QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

Participação da mulher no funcionalismo público federal sobe para 45%

Dados do MGI foram divulgados neste Dia Internacional da Mulher

Por ANDREIA VERDÉLIO – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Participação da mulher no funcionalismo público federal sobe para 45%
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

A presença de mulheres na Administração Pública Federal subiu para 45,6% em 2025. Em 2022, de acordo com dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 44,8% dos servidores ativos era mulheres.

“A presença feminina tem sido cada vez mais representativa”, destacou o governo, em comunicado, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Para a antropóloga Ana Julieta Teodoro Cleaver, servidora pública federal e membro do Coletivo de Mulheres Negras Servidoras e Empregadas Públicas do Governo Federal, tem havido um “aumento paulatino” na participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, mas, na grande maioria, de mulheres brancas que já vem de um perfil mais inserido nesses espaços.

“São dados que mostram um processo paulatino, um processo lento de mudança de participação política, social, econômica nesses espaços de poder e decisão. No entanto, há uma reprodução das desigualdades no que tange às mulheres negras, mulheres indígenas, mulheres quilombolas, mulheres do campo, mulheres de oriundas de populações tradicionais”, destaca.

Ela lembra, ainda, que a participação feminina é maior em cargos de execução das políticas, e menos naqueles de tomada de decisão.

“Quando a gente vai subindo na hierarquia dos cargos, o número de mulheres vai se reduzindo. Então, se a gente tem um grande número de mulheres no nível de chão de fábrica, digamos assim, no nível de representação de uma pasta ministerial são muito poucas mulheres.”

“E isso é presente não só no nos espaços governamentais, mas em todos os espaços de representação econômica, social e política no Brasil”, afirma Ana Julieta.

De acordo com o MGI, o número de mulheres em cargos e funções — comissionadas de direção e assessoramento e gratificações técnicas –, também aumentou ao longo dos últimos anos.

A participação feminina, nesse caso, passou de 40% em 2022 para 42% em 2025.

Quanto aos cargos de direção e assessoramento de nível 13 a 17, o que inclui os de coordenadoras-gerais, diretorias, assessorias especiais, secretárias e equivalentes, o aumento da participação das mulheres foi maior, subindo de 34,9% em 2022 para 39,2% em 2025.

O comunicado do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, ainda, “o esforço da atual gestão” em aumentar a participação feminina na Administração Pública Federal.

Considerando apenas o total de cargos de direção e assessoramento criados pelo governo atual, dos 1.270 de nível 13 a 17, aqueles ocupados por mulheres somam 965 ou 76% do total.

Política de cuidado

O governo federal cita as políticas públicas desenvolvidas para ampliar e dar melhores condições para a presença feminina no mercado de trabalho, como a Lei de Igualdade Salarial, cotas para mulheres em situação de violência doméstica em contratações públicas e o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na Administração Pública Federal.

A professora de Ciência Política da Universidade de Brasília, Flavia Biroli, afirma que ações para se produzir relações mais igualitárias nos espaços de trabalho seguem sendo fundamentais, tanto para diminuir as assimetrias de acesso à empregabilidade, como para promover um debate público em torno dessas desigualdades.

Para ela, no entanto, é fundamental integrar essas ações com o Plano Nacional de Cuidado.

“Um dos aspectos que levam às desigualdades de gênero entre mulheres e homens no espaço de trabalho é o fato de que a divisão sexual do trabalho que envolve a divisão do cuidado, faz com que as mulheres sigam sendo as principais responsáveis pelo cuidado de crianças pequenas, de pessoas com necessidades especiais e de idosos”, explica.

“A conciliação entre o trabalho remunerado e o trabalho não remunerado de cuidado é uma questão fundamental para gente ter igualdade nos espaços de trabalho”, disse, citando, por exemplo, uma complementaridade entre oferta de creches pelas empresas privadas e creches públicas de qualidade, “com horários compatíveis com os dos horários de trabalho das pessoas”.

A servidora pública Lais Barros, que é geógrafa e pedagoga, também membro do Coletivo de Mulheres Negras Servidoras e Empregadas Públicas do Governo Federal, lembra ainda, que essas políticas são reivindicações antigas do movimento feminista, uma resposta da luta dessas mulheres.

“Em que pese, ainda tenhamos um longo caminho pela frente, essa luta vem tendo resposta e uma forma de a gente reconhecer isso é a implementação dessas políticas públicas”, afirma.

O coletivo também destaca que essas políticas buscam dar uma resposta a uma situação sistêmica, em um processo que leva tempo e que precisa de uma mudança cultural tanto no âmbito individual, quanto no âmbito institucional. Nesse sentido, para as servidoras, é preciso observar as respostas que serão dados, por exemplo, aos casos de assédio e à questão da equiparação salarial, pelo mercado privado e pelo poder público.

