QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

Abril das Invasões: rondonienses protestam, mas MST avisa que voltará aos ataques com toda a força

Parlamentar denuncia falta de transparência na destinação de R$ 850 milhões ao MST, supostamente para a Reforma Agrária, sem detalhamento dos critérios de aplicação dos recursos.

Por Sérgio Pires

Publicado em 

Abril das Invasões: rondonienses protestam, mas MST avisa que voltará aos ataques com toda a força - News Rondônia

Pelo menos dois representantes de Rondônia no Congresso (o senador Marcos Rogério e o deputado federal Lúcio Mosquini) se insurgiram contra o Abril Vermelho, uma série de invasões de propriedades anunciadas pelos terroristas do MST e outros movimentos. Mesmo já havendo leis de proteção aos donos de fazendas e áreas produtivas, os invasores ignoram tudo isso e estão prometendo a volta do terror ao campo, ações que haviam sido contidas durante o governo Bolsonaro. Historicamente marcado por invasões o mês de abril, assusta produtores rurais em todo o país. A situação se torna ainda mais preocupante, segundo Marcos Rogério, porque o governo Lula colocou no orçamento nada menos do que 850 milhões de reais para o MST e outros movimentos assemelhados, alegando a destinação para a Reforma Agrária, embora este detalhamento jamais tenha sido feito e esclarecido. “Precisamos garantir que esses recursos sejam utilizados para o fortalecimento da agricultura familiar e não para estimular conflitos e invasões que comprometem a segurança e o direito à propriedade no campo”, analisou Marcos Rogério.

Já o deputado Mosquini também usou as redes sociais para alertar sobre o perigo do Abril Vermelho. Falou duro. “Não vamos aceitar esta onda de invasões”. E acrescentou: “não é porque temos um governo de esquerda no poder, agora, que nós vamos admitir este abuso. Muito pelo contrário. Nós temos que ter é o Abril Verde e Amarelo, de quem planta e cria”. Mosquini endureceu o discurso: “temos que acabar de vez com essa ideologia comunista de que você pode tomar terra dos outros. Ora, se você quer terra, procure o governo federal, porque lá tem um programa Crédito Fundiário, pra você comprar uma terra”. Lembrou: “invadir propriedade privada é crime”. Mostrando uma área de terras de onde gravou, Mosquini concluiu: “desta cerca pra dentro, é propriedade privada. Da cerca pra fora é sua”, deixou bem claro. Entre 2019 e 2021, durante o governo Bolsonaro, foram registradas apenas 24 invasões. Já no terceiro governo Lula, em apenas oito meses, o total de invasões superou todas dos quatro anos do governo anterior.

A aproximação do governo Lula com os sem terra, gera preocupação entre representantes do agronegócio e parlamentares ligados ao setor. Além das dificuldades enfrentadas por produtores, como a estiagem e enchentes em várias regiões, a possibilidade de novas invasões de terras, não só as improdutivas, intensifica o clima de insegurança. Os constantes ataques do atual governo ao agronegócio, também têm ajudado a colocar gasolina no fogo dos conflitos agrários. Em Rondônia as invasões têm sido contidas por ações do governo do Estado, via Polícia Militar e sua Patrulha Rural. Mas não se sabe o que acontecerá nas próximas três semanas, tanto por aqui como no restante do Brasil que produz.

LULA VEM EM MAIO PARA ASSINAR AUTORIZAÇÃO PARA INÍCIO DAS OBRAS DA PONTE BINACIONAL EM GUAJARÁ MIRIM

Há mais de 15 anos, o presidente Lula não vem a Rondônia. Sua última vinda foi para a uma visita às usinas hidrelétricas do Rio Madeira, num momento em que seu governo, à época, estava no auge. Agora, está prestes a retornar. Virá em maio a Mato Grosso, Rondônia e Acre. Aqui, numa agenda ainda dependendo de confirmação dos detalhes, virá assinar o documento que dará início às obras da ponte internacional sobre o rio Mamoré, nos ligando à Bolívia e cumprindo, finalmente, um compromisso que ultrapassou um século do Brasil com nossos vizinhos, desde a compra do Acre aos bolivianos. A confirmação da visita foi dada pelo rondoniense mais próximo do Presidente, seu amigo pessoal e fiel escudeiro, o senador Confúcio Moura. Caso se confirme, esta será apenas a terceira visita de Lula ao Estado como Presidente da República, já que esteve por aqui em outras ocasiões, quando ainda era apenas um novo expoente da política nacional.

