QUINTA-FEIRA, 27/11/2025

Em destaque

Docente do Campus Zona Norte é reconhecida com prêmio de Excelência Acadêmica na UFPR

A servidora cursou doutorado por meio de um Dinter (Doutorado Interinstitucional) fruto de parceria entre o IFRO e a UFPR.

Por IFRO - 30

Publicado em 

Docente do Campus Zona Norte é reconhecida com prêmio de Excelência Acadêmica na UFPR

Tese defendida por professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, ganha destaque. No início do mês de fevereiro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou os vencedores do Prêmio Excelência Acadêmica 2024. O reconhecimento é uma forma de prestigiar o esforço e a qualidade das atividades de pesquisa de seus docentes e discentes. Com a premiação sendo concedida às melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas em cada Programa de Pós-Graduação (PPG) da universidade. Para esta edição, foram considerados os trabalhos defendidos entre setembro/2023 e dezembro/2024.

Dentre os trabalhos premiados destacou-se, por meio do Programa de Pós-Graduação de Administração, a tese de doutorado intitulada “A experiência de ser gestora: poder e ambivalência emocional na identidade de mulheres na alta gestão em Instituições Federais de Ensino”, de Lady Day Pereira de Souza, docente do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte. A servidora cursou doutorado por meio de um Dinter (Doutorado Interinstitucional) fruto de parceria entre o IFRO e a UFPR.

A tese de Lady Souza destacou-se dos demais trabalhos por sua contribuição significativa para o entendimento das dinâmicas de poder e identidade emocional vivenciadas por mulheres em posições de alta gestão, provocando importantes reflexões e contribuindo para discussões mais amplas sobre equidade de gênero, poder e liderança.

Os critérios para seleção são definidos de forma autônoma pelos próprios colegiados de cada programa, mas considera-se importante avaliar a contribuição e o impacto do trabalho para a área de conhecimento e sociedade; aspectos de inovação e desenvolvimento; complexidade do trabalho; publicações derivadas; entre outros que cada programa julgar pertinente.

“O doutorado foi uma experiência extremamente gratificante para mim. A tese reflete profundamente as histórias e as vivências relatadas por mulheres em cargos da alta gestão e dialoga sobre temas como poder, emoções ambivalentes e a constituição indenitária delas na gestão em instituições federais de ensino”, disse a docente do IFRO.  Lady Souza ainda destacou que receber este prêmio é mais do que ter o reconhecimento de um trabalho que foi feito com muita dedicação e comprometimento, mas também é uma forma de dar visibilidade a um tema tão importante, que trata dos desafios, conquistas e engajamento das mulheres em posições de alto poder.

Pesquisa

Segundo dados da pesquisa desenvolvida pela professora Lady Souza, no Brasil, em 2024, apenas 20 dos 69 cargos de reitoria nas universidades federais eram ocupados por mulheres; contra 14, dos 41 cargos de reitor existentes nos institutos federais. O levantamento revela uma situação de sub-representação feminina, e que foi objeto de sua investigação. Para saber mais sobre a pesquisa desenvolvida pela professora, acesse o repositório: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/93616

Com a conquista do título de melhor tese na área de Administração em 2024, a docente do IFRO ainda relata que “o PPGADM/UFPR é um programa de excelência, com professores atualizados, comprometidos e que contribuem para transformar nossa trajetória acadêmica e profissional. Pude aprofundar meus estudos, explorando temas como poder, ambivalência emocional e identidade de mulheres na alta gestão. Ainda há poucos estudos nessa área, e minha pesquisa revelou os desafios emocionais e sociais que essas mulheres enfrentam, além das estratégias que utilizam para se fortalecer e superar os obstáculos”.

