SÁBADO, 13/12/2025

Em destaque

Agentes de endemias são capacitados para reforçar combate ao Aedes Aegypti em Cujubim, Cacaulândia e Rio Crespo

O evento reúne especialistas de diversas regiões para aprimorar protocolos, testar planos de contingência e integrar diferentes setores da saúde pública

Por Aurimar Lima / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Foto - Cesarino Aprigio

O governo de Rondônia está intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti com uma capacitação especializada para os novos agentes de combate a endemias nos municípios de Cujubim, Cacaulândia e Rio Crespo. O treinamento, que acontece entre os dias 10 e 15 de março, tem como objetivo preparar os agentes para a identificação de larvas e mosquitos em campo e em laboratório, aprimorar a gestão das informações no Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD) e qualificar o uso de equipamentos essenciais, como nebulizadores motorizados e aspersores residuais para bloqueios epidemiológicos.

A capacitação é promovida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), por meio do Programa Estadual de Controle das Arboviroses, dentro do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores (NDTV), vinculado à Gerência Técnica de Vigilância Ambiental (GTVAM). Os participantes também serão capacitados na aplicação de larvicidas como o Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Com foco na eficácia das ações de prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o treinamento aborda temas estratégicos como:

Utilização do Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD);

Práticas de taxonomia do Aedes aegypti;

Execução do Levantamento Entomológico LIRAa/LIA, ferramenta essencial para mapear a presença do mosquito e orientar as estratégias de combate.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “com a capacitação o governo reafirma o seu empenho com a prevenção e o controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, fortalecendo as ações de combate e proteção da saúde pública”, ressaltou.

COMPROMISSO

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, destaca que a iniciativa tem um papel essencial no fortalecimento da vigilância epidemiológica e entomológica nos municípios atendidos. “Nosso objetivo é garantir maior eficiência no controle das arboviroses e reduzir a população de mosquitos transmissores dessas doenças, protegendo a população de Rondônia”, ressaltou.

EQUIPE DE FORMADORES

Treinamento na utilização dos equipamentos de bloqueio químico | Foto – Cesarino Aprigio

A capacitação está sendo conduzida por uma equipe técnica qualificada, composta por profissionais com vasta experiência na área da vigilância epidemiológica e controle de endemias. O professor doutor, Cesarino Aprígio, responsável técnico pela vigilância epidemiológica e laboratorial das arboviroses, fornece dados atualizados sobre a situação epidemiológica e laboratorial das arboviroses no estado de Rondônia, contribuindo para um panorama abrangente sobre os desafios enfrentados na região.

O técnico Christian Ramos, especialista no Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa/LIA), ministra treinamentos voltados ao preenchimento correto de formulários, cadastramento geográfico e estratégias que visam otimizar a coleta e a análise de dados. Esta abordagem garantirá que os agentes capacitados possam atuar de maneira eficiente na coleta de informações sobre a infestação do mosquito.

O técnico em endemias Erenaldo Santos, é o responsável pela parte prática do treinamento, abordando a identificação das espécies de Aedes em campo e a correta utilização dos equipamentos de bloqueio químico. Suas atividades incluem ações fundamentais para garantir que os agentes tenham habilidades técnicas adequadas na execução das ações de controle.

A especialista em entomologia, Alda Eunice Farias Lobato da Cunha, conduz capacitações voltadas à correta identificação dos vetores, tanto em campo quanto em laboratório. Seu conhecimento permitirá que os profissionais aprimorem suas habilidades na taxonomia dos mosquitos, um aspecto essencial para o sucesso das estratégias de combate ao Aedes aegypti.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Destaques do governo de Rondônia de 8 a 12 de dezembro evidenciam avanços na saúde, assistência social e transparência

Destaques do governo de Rondônia de 8 a 12 de dezembro evidenciam avanços na saúde, assistência social e transparência

Governo reforçam entregas na saúde, ampliação de serviços sociais, modernização pública e novas ações de segurança durante a semana
L
Encontro Nacional do Transferegov.br reúne gestores em Brasília e encerra Rede de Parcerias 2025

Encontro Nacional do Transferegov.br reúne gestores em Brasília e encerra Rede de Parcerias 2025

Encontro destaca avanços na gestão de transferências e encerra atividades da Rede de Parcerias 2025
L
Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Presidente da CDL fala ao Agenda News sobre impacto do evento no comércio e convida para próximas datas na Zona Leste e no Centro de Porto Velho.
L
Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

A operação municipal foi iniciada nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, para reduzir congestionamentos e aprimorar a circulação de veículos na região.
L
NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

A Campanha Papai Noel dos Correios 2025 mobilizou servidores estaduais e levou o governo de Rondônia a superar marcas anteriores, com 3.160 presentes destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF mantém por unanimidade a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

STF mantém por unanimidade a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referenda por 4 a 0 a decisão de Alexandre de Moraes que anulou votação da Câmara; presidente Hugo Motta deve empossar o suplente Adilson Barroso em 48 horas.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Carla Zambelli pode ser presa na Colmeia, em Brasília, se for extraditada

Carla Zambelli pode ser presa na Colmeia, em Brasília, se for extraditada

Ministro Alexandre de Moraes responde a questionamentos da Justiça italiana sobre extradição de Carla Zambelli, informando que a deputada ficará na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
L
STF tem maioria para confirmar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