A ponte binacional, cujo projeto original já foi modificado para atender pedido dos bolivianos, terá que passar ainda por nova licitação, já que a anterior foi cancelada pelos órgãos de fiscalização. Será uma obra gigantesca, com custo orçado inicialmente em 430 milhões de reais e deverá estar concluída num prazo de dois anos. A obra deveria ter sido construída até 1905, pelo Tratado assinado com a Bolívia, como pagamento da área do Acre, anexada ao Brasil. Só agora ela começará a se tornar realidade.

MARCOS ROCHA COME A SOPA PELAS BEIRADAS PARA COMANDAR O UNIÃO BRASIL NO ESTADO

Aqui não tem Control C, Control V. É um espaço de opinião. Portanto, lá vai: o governador Marcos Rocha está fazendo como ensinava, na política, o inesquecível Leonel Brizola: está comendo a sopa fervendo pelas beiradas. Aos poucos, se torna um personagem dos mais importantes no contexto do União Brasil e vai ocupando um espaço cada vez maior. Tem conversado muito com o comando nacional e com o presidente Antonio Rueda. A popularidade em alta e a coordenação política bem feita pelo próprio Rocha, o tem colocado como personagem da maior projeção para o partido. Nesta semana, os Rocha ocuparam mais um espaço importante: a secretária de Ação Social e primeira dama Luana Rocha foi escolhida para coordenar o projeto “O Coração da Amazônia”, um pacote regional de inovação em políticas públicas, lançado pelo União Brasil, como parte do programa Brasil 2044. O evento contou, não por coincidência, com a presença da coordenadora do projeto, Maria Emília de Rueda, que é irmã do presidente da legenda.

O casal Rocha é, hoje, a maior liderança política do partido. O Governador deve disputar uma vaga ao Senado e a primeira dama é nome fortíssimo para uma das oito vagas da Câmara Federal. O comando regional do União continua nas mãos do agora ex-secretário Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, mas não se pode ignorar os passos dados pelo Governador e todos os que o apoiam, dentro da sigla, para que ela passe às mãos dele. Em breve, certamente, teremos mais informações sobre o assunto.

RAUPP DECIDE SE ENTRA NA CORRIDA ELEITORAL ATÉ O FIM DO MÊS. MARINHA NÃO QUER VOLTAR A CONCORRER

Ele ainda não decidiu, mas há sim, possibilidades concretas de que o ex-governador e ex-senador Valdir Raupp volte a disputar uma eleição. Em contato com este blogueiro, Raupp confirmou que ajuda está estudando todo o quadro e que até o final de abril, primeiro tomará a decisão se vai mesmo concorrer em 2-026 ou não vai. Se a decisão for positiva, outras duas terão que ser tomadas. A primeira, por qual partido ele optaria, já que tem vários convites, embora ainda esteja filiado ao MDB. A outra é a mais importante: qual o cargo que disputaria, caso decidisse entrar na batalha? Raupp tem ouvido insistentes pedidos de amigos e correligionários para que volta a concorrer ao Senado. Outro grupo tem sugerido a ele que, ao invés disso, dispute uma das oito vagas como deputado federal. “Nada ainda está definido”, disse um dos mais populares senadores da História de Rondônia, até hoje lembrado por sua vitoriosa passagem pelo Congresso Nacional, quando, é bom recordar, chegou à presidência nacional do MDB, então o maior partido político da época.

O que há estaria decidido, embora isso também possa mudar com os ventos da política, é que a ex-deputada federal Marinha Raupp seria apenas um cabo eleitoral de luxo do marido, mas que não disputaria nenhum cargo eletivo. Recentemente Marinha afirmou que quer mesmo é cuidar da família e dos netos e não concorrer novamente, mesmo sendo também lembrada até hoje como uma das mais atuantes parlamentares que as urnas já produziram em Rondônia. Ao seu tempo, Marinha chegou a atingir mais de 110 mil votos, um recorde até hoje não superado. No casal Raupp, o ex-governador e ex-senador é o que entraria na disputa, Vai anunciar em breve sua decisão.

