TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

A nova resolução impõe uma série de cuidados especiais e proibições.

Por Sérgio Pires | News Rondônia

Publicado em 

Foto: FreePik

Até 30% de arrependimentos — sempre tarde demais, com danos raramente reversíveis. Sérios riscos para a saúde. Problemas emocionais graves. Falta de uma preparação antecipada, para que as medidas de transformação do corpo e da mente sejam conduzidas com segurança. Perigos e mais perigos.

É com base nessas premissas que o Conselho Federal de Medicina (CFM) acatou relatório do conselheiro federal Raphael Câmara, impondo várias restrições ao que tecnicamente chama de “pessoas com incongruência e/ou disforia de gênero” — em uma tradução acessível, pessoas que desejam mudar de sexo ou se identificam como transgêneras.

A nova resolução impõe uma série de cuidados especiais e proibições. Ela aborda não apenas aspectos técnicos e legais, como também considera estudos clínicos e experiências de outros países — como Inglaterra, Suécia, Noruega e Finlândia — para formular “um documento moderno e ancorado em critérios técnicos sólidos”.

A Resolução do CFM — presidido pelo rondoniense Hiran Gallo e que reúne mais de 600 mil médicos do país — orienta os profissionais da medicina sobre como atuar nos procedimentos que envolvem hormonioterapia, acompanhamento psiquiátrico, protocolos cirúrgicos e bloqueadores hormonais da puberdade.

Entre os principais pontos:

  • Fica proibida a realização de cirurgias definitivas de mudança de sexo para menores de 21 anos.

  • A chamada Terapia Hormonal Cruzada só poderá ser aplicada em pacientes com mais de 18 anos. Antes, a idade mínima era de 16 anos.

Raphael Câmara relatou, inclusive, que “o uso do bloqueador hormonal para a supressão da puberdade em crianças e adolescentes é motivo de discussões e questionamentos cada vez mais frequentes”. Ele destacou que o Reino Unido aboliu o uso desses bloqueadores em abril do ano passado.

Ainda segundo o texto, o paciente que optar pela terapia hormonal cruzada deverá:

  • Iniciar avaliação médica, com ênfase em acompanhamento psiquiátrico e endocrinológico, por no mínimo um ano antes do início da terapia;

  • Passar por avaliação cardiovascular e metabólica, com parecer médico favorável;

  • E, além da disforia, não apresentar doença psiquiátrica grave, entre outras exigências.

Por fim, a resolução estabelece que, em casos de arrependimento ou destransição, o médico deverá oferecer acolhimento e suporte, avaliando o impacto físico e mental e, quando necessário, encaminhando o paciente a especialistas adequados.

O Ministério Público do Acre já anunciou que irá analisar e pode contestar a Resolução técnica do CFM. Não se poderia esperar algo diferente do MP, claro!

Lula vem na quinta-feira para entregar casas, terras e dar início ao Hospital Municipal Universitário

Uma extensa agenda — toda ela concentrada em Porto Velho — marca a vinda do presidente Lula à capital rondoniense nesta quinta-feira, dia 24. Um dos principais compromissos, segundo a agenda oficial, será o lançamento da Pedra Fundamental do novo Hospital Municipal Universitário, uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Outro destaque da visita será a entrega de 304 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, no Residencial Porto Fino. Lula também participará da inauguração de obras no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), da entrega de 218 títulos definitivos de terra a produtores rurais, além do anúncio de créditos especiais para famílias assentadas pela Reforma Agrária.

A agenda do presidente foi articulada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, chefiada por Gleisi Hoffmann. Ainda não está confirmado se ela e outros ministros integrarão a comitiva presidencial. O que se sabe, por ora, é que o senador Confúcio Moura, considerado o político rondoniense mais próximo de Lula, estará presente.

O presidente regional do Partido dos Trabalhadores, o ex-deputado federal Anselmo de Jesus, afirmou que “a presença de Lula marcará um momento histórico para Rondônia, com a retomada de investimentos federais, que visam promover inclusão social, geração de empregos e valorização dos serviços públicos”.

Há expectativa de que o presidente retorne ao estado em maio, para a assinatura da ordem de serviço das obras da ponte binacional Brasil-Bolívia, sobre o rio Mamoré, em Guajará-Mirim.

Rocha vive seu melhor momento: pesquisa lhe dá 67,6% de aprovação no estado que ele governa

Dias atrás, este modesto blog publicou a opinião de que o governador Marcos Rocha vivia seu melhor momento político e administrativo em Rondônia. Houve quem torcesse o nariz diante da afirmação, mas agora os números confirmam: pesquisa do Instituto Paraná, um dos mais respeitados do país, aponta que 67,6% da população aprova a gestão de Rocha.

