SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

Brasil perde mais de 2 mil mídias jornalísticas em 10 anos, diz estudo

Pandemia e nova forma de influenciar estão entre os motivos

Por FLÁVIA ALBUQUERQUE - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Brasil perde mais de 2 mil mídias jornalísticas em 10 anos, diz estudo
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

Levantamento do projeto Mais pelo Jornalismo (MPJ) revela que 2.352 mídias jornalísticas desapareceram do Brasil desde 2014. No período, 10.795 veículos, entre jornais, rádios, TVs e portais foram criados, enquanto 13.147 tiveram as atividades extintas.

O estudo é baseado no cadastro de mídias da plataforma de mailings de imprensa I’Max, financiadora do projeto e idealizadora do MPJ. Também foram analisados dados específicos de veículos impressos e rádios em cidades com até 100 mil habitantes. De 2,4 mil estações de rádio analisadas, 1.248 não possuíam portal de notícias (52%). Já entre 1 mil veículos de mídia escrita, 214 não tinham site próprio (21%).

“O saldo em uma década é negativo e nós não estamos falando de mídias pequenas. São mídias centenárias, que representavam cidades muito populosas e que simplesmente foram descontinuadas porque a transformação digital e a maneira que as pessoas consomem notícia impactou o negócio do jornalismo”, explica a CEO do I’Max, Fernanda Lara.

Fernanda destaca ainda que o período da pandemia de covid-19 foi um fator relevante para o saldo negativo, com os anos de 2021 e 2022 tendo resultados negativos mais expressivos. “A partir de então, vemos uma recuperação. Nos últimos dois anos, 2023 e 2024, a produção jornalística brasileira ganhou fôlego, mas os números acumulados ainda assustam. Apesar dessa leve recuperação, o déficit permanece bem mais elevado do que tínhamos em 2020, quando o acumulado estava em 1.429”, afirma.

De acordo com Fernanda, novos veículos de comunicação vêm surgindo, principalmente porque muitos jornalistas são independentes, os chamados de news influencers, que estão se colocando como especialistas em algum assunto e criando o próprio veículo de comunicação. Entretanto, ainda existe a questão relacionada ao financiamento do jornalismo, que se coloca como uma dificuldade.

“Não é fácil você estabelecer uma publicidade séria para que, mesmo com esse novo fôlego, essas mídias se mantenham ativas comunicando e informando a sociedade no longo prazo. Então, diante de um cenário que ainda se mostra muito negativo, nós, como uma empresa do setor e que entende a importância do jornalismo especialmente pelos lados de democracia, resolvemos fazer esse projeto chamado Mais pelo Jornalismo”, diz a CEO do I’Max.

Transição

Segundo a análise da jornalista e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, da ECA/USP, Claudia Nonato, nas últimas décadas, o Brasil passou por uma migração de jornalistas de veículos tidos como tradicionais (jornal, rádio e TV) para as plataformas digitais. Em um primeiro momento, esses profissionais se mantiveram entre os dois, o tradicional e o digital. Ao mesmo tempo, as verbas e apoio publicitário migraram para o digital, fazendo com que os pequenos veículos não sobrevivessem.

“Nesse movimento, o número de impressos foi reduzido, enquanto as rádios se ampliaram (com a facilidade da internet), os veículos digitais (blogs, sites e plataformas) se fortaleceram e se tornaram muito mais atrativos para esses profissionais, que inclusive se motivaram a criar novas mídias”, disse Claudia.

Mesmo assim ela aponta um saldo positivo, como a criação de novos formatos, modelos de financiamento, distribuição de conteúdo, cargos e funções dentro do jornalismo digital. “Houve também, segundo o Atlas da Notícia (iniciativa que mapeia o jornalismo local no país) uma redução de 9,5% no número de municípios considerados desertos de notícias no Brasil, além do crescimento das rádios comunitárias e do jornalismo local nessas regiões”, afirmou.

Já o lado negativo, para a especialista foi a mudança no consumo da informação por parte do público e a consequente difusão da desinformação, que passou a pautar a sociedade e a política nos últimos anos, trazendo grandes desafios para o jornalismo.

“O profissional também precisou se reinventar: migrou do analógico para o digital, passou a ter novas funções além da escrita. As equipes foram reduzidas, o local de trabalho deixou de existir, passou para o remoto, e o salário se tornou mais baixo”.

Ela destaca que nesse contexto sobrevivem os grandes veículos de comunicação e surgem os novos, a partir do digital. Mas a grande dificuldade está no financiamento desses pequenos veículos, que hoje sobrevivem de apoio de fundações, vaquinha virtual ou de editais públicos.

