QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

Saiba como brincar o carnaval de forma sustentável

Glitter é um microplástico de difícil reciclagem

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Saiba como brincar o carnaval de forma sustentável
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Com mudança climática e todos os impactos do desequilíbrio no planeta, é difícil não pensar em mudança de hábitos ou tradições. No carnaval, não é diferente, a folia ganha as ruas nos próximos dias, mas efeitos poderiam ser positivos, afirma a designer de impacto e sustentabilidade, Luciana Lancerotti.

“Não se tem um dado de quantos foliões teremos neste carnaval. A estimativa é de que mais de 50 milhões de pessoas participem, seja em bloquinhos, seja em carnaval de desfile, seja em festas, não importa. Se a gente pensar que 50 milhões de pessoas vão brincar em dois, três dias, estamos falando de um volume enorme de pessoas que poderiam agir em prol de benefício para nós mesmos”, diz.

De acordo com a especialista, para que essa mudança ocorra é necessário pensar de forma circular, ou seja, pensar que tudo que consumimos precisa voltar para o ciclo de uso de forma positiva, sem causar danos. Um exemplo, é a escolha da maquiagem no carnaval. Segundo Luciana, o produto pode ser biodegradável, feito de sementes ou outras substâncias naturais que, após o banhar, escorrem pelo ralo e não vão poluir a água e o solo.

“A gente já sabe que um dos maiores problemas que a gente tem é a poluição com plástico. Existem dados científicos da quantidade de microplásticos que está no nosso corpo de forma prejudicial. E eu convido as pessoas a pesquisar sobre isso, para que tomemos consciência. O glitter, por exemplo, nada mais é que um microplástico”, explica.

>>Mais de 41% dos resíduos urbanos tiveram destinação inadequada em 2023

Luciana ressaltou que a escolha de levar uma garrafinha ou um copo para a folia pode evitar impacto negativo na hora de se hidratar. Assim, segundo ela, menos garrafas pet e latas de alumínio deixam de ser jogadas nas ruas. “O que a gente tem pensado com consciência e tentado fazer, é evitar produzir mais um lixo.”

Luciana lembra importância de o folião levar uma bolsa ou sacola para recolher o resíduo e garantir que o material vá para o lugar certo. “Isso acontece no cotidiano da gente”, disse. Ela aconselhou ainda a pessoa evitar adquirir vários produtos poluentes. “Quem sabe eu compro só uma garrafa de água e uso as bicas de água para manter a minha hidratação? Depois eu levo para casa e faço descarte,” completou.

Exemplo

Em Brasília, por exemplo, o grupo performático Patubatê faz a festa de milhares de pessoas há 25 anos, tendo o cuidado de não fazer do carnaval um problema para o planeta. Com bloquinho, shows, oficinas de música e construção de instrumentos, a folia é garantida com a ideia de não gerar resíduos.

“A gente toca em tambores feitos de tonéis, latas, barras, panelas. Então, tudo que emite um som, a gente recicla para fazer música”, explica o músico e fundador do grupo, Fred Magalhães.

Quando surgiu a ideia do grupo, Fred lembra que a primeira preocupação foi a sustentabilidade econômica para levar a música ao maior número de pessoas. “Muita gente gostava muito de ver a gente tocar e também queria tocar. E com uma panela, um balde, uma coisa que eu tenha em casa fica mais fácil”, diz.

Quanto mais a festa ganhava as ruas, maior foi a preocupação dos integrantes com os resíduos que a folia gerava, lembra Fred. “A gente pensou: temos que reciclar os resíduos sólidos, as coisas que a gente joga fora, porque o nosso lixo não vai para a Lua, nem vai para a Marte. Então a gente tem que dar um outro destino, porque, senão, daqui a pouco a gente está nadando em lixo”, afirmou.

Logo, as oficinas também passaram a ensinar como usar garrafas pet, latinhas e outros resíduos na confecção dos instrumentos. E, a cada show ou desfile de bloco, o trabalho passou a ser também de conscientizar os foliões a recolherem seus resíduos para transformá-los em algo criativo e musical.

“Já fomos para 20 países e em mais de 400 cidades do Brasil. Sempre levando essas oficinas e essa consciência de que a gente tem que reaproveitar nosso material. E, hoje em dia, nós temos uma outra coisa que é, além de reciclar o material, pensarmos também em reciclar as relações com o próximo”, salientou.

Segundo Fred, a ideia também é levar as pessoas a uma reflexão sobre a importância de manter relações humanas que se sustentem ao longo do tempo. “Porque não adianta só jogar o lixo fora da forma correta se, ao mesmo tempo, eu tenho atitudes no meio da rua de agredir as pessoas, de não dar bom dia a quem trabalha comigo, ao vizinho do meu prédio, às pessoas que estão sempre comigo”, frisou.

