TERÇA-FEIRA, 16/12/2025

Em destaque

Brasil lança programa Crescer em Paz para combater violência contra crianças e adolescentes

Crescer em Paz foi apresentado nesta quinta pelo Ministério da Justiça

Por Luiz Cláudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil -20

Publicado em 

Brasil lança programa Crescer em Paz para combater violência contra crianças e adolescentes com ações integradas de justiça e segurança pública
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Uma iniciativa que promove a proteção de crianças e adolescentes brasileiros a fim de deixá-los no centro das políticas de justiça e segurança pública no país. Essa é a tônica da proposta do programa Crescer em Paz, apresentada nesta quinta (10) no ministério da Justiça e da Segurança Pública.

Presente no evento, o ministro Ricardo Lewandowski destacou o histórico de avanços da legislação e a necessidade de garantir os direitos da infância e da adolescência. Ele salientou a orientação para que esses grupos sejam ouvidos e sejam protagonistas dessas transformações. “Tenho certeza que esse programa terá sucesso e que atingirá os objetivos”, disse.

Iniciativa inédita

O programa foi inspirado na estratégia global do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC), para eliminar violência contra crianças e adolescentes com programação que teve início em 2023 e vai até 2030. O governo defende que o Brasil é o primeiro país do mundo a implementar oficialmente a estratégia global no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

A estratégia Crescer em Paz propõe 45 ações prioritárias que se baseiam na compreensão de violências sofridas por crianças e adolescentes. No primeiro ano, são cerca de R$ 82 milhões investidos nas ações planejadas.

Evidências

Para a coordenadora do UNODC, Alessandra Martins, que atua no programa global para a eliminação da violência contra crianças e adolescentes, o programa é a consolidação de uma política pública que se ancora em evidências e em experiências internacionais reconhecidas.

“Foram adaptadas com sensibilidade e competência ao contexto brasileiro, em um cenário marcado por múltiplas crises e ameaças tradicionais e emergentes, como o aliciamento de crianças e adolescentes por organizações criminosas”, disse.

Ela avalia que o Brasil avança com uma resposta que inova ao integrar segurança pública, proteção social e Justiça, com foco na infância. “Crianças e adolescentes estão cada vez mais expostos a múltiplas formas de violência, como a violência sexual, o aliciamento pelo crime organizado, abusos em plataformas digitais”.

Vítimas na adolescência

Um estudo global sobre homicídios do UNODC revelou que, em 2023, 15% de todas as vítimas de homicídios intencionais no mundo tinham menos de 18 anos. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 1 bilhão de crianças todos os anos sofrem algum tipo de violência ou negligência.

“Não podemos nos esquecer que a violência não termina quando o abuso cessa”. Ela pondera que é preciso entender que, quando uma criança se envolve com o crime, não significa que ela escolheu esse caminho. O programa brasileiro, segundo considera Alessandra Martins, não tem relação com resolver problemas pontuais, mas de interromper ciclos de exclusão com respostas sistêmicas.

“Seu foco está em prevenir, fortalecer mecanismos de proteção, responsabilizar autores de crimes de forma efetiva e promover a recuperação e reintegração de crianças e adolescentes que já foram afetados”, pontua.

Causas estruturais

Por isso, a especialista identifica que, mais do que combater sintomas, o programa propõe abordagem em causas estruturais, como a violência armada, a insegurança digital, os desafios no sistema de justiça, os deslocamentos forçados, as desigualdades e a emergência climática.

Também presente ao lançamento do programa Crescer em Paz, a chefe de Proteção de Crianças e Adolescentes do UNICEF no Brasil, Sónia Polónio, contextualizou que, entre 2021 e 2023, foram registadas mais de 15 mil vítimas de mortes violentas intencionais entre crianças e adolescentes menores de 19 anos. “Na sua maioria, meninos negros, sendo que 17% dessas mortes foram também decorrentes de intervenções policiais”.

Para ela, esforços como os liderados pelo Ministério da Justiça são cruciais para fazer frente ao fenômeno da violência contra crianças no país. Sônia Polónio destacou a iniciativa de criação de centros integrados de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência.

Prevenção

De acordo com a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Marta Machado, os resultados do programa vão além da prevenção às drogas. Já há resultados das ações de prevenção com redução significativa de 30% de perpetuação de bullying nas escolas. “Há também uma redução muito significativa de mais de 60% menos chances de que pais e mães tenham episódios de embriaguez na frente de seus filhos”, disse.

A representante especial das Nações Unidas sobre Violência contra Crianças e adolescentes, Najat Maala, destacou que a estratégia enfatiza a importância de conectar o sistema de justiça com outros setores. “O Brasil sublinhou seu compromisso de proteger os filhos e seus direitos. O lançamento de hoje continua esse trabalho crucial”.

No evento, o ministro Ricardo Lewandowski entregou ao universitário paranaense Raul Zainedin Rocha, representantes do Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda, um exemplar do sumário executivo da Estratégia Crescer em Paz e do Estatuto da Juventude.

Participação

No evento, o jovem alertou para o fato de que as crianças e adolescentes estão vulnerabilizados e cercadas de estigmas. Por isso, precisam ter garantida a participação também nas decisões e nos programas.

“Se nós quisermos uma participação verdadeiramente efetiva de crianças, é necessário abdicarmos dessa visão adultocêntrica e arcaica de que a participação só pode ser validada nos moldes da excelência acadêmica ou oratória dos adultos”.