“As grandes plataformas, como a Meta e Google, entre outras, viram nessas iniciativas uma oportunidade de investimento, em troca do trabalho, dos dados e informações desses profissionais. A partir dessas dificuldades, novas iniciativas que incentivem a sobrevivência e o financiamento dessas mídias serão sempre bem-vindas’.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Desabrigados enfrentam incertezas após temporais em Juiz de Fora

Desabrigados enfrentam incertezas após temporais em Juiz de Fora

Mais de 3 mil pessoas perderam suas casas desde segunda-feira; abrigos improvisados e mobilização voluntária marcam cenário de crise na Zona da Mata.
L

APAE Porto Velho realiza reunião com famílias para fortalecer atendimento e ampliar ações voltadas ao TEA Ativo

Encontro reuniu a família APAEANA para deliberar sobre atendimentos clínico, pedagógico e social, além da implantação do TEA Ativo e organização de unidade em Jaci Paraná.
L

Dr. Marcelo Almeida investe em conforto e segurança no pós-operatório com poltronas automatizadas

Clínica Marcelo Almeida disponibiliza poltronas reclináveis automatizadas para facilitar a recuperação dos pacientes, garantindo mais comodidade, autonomia e bem-estar no período pós-cirúrgico.
L

Iniciativa amplia sinal de celular e internet em Rondônia para beneficiar 35 mil moradores

Investimentos do Ministério das Comunicações e da Anatel vão ampliar a cobertura móvel em 21 localidades e mais de 560 km da BR-364, beneficiando cerca de 35 mil moradores em Rondônia.
L

Estudo coloca Rondônia no top 5 do potencial de mercado na Região Norte

Levantamento da CLP Brasil destaca crescimento do PIB, expansão do mercado de crédito e fortalecimento do ambiente econômico como fatores que impulsionam a competitividade de Rondônia na Região Norte.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Luiz Hermes Saraiva de Oliveira

Luiz Hermes Saraiva de Oliveira construiu trajetória marcada por ética, alegria e dedicação à família em Porto Velho, onde viveu grande parte de sua vida e formou laços duradouros.
L

Nota de pesar: Anaiza Lima de Medeiros

Familiares e amigos se despedem de Anaiza Lima de Medeiros, a Dona Naza, referência de acolhimento e amizade em Porto Velho, onde marcou gerações à frente de seu tradicional bar.
L

Hospital Universitário vai fortalecer a saúde em Porto Velho e reduzir pressão causada pela falta de investimentos do Governo do Estado

“Rondônia não tem Hospital Universitário, e essa é uma determinação do presidente Lula: que nenhum estado do país deixe de ter pelo menos uma unidade de hospital universitário”, destacou o ministro.
L

FALAÊ Podcast: Pastor Fábio Oliveira fala sobre fé, teologia e escatologia bíblica

Membro da Igreja Aviva, escritor e professor, Pastor Fábio Oliveira participa do programa para conversar sobre estudos bíblicos, propósito e a missão de ensinar com clareza e responsabilidade.
L

Agenda News: Deise Menghi apresenta a Terapia Seven Healings

A terapeuta explica o método que atua na causa dos sintomas, integra mente e corpo e mostra como a Seven Healings vem ajudando pacientes em mais de 25 países.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo adia por 90 dias nova regra sobre trabalho no comércio em feriados

Governo adia por 90 dias nova regra sobre trabalho no comércio em feriados

Prorrogação visa ampliar prazo para negociação entre empresários e trabalhadores; comissão bipartite será criada para buscar consenso sobre abertura de lojas.
L
Governo inaugura novas Casas da Mulher Brasileira em março

Governo inaugura novas Casas da Mulher Brasileira em março

Unidades em Macapá e Aracaju integram rede de acolhimento especializado; plano federal prevê ampliação de serviços de cuidado e monitoramento de proteção.
L
Permanência de Haddad no governo depende de encontro entre Lula e Trump

Permanência de Haddad no governo depende de encontro entre Lula e Trump

Ministro da Fazenda vincula data de sua saída a viagem oficial aos Estados Unidos; expectativa é que sucessão ocorra em meados de março.
L
Chuva abre cratera na Estrada de Santo Antônio

Chuva abre cratera na Estrada de Santo Antônio

Temporal provoca transbordamento do igarapé Bate-Estaca, interdita via e obriga Prefeitura a liberar acesso alternativo pela usina.
L
Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia homenageia agentes do Proampe

Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia homenageia agentes do Proampe

Sessão proposta pelo deputado Ribeiro do Sinpol reconhece atuação dos agentes de crédito do Proampe no fortalecimento das micro e pequenas empresas em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista foge após furar sinal vermelho e causar grave acidente no centro de Porto Velho

Colisão deixou um idoso ferido no cruzamento da Avenida Calama
12
Homem agride esposa e acaba preso após enfrentar a Polícia Militar

Homem agride esposa e acaba preso após enfrentar a Polícia Militar

Agressor utilizou cabo de rodo para ferir a vítima e tentou atacar a equipe da Polícia Militar durante a ocorrência no bairro Teixeirão.
14
PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

Automóvel com sinais de identificação adulterados possuía registro de furto em Belo Horizonte.
10
MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

Dois homens foram condenados a penas que somam 42 anos de prisão por crimes de roubo e extorsão praticados em escritório e agência bancária na cidade.
10
Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Adilsinho foi detido nesta quinta-feira em Cabo Frio; superintendente destaca combate ao “capo” mais sanguinário da contravenção fluminense.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump exige que empresas de IA paguem energia

Trump exige que empresas de IA paguem energia

Presidente dos EUA afirma que companhias terão de construir, comprar ou garantir o próprio fornecimento elétrico para novos data centers.
L
Instagram alerta pais sobre buscas sensíveis

Instagram alerta pais sobre buscas sensíveis

Nova função do Instagram notifica responsáveis quando adolescentes insistem em pesquisar termos ligados a suicídio e automutilação na plataforma.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.