SÁBADO, 22/11/2025

Em destaque

Docente do Campus Zona Norte é reconhecida com prêmio de Excelência Acadêmica na UFPR

A servidora cursou doutorado por meio de um Dinter (Doutorado Interinstitucional) fruto de parceria entre o IFRO e a UFPR.

Por IFRO - 30

Publicado em 

Docente do Campus Zona Norte é reconhecida com prêmio de Excelência Acadêmica na UFPR

Tese defendida por professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, ganha destaque. No início do mês de fevereiro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou os vencedores do Prêmio Excelência Acadêmica 2024. O reconhecimento é uma forma de prestigiar o esforço e a qualidade das atividades de pesquisa de seus docentes e discentes. Com a premiação sendo concedida às melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas em cada Programa de Pós-Graduação (PPG) da universidade. Para esta edição, foram considerados os trabalhos defendidos entre setembro/2023 e dezembro/2024.

Dentre os trabalhos premiados destacou-se, por meio do Programa de Pós-Graduação de Administração, a tese de doutorado intitulada “A experiência de ser gestora: poder e ambivalência emocional na identidade de mulheres na alta gestão em Instituições Federais de Ensino”, de Lady Day Pereira de Souza, docente do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte. A servidora cursou doutorado por meio de um Dinter (Doutorado Interinstitucional) fruto de parceria entre o IFRO e a UFPR.

A tese de Lady Souza destacou-se dos demais trabalhos por sua contribuição significativa para o entendimento das dinâmicas de poder e identidade emocional vivenciadas por mulheres em posições de alta gestão, provocando importantes reflexões e contribuindo para discussões mais amplas sobre equidade de gênero, poder e liderança.

Os critérios para seleção são definidos de forma autônoma pelos próprios colegiados de cada programa, mas considera-se importante avaliar a contribuição e o impacto do trabalho para a área de conhecimento e sociedade; aspectos de inovação e desenvolvimento; complexidade do trabalho; publicações derivadas; entre outros que cada programa julgar pertinente.

“O doutorado foi uma experiência extremamente gratificante para mim. A tese reflete profundamente as histórias e as vivências relatadas por mulheres em cargos da alta gestão e dialoga sobre temas como poder, emoções ambivalentes e a constituição indenitária delas na gestão em instituições federais de ensino”, disse a docente do IFRO.  Lady Souza ainda destacou que receber este prêmio é mais do que ter o reconhecimento de um trabalho que foi feito com muita dedicação e comprometimento, mas também é uma forma de dar visibilidade a um tema tão importante, que trata dos desafios, conquistas e engajamento das mulheres em posições de alto poder.

Pesquisa

Segundo dados da pesquisa desenvolvida pela professora Lady Souza, no Brasil, em 2024, apenas 20 dos 69 cargos de reitoria nas universidades federais eram ocupados por mulheres; contra 14, dos 41 cargos de reitor existentes nos institutos federais. O levantamento revela uma situação de sub-representação feminina, e que foi objeto de sua investigação. Para saber mais sobre a pesquisa desenvolvida pela professora, acesse o repositório: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/93616

Com a conquista do título de melhor tese na área de Administração em 2024, a docente do IFRO ainda relata que “o PPGADM/UFPR é um programa de excelência, com professores atualizados, comprometidos e que contribuem para transformar nossa trajetória acadêmica e profissional. Pude aprofundar meus estudos, explorando temas como poder, ambivalência emocional e identidade de mulheres na alta gestão. Ainda há poucos estudos nessa área, e minha pesquisa revelou os desafios emocionais e sociais que essas mulheres enfrentam, além das estratégias que utilizam para se fortalecer e superar os obstáculos”.

