QUARTA-FEIRA, 12/03/2025

Rondônia tem uma das piores qualidades de energia do Brasil, aponta ANEEL

Apagões frequentes, atendimento lento e ação judicial contra a Energisa reforçam insatisfação dos consumidores

Por Escudocoletivo.org.br

Publicado em 

Rondônia tem uma das piores qualidades de energia do Brasil, aponta ANEEL - News Rondônia
Imagem: FreePik

Rondônia figura entre os estados com o pior fornecimento de energia elétrica do país. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) indicam que a qualidade do serviço prestado na região apresenta índices alarmantes, com quedas constantes, atendimento lento em emergências e um tempo médio sem energia muito superior ao de outros estados. Em 2019, por exemplo, consumidores rondonienses ficaram, em média, 48 horas sem energia ao longo do ano – quase cinco vezes mais do que em São Paulo e Paraná.

Mesmo com anúncios de melhorias por parte da concessionária responsável, a realidade mostra que mais da metade da rede elétrica do estado ainda opera fora dos padrões aceitáveis da ANEEL.

Apagões constantes e demora no atendimento

O indicador DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), que mede o tempo total que os consumidores ficam sem luz ao longo do ano, chegou a 48,57 horas em 2019 – um índice 500% superior ao de estados como São Paulo e Paraná, onde esse tempo ficou abaixo de 10 horas. Já o índice FEC (Frequência de Interrupções por Unidade Consumidora), que contabiliza a quantidade de vezes que a energia é interrompida, também demonstrou números alarmantes, com Rondônia registrando quase o dobro da média nacional em 2019.

Rondônia tem uma das piores qualidades de energia do Brasil, aponta ANEEL - News Rondônia
ANEEL | Portal Reports Abertos

Apesar de uma leve redução nos anos seguintes, os dados de 2023 ainda apontam que os consumidores rondonienses ficaram sem energia, em média, por 21 horas ao longo do ano – muito acima do aceitável.

Outro problema enfrentado no estado é a demora no atendimento das emergências. O Tempo Médio de Atendimento de Emergências (TMAE) chegou a mais de 12 horas em 2023, enquanto em São Paulo e Paraná esse tempo foi inferior a 6 e 3 horas, respectivamente. Rondônia chegou a ocupar a 26ª posição no ranking nacional e, mesmo com pequenas melhorias, subiu apenas para a 24ª colocação em 2024.

Energisa Rondônia tem o pior desempenho do grupo no Brasil

Segundo a ANEEL, 42% dos conjuntos elétricos da Energisa Rondônia operaram fora dos limites aceitáveis nos últimos cinco anos, tornando o estado o pior atendido entre todas as concessionárias do grupo Energisa no país.

Isso significa que os consumidores rondonienses enfrentaram períodos sem energia significativamente maiores do que qualquer outro estado atendido pela empresa.

Rondônia tem uma das piores qualidades de energia do Brasil, aponta ANEEL - News Rondônia
ANEEL | Portal Reports Abertos

Ação na Justiça pode forçar melhorias

Uma ação civil pública contra a Energisa, movida desde 2015 pela Associação Cidade Verde (ACV), em parceria com a Defensoria Pública do Estado e a OAB/RO, está em fase de julgamento e pode obrigar a concessionária a melhorar a qualidade do serviço prestado.

“A Justiça concedeu uma liminar em 2017 determinando que a concessionária forneça energia sem interrupções, pois se trata de um serviço essencial. Essa medida tem como base a Constituição Federal, a Lei de Concessões e o Código de Defesa do Consumidor”, explica o advogado Gabriel Tomasete, que há 20 anos atua na defesa dos direitos dos consumidores e atualmente preside o Instituto Escudo Coletivo.

A expectativa é de que o julgamento traga resultados concretos para garantir um serviço mais eficiente e confiável aos consumidores de Rondônia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moraes manda PF entregar conversas entre delegado e Marielle Franco

Moraes manda PF entregar conversas entre delegado e Marielle Franco

Defesa quer demonstrar que delegado mantinha boa relação com vereadora
L
Justiça prolonga uso da Força Nacional em incêndios na Amazônia Legal

Justiça prolonga uso da Força Nacional em incêndios na Amazônia Legal

Força permanecerá por mais 30 dias também no Pantanal
L
Lula: é dever do governo garantir cenário estável para investimentos

Lula: é dever do governo garantir cenário estável para investimentos

Presidente visitou centro de tecnologia da Stellantis, em Betim
L
BNDES: Apoio a coprodutora de "Ainda Estou Aqui" faz parte de retomada

BNDES: Apoio a coprodutora de “Ainda Estou Aqui” faz parte de retomada

Conspiração Filmes receberá R$ 32 milhões
L

Castra + Rondônia avança em Porto Velho com apoio do deputado federal Fernando Máximo

Campanha de castração gratuita promove bem-estar animal e controle populacional no estado
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

