O anúncio de chuvas irregulares para os próximos dez dias já começa a ter efeito em Rondônia. Ainda assim, entre os dias 1º e 2, as chuvas vão se apresentar em três níveis diferentes, mas os acumulados de nível 2, com algumas tempestades severas organizadas, se sobressaem.
Esse tipo de cenário é descrito, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), como “relativamente comum” na Região Norte, sendo um fenômeno frequente.
Além desse tipo de chuva, durante esses dias, alguns pontos do mapa presenciarão chuvas de padrão 3, também marcadas como tempestades severas organizadas. Embora significativas, essas chuvas são mais raras e incomuns, justamente pelo seu potencial.
Nesta terça-feira (1º), segue o padrão com chuvas intensas em praticamente todo o estado. Essas chuvas deverão persistir durante todo o dia, especialmente no norte de Porto Velho, no nordeste e no sudoeste.