SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

Dia do consumidor: como se prevenir de enrascadas do comércio on-line

Um dos problemas mais comuns é a falta de entrega dos produtos.

Por Luiz Cláudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 35

Publicado em 

Dia do consumidor: como se prevenir de enrascadas do comércio on-line
Foto - Joédson Alves/Agência Brasil

Não são somente as manobras do balé, nas pontas dos pés, ou os movimentos coordenados da dança contemporânea que tornam agitada a vida da artista brasiliense Daniele Dias, de 19 anos. Ela é também professora de crianças de diferentes idades, inclusive em projetos na periferia, e tem ainda a vida universitária no curso de ciência política. Dia do consumidor: como se prevenir de enrascadas do comércio on-line - News RondôniaDia do consumidor: como se prevenir de enrascadas do comércio on-line - News Rondônia

Com tanto para fazer, atua em salas e palcos com brilho nos olhos, mas no ritmo da urgência. Não pode perder tempo. A jovem professora esperava que, ao optar por comprar, em uma loja na internet, novas roupas para dançar, como collants, malhas e calças de algodão, fosse ganhar tempo.

Ela gastou mais de R$ 350 em 20 peças e, depois, muito de sua paciência ao não receber os produtos. Histórias como a dela, de decepção ao fazer as compras de forma virtual, estão entre os principais desafios na defesa dos direitos dessa área no Brasil e motiva campanhas de esclarecimento como as que ocorrem no Dia do Consumidor, neste sábado (15).

“Primeiro, eles haviam me informado que estavam revisando a entrega e depois um aviso de ‘processando’. Na sequência, não respondiam mais os meus e-mails. Eu avisei que iria procurar meus direitos no Procon, que me atendeu rapidamente”, relata a consumidora.

Mercado e problemas em crescimento

Não faltam motivos para atenção especial sobre o comércio on-line. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento previsto para o comércio eletrônico no Brasil em 2025 será de R$ 224,7 bilhões, o que pode significar um aumento de 10% em relação ao ano passado.

Outros dados que ajudam a entender a dinâmica desse comércio foram revelados pelo último Relatório de Identidade Digital e Fraude da Serasa Experian, divulgado no mês passado. Uma das informações é que diminuiu a percepção dos consumidores de que as empresas adotariam medidas para protegê-los contra fraudes. Essa sensação de segurança passou de 51% para 43%.

Ainda segundo o levantamento, 48% dos participantes da pesquisa disseram que já haviam desistido alguma vez de uma compra por falta de confiança no site ou aplicativo que oferecia produto ou serviço. Ainda assim, o comércio eletrônico registrou um crescimento médio de 1,6 ponto percentual em 2024 na comparação com o ano anterior.

No caso da professora Daniele, depois de pedir a devolução do dinheiro insistentemente por e-mail e não ser atendida inicialmente, ela precisou separar outro tempo para procurar o Procon. Após 60 dias, ela teve o dinheiro devolvido. Não desistiu de comprar on-line, mas passou a pesquisar mais.

Veja as principais orientações do  Instituto de Defesa do Consumidor (Idec):

Segurança:

  • Escolha sites confiáveis: Procons divulgam anualmente uma lista de sites que devem ser evitados pelo consumidor.
  • Confira a reputação da empresa:  é importante buscar na própria internet avaliações do comerciante
  • Ótima oferta ou cilada? Desconfie de qualquer oferta ‘boa demais’ porque ela pode não ser verdade.
  • Calcule o preço com o frete: não adianta receber um bom desconto se o frete é alto.
  • Direito de arrependimento garantido: confira o período que a loja anuncia
  • Avaliações:  verifique os comentários e vá além apenas dos elogios (porque podem ser forjados)
  • Se for vítima de um golpe, faça as denúncias na polícia e nos órgãos de defesa do consumidor (Procon da sua cidade e o site consumidor.gov.br).

Preços: 

  • Evite fazer compras no fim de semana (o “horário nobre” da internet)
  • Preços dinâmicos: deslogue das contas nas redes sociais e limpe o histórico e use navegador anônimo para encontrar preço justo
  • Mantenha os itens no carrinho de compra por alguns dias antes de comprar: sistema de vendas pode incentivar a venda com cupons
  • Custos e prazos: quanto mais rápida a entrega, também mais caro será o valor do frete

Problemas

O crescimento do comércio eletrônico se intensificou durante e depois da pandemia, mas também cresceram os problemas relacionados a esse tipo de negócio.