Os adultos, avalia o rapaz, precisam ouvir mais as crianças

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vídeo: Prefeito de Colorado do Oeste é derrubado durante evento oficial

Registro feito em solenidade do Governo de Rondônia gerou repercussão nas redes sociais, mas episódio foi tratado como brincadeira e não deixou feridos
L

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Intervenções de pavimento exigem pare e siga em trechos estratégicos da rodovia em 6 cidades
L

Fórum de Empreendedores e Investidores de Rondônia promove conexões, inovação e oportunidades de negócios

Evento será realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, em Porto Velho, com programação técnica, painéis temáticos e foco em empreendedorismo, crédito, sustentabilidade e desenvolvimento econômico
L
SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

Prefeitura afirma que sistema não ficou fora do ar e explica suspensão temporária de módulo público
L
Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização arante segurança jurídica a moradores de diversos bairros da capital
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto: Entrevista com Valdir de Andrade Souza Junior

advogado licenciado OAB/RO 6840, assistente jurídico do Tribunal de Justiça de Rondônia, empresário do setor de tiro esportivo e palestrante sobre legislação de armas.
L
Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao STF autorização para procedimento de hérnia inguinal após confirmação por ultrassom.
L
Marco temporal de terras indígenas recebe dois votos contrários no STF

Marco temporal de terras indígenas recebe dois votos contrários no STF

Ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino votam pela inconstitucionalidade da tese que condiciona a demarcação à data de 1988.
L
Segurança pública de Rondônia avança em 2025 com redução de crimes e reconhecimento nacional

Segurança pública de Rondônia avança em 2025 com redução de crimes e reconhecimento nacional

Rondônia registra queda nos índices criminais, apreensões recordes e destaque nacional em investigações ao longo de 2025
L
Veja como vai funcionar a renovação automática e de graça da nova CNH

Veja como vai funcionar a renovação automática e de graça da nova CNH

Medida provisória cria a possibilidade de renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital para motoristas que atenderem aos critérios do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Valorização do Servidor: Prefeitura de Jaru garante reajuste em benefícios a partir de 2026

Valorização do Servidor: Prefeitura de Jaru garante reajuste em benefícios a partir de 2026

Projeto de Lei aprovado pela Câmara aumenta vale-alimentação e auxílio-saúde para servidores municipais.
L
Deputada Gislaine Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Deputada Gislaine Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Evento promoveu integração entre famílias e comunidade escolar na zona rural do município.
L
Cláudia de Jesus apresenta ações e investimentos do mandato em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus apresenta ações e investimentos do mandato em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus destaca prestação de contas, atuação em Rondônia e mais de R$ 14 milhões destinados a Ji-Paraná
L
“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

Esther Dweck rebate críticas à existência de empresas públicas e confirma que o governo federal prepara plano de reestruturação dos Correios.
L
Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

A localidade é conhecida pela produção de cupuaçu e pela presença histórica de ex-seringueiros.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de abusar da enteada é preso após agressões no Orgulho do Madeira

A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar após o suspeito sofrer agressões e procurar ajuda.
16
PF apreende 380 litros de gasolina de origem estrangeira em Guajará-Mirim

PF apreende 380 litros de gasolina de origem estrangeira em Guajará-Mirim

Ação conjunta com a PM/RO, PRF e CCPI Amazônia ocorreu no âmbito da Operação Madeira-Mamoré que combate crimes transfronteiriços.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

A vítima foi baleada no Bairro B-1, no distrito de Vista Alegre do Abunã, e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
18
PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

O valor total confiscado pela Polícia Federal superou os R$ 6,1 bilhões do ano anterior, focando na descapitalização do crime organizado.
10
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

Os flagrantes ocorreram em Ariquemes e Vilhena.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: R Z SANTOS

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00600.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: HOSPEDARIA ROSA TABORDA LTDA

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00491.002/2025-SUL.
L

Requerimento da Licença Ambiental: RD PNEUS LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação-LO
L
Conab inicia entrega de mais de 220 maquinários para apoiar a agricultura familiar

Conab inicia entrega de mais de 220 maquinários para apoiar a agricultura familiar

Projeto Mecaniza+ e Programa Arroz da Gente visam modernizar a produção e fortalecer cooperativas em todo o Brasil.
L

Requerimento de Renovação de Outorga: ALVIM MARQUES DE ALMEIDA

RENOVAÇÃO DE  OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Documentário "Saberes Nambiquaras" é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Curta destaca tradição cultural na produção de chicha e beiju do povo Nambiquara.
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha entrega de móveis na Escola Regina

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha entrega de móveis na Escola Regina

Investimento de R$ 80 mil visa melhorias na estrutura e qualidade do ensino em São Francisco do Guaporé.
L
Prefeitura esclarece aplicação do FUNDEB e ações para educação em Porto Velho

Prefeitura esclarece aplicação do FUNDEB e ações para educação em Porto Velho

FUNDEB detalha que valores questionados referem-se a encargos legais da folha da educação e não configuram desvio
L
Refis 2026 começa em janeiro com até 100% de desconto em multas e juros em Porto Velho

Refis 2026 começa em janeiro com até 100% de desconto em multas e juros em Porto Velho

Refis permite regularização de débitos municipais com parcelamento em até 36 vezes
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.