Com as iniciativas, o grupo Patubatê espera difundir cada vez mais um carnaval verdadeiramente sustentável, baseado em atitudes que sejam duradouras nos três aspectos da sustentabilidade: econômico, ambiental e social. “Obviamente que a gente não tem total controle porque no carnaval é muita gente, mas sempre estamos falando e na hora da oficina também. Falamos muito sobre isso com as crianças, a gente demonstra isso através de brincadeiras e dinâmicas”, completou.

Neste carnaval de 2025, a folia do grupo Patubatê, em Brasília, começa neste sábado (1º) das 13h às 16h, em frente ao Minas Brasília Tênis Clube. “A gente vai fazer oficina, cortejo, bloquinho e bloco do Patubatê”, informou Fred

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Investimentos impulsionam obras, logística e agricultura familiar em Rondônia

Investimentos impulsionam obras, logística e agricultura familiar em Rondônia

Desenvolvimento marca balanço de 2025 em obras urbanas, hidrovias e apoio ao setor produtivo.
L
Investimentos marcam ciclo de desenvolvimento em Rondônia

Investimentos marcam ciclo de desenvolvimento em Rondônia

Desenvolvimento em Rondônia avança com obras, iluminação, praças e saneamento em 2025.
L
Hidrojato reforça limpeza da drenagem em Porto Velho

Hidrojato reforça limpeza da drenagem em Porto Velho

Hidrojato é usado pela Prefeitura para melhorar o escoamento das águas pluviais.
L
Moisés Santos transforma venda de bananas em negócio Premium

Moisés Santos transforma venda de bananas em negócio Premium

Em Porto Velho, Rondônia, a trajetória de Moisés Santos inspira, mostrando como a paixão e a visão empreendedora fizeram da Banana Premium uma marca de sucesso e qualidade.
L
Coluna Espaço Aberto - Intervenção estratégica na drenagem da Rio de Janeiro para amenizar o casos das chuvas

Coluna Espaço Aberto – Intervenção estratégica na drenagem da Rio de Janeiro para amenizar o casos das chuvas

Porto Velho registra intervenções contra alagamentos e cresce alerta sobre fraudes virtuais.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de Quarta-Feira, 03/12/2025 traz movimentos que renovam o astral

Horóscopo de Quarta-Feira, 03/12/2025 traz movimentos que renovam o astral

O horóscopo desta quarta-feira, 3 de dezembro de 2025, apresenta tendências que influenciam decisões, relações e energia ao longo do dia, com orientações diretas para cada signo.
L

Coluna do Simpi: “Gestão MEI” entenda o programa e como o MEI será beneficiado

Programa Gestão MEI oferece software de gestão, emissão de notas fiscais e até 100 mil certificados digitais gratuitos por mês para fortalecer a formalização e competitividade dos microempreendedores.
L

Nissan apresenta mundialmente o SUV Kait no Brasil

Modelo produzido em Resende será comercializado primeiro no mercado brasileiro e América Latina
L

Rondônia Reality Show em modo turbo: Skem Kika, Daiane Beda, Fernanda Mota e Daniel Alves no novo paredão

Os quatro participantes disputam a permanência na casa em um dos paredões mais decisivos da temporada, com eliminação marcada para esta fase acelerada do jogo.
L

Rondônia Reality Show: Danny Andrade é eliminada no paredão da semana

A votação foi oficialmente encerrada e confirmou a eliminação de Danny Andrade no paredão contra Daniel Alves e JP Alves, reduzindo para 12 o número de participantes na casa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Publicidade

POLÍTICA

FACER participa de debate sobre concessão da Hidrovia do Madeira

FACER participa de debate sobre concessão da Hidrovia do Madeira

Hidrovia do Madeira é tema de audiência na Câmara com foco em logística e impactos regionais.
L
Lula cobra engajamento de homens contra a violência e feminicídios

Lula cobra engajamento de homens contra a violência e feminicídios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou-se em Ipojuca (PE) sobre os casos recentes de feminicídio e pediu um “movimento nacional dos homens” para mudar a cultura de violência de gênero.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Brasil às vésperas de 2026 enfrenta crise, caos urbano e tensão política

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Brasil às vésperas de 2026 enfrenta crise, caos urbano e tensão política

Crises de 2026. País entra no ano eleitoral pressionado por economia fraca, serviços colapsados e disputas que vão do lixo às coligações.
L
Assembleia Legislativa faz reconhecimento à força feminina que impulsiona Rondônia

Assembleia Legislativa faz reconhecimento à força feminina que impulsiona Rondônia

