QUARTA-FEIRA, 06/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Estado de Rondônia nega tratamento a autista que foi criminalizada por professora

A solicitação de TFD foi protocolada em 30 de setembro de 2024 e, em menos de 24 horas, foi negada administrativamente pelo Estado de Rondônia.

Por Lucas Tatuy

Publicado em 

Estado de Rondônia nega tratamento a autista que foi criminalizada por professora - News Rondônia

Porto Velho (RO) – Um vídeo em que uma mãe clama por tratamento para a filha, com sintomas graves do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ganhou repercussão nas redes sociais e gerou mobilização pública. Centenas de pessoas reagiram ao vídeo, marcando órgãos dos poderes públicos e autoridades políticas. “Por favor, ajude minha filha a ter sua dignidade e qualidade de vida restituídas”, escreveu a mãe na legenda. Vários deputados estaduais e uma deputada federal já se manifestaram, e associações e movimentos de mães atípicas se uniram em apoio.

A mãe é Eliane Guatel, conhecida em Porto Velho como coordenadora da Rede de Mães Atípicas Empreendedoras. Ela superou a depressão por meio do empreendedorismo e agora luta pelo tratamento da filha de 13 anos, que necessita de atendimento especializado e urgente — inexistente no estado —, adequado ao seu quadro grave, para poder voltar a viver em sociedade. A adolescente também apresenta comportamentos obsessivo-compulsivos e possui diagnóstico coexistente de Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).

A jovem era aluna da Escola de Educação Especial Abnael Machado – CENE, da rede pública estadual, mas está fora da sala de aula desde maio de 2024, quando agrediu uma professora. A profissional registrou a ocorrência em uma delegacia especializada em atos infracionais cometidos por menores em conflito com a lei. O caso foi encaminhado ao Tribunal de Justiça (TJ-RO). A adolescente, que não se comunica por fala e não tem compreensão da criminalização sofrida, foi defendida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB de Rondônia. O caso foi arquivado no TJ.

Outra batalha

Após meses de trâmite judicial, a Justiça reconheceu o direito da filha de Eliane ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD), na cidade de São José dos Campos (SP), em uma clínica referência no atendimento a pessoas autistas com comportamentos-problema severos, utilizando um protocolo de análise comportamental individualizada baseado na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada). O tratamento de urgência foi indicado por um médico e uma analista do comportamento conceituados em Rondônia.

Em Porto Velho existem clínicas que trabalham com intervenções baseadas na ciência ABA, a qual possui princípios éticos rigorosos — especialmente em casos complexos. Um dos princípios éticos determina que, se o analista não puder oferecer atendimento seguro e eficaz, deve recusar o caso ou encaminhar para outro profissional mais qualificado, evitando riscos ao paciente e à família. Além disso, as clínicas locais estão estruturadas para atender crianças, e não adolescentes autistas no perfil da filha de Eliane.

Pedido rejeitado pelo Estado

A solicitação de TFD foi protocolada em 30 de setembro de 2024 e, em menos de 24 horas, foi negada administrativamente pelo Estado de Rondônia. Com base em pareceres médicos e laudos especializados, a família ajuizou ação no Tribunal de Justiça, com pedido de tutela de urgência. A adolescente segue acompanhada pela Comissão da OAB/RO que atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Apesar da urgência clínica, a liminar foi indeferida. Mesmo após sentença favorável à família, o Estado recorreu duas vezes, enquanto a adolescente segue sem tratamento, sem estudar, sem terapias e em situação de isolamento social.

Três agendamentos foram feitos para início do tratamento em São Paulo, mas os embargos do Estado impedem que a jovem acesse o tratamento de que necessita com urgência.

Manifestação do Ministério Público

Em manifestação datada de 22 de janeiro de 2025, o Ministério Público de Rondônia, por meio da 13ª Promotoria de Justiça de Porto Velho/Curadoria da Saúde, reforçou a urgência do caso e a obrigação do Estado de garantir o tratamento solicitado.

O documento destaca os direitos constitucionais à saúde e à dignidade, mencionando os artigos 6º e 196 da Constituição Federal, bem como a Lei Orgânica da Saúde (nº 8.080/1990) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (nº 8.069/90).

A promotoria ressaltou:

“Estamos tratando de uma CRIANÇA/ADOLESCENTE e, segundo a Constituição Federal, há prevalência de determinados direitos fundamentais, dentre os quais o direito à vida e à saúde.”

O Ministério Público se posicionou favoravelmente à procedência do pedido, reconhecendo a ausência de serviços especializados no estado e a urgência de garantir o melhor tratamento à paciente.

Direito constitucional à saúde

Na decisão emitida em 4 de fevereiro de 2025, a juíza Kerley Regina Ferreira de Arruda julgou procedente o pedido da família, determinando que o Estado de Rondônia arque com todas as despesas do tratamento, incluindo hospedagem, locomoção e alimentação.

A sentença afirma que o direito à saúde, previsto nos artigos 6º e 196 da Constituição, é um dever inegociável do Estado. A juíza rejeitou a tentativa do governo de transferir a responsabilidade ao Município de Porto Velho e reafirmou a obrigação direta do Estado em fornecer o serviço solicitado.