Desfecho será seguido em casos semelhantes por todas as instâncias
L

Rondônia registrou 1.540 afastamentos por saúde mental em 2024

A ansiedade (417 casos) e a depressão (342 registros) somaram-se a essa triste realidade, que coloca Rondônia na terceira posição do ranking da Região Norte.
L

#AgendaNews | Entrevista Patrícia Pimenta – CEO e Palestrante

Nesta terça-feira (11), às 17h, o programa Agenda News recebe Patrícia Pimenta, CEO e palestrante, para um bate-papo sobre o impacto da Editora Pimenta no cenário editorial de Rondônia e do Brasil. A editora é pioneira na publicação de livros científicos e literários na região, fortalecendo o acesso ao conhecimento em diversas áreas.
L
Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Resultados finais do CNPU são homologados

Resultados finais do CNPU são homologados

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país
L
Inscrições para concurso do Superior Tribunal Militar começam na sexta

Inscrições para concurso do Superior Tribunal Militar começam na sexta

Provas serão aplicadas em 8 de junho
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa comemora o nascimento do primeiro bebê no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Uma nova vida, um novo capítulo para o município, destaca a parlamentar.
L

Secretário da Sejucel participa de sessão na ALE-RO para discutir investimentos no esporte

O secretário ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte no estado.
L

“Este é o verdadeiro recurso do povo voltando para o povo”, destaca Dra. Taíssa na inauguração do Hospital Regional de Guajará-Mirim

Compromisso e dignidade: Nova unidade hospitalar revoluciona o atendimento na região.
L

Vereador Erikes Santos visita gabinete de Everaldo Fogaça para conhecer trabalho legislativo da capital

A visita ao vereador Everaldo Fogaça proporcionou uma troca de experiências enriquecedora, reforçando o compromisso de ambos com um trabalho legislativo eficaz e transparente.
L
Governador Marcos Rocha lança campanha "Fale Bem de Rondônia" para reforçar sentimento de pertencimento entre os rondonienses

Governador Marcos Rocha lança campanha “Fale Bem de Rondônia” para reforçar sentimento de pertencimento entre os rondonienses

A campanha será uma ferramenta poderosa para destacar as belezas naturais, a rica história e os avanços no desenvolvimento de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista atropela ciclista e foge sem prestar socorro no Embratel

O Samu atendeu o idoso, que estava com suspeita de fratura.
12

Motociclista quebra a perna após carro furar a preferencial e causar acidente

Uma equipe de resgate foi acionada enquanto a vítima, caída no meio da rua, gritava de dor.
14
Idoso atropelado por carro morre no hospital em Porto Velho

Idoso atropelado por carro morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, o idoso pilotava uma moto pela Rua Angico, quando invadiu a preferencial e foi atropelado por um carro.
18

Governo de Rondônia inicia uma nova etapa da Operação Hileia, intensificando medidas preventivas contra crimes ambientais

O lançamento oficial, feito pelo comandante-geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin, ocorreu nesta terça-feira (11), na sede do BPA em Candeias do Jamari

Polícia Penal atua na Operação Carnaval por meio de patrulhamentos, monitoramento e prisões de foragidos

O objetivo da Operação foi monitorar foragidos do sistema prisional e aqueles em cumprimento de medidas judiciais, concluída com sucesso durante as festividades
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comitê da Síria promete investigar massacres contra mil civis

Comitê da Síria promete investigar massacres contra mil civis

Maioria das vítimas seria da minoria religiosa alauíta
L
Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Encontro ocorre na sede da ONU até o próximo dia 22
L
Afastamentos por transtornos mentais aumentam 67% em dez anos

Produção industrial fica estável em janeiro, após três meses de baixa

Em 12 meses, setor apresenta alta de 2,9%
L

VENDE-SE: MITSUBISHI TRITON/ L200

Ano e Modelo: 2022/2023
L

Requerimento da Licença Ambiental: ACRONAVE LOG LTDA

Licença Ambiental Prévia-LAP
L

VENDE-SE: FIAT/TORO ULTRA AT9 D4

Ano e Modelo:2020/2021
L

Requerimento de Inclusão de Atividade e Renovação da Licença Ambiental: ASSUNCAO LTDA

Inclusão da Atividade – Renovação da Licença Ambiental
L

VENDE-SE: FIAT/STRADA FREEDOM 13CS

Ano e Modelo:2021/2022
L

Recebimento da Licença Ambiental: LIETE DA GAMA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA Nº 016.00004.003/2025-SUL
L
MPT em Rondônia e Acre celebra as mulheres da Amazônia

MPT em Rondônia e Acre celebra as mulheres da Amazônia

Que neste mês em que celebramos e refletimos a luta e a força da Mulher, possamos fortalecer o compromisso coletivo por um futuro de igualdade, respeito e dignidade para todas as mulheres.
L