A pesquisa ouviu 1.640 eleitores em 35 dos 52 municípios do estado, abrangendo todas as faixas etárias e níveis de escolaridade. Os que desaprovam o governo somam 27,6%, enquanto 4,8% não souberam ou não quiseram responder.

Rocha comemorou os resultados, afirmando que eles refletem “as políticas públicas implementadas ao longo do mandato e o compromisso com o desenvolvimento do Estado”.

Além disso, os dados reforçam a pré-candidatura do governador ao Senado Federal. Segundo o cenário apresentado pelo Instituto Paraná, se a eleição fosse hoje e os concorrentes fossem, entre outros, Rocha e Marcos Rogério, ambos seriam eleitos, com o ji-paranaense ligeiramente à frente. Como Marcos Rogério deve disputar o Governo do Estado — a menos que Ivo Cassol seja liberado para concorrer em 2026 —, Rocha aparece, nesse cenário, na dianteira.

É claro que todo esse panorama pode mudar ao longo do próximo ano e meio, mas, por enquanto, os números são altamente animadores para o governador e sua equipe.

MDB já foi o maior partido político do Estado e vive hoje uma perigosa divisão interna

Como está — e como estará — o MDB para 2026? Aquele que já foi o maior partido de Rondônia (e o maior também na maioria dos estados brasileiros) enfrenta dificuldades crescentes. A principal delas é a quase certa saída do seu presidente regional, o deputado federal de três mandatos Lúcio Mosquini. Ele já anunciou que deixará o partido na próxima janela partidária, alegando discordância com o “esquerdismo” de parte do MDB nacional e regional.

A legenda, que viveu tempos de glória, teve uma performance fraca nas últimas eleições: elegeu apenas 57 vereadores em todo o Estado, nenhum na capital, e apenas quatro prefeitos — nos municípios de Jaru, Vale do Anari, Cabixi e Teixeirópolis. Pior: os três deputados estaduais da sigla estariam preparando a saída, assim que a legislação permitir, em meados de 2025. Tanto Jean Oliveira quanto Ismael Crispin e o Dr. Luís do Hospital devem mudar de legenda, embora o tema ainda seja tratado com discrição nos bastidores.

Nas eleições municipais de 2024, o partido lançou a juíza aposentada Euma Tourinho para a Prefeitura de Porto Velho, obtendo apenas 24.481 votos, desempenho considerado apenas regular.

A tensão interna se agravou com a aproximação do principal nome do MDB em Rondônia, o senador Confúcio Moura, ao governo do presidente Lula. Essa postura representa uma faca de dois gumes: de um lado, Confúcio tem sido um dos parlamentares que mais trouxe recursos federais ao Estado; de outro, enfrenta a resistência de um eleitorado majoritariamente conservador e bolsonarista, que vê no MDB e em Confúcio adversários políticos naturais.

Lenzi diz que situação institucional do partido é dramática e quer que Mosquini deixe a presidência

Emedebista histórico e secretário-geral do partido em Rondônia, José Luiz Lenzi publicou um artigo contundente sobre a crise interna da legenda. Ele afirmou que “o MDB de Rondônia foi conduzido a uma realidade institucional dramática, rigorosamente incompatível com a agremiação vigorosa que, por diversas vezes, comandou os destinos do Estado”.

Lenzi criticou duramente a “posição ambígua” do presidente Lúcio Mosquini, que já declarou intenção de sair do MDB, mas ainda não deixou o cargo. “Tal circunstância deixa o partido refém das aspirações político-eleitorais de Mosquini, que se coloca à disposição dos partidos de direita, em busca da melhor oferta ou oportunidade eleitoral”, escreveu.

Para Lenzi, a permanência de Mosquini na presidência afeta a credibilidade do processo de renovação e reorganização interna, fundamental para que o MDB volte a ter protagonismo. Ele acrescenta que essa indefinição bloqueia o surgimento de novas lideranças e articulações regionais e prejudica os projetos do senador Confúcio Moura, a principal referência do MDB no Estado e figura ativa na política nacional.

Até o fechamento deste blog dominical, Lúcio Mosquini não respondeu ao artigo de Lenzi.