Mesmo após a sentença favorável à família, proferida por uma juíza de primeira instância, o Estado de Rondônia recorreu da decisão, utilizando mais um recurso para tentar se eximir da obrigação de custear o tratamento. Com isso, o processo seguiu para a segunda instância do Judiciário estadual.

Fica evidente a insensibilidade do Estado, que nega o tratamento e, ao mesmo tempo, cobra responsabilidades das famílias por meio de órgãos fiscalizadores, como o Conselho Tutelar. Enquanto isso, a adolescente autista segue em isolamento social, sem a assistência que precisa.

Estado de Rondônia nega tratamento a autista que foi criminalizada por professora - News Rondônia

 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo 2025: previsões para quarta-feira (06/08/2025)

Horóscopo 2025: previsões para quarta-feira (06/08/2025)

O dia será marcado pela entrada de Marte em Libra, que traz desafios à harmonia em relacionamentos e negociações, além de incentivar uma comunicação mais equilibrada.
L

Coluna do Simpi – Compra e revende no CPF? Você vai ter grandes problemas!

SIMPI alerta que uso de maquininhas e PIX cadastrados em CPF pode gerar tributação de até 27,5% e multas; entidade orienta empreendedores a regularizar vínculo com CNPJ para evitar prejuízos.
L
Jirau é homenageada pela Federação Rondoniense de Tênis de Mesa

Jirau é homenageada pela Federação Rondoniense de Tênis de Mesa

A Jirau Energia foi homenageada pela Federação Rondoniense de Tênis de Mesa por seu apoio ao esporte e à inclusão social no estado.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará novos leilões nos dias 13 e 14 de agosto para comprar 41,5 mil toneladas de milho e abastecer os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB).
L
Desbarrancamento no Cai N’água mobiliza Defesa Civil e compromete acesso ao porto em Porto Velho

Desbarrancamento no Cai N’água mobiliza Defesa Civil e compromete acesso ao porto em Porto Velho

Defesa Civil isolou a área após erosão nas margens do rio Madeira; escadas foram destruídas e equipes da Seinfra iniciaram obras emergenciais de contenção.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontece no dia 11 de agosto, e candidatos já podem se cadastrar no site oficial para agilizar o atendimento.
L

Agenda News | Entrevista Dra. Ingrid Pessoa – Especialista em Medicina Interna

Nesta terça-feira (05/08), às 17h, o Agenda News recebe a Especialista em Medicina Interna Dra. Ingrid Pessoa para uma entrevista esclarecedora sobre o tema: “O que saber sobre o uso do Mounjaro para emagrecimento saudável”.
L

Comunidade News | Entrevista Josemar Araújo, Presidente da Asdemap

Nesta terça-feira (05/08), às 15h, o Comunidade News recebe Josemar Araújo, presidente da ASDEMAP, para uma entrevista especial sobre os projetos e desafios da associação na defesa dos direitos e apoio à comunidade.
L
Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Senadores protestam contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro e pressionam Davi Alcolumbre por medidas que “devolvam a democracia” ao país.
L
Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Apostas para o concurso 2.897 podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Edital seleciona profissionais da Atenção Primária à Saúde em Porto Velho; projeto “Saúde Já” busca fortalecer atendimento nas unidades básicas
L
Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Plataforma Geração Emprego, do governo de Rondônia, soma mais de 6 mil empresas cadastradas e facilita contratação em todo o estado
L
Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Feirão do Emprego acontece dia 11 de agosto com mais de mil vagas; site agiliza seleção e atendimento aos candidatos em Porto Velho
L
Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Abertura de postos de trabalho em junho de 2025 é menor que a do ano anterior, com destaque para os setores de serviços e comércio.
L

Vaga para Agente Funerário em Porto Velho – Envie seu currículo

Oportunidade aberta para Agente Funerário em Porto Velho. Salário fixo, prêmios variáveis e benefícios. Confira os requisitos e candidate-se.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa visita Instituto Previva em Ariquemes e destaca atendimento humanizado a pacientes com câncer

Dra. Taíssa visita Instituto Previva em Ariquemes e destaca atendimento humanizado a pacientes com câncer

Durante visita ao Instituto Previva, Dra. Taíssa elogiou o trabalho humanizado com pacientes com câncer e reforçou apoio às ações de saúde em Ariquemes.
L
Alex Redano solicita Rondônia Cidadã para moradores de Ouro Preto do Oeste

Alex Redano solicita Rondônia Cidadã para moradores de Ouro Preto do Oeste

Deputado Alex Redano pede ao governo a realização do Rondônia Cidadã em Ouro Preto do Oeste para garantir acesso à emissão de documentos e outros serviços básicos.
L
Deputado Pedro Fernandes garante avanços em obras viárias para Cujubim, Machadinho e Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes garante avanços em obras viárias para Cujubim, Machadinho e Ariquemes