Representatividade

Para Lais, é preciso também garantir a representatividade da população brasileira no serviço público, com a implementação efetiva das políticas de cotas nos concursos públicos federais.

“No final, a gente realiza política pública para quê e para quem? Sem essa representação, a gente não tem um olhar específico do retrato do que é a sociedade. Então quando a gente vai pensar no serviço público diverso, a gente está partindo do pressuposto de que existem diversos olhares”, diz.

“E um serviço público feito por essas pessoas, por pessoas que podem representar e trazer um pouco da sua história, representa um olhar focado e centrado em uma política pública de mais qualidade, não só em cargos de execução primária, mas também nas tomadas de decisão de qual país queremos e de qual sociedade queremos e como construir a cidadania dessa população brasileira”, completa.

Ana Julieta explica que cargos de execução primária envolvem, por exemplo, o trabalho de assistentes sociais, de enfermeiras, de técnicas de enfermagem e de profissionais de educação básica. Segundo ela, são cargos ocupados por mulheres negras, de menor reconhecimento social e menor nível remuneratório.

“E são todas ocupações de altíssima relevância para a sociedade brasileira”, destacou, cobrando que haja um maior reconhecimento das atuações na linha de frente, inclusive com maiores salários.

“É fundamental para que as políticas públicas também possam refletir uma justiça social que atenda a maioria da população brasileira”, completa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estado usa leis para justificar letalidade contra população negra, diz pesquisador

Estado usa leis para justificar letalidade contra população negra, diz pesquisador

O professor de Direito da FGV, Thiago Amparo, afirma que o sistema jurídico brasileiro utiliza regras e procedimentos legais para racionalizar e manter a barbárie das mortes cometidas contra a população negra, evidenciando uma seletividade que favorece o arquivamento de casos.
L
Ministra afirma que justiça climática só é possível com justiça de gênero

Ministra afirma que justiça climática só é possível com justiça de gênero

O Dia de Gênero na COP30, em Belém, concentrou o debate sobre a relação entre mulheres e clima.
L

Nova 364 participa de Encontro de Secretários, Técnicos e Viveiristas e destaca ações para uma BR-364 mais sustentável

Concessionária apresentou iniciativas ambientais que integram conservação, segurança viária e desenvolvimento regional
L
Golpes buscam investidores do Banco Master à espera de ressarcimento do FGC

Golpes buscam investidores do Banco Master à espera de ressarcimento do FGC

Especialistas alertam que investidores do Banco Master estão sendo alvo de uma onda de golpes que prometem liquidez imediata ou antecipação dos pagamentos do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
L
Eduardo Custódio, empresário e produtor, se destaca no entretenimento e turismo

Eduardo Custódio, empresário e produtor, se destaca no entretenimento e turismo

Eduardo Custódio é um nome influente do meio artístico e cristão, com mais de 6 mil eventos realizados, cuja trajetória de superação após a tetraplegia inspira o setor de eventos e o turismo brasileiro.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Mariana Belandi fala sobre Fecomércio, Pró Hunter e estreia do podcast Bora Alí

O programa vai trazer um papo leve, dinâmico e direto sobre empreendedorismo, comportamento, inovação e os bastidores da nova fase de Mariana no mundo dos podcasts.
L
Facções criminosas ampliam presença em 32% dos municípios da Amazônia

Facções criminosas ampliam presença em 32% dos municípios da Amazônia

Um estudo lançado na COP30 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou o avanço do crime organizado na Amazônia, que já atinge 45% dos municípios da Amazônia Legal.
L

In Foco Podcast: Maurício Carvalho é o entrevistado desta quarta-feira

Maurício se consolida como uma voz ativa no desenvolvimento de Rondônia e uma das principais lideranças jovens do país.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Governo de RO homologa primeiros contratos do programa Meu Sonho e convoca novos beneficiários

Governo de RO homologa primeiros contratos do programa Meu Sonho e convoca novos beneficiários

Programa Meu Sonho avança com homologação de contratos e nova convocação para análise financeira, reforçando apoio às famílias rondonienses
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a liminar que suspendeu a legislação do Rio de Janeiro que regulamentava e garantia a gratuidade do transporte aéreo de animais de apoio emocional. A decisão valida o entendimento de que apenas o Congresso Nacional pode legislar sobre o tema.
L
Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Magistrada é reconhecida por atuação ética e contribuição à Justiça em Rondônia.
L
Cristiane Lopes apoia projeto contra o crime organizado

