QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

Assistência Social aprimora atendimentos e fortalece dignidade e direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade

Um dos pontos marcantes foi a reforma do prédio e a retomada dos atendimentos no Cras Dona Cotinha e a inauguração do Cras Betinho.

Por Augusto Soares / SMC / PMPV - 30

Publicado em 

Assistência Social aprimora atendimentos e fortalece dignidade e direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade
Foto: SMC

Desenvolver programas e projetos socioassistenciais de forma integrada, que promovam a inclusão, garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida às pessoas em vulnerabilidade e risco social, é a missão da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), que logo passará a se chamar Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência e Social.

“Nesses primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, conforme o planejamento estratégico emergencial, a Semasf agiu com celeridade e realizou várias entregas, sempre visando melhorar as condições de vida dos mais humildes e necessitados”, destacou a titular da pasta, Lucília Muniz.

Um dos pontos mais marcantes foi o fato de que, em menos de 30 dias de gestão, a Prefeitura reformou o prédio e retomou os atendimentos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dona Cotinha, na zona Sul da capital. O espaço ganhou ampliação e readequação da recepção, pintura geral, reforma dos banheiros, ajustes na iluminação, reparos na rede de esgoto, reforma na calçada, climatização, adequação de salas e novos móveis

O prefeito agradeceu os parceiros que contribuíram para a realização da reforma, entre eles a Fiero, Fecomércio, Acep e outras secretarias que também se fizeram presentes na transformação recorde do Cras Dona Cotinha.

Também numa ação rápida e eficiente, a Semasf iniciou os atendimentos no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Fernando Rocha, localizado no Residencial Orgulho do Madeira. O espaço foi inaugurado em dezembro de 2024, mas não estava em funcionamento, deixando de atender a população mais vulnerável da região.

A inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Betinho, localizado no bairro Mariana, foi construído pela prefeitura, em parceria com o governo de Rondônia. E, em menos de 100 dias, já foi entregue à população que já pode utilizar os serviços oferecidos.

IDOSOS

Em benefício das pessoas da melhor idade, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semasf, reiniciou as atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) com o tradicional baile de carnaval. Também foi firmada parceria com o Centro Universitário São Lucas para que acadêmicos de medicina promovam de forma preventiva a saúde dos idosos.

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), uma horta comunitária será construída e cuidada pelos idosos usuários do CCI. A horta terapêutica permite que eles participem de atividades como semear, regar, podar e colher, o que auxilia na coordenação motora, memória e percepção sensorial.

A Semasf ainda fortaleceu a divulgação e melhoria do serviço da expedição da Carteira do Idoso. Com o documento, pessoas com 60 anos ou mais podem realizar viagens intermunicipais, ou interestaduais, de forma gratuita ou mediante um desconto de 50% no valor da passagem.

AUTISTAS

E por falar em documento, também foi intensificada a divulgação do serviço de expedição de Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), que pode ser solicitado gratuitamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Até 19 de fevereiro deste ano, mais de 2.600 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram beneficiadas com a CMIA.

CIDADANIA

Foi implantado o projeto “Cidadania em Movimento, cujo objetivo é reforçar a importância da cidadania e o papel da gestão municipal em aproximar os serviços públicos da população. A 1ª edição aconteceu na praça CEU, à rua Antônio Fraga Moreira, 1706, bairro JK.

O projeto inclui prestação de serviços gratuitos juntamento com parceiros como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); ComCard; Sine; Semdestur; DER; Semtran; Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE) e Sema.

OUTRAS AÇÕES

Ainda por meio da Semasf, foi realizada uma campanha de prevenção e proteção contra a violência à criança e ao adolescente no período do Carnaval. Na ocasião foram reforçados os canais de denúncias e distribuídos materiais explicativos em todos os desfiles de bandas e blocos carnavalescos.

Foi realizado de 15 a 17 de abril, o Curso de Capacitação de Famílias Acolhedoras para os inscritos no projeto. O Serviço de Acolhimento Familiar (SAF), é uma modalidade não institucionalizado que visa a proteção integral de crianças e adolescentes, que por algum motivo, foram afastadas temporariamente de sua família de origem.

A Divisão do Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e Emergências, da Semasf, junto com a Defesa Civil Municipal e outros parceiros, trabalhou na remoção de famílias que tiveram suas casas alagadas devido às fortes chuvas que atingiram a cidade de Porto Velho. Um dos locais atendidos foi no bairro Porto Cristo.

Para realizações de ações sociais e adoção de medidas que garantam o acesso à justiça, e à cidadania, à população vulnerável da sociedade, a Semasf firmou parceria com a Defensoria Pública do Estado de Rondônia.

Visita a Unidade de Acolhimento Ana Tereza Capelo, junto com o prefeito Léo Moraes, para entender as necessidades do local. Ali são atendidas crianças com deficiência que moram na própria Unidade, a qual integra as instituições que fazem esse serviço auxiliar ao poder público, garantindo dignidade para as crianças.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MP cobra medidas sobre voos e passagens em RO

MP cobra medidas sobre voos e passagens em RO

Nova pesquisa aponta tarifas elevadas, atrasos e cancelamentos em Porto Velho; audiência judicial cobra explicações de companhias aéreas e da Anac.
L
Projeto Governar fortalece inclusão e igualdade de direitos na PGE-RO

Projeto Governar fortalece inclusão e igualdade de direitos na PGE-RO

A proposta é atuar de forma preventiva, promovendo capacitação contínua e fortalecendo um ambiente de trabalho mais seguro e colaborativo.
L
Empreendedorismo feminino no Baixo Madeira capacita mulheres ribeirinhas