“Nesse processo, contei com apoios fundamentais pelos quais sou muito grata: minha orientadora, Profª Drª Mariane Lemos Lourenço, sempre generosa; as pesquisadoras do grupo de pesquisa; os colegas da turma 2020 do Dinter IFRO-UFPR; e o apoio institucional, com o afastamento e outros recursos essenciais para a realização da pesquisa. Foi uma experiência muito especial, na verdade, é um orgulho pertencer a primeira turma do Dinter IFRO-UFPR de Administração. Então, esse prêmio representa o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação e comprometimento, de alguém que é do Norte, da Amazônia, do IFRO e de um Dinter. Mais do que isso, é uma forma de dar visibilidade a um tema tão importante, que trata dos desafios, conquistas e o engajamento das mulheres em posições de liderança. Espero que essa pesquisa contribua para que mais mulheres possam se sentir representadas, encorajadas e empoderadas. Sou muito grata por todo esse processo e pelas pessoas que fizeram parte dessa caminhada”, completou.

Segundo a Coordenadora de Pós-Graduação da Reitoria, Michele Noé, responsável pela gestão do instrumento de parceria entre o IFRO e a instituição paranaense, “o Doutorado em Administração fortaleceu a parceria entre o IFRO e o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da UFPR. Apesar dos desafios pelo início do curso durante a pandemia, os docentes assumiram o compromisso com a qualificação dos alunos, promovendo sua integração contínua às atividades da UFPR. Como resultado, o programa gerou excelentes publicações e trabalhos de conclusão do curso, destacando-se a tese da egressa do curso, Lady Souza, que apresenta uma importante discussão para rede federal. Parabenizamos a servidora pela relevante premiação. A parceria continua fortalecida com a oferta da segunda turma que iniciou suas atividades em dezembro de 2024”.

Conforme a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa, “quero começar parabenizando a professora Lady Souza pela excelente pesquisa desenvolvida. A premiação concedida a ela é mais que justa e estamos imensamente felizes por esse reconhecimento ter sido conferido a ela, uma colega de trabalho nossa, que está no IFRO há mais de 12 anos, aluna de um Dinter, que é um tipo de programa de doutorado que frequentemente é alvo de preconceitos e incompreensões. Muitas pessoas acham que Minter e Dinter têm qualidade inferior aos programas regulares – o que é um mito, pois o compromisso das instituições, as avaliações pelas procuradorias jurídicas das instituições conveniadas e o controle da Capes asseguram um padrão de qualidade muitas vezes até superior. A Universidade Federal do Paraná é uma instituição de excelência, o Programa de Doutorado em Administração é também um programa de excelência, dentre os melhores do país na área, e Lady Souza demonstrou que é possível aproveitar as oportunidades de formação em serviço oferecidas pelo IFRO e desenvolver trabalho de qualidade ímpar. Agradecemos à servidora, pela dedicação, e à UFPR, pela parceria respeitosa e solidária”.

O Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, também parabenizou a servidora pelo reconhecimento obtido e destacou que o IFRO, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e da Diretoria de Gestão de Pessoas, manterá seu compromisso com a qualificação de seus recursos humanos, mediante formações de qualidade aos servidores do IFRO.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mulheres fora do trabalho têm risco 3 vezes maior de sofrer violência doméstica

Mulheres fora do trabalho têm risco 3 vezes maior de sofrer violência doméstica

A Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher revela que 69% das vítimas tiveram sua rotina alterada após as agressões. O estudo destaca que mulheres fora da força de trabalho correm um risco três vezes maior de sofrer violência, evidenciando a autonomia econômica como fator de proteção.
L
Escritora Rondoniense lança obras em Encontro Inclusivo de Dança em Brasília

Escritora Rondoniense lança obras em Encontro Inclusivo de Dança em Brasília

Eva da Silva Alves, escritora de Rondônia, foi a convidada especial do Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea em Brasília, onde lançou poemas do seu livro Arte, Amor e Desventuras e destacou seu compromisso com a acessibilidade, incluindo obras em Braille, Libras e outros idiomas.
L
Eva Potiguara celebra roteiro de natureza e cultura em Candeias do Jamari

Eva Potiguara celebra roteiro de natureza e cultura em Candeias do Jamari

A líder indígena e escritora Eva Potiguara visitou Candeias do Jamari em um roteiro cultural e turístico que valorizou a identidade amazônica, a gastronomia local e a conexão com a natureza, destacando o potencial do município no turismo de experiências.
L
DRF Porto Velho Alerta sobre Golpes de CPF no WhatsApp