O deputado Pedro Fernandes (PRD) garantiu o início da pavimentação na saída de Cujubim e cobrou o avanço de outras obras viárias no Vale do Jamari.
L
Parlamentares de oposição ocupam a Câmara e o Senado em protesto

Parlamentares de oposição ocupam a Câmara e o Senado em protesto

Ato, que ocorre após a prisão de Jair Bolsonaro, foi chamado de “chantagem” e “sequestro do parlamento” por deputados da base governista.
L
Coronel Chrisóstomo durante mobilização da oposição no Congresso

“Defendendo o Brasil literalmente de peito aberto”, diz Coronel Chrisóstomo durante mobilização da oposição no Congresso

Mesmo em recuperação de cirurgia cardíaca, deputado participa de ocupação no plenário e cobra anistia aos presos do 8 de janeiro e impeachment de Moraes após decreto de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido da Justiça com mandado até 2044 é preso em ação da Força Tática

Foragido da Justiça com mandado até 2044 é preso em ação da Força Tática

Os policiais localizaram um veículo com vários ocupantes e iniciaram o procedimento de verificação.
10
PM fecha laboratório de drogas sintéticas e prende três traficantes na zona norte de Porto Velho

PM fecha laboratório de drogas sintéticas e prende três traficantes na zona norte de Porto Velho

Operação Força Total apreende skunk, ecstasy, LSD e prende integrantes de facção criminosa no bairro Costa e Silva
10
Projeto de Rondônia contra crimes ambientais recebe 2º lugar no Prêmio Brasil MAIS 2025

Projeto de Rondônia contra crimes ambientais recebe 2º lugar no Prêmio Brasil MAIS 2025

Ação da Polícia Militar integra satélites, geoprocessamento e inteligência em tempo real no combate ao desmatamento e ao garimpo ilegal na Amazônia.
L

IDENTIFICADO: Foragido é preso após ser baleado durante ataque a tiros; criança também foi ferida

O crime aconteceu na Rua Guanabara perto da Avenida Rio de Janeiro, bairro Matogrosso em Porto Velho
16
Ataque a tiros deixa homem e criança baleados no centro

Foragido é preso após ser baleado durante ataque a tiros; criança também foi ferida

As primeiras informações são de que dois criminosos em duas motos tentaram matar o rapaz e durante o tiroteio atingiram a criança na perna, depois a dupla fugiu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Creche Noturna: Prefeitura de Porto Velho lança edital com 80 vagas para crianças de 1 a 3 anos

Creche Noturna: Prefeitura de Porto Velho lança edital com 80 vagas para crianças de 1 a 3 anos

Projeto Creche Noturna atenderá famílias em situação de vulnerabilidade; inscrições eletrônicas já estão abertas para unidade na zona Sul da capital.
L

Edital de Convocação AGO: ICAMO

Av. Imigrantes, 2743, Bairro: São João Bosco, CEP: 76.803-840 Porto Velho – RO.
L

Edital de Convocação – AGO: ICAMO

Av. Imigrantes, 2743, Bairro: São João Bosco, CEP: 76.803-840 Porto Velho – RO.
L
Empresa terá que pagar R$ 10 mil por vazamento de dados que infringiu a LGPD

Empresa terá que pagar R$ 10 mil por vazamento de dados que infringiu a LGPD

Um homem receberá R$ 10 mil de indenização por danos morais após um órgão de proteção ao crédito vazar seus dados, infringindo a LGPD.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab reforça ações do Governo Federal contra a estiagem na Amazônia e no Pantanal

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apoia o Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica e no Pantanal (PNEAP).
L
Prefeitura inicia regularização fundiária no Jardim Miraflores com visitas e pré-cadastro

Prefeitura inicia regularização fundiária no Jardim Miraflores com visitas e pré-cadastro

Ação no Jardim Miraflores, em Porto Velho, vai até 8 de agosto e busca garantir o direito à moradia com segurança jurídica para 178 famílias.
L
Congresso Nacional homenageia os 90 anos da Voz do Brasil

Congresso Nacional homenageia os 90 anos da Voz do Brasil

Em sessão solene, parlamentares e autoridades celebram a história do programa de rádio, considerado uma “instituição da democracia”.
L
Porto Velho aprova Lei 1.025 que pune abandono de terrenos com multas de até R$ 50 mil

Porto Velho aprova Lei 1.025 que pune abandono de terrenos com multas de até R$ 50 mil

Nova legislação publicada nesta terça (5) visa garantir terrenos limpos em Porto Velho; multas começam em R$ 103,67 e podem ultrapassar R$ 50 mil.
L
CINE RO emociona o público nas primeiras sessões e celebra o cinema da Amazônia

CINE RO emociona o público nas primeiras sessões e celebra o cinema da Amazônia

O Colégio SESI de Vilhena recebeu o certificado de excelência do PSGE, um reconhecimento que o coloca entre as oito melhores escolas do Brasil.
L
OAB-SP critica uso da Lei Magnitsky contra ministro Alexandre de Moraes

OAB-SP critica uso da Lei Magnitsky contra ministro Alexandre de Moraes

A Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo emitiu uma nota técnica classificando a medida dos EUA como uma violação da soberania nacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.