De acordo com o advogado Igor Marchetti, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), um dos problemas mais comuns é o que foi enfrentado pela professora Daniele Dias, o  chamado “descumprimento de oferta”, que é a falta de entrega dos produtos. 

“Isso gera frustração no consumidor. Para você ter uma ideia, no ano passado, a gente teve um terço das demandas relativas ao descumprimento de oferta”, lamenta o advogado Igor Marchetti.

O especialista explica que houve um aumento também do número de reclamações relativas a “vício do produto”, quando os produtos adquiridos não cumprem com a finalidade esperada.

“Há um problema de logística e do frete dos produtos. O frete, na verdade, não é só um preço a mais, mas é um custo. Muitas vezes, essa cobrança do frete é usada para tirar uma vantagem econômica”.

O professor de direito Nauê Bernardo, do Centro Universitário de Brasília, lamenta haver, nesse contexto, a repetição de um problema grave. “Infelizmente, a gente tem muitos sites que se passam pelas chamadas marketplaces oficiais e acabam induzindo consumidores ao erro”, explica.

Para identificar a chance de enrascadas, segundo os pesquisadores, primeiramente é importante observar se o preço daquele produto não está muito diferente de outros locais. 

“Se o preço estiver muito abaixo daquilo que normalmente é praticado no mercado,é porque alguma coisa está errada. Em segundo lugar, é preciso também entender qual é a confiabilidade daquela pessoa ou empresa que faz o anúncio”, diz o professor.

Por isso, é importante, segundo os pesquisadores, procurar pelo nome dos vendedores em buscadores digitais.

Em caso da identificação de uma fraude, o cidadão deve informar a prestadora de cartão de crédito para que aquela compra seja efetivamente cancelada. O melhor é a prevenção, ainda que as enrascadas on-line tenham se sofisticado bastante.

Vulnerabilidades

Igor Marchetti diz que o prazo estipulado tem que ser cumprido e o consumidor deve reclamar quando não for respeitado.

“O consumidor não pode, de forma alguma, ser prejudicado nesse cumprimento ou ter uma flexibilização nesse sentido”. 

Para Marchetti, o público idoso é o público mais vulnerável na relação comercial.

O advogado chama atenção para pessoas em vulnerabilidade e com menos acesso à informação.

“Esse acesso à internet não é igual para todos. O acesso, muitas vezes, para as pessoas mais pobres, é um acesso contado. O Idec disponibiliza informações sobre direitos”.

Ele defende campanhas sobre direitos do consumidor desde a escola.

O fato de grande parcela da população ter pouco ou nenhum acesso aos mecanismos de educação digital é elencado pelo professor de direito Nauê Bernardo, do Centro Universitário de Brasília, um obstáculo para a garantia dos direitos.

“Associando isso ao autêntico faroeste digital que nós temos no Brasil em relação aos nossos dados pessoais, há um cenário muito próprio para esse tipo de fraude”, diz o professor.

Busca por direitos

No caminho da busca dos direitos, o especialista indica que é necessário documentar a reclamação. Um caminho que ele aponta é verificar na plataforma consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça. Nesse percurso, a reclamação do Procon também é importante.

“Se não for resolvido extrajudicialmente, mesmo dessa forma, cabe ingressar com uma ação judicial”. Para ações com valor de até 20 salários mínimos, a pessoa pode ingressar no Juizado Especial Cível. Não é obrigatória a presença do advogado.

O especialista entende que o Código de Defesa do Consumidor brasileiro é uma legislação bastante moderna.