CRISPIN VAI DEBATER ATUALIZAÇÃO DO ZONEAMENTO COM POPULAÇÃO DE SEIS CIDADES

Há necessidade urgente de se debater o Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico de Rondônia, até para atualizá-lo. Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia, o sempre atuante deputado Ismael Crispin vai dar início a uma série de audiências públicas, para discutir todos os temas que envolvem o Zoneamento. Os debates estão agendados para pelo menos seis cidades rondonienses. As reuniões e as datas serão as seguintes: Cerejeiras no dia 10 de abril, às 19h, na Câmara Municipal; Alta Floresta do Oeste no dia 24, às 9h, na Câmara Municipal; São Miguel do Guaporé , já no dia 8 de maio, às 19h, na Câmara Municipal; Nova Mamoré, em 22 de maio, às 19h, na Câmara Municipal; Pimenta Bueno, em 12 de junho, às 19h, na Câmara Municipal e Machadinho do Oeste, dia 26 de junho, às 9h, igualmente na Câmara Municipal. Crispin pretende conduzir os debates nestes seis municípios estratégicos, “com o objetivo de ampliar a participação popular e garantir que o novo zoneamento reflita a realidade e os anseios da população rondoniense”, destaca.

As audiências públicas reunirão pequenos produtores rurais, técnicos agrícolas; lideranças comunitárias; representantes de associações rurais; povos tradicionais; órgãos ambientais; gestores públicos municipais; pesquisadores e especialistas em regularização fundiária. “Todos têm papel essencial na construção de um zoneamento justo e funcional”, diz o deputado.

ARQUITETO QUE GANHOU PRÊMIO PELA PASSARELA DO ESPAÇO ALTERNATIVO CONCORRE AGORA COM A RODOVIÁRIA

Há rondonienses se destacando em todas as suas áreas de atuação. Os exemplos são inúmeros. Um deles, por exemplo, que já ganhou um prêmio internacional e está prestes a concorrer para ganhar outro, nascido em Guajará Mirim, é daqueles personagens cujo talento profissional já ultrapassou, há muito tempo, as fronteiras desta terra de Rondon. O arquiteto Lorenzo Villar recebeu prêmio internacional  na Bienal Panamericana de Quito, no Equador,  como o melhor projeto de urbanismo da América. Na época, ele atuava no DER do Governo do Estado. Agora, fazendo parte da equipe da Prefeitura d Porto Velho, Lorenzo pode abocanhar outro prêmio internacional. É ele o autor do projeto da nova rodoviária da Capital, uma obra que mudou totalmente a cara da cidade, pela sua beleza e praticidade. A Rodoviária, entregue no final do governo de Hildon Chaves, ainda não está cem por cento concluída, faltando ainda pequenos detalhes. A conclusão foi interrompida pelo atual prefeito, Léo Moraes, atendendo orientação do Tribunal de Contas do Estado. Mas, para todos os porto-velhenses ou visitantes, é uma verdadeira obra de arte arquitetônica, a serviço da coletividade.

Graduado pela PUC de Goiás, Lorenzo Villar tem também Mestrado pela Unir de Rondônia e já foi secretário municipal de Obras Públicas em Guajará Mirim, entre 1997 e 2008. Obras que saíram de suas planilhas já foram construídas (além, é claro da Passarela e da Rodoviária), para empresas privadas e entidades públicas. É professor no curso de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Educação de Porto Velho desde 2016. E é, mais que tudo, um talento a mais entre os rondonienses da gema.

HILDON CONVOCA NOVA ELEIÇÃO NA AROM E INSINUA QUE, FICANDO NO CARGO, GOVERNO PODERIA RETALIAR OS MUNICÍPIOS

Hildon Chaves encontrou uma saída salomônica para não haver um racha na Associação dos Municípios de Rondônia. Eleito presidente da entidade quando Prefeito de Porto Velho (teve 97 por cento dos votos, à época) depois que deixou o comando da Prefeitura passou a sofrer oposição de um grupo que não aceitava que um ex, comandasse a entidade, mesmo que o estatuto não o proibisse. Uma dúzia de Prefeitos se uniu para exigir nova eleição, publicando inclusive a convocação no Diário Oficial. Para não criar uma cizânia que, certamente, poderia trazer muitos problemas neste ano pré-eleitoral, Hildon Chaves gravou um curto vídeo, publicado nas redes sociais, ele mesmo convocando nova eleição para a Arom. Aproveitou para dar uma pequena alfinetada no governo estadual, de quem era aliado até há pouco. “Em respeito às populações dos pequenos municípios, que poderiam ser prejudicados por eventuais retaliações do Governo do Estado, tomei a decisão de convocar novas eleições na Arom”, declarou.