Cadeira de Lebrão em jogo: três políticos estão na fila para a substituição, caso ele saia mesmo

O que têm em comum o deputado federal José Eurípedes Lebrão, o ex-vereador de Ariquemes Rafael Fera, o prefeito de Vilhena Flori Cordeiro e a vereadora de Porto Velho Elis Regina? Todos estão ligados pela possível substituição de Lebrão, cujo mandato foi recentemente extinto por decisão do STF. Ele ainda não deixou o cargo porque restam alguns trâmites finais antes da efetivação da cassação.

O primeiro suplente é Rafael Fera, que teve o dobro de votos de Lebrão, mas ficou de fora da Câmara por conta das complexas regras eleitorais. No entanto, Fera foi cassado quando vereador e está com os direitos políticos suspensos por oito anos. Isso poderia impedir sua posse, caso se confirme a saída de Lebrão.

O segundo suplente é Flori Cordeiro, atual prefeito reeleito de Vilhena, com 15.343 votos na eleição para deputado federal. Ele abriria mão de mais de três anos de mandato executivo para assumir um mandato federal que duraria cerca de um ano e meio? A dúvida paira.

Na sequência da fila está Elis Regina, vereadora da capital, que obteve 12.906 votos — cerca de 300 a mais que os de Lebrão. Caso Flori também desista, ela assumiria a vaga.

Quem substituirá Lebrão, afinal? A definição dependerá de decisões jurídicas, políticas e pessoais nos próximos dias.

Fernando Máximo entra na pesquisa em cenários diferentes, mas seu nome se destaca para o Governo ou Senado

O deputado federal Fernando Máximo segue como um dos nomes mais fortes para a eleição de 2026, seja na disputa pelo Governo de Rondônia ou para uma das duas vagas ao Senado. Embora o Instituto Paraná não tenha incluído seu nome entre os principais candidatos em todos os cenários — um erro grave —, quando comparado com nomes como Adailton Fúria e Sérgio Gonçalves, Máximo aparece na frente com 34,8% dos votos, contra 29,6% de Fúria e 5,7% de Gonçalves.

O equívoco da pesquisa foi não colocá-lo diretamente em disputa com nomes de peso, como Marcos Rogério e Ivo Cassol, mas sim isolá-lo em um cenário paralelo. Para o Senado, em um cenário onde Marcos Rogério não concorra, Fernando Máximo surge como o segundo mais lembrado, com 32% das intenções de voto, atrás apenas do governador Marcos Rocha (40%), e à frente de Mariana Carvalho (24%).

Todos esses números vêm das pesquisas estimuladas, em que os nomes são apresentados aos eleitores.

O parlamentar tem se destacado na bancada federal com posicionamentos firmes em defesa da anistia, valorização da saúde e pautas conservadoras. Além disso, destinou R$ 40 milhões em emendas para a aquisição de um novo hospital, em parceria com a Prefeitura da Capital e a Unir. Ele também realiza ações sociais, como a doação de óculos para 32 mil crianças com problemas oftalmológicos no Estado.

Máximo é ainda um estrategista de comunicação eficaz, utilizando as redes sociais para ampliar sua base de apoio. Tudo isso o coloca como um forte candidato para 2026, seja para o Governo ou o Senado.

Líder dos garimpeiros chama de “pura covardia” o ataque da PF e Ibama para destruir balsas na Sexta-Feira Santa

Em plena Sexta-Feira Santa, e em meio à cheia que atinge milhares de ribeirinhos do rio Madeira, uma nova operação da Polícia Federal e do Ibama voltou a destruir balsas com explosivos, mesmo aquelas que estavam ancoradas e sem atividade de garimpo no momento.

A advogada Tânia Sena, que representa a cooperativa dos garimpeiros, denunciou nas redes sociais que algumas balsas foram removidas do ancoradouro e levadas ao meio do rio para serem destruídas. Ela classificou a ação como “pura covardia”, alegando que as famílias atingidas estão indefesas e sem alternativas de sobrevivência.

Em operações anteriores, também foram destruídas balsas que serviam como moradia, agravando ainda mais a situação dessas comunidades. Muitos garimpeiros, sem ter como trabalhar, hoje dependem de doações ou programas sociais, e até tentativas de plantio à beira do rio foram prejudicadas por ações ambientais ou climáticas.

Essa ação, ocorrida poucos dias antes da visita do presidente Lula a Rondônia, reforça o discurso de que o governo federal estaria priorizando os interesses de ONGs e pressões internacionais sobre a Amazônia, ao invés de buscar alternativas sustentáveis para populações locais. Segundo o ex-ministro Aldo Rebelo, o maior risco hoje é empurrar essas pessoas para o mundo do tráfico de drogas, já que as facções criminosas dominam amplamente a região.

