QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

STF publica acordo que torna Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente está internado e não se manifestou sobre publicação

Por Agência Brasil - 20

Publicado em 

STF publica acordo que torna Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe de Estado
José Cruz/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta sexta-feira (11) a decisão da Primeira Turma que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados réus por planejarem e tentarem um golpe de Estado fracassado.

Bolsonaro ainda não se manifestou sobre o acórdão. De acordo com nota do Partido Liberal (PL), o ex-presidente passou mal durante a madrugada e está internado em um hospital em Natal, no Rio Grande Norte, para onde foi levado depois de ter “fortes dores abdominais em decorrência da facada sofrida em 2018”.

Com cerca de 500 páginas, o acórdão – decisão única proferida por um grupo de juízes – resume o julgamento realizado em 26 de março, quando os cinco ministros da Primeira Turma aceitaram por unanimidade a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A publicação do documento é um passo indispensável para a continuidade do caso, pois marca a formalização por escrito do que foi julgado. Com isso, as defesas podem ser notificadas e têm a oportunidade de apresentar questionamentos ao que foi registrado pelo acórdão. O prazo mais comum é de cinco dias a partir da notificação.

Caso alguma defesa questione ou conteste o teor do acórdão, o ministro-relator Alexandre de Moraes deve pedir parecer da PGR, antes de decidir se aceita ou não esses recursos. Ele pode decidir monocraticamente (de forma individual) ou enviar os questionamentos para deliberação da Primeira Turma.

Somente após esses procedimentos que a ação penal sobre o caso passa a efetivamente tramitar no Supremo, com a abertura de uma nova fase de instrução processual, na qual defesa e acusação poderão inquirir testemunhas, solicitar a produção de mais provas e construir suas alegações com base nas evidências.

Todas essas etapas são definidas pelo Código de Processo Penal, que garante, por exemplo, que as defesas dos réus se manifestem somente depois dos eventuais delatores na mesma ação. Esse direito não foi conferido pela Primeira Turma aos investigados nas fases anteriores ao recebimento da denúncia, mas deve ser aplicado a partir de agora, conforme assegurado pelos ministros durante o julgamento de março.

Apenas depois de vencida toda a etapa de instrução – cujo ritmo de avanço depende, por exemplo, da quantidade de petições que serão apresentadas por defesa e acusação – é que eventual julgamento de mérito deverá ser marcado, e a Primeira Turma deverá votar se absolve ou condena os oito réus.

Os ministros que compõem a Primeira Turma e são responsáveis pelas decisões no caso são Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Até o julgamento de mérito, a regra é que os réus respondam à ação penal em liberdade. Eventual prisão para cumprimento de pena só poderá ocorrer após o trânsito em julgado do processo, ou seja, quando não houver mais nenhuma possibilidade de recurso.

É possível que seja determinada a prisão preventiva, antes da condenação, de algum dos réus, mas isso pode ser feito somente se forem atendidos diferentes critérios previstos pela legislação penal. Entre os fatores considerados estão o risco ao andamento da ação, o risco de fuga e a ameaça à ordem pública.

Esse é o caso do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e vice na chapa de Bolsonaro em 2022. Ele está preso desde dezembro em uma instalação do Exército, após ter sido acusado pela Polícia Federal (PF) de tentar obstruir as investigações.

Entenda

Ao todo, a PGR denunciou 34 pessoas por envolvimento na trama golpista. Todos foram acusados pelos mesmos cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, deterioração do patrimônio público tombado e dano qualificado por emprego de violência e grave ameaça. Somadas, as penas superam os 30 anos de cadeia.

Segundo a denúncia, o planejamento e execução da tentativa frustrada de golpe teve início em meados de 2021, com ataques deliberados às urnas eletrônicas e o sistema eleitoral, e teve fim em 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Alegando querer dar maior organização e celeridade ao caso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, fatiou a denúncia em cinco núcleos, para que cada um desses núcleos seja julgado numa ação penal própria. Essa espécie de fatiamento foi confirmado pela Primeira Turma, com base na jurisprudência do Supremo.

Em 26 de março, a Primeira Turma julgou o núcleo principal da denúncia, composto por Bolsonaro, ex-ministros de Estado, assessores da Presidência e militares. A denúncia foi aceita por unanimidade em relação a todos. Foi a primeira vez que um ex-presidente se tornou réu no Supremo por crimes contra a ordem democrática.

Os oito réus do chamado “núcleo crucial” do golpe são:

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Defesa

As defesas dos acusados negaram, uma a uma, a autoria dos delitos por seus clientes. A maior parte dos advogados reclamou também de questões processuais, alegando, por exemplo, o cerceamento de defesa, por não terem tido acesso, segundo contam, ao material bruto que embasou a denúncia.

Após o julgamento, o advogado Celso Vilardi, que representa Bolsonaro, disse esperar que, com a abertura da ação penal, seja dado acesso mais amplo da defesa ao material utilizado pela acusação. “Esperamos que tenhamos a partir de agora uma plenitude de defesa, o que não tivemos até agora”, disse o defensor.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Barraca é interditada após agressão a turistas em Porto de Galinhas

Barraca é interditada após agressão a turistas em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas tem medidas emergenciais após ataque a casal.
L
Horóscopo de Quarta-Feira, 31/12/2025: encerramentos, gratidão e preparação para o novo ano

Horóscopo de Quarta-Feira, 31/12/2025: encerramentos, gratidão e preparação para o novo ano

O horóscopo de 31 de dezembro de 2025 marca o fechamento de ciclos, com reflexões profundas, escolhas conscientes e expectativas voltadas para a chegada de 2026.
L

