O inverno amazônico, que começou oficialmente em dezembro e deve se estender até meados de maio, ainda será responsável por bastante chuva no decorrer dos dias.
Para os próximos dez dias, a Região Norte presenciará uma variação do clima, com os maiores acumulados sendo registrados nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá — este último influenciado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno comum próximo à linha equatorial.
Para os outros estados, que incluem Rondônia, Acre, Pará e Tocantins, as chuvas ocorrerão de forma menos intensa, mas ainda assim haverá precipitações significativas. Nessas áreas, os acumulados devem ficar entre 60% e 70%.
Entre os dias 16 e 18, o estado de Rondônia será impactado por chuvas de nível 2 e tempestades severas organizadas. Esses acumulados começam a surgir por uma faixa que se forma no Amazonas e avança pelo Acre, indicando que o início do fim de semana será chuvoso em quase todo o estado.
Para esta quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas em Rondônia, causadas por tempestades severas isoladas e/ou pouco organizadas. O sul do estado deve receber as pancadas com mais intensidade, devido às nuvens que estão entrando em Rondônia sopradas do Mato Grosso.