DRF Porto Velho Alerta sobre Golpes de CPF no WhatsApp

A Delegacia da Receita Federal (DRF) em Porto Velho alerta a população sobre o aumento de golpes por WhatsApp que enviam links fraudulentos para suposta regularização de pendências no CPF, e reforça que a Receita Federal não utiliza esse canal para contato.
L
Sociedade civil vê retrocesso grave na flexibilização do Licenciamento Ambiental

Sociedade civil vê retrocesso grave na flexibilização do Licenciamento Ambiental

Organizações não governamentais alertam para o risco de colapso de ecossistemas e desrespeito a povos tradicionais após a derrubada de 56 vetos presidenciais ao PL do Licenciamento Ambiental, criticado como “PL da Devastação”.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast: Manoela Lisboa é a convidada desta quinta-feira

Um bate-papo especial que promete aproximar o público de uma jovem multifacetada, talentosa e comprometida com seu propósito.
L

Cine Araújo Porto Velho: Black Promo com ingressos a R$ 8 neste dia 28

Promoção válida somente no dia 28 de novembro, com ingressos por apenas R$ 8 em salas convencional, premium ou VIP, exceto lançamentos e shows.
L

Giro News: Denise Torquato fala sobre superação, direitos e educação jurídica

ela também traz sua vivência pessoal como sobrevivente do câncer de mama, unindo conhecimento, superação e acolhimento.
L
Derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental ameaça 297 terras indígenas

Derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental ameaça 297 terras indígenas

A Funai alerta que a derrubada de 56 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental desprotege mais de 40% dos territórios indígenas do país, impedindo a participação do órgão em áreas que ainda não foram homologadas.
L
Congresso aprova crédito de R$ 42 bilhões para Previdência e Bolsa Família

Congresso aprova crédito de R$ 42 bilhões para Previdência e Bolsa Família

O Congresso Nacional aprovou dois projetos de lei (PLNs) do Executivo: um abre crédito suplementar de R$ 42,2 bilhões para a Seguridade Social e o Bolsa Família, e o outro cria 8,6 mil cargos no MEC e prevê reajustes salariais para servidores do DF.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
Publicidade

POLÍTICA

Contador de empresas suspeitas de fraude no INSS depõe na CPMI

Contador de empresas suspeitas de fraude no INSS depõe na CPMI

A CPMI do INSS ouviu o contador Mauro Palombo Concílio, que abriu e geriu a contabilidade de empresas que receberam depósitos milionários de descontos indevidos de benefícios do INSS.
L
CPMI do INSS aprova prisão preventiva de dois investigados

CPMI do INSS aprova prisão preventiva de dois investigados

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou 393 requerimentos, incluindo dois pedidos de prisão preventiva: um contra Cecília Rodrigues Mota, presidente da AAPB, e outro contra o empresário João Carlos Camargo Júnior, o “alfaiate dos famosos”.
L
Bolsonaro recebe atendimento médico na prisão após crise de soluço

Bolsonaro recebe atendimento médico na prisão após crise de soluço

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu atendimento médico na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde está preso, devido a uma nova crise de soluços que começou na noite de ontem e persistiu durante esta quinta-feira (27).
L
Homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo é realizada por Dra. Taíssa na Assembleia

Homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo é realizada por Dra. Taíssa na Assembleia

Deputada destaca homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo, reconhecendo sua atuação na saúde pública de Rondônia e sua contribuição ao estado.
L
Crédito adicional suplementar é aprovado pela Alero para garantir serviços da Defensoria Pública

Crédito adicional suplementar é aprovado pela Alero para garantir serviços da Defensoria Pública

Parlamento autoriza crédito adicional suplementar de R$ 2,38 milhões para pagamento de despesas indenizatórias da DPE e manutenção dos serviços essenciais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foram encontrados mortos os três brasileiros que estavam desaparecidos há onze dias em Santa Cruz

Jovens de Pontes de Lacerda, Mato Grosso, partiram alegando que venderiam o carro em que viajavam na Bolívia. Em 17 de novembro, um deles comunicou a conclusão da venda, mas, desde então, não houve mais contato.
10
Polícia prende homem por tráfico de drogas em sucataria na Zona Leste

