novo órgão atuará na proteção e na promoção de políticas voltadas às mulheres do município.
L

Eleições 2026: “Quero transformar Rondônia como transformei Cacoal”, diz Adaílton Fúria

Em conversa com o News Rondônia, o prefeito Adaílton Fúria detalha por que decidiu disputar espaço na política estadual em 2026, apontando responsabilidade geracional, críticas ao abandono do estado e resultados que afirma ter alcançado em Cacoal.
L
Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem após a confirmação de que ele deixou o país, violando uma proibição judicial, enquanto recorre de sua condenação na trama golpista.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Moto atinge carro após avanço de preferencial na T-21 em Ji-Paraná

Moto atinge carro após avanço de preferencial na T-21 em Ji-Paraná

Imagens mostram que automóvel invadiu via preferencial; motociclista estaria em alta velocidade.
12
Justiça mantém bloqueio de R$ 300 mil contra empresário alvo da Operação Safe Truck

Justiça mantém bloqueio de R$ 300 mil contra empresário alvo da Operação Safe Truck

Decisão foi unânime na Turma de Câmaras Criminais Reunidas do TJMT.
14
Polícia Civil identifica ossada com técnica avançada em Porto Velho

Polícia Civil identifica ossada com técnica avançada em Porto Velho

A necropapiloscopia permitiu o confronto de impressões digitais, mesmo em avançado estado de deterioração. A vítima, identificada por F. J. G. Q., era natural de Aracati, Ceará.
16
Ladrão furta ferramentas, motor de barco e caminhonete em oficina de Vilhena

Ladrão furta ferramentas, motor de barco e caminhonete em oficina de Vilhena

Crime ocorreu em plena luz do dia durante feriado; picape usada no transporte foi recuperada.
14
Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas em Guajará-Mirim

Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas em Guajará-Mirim

Em ação contra o tráfico de drogas, a Polícia Civil de Rondônia apreendeu porções de cocaína e maconha, além de duas motocicletas e objetos de origem a ser esclarecida.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fim de tarifa de 40% dos EUA é celebrado por indústria e agro

Fim de tarifa de 40% dos EUA é celebrado por indústria e agro

A revogação da taxa afeta diversos produtos brasileiros, como café, carne e açaí. Entidades como Amcham e CNI destacam que a medida é um avanço concreto nas relações comerciais bilaterais.
L
Governo reduz congelamento de despesas do Orçamento para R$ 7,7 bilhões

Governo reduz congelamento de despesas do Orçamento para R$ 7,7 bilhões

A contenção de recursos foi reduzida de R$ 12,1 bilhões para R$ 7,7 bilhões. O total está dividido em R$ 4,4 bilhões bloqueados e R$ 3,3 bilhões contingenciados, conforme relatório do Ministério do Planejamento.
L
Homem é morto após cobrar devolução de PIX feito por engano em Várzea Grande

Homem é morto após cobrar devolução de PIX feito por engano em Várzea Grande

Vítima pediu reembolso de R$ 950 enviado por engano; comerciante alegou conta negativa.
18
Cantor é preso com pistola em carro na zona sul

Cantor é preso com pistola em carro na zona sul

Uma guarnição da PM fazia patrulhamento pelo local que tem alto índice de crimes de roubo quando avistou um veículo de cor preta com dois ocupantes e fez a abordagem.
10
Persistir transforma quedas em novos caminhos

Persistir transforma quedas em novos caminhos

Reflexão destaca como a desistência interrompe o processo de crescimento e impede que sonhos sejam realizados.
L
Novo rascunho da COP30 avança na adaptação, mas é criticado por omissão de combustíveis fósseis

Novo rascunho da COP30 avança na adaptação, mas é criticado por omissão de combustíveis fósseis

O secretariado da Convenção do Clima publicou uma nova versão do Pacote de Belém com indicadores para a Meta Global de Adaptação (GGA). Organizações sociais apontam o texto como desequilibrado e criticam a ausência de um roteiro claro para o abandono dos combustíveis fósseis.
L
Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Rustem Umerov, principal autoridade de segurança ucraniana, desmentiu as alegações de autoridades dos EUA de que ele teria concordado com o esboço de um plano de paz que exige a rendição de mais território, redução das Forças Armadas e o abandono da adesão à Otan.
L
Ativista nigeriano critica soluções ilusórias para África na agenda climática

Ativista nigeriano critica soluções ilusórias para África na agenda climática

Olumide Idowu, diretor executivo da ICCDI Africa, cobrou maior protagonismo e financiamento climático real para o continente durante a COP30 em Belém (PA), alertando que as soluções atuais não atendem às necessidades das populações africanas.
L
Lula desembarca na África do Sul para Cúpula do G20 com foco em minerais críticos

Lula desembarca na África do Sul para Cúpula do G20 com foco em minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Joanesburgo nesta sexta-feira, 21 de novembro, para participar da Cúpula de Líderes do G20, que tem como prioridades o debate sobre terras raras, sustentabilidade da dívida e transição energética justa.
L
Dia de inclusão e afeto marca início do Porto Velho Luz para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto marca início do Porto Velho Luz para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Acesso antecipado garantiu acolhimento, sensibilidade e reforçou a uma experiência pensada para todas as famílias
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.