TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

Março das Mulheres: mês terá agenda extensa de entregas em benefício das mulheres

Anúncio da V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, inaugurações de Casa da Mulher Brasileira e Centros de Referência, novo Relatório de Transparência Salarial e lançamento do RASEAM 2025 estão agendados ao longo do mês

Por Secom/Presidência da República

Publicado em 

Março chegou e com ele mais uma série de ações do Ministério das Mulheres para enfrentar a violência de gênero, promover a autonomia econômica e ampliar a participação das mulheres em espaços de poder e decisão. No Dia Internacional das Mulheres (8), a mobilização pelo Feminicídio Zero marca presença na Sapucaí no desfile das escolas campeãs do carnaval do Rio de Janeiro. O mês também será marcado com a instalação de fóruns de debate, campanhas, entregas de unidades móveis de atendimento à mulher e o lançamento da V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

O mês das mulheres foi iniciado com a estreia da mobilização nacional “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” nos desfiles oficiais do Sambódromo da Marquês de Sapucaí (RJ) nos três dias de apresentações (2, 3 e 4 de março). Uma faixa com o slogan da campanha foi levada por dezenas de mulheres antes das entradas das escolas de samba, e peças da campanha foram colocadas em espaços estratégicos do Sambódromo, como paineis, cubos de frisa, adesivos nas portas dos banheiros, inserção de mensagens da campanha na locução do desfile e materiais gráficos. Para o desfile das escolas campeãs, no Dia Internacional das Mulheres, o Feminicídio Zero entra na avenida com mais de 300 mulheres.

As ministras Cida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) estarão presentes, além de parlamentares e mulheres de diversos movimentos sociais e de comunidades do Rio de Janeiro. A ação encabeçada pelo Ministério das Mulheres foi uma parceria com o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

Política para as mulheres

O lançamento da V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres também será em março. O ato apresentará a metodologia do encontro e divulgará o calendário das conferências regionais, que antecedem a etapa nacional a ser realizada em Brasília, em setembro de 2025.

O evento contará com a presença de secretárias estaduais e municipais de Políticas para as Mulheres, representantes das marchas das Margaridas, das Mulheres Negras e das Mulheres Indígenas e demais movimentos sociais, de mulheres e feministas.

Inauguração de novos equipamentos

A fim de ampliar os serviços especializados da rede de atendimento a mulheres em situação de violência – um dos principais eixos do Programa Mulher Viver sem Violência, o Ministério das Mulheres vai inaugurar a Casa da Mulher Brasileira de Palmas, capital do Tocantins, e quatro novos Centros de Referência da Mulher Brasileira, em Epitaciolândia/AC, Sol Nascente/DF, Recanto das Emas/DF e Francisco Beltrão/PR.

Durante o mês de março, o governo federal também entregará simbolicamente as chaves de 17 unidades móveis de atendimento à mulher – uma demanda da Marcha das Margaridas, que inclui também computadores, câmeras e outros equipamentos, totalizando um investimento de mais de R$ 2.2 milhões.

Na esteira do Março das Mulheres, Caruaru/PE inaugurá sua lavanderia coletiva em abril deste ano, quando também serão entregues os Centros de Referência de São Sebastião/DF, Sobradinho II/DF, São Raimundo Nonato/PI e Guarapuava/PR.

Seminários e diálogos com a sociedade

O Março das Mulheres será marcado ainda pela assinatura de portarias como a que instala o Fórum para Promoção da Autonomia e Inclusão Socioeconômica de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis e as que validam os planos de ação construídos pelos fóruns de diálogos voltados às mulheres quilombolas, do movimento Hip-Hop e de mulheres da pesca, aquicultura artesanal e marisqueiras.

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), será feita a divulgação do Calendário de escuta com as mulheres do Programa Bolsa Família nas cinco regiões do Brasil. O objetivo é transformar as mulheres em multiplicadoras de conhecimento em suas comunidades, ao potencializar lideranças femininas locais e garantir que elas tenham acesso a informações e direitos.

Nos dias 17 e 18 de março será realizado o 1° Seminário Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Campo, das Águas e da Floresta. No dia 19 de março, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, será realizado o 2º Prêmio Mulheres das Águas, que reconhece a diversidade e o trabalho destas mulheres que fazem a diferença. Foram mais de 200 mulheres inscritas nas 10 categorias.