Polícia prende homem por tráfico de drogas em sucataria na Zona Leste

David foi detido por tráfico de drogas e resistência em um estabelecimento na Rua do Linhão, onde o cão farejador do Batalhão de Choque indicou drogas e apetrechos escondidos em uma gaveta; o suspeito assumiu a propriedade do material na delegacia.
12

Polícia busca por três brasileiros desaparecidos há dez dias na vizinha Santa Cruz

O veículo ocupado pelo trio foi localizado em uma área de mata no município de San Ignacio de Velasco. A região é conhecida por ser uma das rotas de narcotráfico mais perigosas e utilizadas para o trânsito de drogas na fronteira com o Brasil.
10
Equipe do sargento Machado prende foragido e suspeitos com drogas em distribuidora de fachada

Equipe do sargento Machado prende foragido e suspeitos com drogas em distribuidora de fachada

Ação da guarnição reforço 01 resulta na prisão de quatro suspeitos e na captura de um foragido durante operação contra o tráfico de drogas no bairro Tancredo Neves.
10
Colisão entre veículos é registrada na Calama

Colisão entre veículos é registrada na Calama

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o carro modelo HR-V que trafegava pela Rafael Vaz e Silva avança o cruzamento e acaba sendo atingido pelo Uno que seguia sentido centro pela Calama.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crédito suplementar é aprovado pela Assembleia para Tribunal de Justiça e Fuju

Crédito suplementar é aprovado pela Assembleia para Tribunal de Justiça e Fuju

Parlamento autoriza crédito suplementar que reforça salários, modernização tecnológica e investimentos na estrutura do Judiciário.
L
STF forma maioria para reconhecer racismo estrutural no Brasil

STF forma maioria para reconhecer racismo estrutural no Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) obteve maioria de votos para reconhecer a existência do racismo estrutural no país e determinar a criação de um plano nacional de enfrentamento, mas o julgamento foi suspenso, sem consenso sobre o reconhecimento de estado de coisas inconstitucional.
L
Lebrinha solicita reforma em escola de Ariquemes

Lebrinha solicita reforma em escola de Ariquemes

Deputada pede à SEDUC melhorias nas salas da Escola Jorge Teixeira para garantir segurança e aprendizado.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 200 mil para saúde de Rio Crespo

Gislaine Lebrinha garante R$ 200 mil para saúde de Rio Crespo

Deputada atende pedido de lideranças e reforça estrutura e atendimentos no município.
L
Isenção do IR até R$ 5 mil é comemorada por Cláudia de Jesus como vitória do governo Lula

Isenção do IR até R$ 5 mil é comemorada por Cláudia de Jesus como vitória do governo Lula

Nova lei que amplia a isenção do IR reforça justiça social, aumenta a renda de trabalhadores e é celebrada por Cláudia de Jesus como avanço do governo Lula
L
Gislaine Lebrinha acompanha uso de escavadeira em Rio Crespo

Gislaine Lebrinha acompanha uso de escavadeira em Rio Crespo

Deputada reforça apoio a produtores rurais com equipamento adquirido por emenda parlamentar.
L
Sesc Sinop promove aulão funcional especial de Novembro Azul

Sesc Sinop promove aulão funcional especial de Novembro Azul

Atividade gratuita acontece nesta sexta-feira, 28, e busca conscientizar sobre saúde masculina e prevenção do câncer de próstata.
L
Temas prioritários para pós-graduação em Rondônia são definidos em Agenda Nacional de Formação de Pessoal de Nível Superior

Temas prioritários para pós-graduação em Rondônia são definidos em Agenda Nacional de Formação de Pessoal de Nível Superior

Agenda Nacional define temas estratégicos que vão orientar a pós-graduação em Rondônia pelos próximos 10 anos
L
Entrada de adubos pelo Arco Norte quase dobra em 4 anos

Entrada de adubos pelo Arco Norte quase dobra em 4 anos

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento de 98% na importação de fertilizantes e consolida importância da região Norte para exportações de grãos.
L
Vereadora propõe proibição de fogos barulhentos em Porto Velho

Vereadora propõe proibição de fogos barulhentos em Porto Velho

Projeto de lei prevê multa, limitações a fogos ruidosos e proteção de pessoas e animais, e pode ser votado ainda este ano
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.