“Nesse processo, contei com apoios fundamentais pelos quais sou muito grata: minha orientadora, Profª Drª Mariane Lemos Lourenço, sempre generosa; as pesquisadoras do grupo de pesquisa; os colegas da turma 2020 do Dinter IFRO-UFPR; e o apoio institucional, com o afastamento e outros recursos essenciais para a realização da pesquisa. Foi uma experiência muito especial, na verdade, é um orgulho pertencer a primeira turma do Dinter IFRO-UFPR de Administração. Então, esse prêmio representa o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação e comprometimento, de alguém que é do Norte, da Amazônia, do IFRO e de um Dinter. Mais do que isso, é uma forma de dar visibilidade a um tema tão importante, que trata dos desafios, conquistas e o engajamento das mulheres em posições de liderança. Espero que essa pesquisa contribua para que mais mulheres possam se sentir representadas, encorajadas e empoderadas. Sou muito grata por todo esse processo e pelas pessoas que fizeram parte dessa caminhada”, completou.

Segundo a Coordenadora de Pós-Graduação da Reitoria, Michele Noé, responsável pela gestão do instrumento de parceria entre o IFRO e a instituição paranaense, “o Doutorado em Administração fortaleceu a parceria entre o IFRO e o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da UFPR. Apesar dos desafios pelo início do curso durante a pandemia, os docentes assumiram o compromisso com a qualificação dos alunos, promovendo sua integração contínua às atividades da UFPR. Como resultado, o programa gerou excelentes publicações e trabalhos de conclusão do curso, destacando-se a tese da egressa do curso, Lady Souza, que apresenta uma importante discussão para rede federal. Parabenizamos a servidora pela relevante premiação. A parceria continua fortalecida com a oferta da segunda turma que iniciou suas atividades em dezembro de 2024”.

Conforme a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa, “quero começar parabenizando a professora Lady Souza pela excelente pesquisa desenvolvida. A premiação concedida a ela é mais que justa e estamos imensamente felizes por esse reconhecimento ter sido conferido a ela, uma colega de trabalho nossa, que está no IFRO há mais de 12 anos, aluna de um Dinter, que é um tipo de programa de doutorado que frequentemente é alvo de preconceitos e incompreensões. Muitas pessoas acham que Minter e Dinter têm qualidade inferior aos programas regulares – o que é um mito, pois o compromisso das instituições, as avaliações pelas procuradorias jurídicas das instituições conveniadas e o controle da Capes asseguram um padrão de qualidade muitas vezes até superior. A Universidade Federal do Paraná é uma instituição de excelência, o Programa de Doutorado em Administração é também um programa de excelência, dentre os melhores do país na área, e Lady Souza demonstrou que é possível aproveitar as oportunidades de formação em serviço oferecidas pelo IFRO e desenvolver trabalho de qualidade ímpar. Agradecemos à servidora, pela dedicação, e à UFPR, pela parceria respeitosa e solidária”.

O Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, também parabenizou a servidora pelo reconhecimento obtido e destacou que o IFRO, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e da Diretoria de Gestão de Pessoas, manterá seu compromisso com a qualificação de seus recursos humanos, mediante formações de qualidade aos servidores do IFRO.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério Público denuncia oito por execução do ex-delegado Ruy Ferraz

Ministério Público denuncia oito por execução do ex-delegado Ruy Ferraz

A vítima, que era secretário da prefeitura de Praia Grande, foi morta em setembro. Segundo o MPSP, a execução foi ordenada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) em retaliação à atuação de Ferraz contra a facção.
L
Negociações na COP30 se estendem e países buscam acordo final em Belém

Negociações na COP30 se estendem e países buscam acordo final em Belém

A plenária de encerramento, que definirá os textos finais, está prevista para este sábado. As conversas foram estendidas pela madrugada devido à falta de consenso, principalmente sobre a eliminação dos combustíveis fósseis.
L
Entenda a diferença entre prisão preventiva, domiciliar e cumprimento de pena

Entenda a diferença entre prisão preventiva, domiciliar e cumprimento de pena

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro foi decretada por risco de fuga e violação da tornozeleira eletrônica. Ele ainda não cumpre a pena definitiva de 27 anos determinada pelo STF.
L
BNDES abre consulta de elegibilidade para o Plano Brasil Soberano