Já no dia 21 de março, o Seminário de Metodologia dos Planos de Enfrentamento à Violência contra Mulheres irá receber representantes dos 26 estados e Distrito Federal. O evento é uma parceria do Ministério das Mulheres com o Ministério da Justiça e Segurança Pública voltado à implementação da Lei nº 14.899/2024 sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2024.

No dia 26, ocorre o Encontro virtual com as mulheres que compõem os Fóruns de Participação Social nos Estados e Distrito Federal, com participações da ministra Cida Gonçalves e do ministro Márcio Macêdo, a fim de apresentar ações do MMulheres e da participação social no governo federal. Outro seminário previsto para o mês é o Comunicação e Mulheres, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Lançamento do RASEAM

O mês de março também marcará o lançamento do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher – Raseam 2025, no dia 25. O documento traz uma compilação descritiva e analítica de dados a partir de 2020, referentes ao perfil demográfico e socioeconômico das brasileiras e torna-se uma importante fonte para subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas.

Ao todo, são sete eixos temáticos: Estrutura Demográfica; Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho; Educação; Saúde Integral, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; Mulheres em espaços de poder e decisão; e Mulheres no Esporte.

​Igualdade Salarial

Na pauta empoderamento econômico e equidade de gênero no mundo do trabalho, em 27 de março será divulgado o 3º Relatório de Transparência Salarial e na oportunidade será instalado o Comitê Gestor do Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral composto pelos ministérios das Mulheres; do Trabalho e Emprego; da Igualdade Racial; dos Direitos Humanos e Cidadania; do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

O Guia para Negociação Coletiva da Lei de Transparência Salarial (Lei 14.611/2023) também será lançado nesta data, assim como o Repositório de Boas Práticas. A data marca ainda a instalação do Comitê Gestor do Programa Asas para o Futuro, que é formado pelos ministérios das Mulheres; do Trabalho e Emprego; da Ciência, Tecnologia e Inovação; Minas e Energia; e pela Secretaria Nacional da Juventude.

O Ministério das Mulheres também anunciará volume de investimentos em bolsas para qualificar jovens nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Parcerias

Para fomentar o empreendedorismo feminino, o Ministério das Mulheres assinará o Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para impulsionar o trabalho das mulheres artesãs.

Será lançado ainda o projeto Rota Bioceânica e seu plano de ação pelo desenvolvimento econômico das mulheres envolvidas na rota. O projeto alcança Brasil, Paraguai, Argentina e Chile e redesenha a geopolítica internacional de ligação entre o Atlântico e o Pacífico.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Operação Final de Ano reforça presença policial em Porto Velho e distritos

Operação Final de Ano reforça presença policial em Porto Velho e distritos

PMRO intensifica policiamento nas ruas e distritos para garantir segurança durante as festividades.
L
Acidentes de trabalho são zerados na Sema em 2025 após ações de prevenção

Acidentes de trabalho são zerados na Sema em 2025 após ações de prevenção

A iniciativa reforça a importância do planejamento e do compromisso com a saúde dos servidores municipais.
L
Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Nova regra retira obrigatoriedade de autoescola, disponibiliza curso teórico gratuito e reduz exigência de aulas práticas para baratear e facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
L
TRT-14 participa de encontro nacional sobre memória institucional e direitos humanos

TRT-14 participa de encontro nacional sobre memória institucional e direitos humanos

Evento aborda sustentabilidade, igualdade de gênero e direitos fundamentais e será realizado de forma on-line com certificação gratuita.
L
Agenda News: Buritis terá 5 noites de festa para celebrar 30 anos com apoio do Deputado Delegado Lucas Torres

Agenda News: Buritis terá 5 noites de festa para celebrar 30 anos com apoio do Deputado Delegado Lucas Torres

De 27 a 31 de dezembro, shows, fé, gastronomia e queima de fogos marcam o fim de ano na Praça Jonas Ferreti com entrada gratuita.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alero promove ato "Por todas que não voltaram" em protesto contra o feminicídio

Alero promove ato “Por todas que não voltaram” em protesto contra o feminicídio

Ato contra o feminicídio mobilizou servidores e a população na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), destacando 10.327 ocorrências de violência contra a mulher registradas no estado em 2025.
L
Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Advogado afirmou no STF que o coronel do Exército, ex-assessor de Bolsonaro, tinha apenas funções administrativas e baseava informações em fontes abertas, sem atuar como espião.
L
Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Ministro do STF considerou a solicitação de defesas dos réus da trama golpista “absurda”, mantendo o julgamento na Primeira Turma do Supremo em Brasília.
L
Lula sanciona lei que aumenta proteção a vítimas de crimes sexuais no Brasil

