Com 2.895 atendimentos realizados no domingo (6), das 8h às 16h, no residencial Morar Melhor, em Porto Velho, o programa estadual Rondônia Cidadã cumpriu a meta estipulada pelo governo de RO na edição especial que levou serviços essenciais aos cerca de 6 mil moradores, como parte do plano Aliança pela Vida, implementado no dia 26 de dezembro de 2024, como reforço ao compromisso com a transformação social e melhoria das condições de vida no estado, em especial nas comunidades mais vulneráveis. A ação itinerante de número 101, coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família e da Assistência Social (Seas) em parceria com várias instituições, atendeu a demandas específicas da população, a exemplo da dona de casa, Soraya de Lima, que teve os documentos roubados na última semana e aproveitou para tentar refazê-los bem perto de sua casa.
Para o governador Marcos Rocha, o Rondônia Cidadã se destaca por garantir à população de todo o estado serviços essenciais ligados à garantia de direitos humanos em várias áreas, como saúde, segurança, documental, inclusive lazer, indispensáveis para a vida digna dos cidadãos que buscam atendimento em cada edição realizada aos finais de semana. “Com este programa, o governo, por meio da Seas e instituições parceiras, tem feito com que os serviços essenciais não sejam interrompidos nos finais de semana, facilitando, assim, a vida de muitas pessoas que por algum motivo não podem sair de suas casas ou trabalho na semana”,salientou.
“A edição do Rondônia Cidadã do domingo foi uma forma de mostrar a preocupação da Seas e das demais instituições estaduais de estarem presentes nas comunidades vulneráveis, conforme foi pactuado no decreto que instituiu o plano Aliança pela Vida, no qual o governo se comprometeu em ampliar as ações para que mais pessoas tenham suas necessidades atendidas”, pontuou a secretária da Seas, Luana Rocha.

Na abertura oficial, representando o governador Marcos Rocha, o secretário chefe da Casa Civil, Elias Rezende, citou a importância do programa como complemento ao Aliança pela Vida, por garantir mais dignidade aos que procuram o serviço em pleno domingo. “Trata-se de uma importante ação que o Poder Público está realizando, trazendo diversos serviços essenciais para a comunidade, envolvendo vários órgãos, para que o residencial fique, de fato, melhor para se morar”, ressaltou.
O diretor de Política Públicas da Seas, Bruno Afonso, observou que o Rondônia Cidadã tem seu objetivo específico, mas que no domingo atendia também ao compromisso do governo do estado para aproximar os serviços essenciais da população e garantir maior segurança. Ele reforçou que desde 2019, o programa já percorreu os 52 municípios, com a marca de mais de 120 mil atendimentos realizados em diversas áreas.

VIVER COM DIGNIDADE
Ainda sobre o Aliança pela Vida, o comandante-geral da Polícia Militar do EstadodeRondônia(PMRO), coronel Regis Wellington Braguin Silvério, citou que a ideia do governo é levar a presença efetiva do estado não apenas com o policiamento, mas também com a prestação de serviços públicos necessários para que a população possa viver com dignidade. “Como parte deste plano, já realizamos prisões, apreensão de drogas e armas e desarticulação de organizações criminais, deixando a população mais segura e tranquila”, afirmou, reforçando que o plano estabelece linhas de enfrentamento ao crime com a disponibilização de patrulha policial de apoio ao cidadão do bem e revitalização urbana com a reestruturação de praças e outros espaços públicos de lazer.
“Eu vim aqui apenas passear no parquinho com minha filha, mas quando cheguei, percebi que havia vários serviços que eu precisava. Aproveitei para regularizar meu título, meu RG e tirar dúvidas sobre aposentadoria especial para mim e por idade para minha mãe. Este programa com certeza tem ajudado a muitas pessoas como eu, oferecendo o serviço necessário bem pertinho de casa”, avaliou Mariana Vitória, na ocasião acompanhada da mãe e da filha de 1 ano e 6 meses.
Outras pessoas aproveitaram para cortar o cabelo, serem atendidas por profissionais da saúde, inclusive dentistas, regularizar a documentação, entre outros serviços ofertados, como atividades de lazer para as crianças que participaram também de banho de mangueira, de sorteio de bicicletas e concurso de desenho realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), cuja premiação também foi uma bicicleta para os três primeiros colocados.