STF tem maioria para confirmar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

Primeira Turma do STF forma maioria para referendar decisão de Alexandre de Moraes que anula votação da Câmara e determina a perda imediata do mandato de Carla Zambelli, condenada duas vezes à prisão.
L
Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Conselho Federal de Medicina esclarece boatos sobre proibição de documentos impressos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

MPRO Elias Chaquian Filho assume presidência da Ampro em Rondônia

MPRO Elias Chaquian Filho assume presidência da Ampro em Rondônia

Nova diretoria reforça união e compromisso com os membros do Ministério Público.
L
Gilmar Mendes pede a retomada virtual do julgamento do marco temporal

Gilmar Mendes pede a retomada virtual do julgamento do marco temporal

Ministro Gilmar Mendes solicita sessão virtual extraordinária para iniciar a votação dos magistrados do STF sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas, com previsão de início na próxima segunda-feira, antes do recesso da Corte.
L
Vereador Pedro Geovar garante recuperação do Ramal Gideão em Porto Velho

Vereador Pedro Geovar garante recuperação do Ramal Gideão em Porto Velho

Serviços de limpeza, patrolamento e cascalhamento serão realizados para melhorar a mobilidade da comunidade.
L
Vereador Pedro Geovar garante revitalização da Travessa Mamoré, no bairro Mocambo

Vereador Pedro Geovar garante revitalização da Travessa Mamoré, no bairro Mocambo

Serviços de manutenção e asfaltamento melhoram a mobilidade e a segurança dos moradores.
L
Políticos celebram a retirada de Alexandre de Moraes da lista da Lei Magnitsky nos EUA

Políticos celebram a retirada de Alexandre de Moraes da lista da Lei Magnitsky nos EUA

Decisão do governo norte-americano de remover o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa das sanções da Lei Magnitsky gera comemoração entre autoridades brasileiras, que a classificam como vitória da diplomacia de Lula e derrota da família Bolsonaro.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Denarc prende “Terror da Ponta do Abunã” e comparsas com armas, drogas e contrabando

Denarc prende “Terror da Ponta do Abunã” e comparsas com armas, drogas e contrabando

Polícia Civil, por meio do Denarc, prende Adiano S., conhecido como “Maranhão”, e dois comparsas em Nova Mutum, apreendendo cocaína, armas e 39 caixas de cigarros contrabandeados, pondo fim às ameaças na região da Ponta do Abunã.
14
Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Quarta incineração de drogas do ano foi realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira em Guajará-Mirim, reforçando o combate ao tráfico com a destruição de 175 kg de entorpecentes apreendidos em diversas operações.
10
PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, é o alvo de mandados autorizados pelo ministro Flávio Dino; investigações apontam que ela orquestrava a liberação de R$ 4 bilhões em emendas sem transparência.
L
PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

Um agressor, já sob medida protetiva e monitoramento eletrônico, foi detido pela Polícia Militar do 1º Batalhão Rondon após invadir a residência da ex-companheira, agredi-la e ameaçá-la. O suspeito foi encontrado escondido no telhado após ter evadido e rompido a tornozeleira eletrônica.
16
Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Rogério Soares da Silva Junior foi alvejado após reagir a policiais do BPTAR, sendo o criminoso que morre em confronto com BPTAR durante a Operação “Quimera” contra líderes do Comando Vermelho (CV) em Vilhena.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovens Aprendizes do Senac lançam projeto Renovar e Doar e destinam kits escolares à campanha Papai Noel dos Correios

Jovens Aprendizes do Senac lançam projeto Renovar e Doar e destinam kits escolares à campanha Papai Noel dos Correios

Iniciativa inédita promove cidadania, sustentabilidade e apoio a crianças em situação de vulnerabilidade em Porto Velho.
L
Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Obra aborda violência de gênero em Rondônia e valoriza profissionais do audiovisual local.
L
Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Programa “Agora Tem Especialistas” mobiliza hospitais em todo o país para reduzir filas e tempo de espera.
L
Paulo Saldanha lança em Porto Velho livro sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Paulo Saldanha lança em Porto Velho livro sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

“Entre Brancos e Originários – A Ferrovia de Deus” resgata história e cultura da Amazônia.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO DO EDIFICIO RESIDENCIAL CASTANHEIRAS

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00087.006/2025-SUL
L
Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Prefeitura injeta mais de R$ 5 milhões na economia local com pagamento antecipado.
L
Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Instabilidade afeta transações e acesso aos aplicativos das instituições bancárias.
L
Que horas estreia o episódio 8 de IT: Bem-Vindos a Derry?

Que horas estreia o episódio 8 de IT: Bem-Vindos a Derry?

Final da primeira temporada promete confronto sangrento com Pennywise e desfecho sombrio.
L
Georreferenciamento em Guajará-Mirim será iniciado após solicitação de Dra. Taíssa

Georreferenciamento em Guajará-Mirim será iniciado após solicitação de Dra. Taíssa

Segundo a parlamentar, a chegada da equipe técnica atende demandas identificadas diretamente com a população durante visitas aos bairros
L
Emenda de Dra. Taíssa viabiliza caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim

Emenda de Dra. Taíssa viabiliza caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim

Caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim reforça atendimentos sociais em áreas rurais e regiões de difícil acesso
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.