Depois de afirmar que “sou desprovido de qualquer vaidade em relação a cargos”, Hildon já falou como candidato em 2026: “minha prioridade sempre será o bem estar das pessoas!”. Concluiu dizendo que “se minha presença no cargo representa qualquer risco à chegada de recursos essenciais para estes municípios, por coerência e compromisso com a população, é justo que os Prefeitos tenham a liberdade de escolher um novo Presidente para conduzir a nossa entidade”! Na conclusão, Hildon afirmou que sua luta pelo municipalismo forte e justo, continuará sempre”, reafirmando que “a política deve unir as pessoas, nunca servir aos interesses pessoais”. Não deu detalhes sobre o que chamou de “risco de retaliações do Governo”.

O VISIONÁRIO LUCIANO HANG E O EMPRESÁRIO DE SUCESSO TITO CORDEIRO AMPLIAM PARCERIAS TAMBÉM FORA DE RO

Foi um encontro de grandes amigos. O rondoniense Tito Cordeiro, da rede Federal Burger, hoje uma franquia em expansão em todo o país e até fora dele, visitou seu parceiro, incentivador e amigo de muito tempo, o empresário Luciano Hang, o Véio da Havan, dono de uma rede que caminha para as 180 filiais em todo o país. O bate-papo foi na Matriz da Havan em Brusque, Santa Catarina, que abriga, só ali, mais de mil funcionários. Numa conversa de mais de uma hora, Luciano e Tito combinaram novas parcerias em Rondônia. O Federal Burger quer ampliar sua presença nas lojas da Havan em Ariquemes, Boa Vista, em Roraima e Goiânia. A compra do terreno para a nova loja Havan em Ariquemes e projetos sociais, como o Troco Solidário, também estiveram no pacote da conversa, regada a maçãs e muito bom humor. O ex-governador e ex-senador Ivo Cassol participou também, mas por telefone. Política, futuro de Rondônia e outros temas fizeram parte do bate-papo.

A Havan tem hoje 176 lojas no país, cinco delas em Rondônia, duas em Porto Velho. Por enquanto, não existe planos para novas Havan, com exceção de Ariquemes, que está programada e depende apenas do terreno onde será construída. A rede Havan é um orgulho para o país, numa rede gigantesca, criada por um brasileiro visionário. Há quem não goste, por questões político/ideológias doentias. Aliás, até hoje a polícia rondoniense não descobriu quem foram os criminosos que, em 14 de dezembro de 2023, incendiaram a estátua símbolo da rede de lojas, na avenida Jorge Teixeira (BR 319). Um ano e três meses depois, os bandidos jamais foram encontrados. Nunca o serão?

LÉO ONIPRESENTE: NO BAIXO MADEIRA, NA GUERRA À SUJEIRA, NA LUTA PELO PAC. AGORA, A ENCHENTE É A GRANDE VILÃ

E o prefeito Léo Moraes, pego em meio a mais um risco iminente de enchente em sua cidade, onde já há dezenas de famílias flageladas, continua sua batalha em várias frentes, em busca de melhorias para sua cidade. E, Brasília, conseguiu incluir Porto Velho no pacote de obras do novo PAC, o que é de suma importância para o futuro da Capital. Por aqui, tenta ser onipresente. Esteve no baixo Madeira, levando água e mantimentos para as populações já atingidas pela cheia e ajudando a resgatar animais. Na cidade, gravou vídeo mostrando que aquele ponto (esquina das avenidas Rio Madeira com Rio de Janeiro) que se transformava em verdadeiro rio cada vez que havia uma chuva forte, não alaga mais. À noite, acompanhou equipe de limpeza, que luta, sob seu comando, para tirar entulhos e lixo que o porto-velhense teima em jogar em qualquer lugar. Nestes primeiros meses de Governo, Léo se mostra cheio de vitalidade, planos e, mais que tudo, tem sido um competente marqueteiro de sai e da sua administração.

