SÁBADO, 28/02/2026

Em destaque

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de março de 2025

Confira as principais datas do mês de março na seção Hoje é Dia

Por Edgard Matsuki - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de março de 2025
Tomaz Silva/Agência Brasil

Diferentemente da maioria dos anos, março de 2025 já começa em clima de folia. As celebrações do Carnaval 2025 seguem nesta semana com festas tradicionais em diversas cidades do país. Tanto que a segunda-feira (3), terça-feira (4) e a manhã de quarta-feira (5) são dias de ponto facultativo. No ano passado, o História Hoje contou um pouco das origens da data:

Já na próxima semana, temos a celebração do Dia Internacional da Mulher em 8 de março. A data, oficializada pela ONU em 1975, homenageia as lutas históricas por igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres. Em 2023, foi tema de um especial de cinco matérias da Radioagência Nacional. Já em 2015, o Repórter Brasil falou sobre o assunto:

No dia 20, às 6h01, ocorre o Equinócio de Primavera (no Hemisfério Norte) e de Outono (no Hemisfério Sul). Esse evento astronômico, no qual o dia e a noite têm durações iguais e estão igualmente iluminados, marca o início do outono no Brasil. O fenômeno foi abordado no quadro Ciência no Rádio (do Rádio Sociedade) em 2023:

Inezita e Elis

Duas figuras marcantes também têm datas lembradas neste mês de março de 2025. No dia 4, celebra-se o nascimento de Inezita Barroso, um dos maiores ícones da música e cultura caipira no Brasil. Além de cantora, foi folclorista, atriz e apresentadora do programa Viola, Minha Viola (da TV Cultura) por mais de 30 anos. No dia 8, sua morte completa 10 anos. Ela foi homenageada pelo Repórter Brasil em 2019:

Outro ícone da música brasileira também é lembrado neste mês. Em 17 de março, completam-se 80 anos do nascimento de Elis Regina, uma das maiores cantoras do Brasil. Em 2017, a TV Brasil reprisou um especial de 1988 (da antiga TVE do Rio de Janeiro) chamado Elis Vive, que contou a biografia da artista:

Rio, pandemia e Ditadura

Março também traz datas importantes para a cidade do Rio de Janeiro. No dia 1º, a fundação da capital fluminense completa 460 anos. Capital do país até 1960, o Rio de Janeiro foi fundado em 1565 pelo português Estácio de Sá como um posto militar estratégico de Portugal no Brasil. Toda essa trajetória foi contada pelo Na Trilha da História em 2018:

No dia 11 de março, completam-se cinco anos da declaração da pandemia de Sars-CoV-2 pela OMS. Foi nessa data que a organização também batizou a doença, até então chamada de “novo coronavírus”, como Covid-19. No dia seguinte, 12 de março, o Brasil registrou oficialmente a primeira morte pela doença. Os anúncios foram registrados em matérias da Agência Brasil:

Para fechar as principais datas do mês, temos os 40 anos do fim oficial da Ditadura Militar no Brasil. Com a posse de José Sarney, em 15 de março de 1985, encerrou-se o período iniciado com o Golpe de 1964. O tema foi abordado pelo Repórter Brasil em 2015:

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia do mês de março de 2025

Março de 2025

1

Nascimento do pianista polonês Fryderyk Franciszek Chopin (215 anos) – não existe consenso sobre a data exata de nascimento do compositor (estimada entre 22 de fevereiro e 1 de março de 1810); é recorrente, porém, o uso da data de 1º de março para celebrar seu aniversário

Nascimento do jogador de basquete fluminense Zenny de Azevedo, o Algodão (100 anos) – campeão mundial de basquete em 1959 e bronze olímpico em 1948 e 1960

Fim da Guerra do Paraguai, com a morte de Solano López (155 anos)

Março Azul – Mês de conscientização e prevenção ao câncer colorretal por indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Fundação do Rio de Janeiro (460 anos)

Abertura do Moinho Matarazzo (125 anos)

Fim da Guerra dos Farrapos na Região Sul do país (180 anos)

Lançamento do programa “Acontecimento Aristolino”, na Rádio Nacional (77 anos)

Dia Mundial das Ervas Marinhas

Dia Mundial da Zero Discriminação – iniciativa contra a discriminação de pessoas por causa de sua idade, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência, raça, etnia, idioma, saúde-incluindo estado sorológico positivo para o HIV-, localização geográfica, situação econômica ou de migração, ou por qualquer outro motivo

2

Nascimento da cantora e baterista estadunidense Karen Anne Carpenter (75 anos) – obteve alcance internacional no período entre o fim dos anos de 1960 e durante os anos de 1970, época em que junto a seu irmão, Richard Carpenter, formaram a dupla The Carpenters

Início das comemorações do Open Data Day (data móvel) – comemoração anual que visa mostrar os benefícios dos dados abertos e incentivar a sua adoção em governos, em empresas e na sociedade civil

3

Nascimento do flautista, saxofonista, clarinetista e compositor paulista Nicolino Copia, o Copinha (115 anos) – no início dos anos 1960, trabalhou na Rádio Nacional carioca, na TV Rio e na TV Globo

