SEXTA-FEIRA, 20/03/2026

Em destaque

Filme brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é selecionado para competir pela Palma de Ouro em Cannes 2025

Diretor Kleber Mendonça Filho já foi indicado duas vezes ao prêmio

Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Filme brasileiro "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, é selecionado para competir pela Palma de Ouro em Cannes 2025
Victor Jucá/Divulgação

O filme brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para o 78º Festival de Cannes e competirá pela Palma de Ouro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10), em Paris, pelo presidente e pelo diretor do festival, Iris Knobloch e Thierry Frémaux, respectivamente. O festival francês, um dos mais importantes do mundo, será realizado de 13 a 24 de maio, em Cannes, no litoral da França.

Esta será a estreia mundial do filme de Kleber Mendonça Filho, também diretor de filmes aclamados, como Aquarius (2016), que teve sua primeira exibição mundial em 2016 em Cannes, e Bacurau (2019). Ambos concorreram à Palma de Ouro de Cannes, principal prêmio do festival.

Durante a apresentação de Aquarius, a equipe do filme fez um protesto contra o afastamento temporário da então presidente da República Dilma Rousseff.

Na ocasião, ao subir o tapete vermelho, acompanhado das atrizes brasileiras Maeve Jinkings e Sônia Braga, segurava cartazes com frases como: “Um golpe de Estado ocorreu no Brasil”, “Brasil vive um golpe de Estado”, “O mundo não pode aceitar um governo ilegítimo” e “54.501.118 de votos queimados!”. Também acompanhavam o diretor do filme a atriz Barbara Colen, da produtora Emilie Lesclaux, e convidados.

Poucos dias antes, o Senado havia aprovado a admissibilidade do processo de impeachment de Dilma, afastando-a do cargo por até 180 dias, até que o mérito da questão fosse votado.

Já Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou ,em 2019, o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. A película ficou em primeiro lugar, empatando com a produção francesa Les Misérables (Os Miseráveis), de Ladj Ly. O filme brasileiro é passado em um povoado no sertão, chamado Bacurau, e tem como marco a morte de uma moradora conhecida, Dona Carmelita. A partir desse episódio, a trama se desenvolve despertando eventos inesperados.

Outro filme de Kleber Mendonça Filho, Retratos Fantasmas (2023), foi escolhido como representante do Brasil na disputa do Oscar de melhor filme internacional em 2024. Em 2013, a Academia Brasileira de Cinema já havia indicado O Som ao Redor, do mesmo diretor, para a disputa.

Comemoração

Em uma rede social, Kleber Mendonça Filho comemorou a escolha do filme para concorrer à Palma de Ouro.

“O Agente Secreto terá sua estreia mundial no Festival de Cannes em Competição, foi anunciado agora em Paris. Eu penso logo na equipe extraordinária e nas filmagens inesquecíveis que tivemos ano passado. E no elenco maravilha e em Wagner Moura, grande ator, astro e pessoa”, disse Mendonça Filho. O filme estreia no Brasil no segundo semestre.

Estrelado por Wagner Moura, o filme se passa na década de 1970 e conta a história de Marcelo, um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Nas palavras do diretor, o filme une mistério e suspense, tendo Recife como cenário principal.

Também fazem parte do elenco Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési, Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco e Wilson Rabelo.

Selecionados para a mostra competitiva

Filme de abertura: Partir un Jour, de Amélie Bonnin, que não participa da competição

O Esquema Fenício, de Wes Anderson

Eddington, de Ari Aster

Jeunes Mères, de Jean-Pierre e Luc Dardenne

Alfa, de Julia Ducournau

Renoir, de Chie Hayakawa

A História do Som, de Oliver Hermanus

La Petite Dernière, de Hafsia Herzi

Sirat, de Oliver Laxe

New Vague, de Richard Linklater

Dois Procuradores, de Sergei Loznitsa

Fuori, de Mario Martone

O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho

Dossiê 137, de Dominik Moll

Acidente Simples da ONU, de Jafar Panahi

O Mestre, de Kelly Reichardt

Águias da República, de Tarik Saleh

Som de Queda, de Mascha Schilinski

Roméria, de Carla Simón

Valor Sentimental, de Joachim Trier.

O Pagador de Promessas

Em 1962, o filme O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte, conquistou a Palma de Ouro em Cannes. O filme era uma adaptação da obra do mesmo nome do dramaturgo Dias Gomes. No elenco, estavam Leonardo Villar, Glória Menezes, Norma Bengell, Dionísio Azevedo e Geraldo Del Rey.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura entrega ponte metálica do Bate Estaca até o fim do mês

Prefeitura entrega ponte metálica do Bate Estaca até o fim do mês

Obra na Estrada de Santo Antônio entra em fase final com a chegada da estrutura metálica e limpeza do igarapé nesta quinta-feira
L
Prefeitura de Porto Velho anula processo seletivo de residência em psiquiatria

Prefeitura de Porto Velho anula processo seletivo de residência em psiquiatria

Prefeito Léo Moraes determina auditoria e apuração de falhas no edital da Semusa para garantir a transparência na gestão pública
L