BNDES abre consulta de elegibilidade para o Plano Brasil Soberano

Empresas e fornecedores impactados pelas tarifas dos Estados Unidos podem checar os critérios de acesso ao financiamento. O BNDES já aprovou R$ 7,6 bilhões em créditos por meio do plano.
L
Saneamento é central na crise climática, alerta especialista da ONU

Saneamento é central na crise climática, alerta especialista da ONU

Jose Gesti, da SWA, afirma que a falta de acesso a saneamento básico agrava os impactos de enchentes e secas, impedindo a adaptação eficaz dos países. A situação de Belém exemplifica o problema global.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: João Paulo Barbuio revela como aumentar a eficiência reprodutiva na pecuária de cria

Vai ajudar a destrinchar caminhos práticos e tecnologias que vêm transformando índices reprodutivos em fazendas de cria no país.
L
Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

O ministro do STF considerou o pedido prejudicado após ter decretado a prisão preventiva do ex-presidente neste sábado. A defesa alegava que as doenças permanentes de Bolsonaro exigem “acompanhamento médico intenso”.
L
Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

A defesa do ex-presidente diz que a decisão de prisão “causa profunda perplexidade”. O advogado Celso Vilardi alega que a medida pode colocar em risco a vida de Bolsonaro devido ao seu estado de saúde delicado.
L
Prisão preventiva, condenação e inelegibilidade: entenda a situação de Bolsonaro

Prisão preventiva, condenação e inelegibilidade: entenda a situação de Bolsonaro

Ex-presidente está detido por risco de fuga após violar monitoramento eletrônico. Ele já estava inelegível até 2030 e ainda responde a diversas investigações no Supremo Tribunal Federal.
L
Veja como é a sala onde Bolsonaro ficará detido em Brasília

Veja como é a sala onde Bolsonaro ficará detido em Brasília

O ex-presidente, preso preventivamente neste sábado (22), está detido em uma Sala de Estado Maior com cama, TV e frigobar, espaço reservado para altas autoridades na Polícia Federal.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Parlamentares criticam e comemoram a prisão preventiva de Bolsonaro

Parlamentares criticam e comemoram a prisão preventiva de Bolsonaro

A decisão do STF que decretou a prisão causou reações opostas no Congresso Nacional. A base do governo celebra a medida como defesa da ordem, enquanto a oposição a classifica como “aberração” e “perseguição”.
L
Da Câmara à Presidência e à prisão: a trajetória de Jair Bolsonaro

Da Câmara à Presidência e à prisão: a trajetória de Jair Bolsonaro

O ex-presidente foi detido preventivamente neste sábado (22) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A decisão cautelar é motivada pelo risco à ordem pública, com a Justiça citando manifestações de apoiadores para evitar a prisão por tentativa de golpe.
L
Advogados afirmam que prisão põe vida de Bolsonaro em risco

Advogados afirmam que prisão põe vida de Bolsonaro em risco

Os advogados do ex-presidente contestam o risco de fuga apontado pelo STF, argumentando que ele estava em casa sob monitoramento com tornozeleira eletrônica. A prisão é de natureza preventiva, sem prazo determinado para o fim.
L
Remédios são levados a Bolsonaro, preso preventivamente em Brasília

Remédios são levados a Bolsonaro, preso preventivamente em Brasília

Os advogados do ex-presidente afirmam que ele possui saúde debilitada e faz uso de medicamentos com ação no sistema nervoso central. O STF foi informado de tentativa de romper a tornozeleira eletrônica.
L
Por um STF sem indicação do Presidente da República e mandato fixo

Por um STF sem indicação do Presidente da República e mandato fixo

Debate ganha força após indicação de Jorge Messias para vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Moto atinge carro após avanço de preferencial na T-21 em Ji-Paraná

Moto atinge carro após avanço de preferencial na T-21 em Ji-Paraná

Imagens mostram que automóvel invadiu via preferencial; motociclista estaria em alta velocidade.
12
Justiça mantém bloqueio de R$ 300 mil contra empresário alvo da Operação Safe Truck