Coluna do Simpi – Feliz 2026! Mas prepare-se, pois senão irá quebrar

Em meio a um ano difícil para os microempreendedores, o Simpi alerta que 2026 exigirá ainda mais organização, atenção às novas regras e preparo para evitar prejuízos e riscos à continuidade dos negócios.
L

News Rondônia 15 anos, Carlos Caldeira celebra história e legado do portal

Ao celebrar 15 anos, o News Rondônia recebe homenagem do jornalista Carlos Caldeira, que destaca trajetória, legado e agradecimentos.
L

News Rondônia 15 anos, André Henrico destaca ousadia, inovação e força em rede na trajetória

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador André Henrico ressalta a importância da ousadia, do trabalho em rede, das parcerias estratégicas e do compromisso em entregar valor, resultados e desenvolvimento empresarial.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, jornalista Anderson Nascimento celebra história e agradece ao público

News Rondônia completa 15 anos e recebe homenagem do jornalista Anderson Nascimento, que destaca gratidão, história e compromisso com o público.
L

News Rondônia 15 anos, Alisson Skellington celebra trajetória e agradece por fazer parte

News Rondônia comemora 15 anos com homenagens e reconhecimento de profissionais como Alisson Skellington.
L

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com festa, rock e diversão

Réveillon, happy hour e feijoada com música ao vivo agitam a semana no pub mais querido da cidade.
L

Médico infectologista alerta para o aumento preocupante de casos de AIDS e mortes entre jovens no Acre

“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

A corrupção política nas prefeituras maranhenses

A corrupção política nas prefeituras maranhenses

Corrupção política afeta prefeituras maranhenses e compromete serviços essenciais.
L
Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia

Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia

Bolsonaro pode ter alta na quinta-feira após procedimento médico.
L
Mandato de Cláudia de Jesus fecha 2025 com resultados em políticas públicas

Mandato de Cláudia de Jesus fecha 2025 com resultados em políticas públicas

Balanço anual da deputada Cláudia de Jesus destaca aprovação de leis para servidores, apoio à agricultura familiar e recorde de recursos para municípios.
L
Dra. Taíssa Sousa ouve produtores rurais em distrito de Machadinho do Oeste

Dra. Taíssa Sousa ouve produtores rurais em distrito de Machadinho do Oeste

O distrito de Brinati para receber demandas sobre implementos agrícolas e infraestrutura para a agricultura familiar.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra Energisa por manutenção elétrica urgente no distrito de Surpresa

Dra. Taíssa Sousa cobra Energisa por manutenção elétrica urgente no distrito de Surpresa

Deputada formaliza pedido à concessionária para reparos em redes de alta e baixa tensão, visando proteger moradores, ribeirinhos e indígenas.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Apenado é encontrado morto com arma em residência no Cristal da Calama

Apenado é encontrado morto com arma em residência no Cristal da Calama

Vagner B. C. é encontrado morto em residência com arma no bairro Cristal da Calama.
18
Acidente deixa mãe e filha feridas com motorista preso por embriaguez

Acidente deixa mãe e filha feridas com motorista preso por embriaguez

Embriaguez do motorista causa acidente e deixa mãe e filha feridas em Porto Velho.
14
Policial e amigo são presos com moto furtada em Porto Velho

Policial e amigo são presos com moto furtada em Porto Velho

Prisão de policial e amigo envolve receptação de moto furtada no centro.
16
Motociclista intubado em acidente morre no hospital

Motociclista intubado em acidente morre no hospital

Vítima de 37 anos não resistiu aos ferimentos após acidente no bairro Três Marias.
18
Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Prisão ocorreu em posto de combustíveis após monitoramento aéreo do helicóptero Águia 01.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carta de Convocação AGE: X-MAR S/A

Data 05 de janeiro de 2026
L
Nota de pesar: Valdecir Martins da Silva

Nota de pesar: Valdecir Martins da Silva

Falecimento de Valdecir Martins da Silva comove família e amigos em Porto Velho.
L
Nota de pesar: Maria Sônia Teles de Negreiros

Nota de pesar: Maria Sônia Teles de Negreiros

Falecimento de Maria Sônia Teles de Negreiros marca despedida de Porto Velho.
L
Stranger Things encerra saga; episódio final estreia às 22h

Stranger Things encerra saga; episódio final estreia às 22h

Último capítulo de Stranger Things estreia às 22h na Netflix.
L
Taxa de desemprego cai para 5,2% no Brasil

Taxa de desemprego cai para 5,2% no Brasil

desemprego registra menor nível desde 2012, segundo o IBGE.
L
Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo

Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo

Anac reforça fiscalização e orienta passageiros na alta temporada.
L
Flamengo domina futebol brasileiro em 2025

Flamengo domina futebol brasileiro em 2025

Flamengo conquista títulos e lidera temporada histórica em 2025.
L
Mais Saúde com Agente forma 109 mil profissionais no país

Mais Saúde com Agente forma 109 mil profissionais no país

Mais Saúde com Agente conclui capacitação para atenção primária e endemias.
L
Cláudia de Jesus vota contra veto e defende acesso ao Implanon para adolescentes

Cláudia de Jesus vota contra veto e defende acesso ao Implanon para adolescentes

Deputada defende política estadual de contracepção para jovens em vulnerabilidade e critica veto do governo a projeto de saúde preventiva.
L
Dra. Taíssa Sousa presta homenagem ao conselheiro emérito Valdivino Crispim

Dra. Taíssa Sousa presta homenagem ao conselheiro emérito Valdivino Crispim

Deputada lamenta o falecimento de Valdivino Crispim de Souza, primeiro servidor de carreira a se tornar conselheiro do TCE-RO.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.