Deputada Ieda Chaves propôs a outorga de homenagens para mulheres que se destacam no desenvolvimento do estado.
L
Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Um pedido de vista coletivo suspendeu a análise do relatório do deputado Diego Garcia, que se manifestou contrário à cassação de Carla Zambelli.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de RO participa de operação que resulta na prisão de sete integrantes de organização criminosa

Polícia Civil de RO participa de operação que resulta na prisão de sete integrantes de organização criminosa

A ação, teve como objetivo cumprir medidas judiciais contra integrantes de uma organização criminosa envolvida em homicídios, sequestros, ocultação de cadáver, lavagem de capitais e tráfico de drogas na região de Naviraí e Itaquiraí/MS.
10
Apenado é preso por tráfico em beco da zona norte de Porto Velho

Apenado é preso por tráfico em beco da zona norte de Porto Velho

Tráfico: Apenado monitorado foi detido por policiais do BPTAR após tentar despistar equipe em área conhecida por venda de drogas.
14
Furto no shopping termina com prisão após ação da PM

Furto no shopping termina com prisão após ação da PM

Furto no shopping mobilizou a Polícia Militar na noite desta terça-feira (2), após um homem ser flagrado furtando roupas na loja C&A do Porto Velho Shopping, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho.
14
Foragida pula de prédio para fugir, quebra o pé e acaba presa no Orgulho do Madeira

Foragida pula de prédio para fugir, quebra o pé e acaba presa no Orgulho do Madeira

Jéssica P. S., de 35 anos, tentou escapar pela janela ao ver a chegada da PM, mas sofreu fratura e foi detida no bairro Socialista.
16
Apenado monitorado é espancado na calçada e fica em estado grave

Apenado monitorado é espancado na calçada e fica em estado grave

Vítima, que utilizava tornozeleira eletrônica e vivia em situação de rua, foi atacada durante a madrugada no centro de Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: EVANDRO ZACARIAS MOTA

Licença Ambiental de Pequeno Porte,  Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação
L
Trump perdoa ex-presidente hondurenho condenado por tráfico de drogas

Trump perdoa ex-presidente hondurenho condenado por tráfico de drogas

Juan Orlando Hernández, condenado a 45 anos por facilitar o envio de cocaína aos EUA, foi libertado após perdão de Donald Trump, que alega perseguição política.
L
Líderes femininas relatam desafios e celebram a equidade na carreira

Líderes femininas relatam desafios e celebram a equidade na carreira

Em seminário em Brasília, executivas destacaram como combater a desigualdade de gênero e raça promove resultados econômicos positivos e melhores modelos de gestão.
L

Edital de Convocação AGE: FONTE AGUA MINERAL PARAISO S.A.

Linha C 95, TB 40, Lote 02, Gleba 41 – Zona Rural – Alto Paraiso/RO
L
Aposta online e jogos de azar custam R$ 38,8 bilhões ao país anualmente

Aposta online e jogos de azar custam R$ 38,8 bilhões ao país anualmente

Estudo inédito revela que os jogos de azar e as apostas online, as chamadas bets, geram um custo econômico e social ao Brasil estimado em R$ 38,8 bilhões por ano.
L
Produção industrial brasileira cresce 0,1% em outubro e reverte queda

Produção industrial brasileira cresce 0,1% em outubro e reverte queda

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Industrial Mensal, que mostra expansão puxada pela produção industrial extrativa, mas o juro alto ainda limita o avanço do setor.
L
Mortes em enchentes e deslizamentos na Indonésia chegam a 708

Mortes em enchentes e deslizamentos na Indonésia chegam a 708

O número de vítimas em Sumatra subiu nesta terça-feira, 02 de dezembro, enquanto autoridades e equipes de resgate correm para restabelecer a infraestrutura e levar ajuda humanitária. O alto número de mortes na Indonésia por desastres naturais é associado ao desmatamento.
L
Republicanos se juntam a democratas e pedem respostas sobre ataques na costa da Venezuela

Republicanos se juntam a democratas e pedem respostas sobre ataques na costa da Venezuela

Parlamentares expressaram preocupação com as ações militares dos Estados Unidos (EUA) e prometeram investigar os múltiplos ataques a um único barco. O pedido de republicanos sobre ataques na Venezuela ocorre após notícias de que o segundo ataque pode ter violado a lei.
L
Papa Leão XIV apela por rejeição ao "horror da guerra" no Oriente Médio

Papa Leão XIV apela por rejeição ao “horror da guerra” no Oriente Médio

O chefe da Igreja Católica encerrou sua primeira viagem ao Líbano com uma missa em Beirute, pedindo por “novas abordagens” e reconciliação. O Papa Leão XIV também clamou à comunidade internacional para promover o diálogo e a justiça na região.
L
Idoso é atropelado por carro no centro de Porto Velho

Idoso é atropelado por carro no centro de Porto Velho

O acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Campos Sales com a Rua Almirante Barroso.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.