Toda a prioridade, neste momento, é para amenizar os efeitos da cheia. A equipe do Palácio do Relógio comemorou o fato de que, mesmo com tanto chave, o nível do rio Madeira havia baixado seis centímetros na quinta-feira. Mas o volume de água que está chegando da Bolívia ainda é pesado e os riscos são imensos de que se tenham nova enchente histórica. Os esforços para ajudar quem mais está precisando agora, é prioridade total. Logo que acabe o inverno amazônico, contudo, Léo volta com tudo com obras e a guerra pela cidade limpa. Aguardemos, pois!

FINALMENTE OAB VAI AO STF PEDIR AMPLO DIREITO DE DEFESA PARA OS DENUNCIADOS NO 8 DE JANEIRO

“Até que enfim!” “Antes tarde do que nunca”! Essas foram algumas das frases comentadas por advogados, sobre, finalmente, a OAB nacional, através do presidente Beto Simonetti (é do Amazonas) ter apresentado protesto público sobre a forma como os réus do 8 de Janeiro têm sido tratados pelo STF, principalmente em relação à ausência do total direito de defesa. Simonetti levou ao ministro Alexandre de Moraes, um alerta formal: o inquérito que investiga um suposto plano de golpe de Estado pode estar violando garantias fundamentais dos acusados. Segundo a OAB, enquanto a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República têm acesso irrestrito às investigações, “as defesas continuam recebendo apenas trechos selecionados dos documentos”. Na prática, isso limitaria a capacidade dos advogados de analisar trocas de mensagens, arquivos e provas de forma integral. “A defesa estaria impedida de visualizar todas as trocas de mensagens e os arquivos documentados”, afirma Simonetti, cuja entidade que ele preside ficou praticamente dois anos assistindo uma série de irregularidades nos inquéritos, sem ter se manifestado. Até agora, não se tem notícia de alguma resposta do STF às exigências da OAB.

“A integridade do processo e a busca pela verdade dependem do respeito às prerrogativas da defesa”, afirmou o presidente da OAB, num encontro que teve, nesta semana, com o superministro Alexandre de Moraes. Os detalhes das informações sobre o tema, estão no link.

PERGUNTINHA

Qual sua opinião sobre a inércia do Congresso Nacional e dos seguidos governos brasileiros, que não mudam as leis feitas para proteger bandidos, como no caso do assassino de um menino de 12 anos que saiu da cadeia pela porta da frente em Vilhena e de outro criminoso, este de Sâo Paulo, também assassino, que foi preso 60 vezes e todas elas libertado em poucas horas?

Abril das Invasões: rondonienses protestam, mas MST avisa que voltará aos ataques com toda a força - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moraes prorroga inquérito contra Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias

Moraes prorroga inquérito contra Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias

A pedido da Polícia Federal, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, estende a investigação sobre o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro por coação e obstrução de investigação.
L
Acesso a Vacinas: Sul Global coopera para não ser escanteado novamente, diz Fiocruz

Acesso a Vacinas: Sul Global coopera para não ser escanteado novamente, diz Fiocruz

O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, revela à Agência Brasil os esforços de cooperação do Sul Global para garantir maior acesso a vacinas após as lições da pandemia de Covid-19.
L

Candidatos à presidência boliviana enfrentam-se em debate televisivo

Candidatos como Eduardo del Castillo, Samuel Doria Medina e Tuto Quiroga participaram do debate presidencial na Bolívia, mas omissão de temas críticos frustrou eleitores indecisos.
L

Coluna do Simpi: FGV e o prejuízo MEI! É sério isso?

Relatório da FGV sobre impacto dos MEIs no INSS gera polêmica e expõe debate sobre desigualdade nos incentivos entre pequenos negócios e grandes corporações.
L

Prefeitura de Porto Velho implanta “fura-fila inteligente” para melhorar trânsito na rotatória da Caúla com Guaporé

Medida simples deve reduzir filas, evitar acidentes e dar mais fluidez ao tráfego na zona Leste
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Inteligência Artificial no Brasil: Entre a Inovação e a Proteção de Direitos Fundamentais – Análise do PL 2338/23

Com a chegada da inteligência artificial ao cotidiano brasileiro, o Projeto de Lei 2338/23 propõe uma regulamentação que equilibre inovação, direitos fundamentais e segurança jurídica
L
Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na Final do Super Mundial de Clubes

Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na final do Super Mundial de Clubes