Empreendedorismo feminino no Baixo Madeira capacita mulheres ribeirinhas

Iniciativa fortalece autonomia e geração de renda de mulheres ribeirinhas
L
Operação Cidade Limpa transforma bairros e eleva qualidade de vida em Porto Velho

Operação Cidade Limpa transforma bairros e eleva qualidade de vida em Porto Velho

Ação da Prefeitura mobiliza 21 frentes de trabalho para intensificar a limpeza urbana, desobstrução de canais e manutenção de vias públicas.
L
Cakes Savaris lança ovo de Páscoa em fatias

Cakes Savaris lança ovo de Páscoa em fatias

Chef Ronaldo Savaris apresenta criação artesanal que já repercute fora de Rondônia e promete ser tendência na Páscoa de 2026.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Proposta aprovada por unanimidade insere o ódio contra mulheres na Lei do Racismo; texto define o crime como conduta que exterioriza aversão ao gênero feminino e segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Portaria assinada pelos ministérios da Educação e das Mulheres prevê inclusão de conteúdos sobre prevenção à violência contra a mulher nos currículos escolares; medida visa formar novas gerações baseadas no respeito e na equidade de gênero.
L
Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Conexão se tornou essencial para trabalho, estudos e serviços, e falhas revelam a dependência da internet na rotina moderna.
L
CNH Social: RO entrega novas permissões

CNH Social: RO entrega novas permissões

Beneficiárias de Ariquemes e Ji-Paraná recebem habilitação gratuita e ampliam oportunidades de trabalho e mobilidade no estado.
L
IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2024 revela que agressões estão mais persistentes e intensas; aparência física e raça são os principais alvos, atingindo 43,3% das estudantes do sexo feminino.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF inicia votação sobre suspensão de "penduricalhos" nos Três Poderes

STF inicia votação sobre suspensão de “penduricalhos” nos Três Poderes

Corte analisa decisões dos ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes que interromperam pagamentos acima do teto constitucional de R$ 46,3 mil; estimativa indica que gastos com benefícios somam R$ 17 bilhões no Judiciário e Ministério Público.
L
Pacto Legislativo de Rondônia promove qualificação para centenas de vereadores

Pacto Legislativo de Rondônia promove qualificação para centenas de vereadores

Evento promovido pela Ucaver reúne vereadores e servidores para qualificação.
L
Cláudia de Jesus destaca o Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio em Rondônia

Cláudia de Jesus destaca o Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio em Rondônia

Ações de orientação e mobilização marcam a importância do 25 de março.
L
Edevaldo Neves cobra limpeza urgente na RO-387

Edevaldo Neves cobra limpeza urgente na RO-387

Deputado solicita ao DER roçagem imediata para melhorar visibilidade e evitar acidentes no trecho de Espigão do Oeste.
L
Samuel Costa: menor rejeição na disputa em RO

Samuel Costa: menor rejeição na disputa em RO

Pesquisa do Instituto Veritá aponta pré-candidato com menor índice de rejeição e indica potencial de crescimento no cenário eleitoral estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Ação do 5º Batalhão na manhã desta quarta-feira (25) desarticula ponto de venda de entorpecentes no bairro Socialista; policiais localizaram porções de drogas prontas para comercialização e uma pequena plantação de maconha no local.
14
Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Sentença da 1ª Vara Criminal, após denúncia do MPRO, reconhece atuação de facção em Ouro Preto do Oeste e Mirante da Serra entre 2019 e 2023.
16
Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na Rua Marechal mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar; vítimas foram socorridas em estado delicado após forte impacto lateral entre os veículos.
12
Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar localizou o foragido no Setor 7 poucas horas após o crime; suspeito recebeu ajuda de terceiros e trocou de roupa para tentar despistar as guarnições.
10
Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Igor Diego Fossatti, de 37 anos, estava internado em estado crítico desde a semana passada; perícia investiga se o veículo de carga envolvido no acidente estava estacionado de forma irregular em frente à rodoviária.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CENTRO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE PORTO VELHO LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00029.003/2026-SUL
L

Recebimento de Dispensa de Licença: U B CAMPOS

Dispensa de Licença Ambiental.
L
Furto de fios elétricos em escola suspende aulas e prejudica alunos

Furto de fios elétricos em escola suspende aulas e prejudica alunos

Semed alerta para os danos na Escola Cosme e Damião após o furto que comprometeu seis salas
L
Projeto Mãos que Protegem reforça educação ambiental em escolas

Projeto Mãos que Protegem reforça educação ambiental em escolas

Sema promove conscientização sobre recursos hídricos com atividades lúdicas para centenas de estudantes da capital
L
Festival do Chocolate impulsiona cacau em Porto Velho

Festival do Chocolate impulsiona cacau em Porto Velho

Evento reúne produtores e chocolatiers, fortalece cadeia produtiva e marca etapa final do Projeto Cacau Sustentável em Rondônia.
L
Alfabetização em Rondônia conquista Selo Prata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Alfabetização em Rondônia conquista Selo Prata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Estado consolida sucesso no Regime de Colaboração e alcança marcas históricas na alfabetização.
L
Conscientização sobre tuberculose mobiliza ação em Porto Velho

Conscientização sobre tuberculose mobiliza ação em Porto Velho

Pit stop leva orientação à população em pontos estratégicos da cidade
L
Alunos descobrem a importância da preservação ambiental

Alunos descobrem a importância da preservação ambiental

Iniciativa é fruto de parceria entre secretarias
L