SEXTA-FEIRA, 29/08/2025
Publicidade

Brasil busca fortalecer laços com a África no setor agrícola

Proposta é promover cooperação técnica com 55 países africanos

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil busca fortalecer laços com a África no setor agrícola
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) vão financiar a vinda de pesquisadores agrícolas africanos ao país.

Representantes das três instituições assinaram, nesta quarta-feira (19), uma carta de intenções para promover o intercâmbio de especialistas. O objetivo é promover a cooperação técnica entre Brasil e os 55 países africanos, fortalecendo a rede de cooperação internacional com foco na segurança alimentar.

Detalhes sobre a execução da iniciativa ainda vão ser definidos, mas as instituições já anteciparam que a ideia é contemplar, por um período de tempo, ao menos 30 pesquisadores de institutos científicos, universidades ou órgãos de governo.

Três áreas de pesquisa serão contempladas: agricultura regenerativa – como forma de preservar os recursos naturais, tornando a produção mais sustentável; segurança alimentar e nutricional, a fim de garantir acesso a alimentos saudáveis às populações e resiliência e recuperação de áreas degradadas – aspecto fundamental para a sustentabilidade dos agrossistemas produtivos.

As instituições também se comprometem a identificar, formular e implementar iniciativas conjuntas, atendendo às necessidades e demandas dos países cooperantes.

Seminário

A carta de intenções foi firmada durante o seminário Diálogo África-Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Agropecuária – levando a cooperação internacional ao próximo nível. O evento está sendo realizado na sede da Embrapa, em Brasília, e transmitido pelo canal do IICA Brasil, no Youtube.

Participam do encontro representantes do governo federal, embaixadores de países africanos com representação diplomática no Brasil, integrantes de instituições de cooperação e pesquisa e o cientista indiano Rattan Lal, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), vencedor do Nobel da Paz de 2007 e do Prêmio Mundial de Alimentação, em 2020. Durante o evento, ele discorreu sobre os desafios e oportunidades da produção agrícola no continente africano.

De certa forma, o seminário desta quarta-feira serve de evento preparatório para a reunião que, em maio deste ano, trará ministros da Agricultura africanos a Brasília, para discutir formas de aumentar a produtividade agropecuária no continente.

“Vamos fazer uma reunião para mostrar o que temos de bom no Brasil, levar eles [ministros africanos] a campo para ver o que está acontecendo de bom [no Brasil], e depois fazer uma reunião técnica, coordenada pela Embrapa, pelo Ministério das Relações Exteriores, pra gente transferir um pouco de conhecimento para os nossos companheiros africanos e ver se a gente combate a fome de verdade”, disse Lula, quando anunciou o agendamento da reunião.

Embora concentre quase 65% das terras aráveis não-cultivadas e cerca de 10% dos recursos renováveis de água do planeta, o conjunto dos países africanos ainda importa boa parte do alimento que abastece a população local.

Segundo o Banco Africano de Desenvolvimento, o setor agrícola emprega mais de 60% da força de trabalho e representa cerca de um terço do PIB continental. Ainda assim, a África é a região com maior insegurança alimentar do mundo.

Cooperação

Hoje, o secretário de comércio e relações internacionais do Mapa, Luis Rua, confirmou que o seminário é uma oportunidade para governo, instituições e especialistas debaterem, antes da reunião de ministros da Agricultura, “aquilo que podemos trocar de conhecimentos e informações”. Segundo Rua, a aproximação com o continente africano é uma “prioridade para o governo Lula”.

“Depois de um interregno de anos, teremos uma nova reunião de ministros da Agricultura. Esperamos a presença dos 54 ministros de agricultura e de suas equipes para que possamos ter este momento de reflexão. E este momento, este diálogo [que acontece hoje], já se insere neste esforço.”

O secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto acrescentou que a expectativa brasileira ao promover o intercâmbio é também apreender com a diversidade de experiências e práticas africanas, promovendo o desenvolvimento conjunto.

“É como o Brasil vê a cooperação. Em geral e especificamente com a África: uma cooperação horizontal, para o desenvolvimento, e na qual não impomos regras, nem obstáculos. Não exigimos nada em troca. São os países que dizem o que querem em troca. Isso é muito importante na cooperação sul-sul e com a África”, ressaltou o embaixador.

Já a presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, destacou que, graças aos investimentos em ciência e tecnologia, a empresa pública desenvolveu (a partir da década de 1970, quando foi criada) um modelo de agropecuária tropical próprio, reconhecido mundialmente. E que pode ser replicado em outras partes.

“As conquistas do Brasil no setor agropecuário comprovam que apostar em ciência e tecnologia é sempre a melhor escolha. Hoje, produzimos alimentos para abastecer nossa população e construímos significativamente a segurança alimentar mundial. Mais que compartilhar essas conquistas, queremos dar um passo além e ampliar o desenvolvimento do conhecimento em parceria com os países do sul global”, afirmou Silvia.

O diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero afirmou que a parceria com a Embrapa e ABC ajudar a levar a países africanos “tecnologias adaptadas a realidades tropicais” desenvolvidas pela Embrapa, “muitas das quais podem e devem ser aplicadas” no continente africano.

“Graças a investimentos estratégicos em pesquisa, inovação e capacitação técnica – com destaque para o trabalho da Embrapa –, foi possível ao Brasil transformar áreas como o cerrado em regiões altamente produtivas. O aprendizado desta jornada pode ser adaptado e compartilhado com os países africanos, respeitando suas realidades e peculiaridades locais”, disse Otero.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Convocação para exames do CNH Social em Rondônia será publicada na terça-feira, 2

Convocação para exames do CNH Social em Rondônia será publicada na terça-feira, 2

Candidatos aprovados na fase documental devem realizar exames médicos e psicológicos; ausência pode implicar eliminação e perda da vaga.
L

Agenda News alerta para os riscos da hipertensão: Dra. Maria Tereza destaca sinais ignorados e reforça a importância do check-up cardíaco

No programa apresentado por Renata Camurça, a cardiologista trouxe orientações valiosas sobre prevenção, sintomas e cuidados com o coração.
L
Porto Velho dividida: americanos e brasileiros administravam lados diferentes da cidade durante construção da EFMM

Porto Velho dividida: americanos e brasileiros administravam lados diferentes da cidade durante construção da EFMM

A ferrovia Madeira-Mamoré, conhecida como “Ferrovia da Morte”, gerou separação territorial na cidade, com forte influência americana na área norte-americana.
L
Governo de Rondônia participa do XIV Congresso Consad e reforça inovação na gestão pública

Governo de Rondônia participa do XIV Congresso Consad e reforça inovação na gestão pública

Evento em Brasília reuniu representantes de todo o país para debater soluções criativas na administração pública; Rondônia apresentou estudo da Sepog.
L
Semana da Pátria altera trânsito em Porto Velho com oito pontos de interdição a partir de 1º de setembro

Semana da Pátria altera trânsito em Porto Velho com oito pontos de interdição a partir de 1º de setembro

Prefeitura de Porto Velho anuncia mudanças no tráfego e proibição de estacionamento em vias centrais durante o evento “Resgatando o Civismo”.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Tempo de espera por transplante de córnea no Brasil dobra

Tempo de espera por transplante de córnea no Brasil dobra

Aumento na espera por transplante de córnea preocupa especialistas, com a média de tempo de fila passando para 374 dias, mais que o dobro do registrado há uma década, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
L

Porto Velho ganha primeira unidade da TZ Viagens | Agência multimarca traz consultoria personalizada em turismo

Inauguração acontece hoje, 29 de agosto, oferecendo pacotes nacionais e internacionais com segurança e transparência
L
Câncer de pulmão atinge não fumantes e acende alerta

Câncer de pulmão atinge não fumantes e acende alerta

Doença se manifesta em 15% das pessoas que nunca fumaram; mês de conscientização, Agosto Branco, busca aumentar a visibilidade sobre a detecção precoce do câncer de pulmão.
L
Gás do Povo será lançado para famílias de baixa renda

Gás do Povo será lançado para famílias de baixa renda

Novo programa Gás do Povo será implementado na próxima semana, garantindo o benefício do gás gratuito a aproximadamente 17 milhões de famílias em todo o país.
L
Horóscopo de hoje 29/08/2025: Sol em Virgem e Lua em Peixes pedem equilíbrio entre razão e emoção

Horóscopo de hoje 29/08/2025: Sol em Virgem e Lua em Peixes pedem equilíbrio entre razão e emoção

Energia favorece a intuição, a criatividade e momentos de conexão interior.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Deputada cobra aumento do efetivo da Polícia Civil em Rondônia para cumprir a lei de atendimento contínuo às vítimas de violência.
L
Deputada Cláudia de Jesus entrega ambulância de R$ 400 mil para distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari

Deputada Cláudia de Jesus entrega ambulância de R$ 400 mil para distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari

Veículo adquirido com emenda parlamentar vai reforçar o atendimento da UBS São Pedro e garantir mais agilidade nos serviços de saúde à população.
L
Eyder Brasil realiza 3ª edição do projeto Cidadania no Bairro no Nacional

Eyder Brasil realiza 3ª edição do projeto Cidadania no Bairro no Nacional

Mutirão gratuito oferece saúde, lazer, assistência social e emissão de documentos neste sábado (30), em Porto Velho.
L

Deputados estaduais aprovam crédito adicional de R$ 3,5 milhões para a Fundat

Recursos serão destinados à modernização tecnológica da Secretaria de Finanças de Rondônia (Sefin).
L

Governador Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

Cel. Marcos Rocha passa a liderar o bloco partidário no estado, fortalecendo articulação política e ampliando representatividade da federação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Zelador suspeito de espancar moradora e incendiar prédio em Salvador recebe alta hospitalar