Com dois gols de João Pedro, ex-Fluminense, Chelsea avança para a final do Super Mundial de Clubes 2025. Apesar da derrota, o Fluminense sai de cabeça erguida, sendo o único brasileiro a chegar à semifinal e conquistando mais de R$ 350 milhões.
L

Agenda News | Entrevista Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró

Nesta terça-feira (08), às 17h, o Agenda News recebe Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró. Com um som cheio de identidade, tradição e energia, o grupo vem conquistando o público nas festas juninas e eventos culturais.
L

Giro News recebe Mariana Belandi e Priscila Theobald nesta terça, às 16h

Nesta terça-feira, dia 08, às 16h, o Giro News entrevista Mariana Belandi e Priscila Theobald, representantes da loja e clube de tiro Pró Hunter. Com o tema “Segurança, Esporte e Responsabilidade: o tiro no Brasil hoje”, o programa abordará a prática do tiro esportivo, a importância da regulamentação e o papel da mulher no universo das armas. Uma conversa informativa e necessária sobre direito, preparo e consciência.
L
Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Em pauta prioritária do governo, a Câmara vota esta semana a urgência do PLP 128/25, que visa cortar em 10% os benefícios fiscais federais para auxiliar no cumprimento das metas fiscais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Parlamentar participou do Seminário Estadual que reuniu autoridades, profissionais da educação e representantes de entidades no auditório da Alero
L

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova prorrogação de prazo para a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Bagattoli é autor de outro PL que unifica o procedimento em todos os estados do país
L
Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Após ouvir mulheres do município, parlamentar viabiliza recursos para atendimento ginecológico e obstétrico.
L
Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Proposta da vereadora Sofia Andrade já foi aprovada nas comissões da Câmara e prevê punições para quem comercializar cobre sem comprovação de origem.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a tiros por dupla em moto na zona leste

Tentativa de homicídio ocorreu na noite desta terça-feira (8), no bairro Tiradentes; vítima foi socorrida pelo Samu
14

Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho

Crime ocorreu na noite desta terça-feira (08) no bairro Três Marias; autoria e motivação ainda são desconhecidas
18

homem é preso após invadir apartamento, tentar estuprar e esfaquear moradora na zona sul de Porto Velho

A mulher foi socorrida e levada à UPA da zona sul
16

Polícia identifica jovem morto a tiros com Ex-presidiário na zona sul

Outra vítima foi o Ex-presidiário Matheus Maia Barbosa de Almeida, 25 anos.
18
Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Um adolescente de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, RS, resultando na morte de um menino de 9 anos, ferimentos em duas outras crianças e uma professora.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enamed: Inscrições abertas até 18 de julho para Futuros Médicos

Enamed: Inscrições abertas até 18 de julho para Futuros Médicos

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) convoca estudantes e interessados para se inscreverem até 18 de julho, com provas marcadas para 19 de outubro.
L

Prefeitura de Porto Velho adota Sistema Eletrônico de Informações e inicia era digital na gestão pública

Adesão ao SEI permite integração com outros poderes e elimina uso de papel em processos administrativos
L

Rondônia reforça acolhimento de gestantes com kits do programa Mamãe Cheguei

Mais de 30 mulheres foram beneficiadas com enxovais e orientações sobre cuidados com o bebê
L

Governo de Rondônia participa de audiência sobre Plano Nacional de Educação 2024-2034

Encontro debateu metas e estratégias para a próxima década da educação pública no Brasil
L

Produção científica de Rondônia ganha visibilidade com prêmio no III Simpósio Fapero; inscrições estão abertas até o dia 13

Pesquisadores de Rondônia podem submeter resumos para o III Simpósio Fapero e concorrer a prêmios em dinheiro
L

Governo de Rondônia arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante a 4ª Pedalada pela Natureza

Evento em Alta Floresta d’Oeste uniu esporte, preservação ambiental e solidariedade
L
Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Ações ocorreram em Porto Velho e outras cidades do estado, com coletas externas e voluntariado ativo
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAI): MARIA LINETE PAIVA

Licença Ambiental Instalação – LAI nº 016.00050.004/2024-SUL
L
Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Cadastro vai até 17 de julho; cursos gratuitos incluem oratória, inteligência artificial, drones, inglês e muito mais
L
Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Editais buscam ampliar rede de atendimento para emissão gratuita da CNH em Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.