O Ministério Público de Rondônia (MPRO) deu início à primeira edição de 2025 do projeto MP Itinerante em Primavera de Rondônia. Coordenada pelo Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-Unificado), a ação visa aproximar os serviços essenciais da população e fortalecer a defesa dos direitos fundamentais.
O procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, diretor do CAOP-Unificado, destacou que a iniciativa permite uma atuação mais próxima e resolutiva do Ministério Público. A ação promove escuta ativa da comunidade, fiscalização de serviços públicos e atendimento a diversas demandas.
Lino Severino dos Santos, um dos pioneiros de Primavera de Rondônia, foi um dos beneficiados pela ação. Ele aproveitou para emitir documentos importantes, como a certidão de nascimento e o passe livre.
Durante a ação, também foram realizadas reuniões com as forças policiais locais e palestras voltadas para adolescentes e crianças. Os temas abordados incluíram direitos e deveres, prevenção da violência sexual e proteção da infância e juventude.
O sucesso do MP Itinerante é resultado da colaboração de diversos parceiros, incluindo órgãos públicos, instituições e entidades locais. Os atendimentos continuarão ao longo da semana, em diferentes localidades de Rondônia.