Crime no Rio Vermelho ocorreu na quarta-feira (27). Vítima segue em estado grave após agressões
18

Maquiador acusa Hytalo Santos de dopar adolescente sem consentimento

Erick N. disse ao Profissão Repórter que influenciador teria usado Dramin para fazer jovem dormir; defesa afirma desconhecer os fatos
14
Motociclista cruza BR-364 pelo canteiro central e causa grave acidente em Porto Velho

Motociclista cruza BR-364 pelo canteiro central e causa grave acidente em Porto Velho

Colisão entre duas motos deixou um homem ferido na noite desta quinta-feira (28), no bairro Floresta, e a vítima foi socorrida pelo Samu.
12
Jovem é baleado no rosto por criminosos na zona Leste de Porto Velho

Homem é atacado a tiros por criminoso em carro peliculado na zona Leste

A vítima, identificada como “Chucky”, de 27 anos, foi baleada no queixo, ombro e mão e socorrida ao Hospital João Paulo II.
14
Barbeiro acusado de tentar matar jovem a facada é preso em ação conjunta da PC e FICCO

Barbeiro acusado de tentar matar jovem a facada é preso em ação conjunta da PC e FICCO

Na ocasião, o jovem estava na casa de uma amiga, quando o suspeito que ex-namorado dela chegou enciumado agredindo a mulher, depois desferiu uma facada no peito do rapaz, em seguida, fugiu.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Telemedicina acelera atendimentos e desafoga filas nas UBS de Porto Velho

Telemedicina acelera atendimentos e desafoga filas nas UBS de Porto Velho

Parceria entre Prefeitura e Hospital Albert Einstein amplia acesso a especialistas, promovendo diagnóstico rápido e tratamento eficiente.
L
Governo de RO oferece diálise peritoneal domiciliar para pacientes renais crônicos

Governo de RO oferece diálise peritoneal domiciliar para pacientes renais crônicos

Serviço proporciona mais autonomia e conforto, permitindo que o tratamento seja realizado em casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos até clínicas.
L
Estudantes da rede municipal participam do projeto “Turista Aprendiz” e conhecem história e monumentos de Porto Velho

Estudantes da rede municipal participam do projeto “Turista Aprendiz” e conhecem história e monumentos de Porto Velho

Alunos da Escola Municipal Bilíngue realizaram tour guiado pelos principais pontos turísticos da cidade, promovendo aprendizado fora da sala de aula.
L
Prefeitura de Porto Velho entrega quatro novos ônibus escolares para fortalecer educação integral

Prefeitura de Porto Velho entrega quatro novos ônibus escolares para fortalecer educação integral

Veículos vão atender 12 escolas municipais, garantindo transporte seguro e ampliando o acesso a atividades extraclasse para os alunos.
L
Inscrições para cursos profissionalizantes remotos do Idep seguem até 8 de setembro em Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos do Idep seguem até 8 de setembro em Rondônia

Oportunidade é voltada para jovens e profissionais que buscam capacitação; cursos abrangem 52 municípios do estado.
L
Avenida Calama recebe meio-fio e sarjeta em nova etapa de obras da Prefeitura de Porto Velho

Avenida Calama recebe meio-fio e sarjeta em nova etapa de obras da Prefeitura de Porto Velho

Serviço na avenida Calama, no bairro Lagoa Azul, inclui drenagem e infraestrutura para prevenir alagamentos e proteger a pavimentação.
L
Projeto “Resgatando o Civismo” abre Semana da Pátria 2025 em Porto Velho no dia 1º de setembro

Projeto “Resgatando o Civismo” abre Semana da Pátria 2025 em Porto Velho no dia 1º de setembro

O Projeto “Resgatando o Civismo” acontece em frente ao Prédio do Relógio, com desfile cívico, fanfarra e participação de estudantes da rede municipal.
L
Organização do setor apícola fortalece produção de mel em Rondônia e amplia oportunidades para produtores

Organização do setor apícola fortalece produção de mel em Rondônia e amplia oportunidades para produtores

Cadastro da Idaron já reúne 169 apicultores e 89 meliponicultores, com mais de 3,3 mil colmeias ativas e produção anual estimada em 48 mil quilos.
L
Hospital Infantil Cosme e Damião reforça atendimento pediátrico especializado em Rondônia

Hospital Infantil Cosme e Damião reforça atendimento pediátrico especializado em Rondônia

Unidade referência no estado dispõe de equipe multidisciplinar e estrutura com UTI, enfermarias e serviços de média e alta complexidade.
L
Agroindústria familiar de Candeias conquista quatro títulos seguidos no ConQueijo com queijo provolone

Agroindústria familiar de Candeias conquista quatro títulos seguidos no ConQueijo com queijo provolone

Família Lacklein mantém tradição no ConQueijo e leva prêmio de melhor provolone em todas as edições desde 2022, destacando a agroindústria familiar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.