Cristiane Lopes apoia projeto contra o crime organizado

Deputada vota a favor do PL Antifacção que reforça o combate ao crime organizado.
L
Haddad critica versão de PL Antifacção por asfixiar PF e Receita

Haddad critica versão de PL Antifacção por asfixiar PF e Receita

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o substitutivo do Projeto de Lei (PL) Antifacção aprovado na Câmara asfixia financeiramente a Polícia Federal (PF) e fragiliza a Receita Federal, alegando que a mudança na destinação de bens apreendidos beneficia o crime organizado.
L
Rua Montserrat começa a receber asfalto na zona Sul

Rua Montserrat começa a receber asfalto na zona Sul

Obra atende pedido da vereadora Sofia Andrade e melhora acesso da comunidade.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende mais de 1,4 kg de drogas em Espigão do Oeste

PM apreende mais de 1,4 kg de drogas em Espigão do Oeste

Operação no Bairro São José também recolheu materiais usados no tráfico e um adolescente foi identificado.
14
Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

VÍDEO: Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando a moto ocupada por duas mulheres e uma caminhonete seguiam na Pinheiro Machado, e um carro modelo Mobi invadiu a preferencial.
18
PF não perderá recursos com o PL Antifacção, garante relator no Senado

PF não perderá recursos com o PL Antifacção, garante relator no Senado

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator do Projeto de Lei (PL) Antifacção na Casa, assegurou que seu relatório impedirá a perda de recursos para a Polícia Federal (PF). Embora considere o texto da Câmara “adequado no mérito”, ele fará ajustes para proteger o financiamento da corporação.
L
Passageira de moto morreu em grave acidente na Pinheiro Machado

Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

Acidente na Pinheiro Machado ocorreu após colisão entre carro e motocicleta no cruzamento com a Rua Manoel Laurentino de Souza.
18
Motorista fica preso às ferragens em acidente na BR-364

Motorista fica preso às ferragens em acidente na BR-364

Acidente na BR-364 deixou condutor ferido após capotamento de veículo no cruzamento com a Rua da Beira, em Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inep anula três questões objetivas do segundo dia do Enem 2025

Inep anula três questões objetivas do segundo dia do Enem 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a anulação de três questões do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025), aplicado no domingo (16).
L
Vila Olímpica inaugura estúdio de Pilates para atender pessoas idosas em Porto Velho

Vila Olímpica inaugura estúdio de Pilates para atender pessoas idosas em Porto Velho

Novo espaço do Programa Qualidade de Vida inicia atividades com 50 alunos e integra parceria entre Prefeitura e Unir
L
Black Friday deve injetar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

Black Friday deve injetar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

A Black Friday de 2025 deve gerar um volume recorde de R$ 5,4 bilhões em vendas ao longo de novembro, segundo a CNC. Hiper e supermercados devem concentrar a maior fatia das compras, com a estimativa de crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior.
L
Aulão sobre IA no Mineirão vira pancadaria entre estudantes

VÍDEO: Aulão sobre IA no Mineirão vira pancadaria entre estudantes

Evento do governo de Minas Gerais com 20 mil estudantes da rede estadual, no Mineirão, terminou em briga generalizada, levando à suspensão das atividades e ao acionamento de socorro para atender aos alunos envolvidos.
L
Caixa lança fundo garantidor para PPPs sustentáveis

Caixa lança fundo garantidor para PPPs sustentáveis

FGC3P facilita financiamento de projetos públicos e privados com foco em sustentabilidade.
L
VÍDEO: Deputado e homem trocam socos no meio da rua após desentendimento

VÍDEO: Deputado e homem trocam socos no meio da rua após desentendimento

O parlamentar se envolveu em uma troca de socos com um manobrista na manhã desta quarta-feira (19) no Centro de Curitiba. Vídeos da confusão circulam nas redes sociais, e o deputado foi encaminhado para atendimento médico com o nariz quebrado.
L
BRB contrata auditoria externa para apurar fraudes da Operação Compliance Zero

BRB contrata auditoria externa para apurar fraudes da Operação Compliance Zero

O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) informou ao mercado que contratará uma auditoria externa para investigar as operações de aquisição de carteiras de crédito junto ao Banco Master, foco da Operação Compliance Zero da Polícia Federal (PF).
L
Ecoparque completa dois anos com avanços ambientais

Ecoparque completa dois anos com avanços ambientais

Unidade trata média de 13 mil toneladas de resíduos por mês.
L
Cacoal recebe minuta da Lei de Inovação do Sebrae

Cacoal recebe minuta da Lei de Inovação do Sebrae

Proposta reforça inovação como motor econômico no município.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.