Em pontos específicos, principalmente na região do município de Porto Velho (RO), o comunicado pontua muitas tempestades severas organizadas — algumas serão até significativas. São chuvas de nível 3 previstas para caírem a partir do norte, com pequenos respingos em outras partes do mapa rondoniense. A ocorrência dessas chuvas se dará em um intervalo de 24 a 48 horas, possivelmente entre os dias 29 e 30.
Nesta sexta-feira (28), as chuvas em praticamente todo o estado dão uma pequena trégua em relação à intensidade; isso não significa que não choverá, apenas indica que essas chuvas se comportarão de maneira mais amena, dentro do padrão de chuva de nível 1.
No restante do estado, o tempo, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), intensifica-se, levando a chuvas de nível 2. Nesta ocasião, são esperadas tempestades severas organizadas, algumas significativas.
Entre sexta-feira e domingo, as precipitações serão favoráveis à ocorrência de chuvas, a exemplo do domingo (30), em que as chuvas fortes irão cair intensamente, atingindo desde a capital até os distritos da Ponta do Abunã.
Essas chuvas continuam fazendo parte do inverno amazônico, que começou em dezembro de 2024 e devem se estender por aqui até meados de maio, quando se iniciará o rigoroso verão amazônico.