“O código é um tesouro nosso. A gente não pode de forma alguma, sob o pretexto de que precisamos modernizar a lei, flexibilizar direitos. É isso que muitas vezes está por trás do discurso de modernização”.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

Deputada é julgada por invasão ao sistema eletrônico do CNJ
L
Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Os encontros vêm se consolidando como espaço estratégico para fortalecimento da cultura de controle no estado.
L
Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Eles e tantos outros que tiveram suas vidas alcançadas pelo programa, são prova de que o Vencer encoraja e dá esperança e condições para construir uma vida diferente.
L
Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Iniciativa promovida pela Administração Distrital e pela Unidade Básica de Saúde contou com ampla participação comunitária e apoio de organizações e empresas locais
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L

Povoado Nerd | Entrevista Abhay Alberto, diretor e roteirista

Nesta sexta-feira, dia 09, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Abhay Alberto, diretor e roteirista, para uma conversa imperdível sobre os bastidores do cinema, processos criativos e os desafios de contar boas histórias nas telas. Não perca essa entrevista especial com quem vive e respira audiovisual!
L

Talk News | Entrevista Oseias Oliveira da Silva e Marciel Oliveira da Silva

Nesta sexta-feira, dia 9, às 16h, o programa Talk News, apresentado por Victor Marques, recebe Oseias Oliveira da Silva e Marciel Oliveira da Silva para uma entrevista inspiradora.
L
Mulheres na Política: O desafio da representatividade e da transformação

Mulheres na Política: O desafio da representatividade e da transformação

No programa Em Cima da Hora, Agna Souza e Renata Camurça debateram os desafios, avanços e a importância da participação feminina na política de Rondônia.
L

Agenda News: Royal Parma conquista Porto Velho com parmegiana irresistível

Recém-chegada à cidade, a marca se destaca pelo sabor irresistível, ingredientes selecionados e entrega rápida, tornando-se referência em delivery de pratos saborosos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’
L
Colisão entre motos deixa três feridos no centro

Colisão entre motos deixa três feridos no centro

De acordo com testemunhas, uma das motos que estava um casal, teria invadido a preferencial pela Getúlio Vargas e batida com a outra, ocupada por um homem.
10
Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

A captura foi resultado de uma operação integrada entre os estados, que atuaram de forma coordenada para localizar o suspeito, que possuía mandados de prisão em aberto.
16
Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Polícia Civil localiza arma usada em tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Porto Velho

Polícia Civil localiza arma usada em tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Porto Velho

Segundo as investigações, a vítima, identificada apenas como M.F.S., foi atacada após aceitar uma corrida.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

A iniciativa é uma ação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e faz parte de um projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuito, com 40 vagas disponíveis, voltado a estudantes, servidores e comunidade externa a partir de 14 anos.
L
Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

O atendimento de 13 a 16 de maio inicia às 19 e segue até as 21 horas, no Laboratório de Informática do IFRO na Av. Jorge Teixeira de Oliveira, 3.146, Setor Industrial de Porto Velho (RO)
L
Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

O curso foi ministrado por Ivan Lara, especialista em marketing político e autor do livro Marketing Político Sem Achismo.
L
Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

A mobilização visa assegurar acolhimento adequado à população atendida, promovendo cidadania e justiça social por meio da legalização fundiária.
L

Dia das Mães sem Mãe por Larina Rosa

Perder a mãe é divagar entre lembranças dela, a vida que ela viveu, os sonhos que deixou de realizar e a culpa por não tê-la aproveitado mais.
L
Secretaria de Saúde de Jaru promove capacitação e acolhimento para profissionais da área

Secretaria de Saúde de Jaru promove capacitação e acolhimento para profissionais da área

A formação aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Jaru e foi conduzida por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.
L
Prefeitura de Jaru convoca motoristas de veículos pesados, cozinheiros e zeladores aprovados em Processo Seletivo

Prefeitura de Jaru convoca motoristas de veículos pesados, cozinheiros e zeladores aprovados em Processo Seletivo

Os candidatos têm o prazo de 05 dias úteis, a contar da data de publicação do edital para apresentar toda a documentação necessária para a posse.
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

TRT-14 antecipa Dia das Mães com programação especial

Atividades de bem-estar, cuidado e reconhecimento pelo trabalho e dedicação marcaram a homenagem às servidoras-mães.
L
Inscrições abertas para a 2ª Turma de 2025 do Curso de Piloto Privado de Avião

Inscrições abertas para a 2ª turma de 2025 do curso de Piloto Privado de Avião

As matrículas estão abertas até 20 de maio na Secretaria do Aeroclube de Rondônia
L

TRT-14 participa de Encontro Nacional da Justiça do Trabalho

Representantes da 14ª Região (RO/AC) contribuíram com os debates.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.