Trecho da BR-364 que não será duplicado acaba com mais quatro vidas na Rodovia da Morte, em Rondônia

Mais quatro pessoas perderam a vida — incluindo um bebê que ainda estava na barriga da mãe — em mais um trágico acidente na BR-364, na madrugada da Sexta-Feira Santa, próximo a Candeias do Jamari. O local é conhecido pelo alto risco, com pista simples e trânsito pesado de caminhões.

A vítima era uma gestante, transportada em uma ambulância após uma viagem de 680 quilômetros em busca de atendimento médico na capital. A van colidiu frontalmente com um caminhão carregado. Além da futura mãe, morreram seu acompanhante e mais duas pessoas. O motorista do caminhão ficou preso às ferragens, mas foi resgatado com vida.

Apesar da privatização da rodovia em curso, esse trecho não será duplicado, o que aumenta a revolta da população. Ironia ainda maior: um dos pedágios mais caros do Brasil será instalado nas proximidades do local do acidente, um dos sete previstos entre Porto Velho e Vilhena.

Com a duplicação prevista para apenas 112 dos quase 700 quilômetros da rodovia em Rondônia, a BR-364 continua sendo a “Rodovia da Morte”, ceifando vidas de forma constante. As investigações sobre a causa do acidente serão feitas, mas como bem resumiu um morador da região: “De que adianta? As vidas perdidas nunca voltarão.”

Parceiro dos distritos, Pacele continua acompanhando de perto a Operação Cidade Limpa, realizada pela Prefeitura

Presença constante junto à população. Diálogo aberto. Compromisso com resultados. O vereador Márcio Pacele tem se destacado por sua atuação próxima e sensível às demandas dos distritos de Porto Velho, acompanhando de perto mais uma etapa da Operação Cidade Limpa, iniciativa da Prefeitura, sob determinação do prefeito Léo Moraes.

A ação, que chegou recentemente ao distrito de Nova Califórnia, contempla encascalhamento de ruas, operação tapa-buracos, limpeza de canteiros, retirada de entulhos e manutenção da iluminação pública — medidas fundamentais para garantir trafegabilidade, segurança e qualidade de vida à população local.

Pacele, que tem forte atuação nos distritos, reforçou seu compromisso com a fiscalização, acompanhamento e cobrança por melhorias reais para as comunidades. “Essa é uma demonstração clara de que os distritos estão sendo lembrados e cuidados. O trabalho que está sendo feito representa mais dignidade e respeito com o povo”, afirmou o vereador.

Durante a visita a Nova Califórnia, ele agradeceu ao prefeito Léo Moraes “pelo empenho em iniciar a gestão com um olhar sensível e comprometido com as necessidades dos moradores das áreas mais afastadas do centro urbano”. E completou: “Agradeço ao prefeito e a toda equipe envolvida pela dedicação e parceria.”

A Operação Cidade Limpa segue avançando por outros distritos, e Márcio Pacele garantiu que continuará presente, acompanhando cada frente de serviço, ouvindo a população e buscando soluções concretas para os desafios das comunidades.

Perguntinha

Você viu na pesquisa do Instituto Paraná que, em Rondônia, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, em um cenário de segundo turno contra o presidente Lula, venceria com 59,7% dos votos, contra 26,5% do atual ocupante do Palácio do Planalto?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jaru sediará pela primeira vez a fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Jaru sediará pela primeira vez a fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Conforme definido no encontro, o município de Jaru receberá, entre os dias 13 e 30 de agosto, as competições de voleibol, vôlei de praia, futsal, judô, taekwondo, tênis de mesa, karatê e jiu-jítsu, dentro da 17ª edição do JIR.
L
Pais relatam dificuldade para obter documentos escolares em creche de Porto Velho

Pais relatam dificuldade para obter documentos escolares em creche de Porto Velho

Responsáveis afirmam que entrega de históricos está condicionada a pagamentos; legislação proíbe retenção
L
CNJ puniu 126 magistrados com aposentadoria compulsória em duas décadas

CNJ puniu 126 magistrados com aposentadoria compulsória em duas décadas

Dados foram divulgados após decisão do ministro Flávio Dino que extingue o benefício como sanção máxima, defendendo a perda definitiva do cargo.
L
Brasil e Bolívia assinam acordos para ampliar fornecimento de gás e integração elétrica