Norma federal muda regras para pesca e comércio do pirarucu no Brasil

Nova norma do Ibama, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, classifica o pirarucu como invasor fora da área natural e libera controle sem limites nessas regiões.
L
Saúde Bucal: Prefeitura realiza ações preventivas em escolas municipais

Saúde Bucal: Prefeitura realiza ações preventivas em escolas municipais

Mobilização “Dia B” leva atendimento odontológico e palestras educativas para estudantes da capital no dia 20 de março
L
Revisão do veículo é essencial para viagens seguras, destaca Nova 364

Revisão do veículo é essencial para viagens seguras, destaca Nova 364

A concessionária destaca que a segurança viária começa antes mesmo da partida, com a revisão detalhada dos principais itens de segurança do automóvel.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Vitória Morão fala sobre arte, identidade e pertencimento

Em seu trabalho, técnica e sensibilidade caminham juntas para ampliar olhares e contar histórias conectadas às vivências femininas, às memórias e ao território onde está inserida. Esse percurso também se fortalece no campo da formação artística.
L
Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Catálogo da Microsoft ganha reforço com títulos consagrados e lançamentos aguardados, ampliando opções para assinantes até abril.
L
Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

A medida estabelece obrigações para plataformas digitais, como redes sociais, aplicativos e jogos, que passam a ter que adotar mecanismos mais rígidos de controle e segurança para usuários menores de 18 anos.
L

Giro News: Priscila Franco doa vida e inspira superação com Cleber Martinelli

A entrevista vai abordar não apenas os aspectos médicos do transplante de medula óssea, mas também o lado humano dessa história, o impacto na vida da família e a importância da doação para salvar vidas.
L
Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Projeto permite que delegados determinem o monitoramento em cidades sem juiz; proposta segue para sanção presidencial e amplia proteção prevista na Lei Maria da Penha.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Ministro do STF suspende decisão sobre arquivamento e pede análise detalhada de provas da Polícia Federal; investigação apura desvio de presentes oficiais de Jair Bolsonaro.
L
Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Ministra destaca aumento de 96% nos casos em São Paulo e convoca prefeituras para atuação coordenada; evento em SP também detalhou investimentos recordes em saúde e habitação.
L
Deputada que fez blackface declarou-se parda à Justiça Eleitoral e recebeu Fundo Especial

Deputada que fez blackface declarou-se parda à Justiça Eleitoral e recebeu Fundo Especial

Fabiana Bolsonaro (PL) afirmou ser branca durante discurso na Alesp, mas registro de candidatura de 2022 indica autodeclaração parda; parlamentar recebeu verba destinada a cotas raciais.
L
Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Evento promovido pelo Movimento Mulheres Progressistas reúne lideranças e incentiva maior participação das mulheres na política e na sociedade neste sábado (21), às 17h.
L
Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

MCTI e Finep apoiarão projetos de Inteligência Artificial focados em segurança digital; iniciativa coincide com o início da vigência do novo ECA Digital.
L
Publicidade

POLÍCIA

Briga de casal termina com apenado ferido com caco de vidro no Orgulho do Madeira

Briga de casal termina com apenado ferido com caco de vidro no Orgulho do Madeira

O homem disse que não queria registrar ocorrência contra a esposa.
12
Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Ação integrada entre forças de segurança do Brasil e da Bolívia localizou automóvel durante a Operação Protetor; carro estava sem placas no Porto Oficial.
10
Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Vítima estava desaparecida há três dias no bairro Nova Porto Velho; moradores acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo do imóvel.
18
Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Segunda Câmara Criminal negou recurso que pedia absolvição ou desclassificação do crime para uso pessoal; réu cumprirá pena de 5 anos e 10 meses.
10
Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Veículo transportava trabalhadores e equipamentos para montagem de estruturas de evento; acidente ocorreu na zona rural de Chupinguaia e não houve feridos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: PURO MEL DA AMAZONIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso e fixa prazo de posse

Prefeitura de Jaru abre inscrições para o 2º Festival de Pesca

Evento será realizado em 25 de abril.
L
Doze cidades campeãs de royalties do petróleo têm qualidade de vida abaixo da média nacional

Doze cidades campeãs de royalties do petróleo têm qualidade de vida abaixo da média nacional

Estudo da organização Agenda Pública revela que alto faturamento com compensações financeiras não garante, por si só, avanço nos indicadores sociais de municípios no Rio, São Paulo e outros estados.
L

Requerimento da Licença Ambiental: LAVANDERIA HCR LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

Diretriz elaborada por especialistas recebe parecer favorável da Conitec e passará por consulta pública; exames focam em pessoas de 50 a 75 anos sem sintomas.
L

Requerimento de Outorga: LAVANDERIA HCR LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Evento promovido por bloco tradicional reúne agremiações e estende a programação carnavalesca em Porto Velho até o início de abril.
L
Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Novo filme da franquia traz Amy Rose, Metal Sonic e reúne elenco estrelado para ampliar o universo do herói nos cinemas.
L
e-Notariado permite escrituras e procurações 100% online

e-Notariado permite escrituras e procurações 100% online

Plataforma digital dos cartórios já ultrapassa 10 milhões de atos no país e soma mais de 160 mil registros realizados em Rondônia.
L