A Universidade Federal de Rondônia (Unir) vem se destacando com notas que elevam seus cursos e evidenciam a qualidade do ensino superior no único campus universitário do estado. Letras-Português, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia, Geografia, Jornalismo, Biblioteconomia e, por fim, o curso de Libras conseguiram alcançar, em 2025, a nota 5, considerada a máxima pelos avaliadores do Ministério da Educação (MEC).

Para a instituição, a nota representa um esforço coletivo de professores e alunos. Além disso, implica na estruturação do curso, abrangendo a didática da aprendizagem, conceitos que pontuam na avaliação do processo pelo Ministério. Com 11 anos de existência, o curso de Libras, segundo a Unir, já formou profissionalmente quatro turmas e está localizado em uma nova estrutura no campus José Ribeiro Filho, localizado no km 9,5, setor rural de Porto Velho (RO). A unidade conta com salas de aula amplas, atendendo às exigências do MEC para a realização do curso.

Com uma política de ensino gratuito, a Unir é uma das onze universidades públicas da Região Norte. Em funcionamento desde 1982, data em que foi criada por meio da Lei Federal nº 7.011, a universidade conta com 64 cursos de graduação, 22 mestrados e 5 doutorados.

Apesar de comemorar a boa colocação no MEC, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) tem muitos desafios a enfrentar, especialmente por se tratar de uma instituição que já esteve no ranking de excelência. Porém, por conta das administrações passadas, que envolveram o nome da instituição em escândalos morais e até mesmo em desvios de verba pública, a Unir busca, aos poucos, reverter o cenário e retornar ao que já foi em décadas anteriores: a maior e melhor instituição de ensino superior da Região Norte.

Para isso, vem investindo em melhorias estruturais, como a manutenção de alguns prédios e a instalação de painéis geradores de energia solar, o que deverá implicar na redução de gastos com energia elétrica.