Lula sanciona lei que aumenta proteção a vítimas de crimes sexuais no Brasil

Nova legislação altera o Código Penal e o ECA para endurecer penas, obrigar coleta de perfil genético de agressores e ampliar medidas protetivas de urgência.
L

Comunidade News: Professor Olakson Pedrosa e Professor Clayton Ferraz

O Comunidade News desta terça-feira, dia 09, às 15h, recebe dois convidados especiais para um debate essencial sobre juventude, educação, saúde e tecnologia no estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Hugo Motta e a pauta da imunidade

Hugo Motta e a pauta da imunidade

Deputado pauta projeto que favorece réus ligados a Bolsonaro, gerando críticas sobre seletividade e inconstitucionalidade.
L
Relator da PEC da Segurança propõe proibir bloqueio de verbas e endurecer penas

Relator da PEC da Segurança propõe proibir bloqueio de verbas e endurecer penas

O deputado Mendonça Filho, relator da PEC 18/2025 na Câmara, pretende proibir o contingenciamento de recursos federais destinados à segurança pública e constitucionalizar os Fundos Nacionais de Segurança Pública (FNSP) e Penitenciário (Funpen).
L
Lei Federal motiva requerimento da deputada Cláudia de Jesus pela CNH Social em Rondônia

Lei Federal motiva requerimento da deputada Cláudia de Jesus pela CNH Social em Rondônia

Lei Federal sobre CNH Social inspirou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a protocolar requerimento solicitando que o Detran-RO apresente estudos, dados e providências para garantir a implementação do benefício no estado.
L
Com Recurso Da Deputada Dra. Taíssa, alunos do CTPM VIII em Rolim de Moura recebem uniformes completo para o ano letivo de 2026

Com Recurso Da Deputada Dra. Taíssa, alunos do CTPM VIII em Rolim de Moura recebem uniformes completo para o ano letivo de 2026

A ação reforça o apoio às famílias e fortalece a identidade escolar para o ano letivo de 2026.
L
Renan Filho detalha modernização da CNH e obras estratégicas do país

Renan Filho detalha modernização da CNH e obras estratégicas do país

Ministro dos Transportes aborda redução de custos da habilitação e investimentos em infraestrutura, incluindo ponte de Penedo e obras na Via Dutra.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Desocupação da Estação Ecológica de Samuel entra na fase final após inutilizar mais de 100 barracos, reforçando a proteção ambiental no estado.
10
Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Trailer de Dark Horse utilizou faixa do Destiny’s Child sem autorização, e ação legal já está em andamento.
L
Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Atendimento ocorre até quinta-feira (11) no Centro de Saúde da Mulher, por ordem de chegada.
L
PlayStation libera retrospectiva de jogos de 2025

PlayStation libera retrospectiva de jogos de 2025

PlayStation Wrap-Up mostra títulos, horas jogadas e até o controle mais usado no PS4 e PS5.
L
Amazônia se destaca no 7º Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Amazônia se destaca no 7º Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Produtores de Rondônia conquistam premiações e reforçam protagonismo no mercado de cacau premium.
L
Sindicato dos roteiristas dos EUA pede bloqueio da compra da Warner pela Netflix

Sindicato dos roteiristas dos EUA pede bloqueio da compra da Warner pela Netflix

WGA, IBT e PGA alertam que aquisição pode reduzir empregos, salários e diversidade de conteúdo.
L
Startup Meu Pé de Árvore conquista 1º Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial

Startup Meu Pé de Árvore conquista 1º Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial

Iniciativa valoriza soluções tecnológicas para o setor industrial e aproxima startups da indústria de Rondônia.
L
Superman é o filme mais popular de 2025 no IMDb

Superman é o filme mais popular de 2025 no IMDb

Ranking anual do site revela os títulos mais acessados, mas nem sempre os mais bem avaliados.
L
CAIXA permite novamente mais de um financiamento imobiliário pelo SBPE

CAIXA permite novamente mais de um financiamento imobiliário pelo SBPE

Medida integra pacote de ações que facilitam acesso à moradia e fortalecem o setor da construção civil.
L
Após mais de 20 anos, Pou 3D é lançado e conquista brasileiros.

Após mais de 20 anos, Pou 3D é lançado e conquista brasileiros.

Nova versão 3D do clássico jogo mobile Pou chega ao Brasil, trazendo visuais modernos e funcionalidades atualizadas para fãs antigos e novos jogadores.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.