Justiça mantém bloqueio de R$ 300 mil contra empresário alvo da Operação Safe Truck

Decisão foi unânime na Turma de Câmaras Criminais Reunidas do TJMT.
14
Polícia Civil identifica ossada com técnica avançada em Porto Velho

Polícia Civil identifica ossada com técnica avançada em Porto Velho

A necropapiloscopia permitiu o confronto de impressões digitais, mesmo em avançado estado de deterioração. A vítima, identificada por F. J. G. Q., era natural de Aracati, Ceará.
16
Ladrão furta ferramentas, motor de barco e caminhonete em oficina de Vilhena

Ladrão furta ferramentas, motor de barco e caminhonete em oficina de Vilhena

Crime ocorreu em plena luz do dia durante feriado; picape usada no transporte foi recuperada.
14
Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas em Guajará-Mirim

Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas em Guajará-Mirim

Em ação contra o tráfico de drogas, a Polícia Civil de Rondônia apreendeu porções de cocaína e maconha, além de duas motocicletas e objetos de origem a ser esclarecida.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crea-RO promove palestra sobre prevenção no Outubro Rosa e Novembro Azul

Crea-RO promove palestra sobre prevenção no Outubro Rosa e Novembro Azul

Ação em Porto Velho reforçou cuidados com câncer de mama e próstata.
L
Prêmio Carsughi L’Auto Preferita 2025 destaca os melhores do setor automotivo

Prêmio Carsughi L’Auto Preferita 2025 destaca os melhores do setor automotivo

Cerimônia em São Paulo reconheceu veículos, executivos e projetos que marcaram o ano.
L
Passeio de trenzinho no Parque da Cidade reúne famílias em ação inclusiva

Passeio de trenzinho no Parque da Cidade reúne famílias em ação inclusiva

Evento acolheu crianças, jovens e adultos neurodivergentes durante programação do Natal Porto Velho Luz.
L
Prefeitura capacita equipes de Educação e Saúde para atualizar banco de dados do GeoPortal PMPV

Prefeitura capacita equipes de Educação e Saúde para atualizar banco de dados do GeoPortal PMPV

Servidores recebem treinamento para melhorar a inserção e o uso de informações georreferenciadas no sistema municipal.
L
Três gigantes disputam compra da Warner Bros. Discovery

Três gigantes disputam compra da Warner Bros. Discovery

Paramount Skydance, Comcast e Netflix apresentaram propostas para adquirir partes ou toda a operação do grupo, que inclui o HBO Max.
L
Pulseira que dá choques para manter usuário acordado, você usaria?

Pulseira que dá choques para manter usuário acordado, você usaria?

A eCoffee Energyband promete aumentar o estado de alerta, mas especialistas contestam eficácia e segurança.
L
INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios

INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios

O volume de novas solicitações ao órgão registrou aumento de 23%. O comitê estratégico, criado pelo INSS, buscará soluções para as 2,8 milhões de pendências, que incluem aposentadorias e pensões.
L
Demarcação de terras e participação popular marcam protestos na COP30

Demarcação de terras e participação popular marcam protestos na COP30

Manifestações de indígenas na Zona Azul e eventos paralelos, como a Cúpula dos Povos, cobraram maior participação nas decisões e a demarcação de territórios. A Marcha Mundial pelo Clima reuniu cerca de 70 mil pessoas nas ruas de Belém.
L
BRB afirma solidez e diz ter recuperado R$ 10 bilhões em caso Master

BRB afirma solidez e diz ter recuperado R$ 10 bilhões em caso Master

Em nota, o Banco de Brasília garantiu que mais de R$ 10 bilhões dos R$ 12,7 bilhões negociados em carteiras de crédito inexistentes já foram liquidados. A instituição reforça que segue sólida e colabora com as autoridades.
L

Sintonia 360: Ezielmo Rodrigues

Confira!
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.