Brasil e Bolívia assinam acordos para ampliar fornecimento de gás e integração elétrica

Em visita oficial ao Planalto, presidente Lula e o novo líder boliviano Rodrigo Paz discutem investimentos na Petrobras e construção de linhas de transmissão.
L
Anac autoriza cargueira mexicana Awesome Cargo a operar voos regulares no Brasil

Anac autoriza cargueira mexicana Awesome Cargo a operar voos regulares no Brasil

Companhia já realizava fretamentos na rota China-Campinas e agora poderá atuar de forma contínua no transporte internacional de mercadorias.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Francisca Macedo Fernandes

Familiares e amigos se despedem de Francisca Macedo Fernandes em Porto Velho, com velório na Capela Madeira Mamoré e cortejo previsto para o Recanto da Concessão.
L
Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Estado se destaca no Norte em impacto sustentável, mas ainda enfrenta desafios para consolidar crescimento econômico e social
L
Imposto de Renda 2026: Confira as principais mudanças e novidades

Imposto de Renda 2026: Confira as principais mudanças e novidades

Regras para o ano-base 2025 incluem inclusão de nome social, taxação de apostas online (bets) e um inédito sistema de “cashback” para isentos.
L
Receita Federal reduz prazo para entrega da declaração do IRPF 2026

Receita Federal reduz prazo para entrega da declaração do IRPF 2026

Período de envio começa em 23 de março e termina em 29 de maio; programa gerador será liberado para download nesta sexta-feira (20).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Proposta busca integrar saúde, educação e segurança para fortalecer a prevenção e proteção à vida no estado.
L
Fachin defende integridade e ética para magistrados nas vidas pública e privada

Fachin defende integridade e ética para magistrados nas vidas pública e privada

Presidente do STF destaca que “ninguém tem uma Constituição para chamar de sua” e reforça a necessidade de autocontenção e prudência nas manifestações judiciais.
L
PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

Acusação aponta vazamento de informações sigilosas sobre operação contra o Comando Vermelho; desembargador do TRF2 também foi denunciado.
L
Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Decisão monocrática do ministro do STF estabelece que infrações graves devem ser punidas com a perda do cargo, aplicando regras da Reforma da Previdência.
L
Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Ex-presidente trata broncopneumonia bacteriana no Hospital DF Star; boletim médico aponta resposta positiva aos antibióticos e recuperação da função renal.
L
Publicidade

POLÍCIA

FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e apreende colete balístico em Porto Velho

FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e apreende colete balístico em Porto Velho

Ação conjunta da Força Integrada resulta na prisão de suspeito e apreensão de crack, cocaína e fardamento camuflado.
10
Vítimas fatais de acidente em Nova Alvorada do Sul são identificadas

Vítimas fatais de acidente em Nova Alvorada do Sul são identificadas

Delegado Valter Guelssi confirma prisão de motorista após colisão entre ônibus da Eucatur e carreta na BR-267.
18
Integrante do Comando Vermelho é preso com drogas e colete balístico na zona leste

Integrante do Comando Vermelho é preso com drogas e colete balístico na zona leste

Jovem de 18 anos, conhecido como “VT”, foi capturado pela FICCO no bairro Mariana após tentativa de fuga por telhados e resistência à prisão.
14
Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Vítima foi socorrida inconsciente após agressões no bairro JK; suspeitos foram capturados por testemunhas e pela polícia na Avenida José Amador dos Reis.
14
Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Vítima de 28 anos foi mantida presa por dois dias sob agressões constantes; suspeito já possuía medida protetiva vigente e foi detido nesta segunda-feira.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento de Retificação da Licença Ambiental: CIMED & CO. S.A.

RETIFICAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L

Requerimento de Outorga: MARCELAINE SANTOS SCHUMANN

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê

Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê

Prefeitura de Porto Velho inicia inscrições para competição municipal voltada para atletas a partir de 16 anos em quatro modalidades esportivas.
L
Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

É com profundo pesar que familiares e amigos anunciam o falecimento de Nilton Rangel Silva Santos, ocorrido em Porto Velho (RO) no dia 16 de março de 2026. Nascido em Caraí (MG), em 29 de agosto de 1964, Nilton deixa um legado de integridade, dedicação e amor ao próximo.
L
Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Evento será realizado na unidade de saúde Carlos Chagas e contará com profissionais de saúde e paciente transplantado
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP): MINERVA S.A.

Licença Ambiental Prévia – LP.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LI): MINERVA S.A.

Licença Ambiental de Instalação – LI.
L