Estreia da Ópera “Carmen”, do compositor francês Georges Bizet, no Opéra-Comique de Paris (150 anos)

Descoberta do “Treponema pallidum”, agente causador da sífilis, por Fritz Richard Schaudinn (120 anos)

Dia Internacional do Cuidado Auditivo

Dia Mundial da Vida Selvagem – data instituída pela ONU

4

Terça-feira de Carnaval

Morte do compositor, cantor e pianista fluminense Alfredo José da Silva, o Johnny Alf (15 anos)

Nascimento do advogado, empresário e político mineiro Tancredo Neves (115 anos) – foi o 33º primeiro-ministro do Brasil (o primeiro do período republicano) e presidente da República eleito mas não empossado

Nascimento da cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão paulista Ignez Magdalena Aranha de Lima, a Inezita Barroso (100 anos)

Lançamento do Programa “Época de Ouro”, na Rádio Nacional (20 anos) – dedicado ao chorinho

5
Dia Internacional de Sensibilização para o Desarmamento e a Não-Proliferação

6

Nascimento do médico e compositor mineiro Joubert de Carvalho (125 anos)

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) venceu a “Batalha de Castelnuovo”, na Itália, derrotando os alemães (80 anos)

7

Dia do Paleontólogo – fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia

Nascimento do compositor e pianista francês Joseph Maurice Ravel (150 anos)

Morte do militar e político gaúcho Luís Carlos Prestes (35 anos)

Nascimento do flautista fluminense Oscar de Miranda Feital (155 anos)

8

Dia Internacional da Mulher

Morte da cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão paulista Ignez Magdalena Aranha de Lima, a Inezita Barroso (10 anos)

Morte do físico paranaense Cesare Mansueto Giulio Lattes, o César Lattes (20 anos) – codescobridor do “méson pi”, descoberta que levou o Prêmio Nobel de Física de 1950, concedido a Cecil Frank Powell; em sua homenagem, foi dado seu nome à Plataforma Lattes, uma base de dados virtual que hospeda os currículos de todos os pesquisadores com atividade no Brasil

Primeira irradiação do programa humorístico “A Casa da Sogra”, na Rádio Nacional (78 anos)

9

Nascimento do jornalista, ensaísta, crítico literário, crítico de arte, crítico de música e historiador literário austríaco naturalizado brasileiro Otto Karpfen, o Otto Maria Carpeaux (125 anos) – polímata, Carpeaux é famoso por sua “Magnum Opus, A História da Literatura Ocidental”, uma das obras mais importantes publicadas no Brasil no século XX

Pedro Álvares Cabral inicia viagem que resultou na chegada à costa brasileira (525 anos)

Criação da Área de Proteção Ambiental Nhamundá em Amazonas (35 anos)

10

Dia Internacional das Juízas

Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo

Dia do Telefone

Morte do político mineiro Gustavo Capanema Filho (40 anos) – sua gestão enquanto Ministro da Educação assinalou a criação de dois órgãos de destacada atuação ao longo do Estado Novo: o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Instituto Nacional do Livro, fundados em novembro e dezembro de 1937, respectivamente; o primeiro foi responsável pelo tombamento e preservação de centenas de monumentos artísticos e históricos e pela criação do Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), do Museu das Missões, em São Miguel (RS) e do Museu do Ouro, em Sabará (MG); o Instituto Nacional do Livro foi responsável pela criação de mais de uma centena de bibliotecas públicas no interior do país

Nascimento do cantor paulista Wanderley Cardoso (80 anos)

Morte do escritor paraibano José Américo de Almeida (45 anos)

Fundação do Corpo de Bombeiros de São Paulo (145 anos)

11

Morte do biólogo, botânico, médico, microbiólogo e farmacologista britânico Alexander Fleming (70 anos)

Morte do pianista e compositor fluminense Osvaldo Cardoso de Meneses Filho (90 anos)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declara pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) (05 anos)

Inauguração do Parque do Rodeador (51 anos) – o local abriga um dos maiores complexos de transmissão radiofônica do país, incluindo os transmissores em ondas curtas (OC) da Rádio Nacional da Amazônia, a única emissora do país que consegue ter alcance nacional e até internacional. A data será celebrada com uma série de atividades promovidas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

12

Dia da pessoa Bibliotecária

Nascimento do cantor, compositor e músico gaúcho Mateus Nunes, o Caco Velho (105 anos)

Morte do compositor e saxofonista de jazz estadunidense Charlie Parker (70 anos)

Fundação da cidade de Olinda, em Pernambuco (490 anos)

Primeira morte de Covid 19 confirmada no Brasil pelo Governo de São Paulo (05 anos)

13

Nascimento do compositor erudito mineiro José Orlando Alves (55 anos)

Morte do compositor, pianista, regente e ator fluminense Custódio Mesquita (80 anos)

Nascimento do líder religioso cearense, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (195 anos) – adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos

Criação do Riacho Fundo, Região administrativa XVII (35 anos)

14

Nascimento do compositor Zequinha Reis (local de nascimento desconhecido) (125 anos) – na primeira metade da década de 1950 seu choro “Saudades do Rio” foi veiculado no programa “Pessoal da velha guarda” criado e apresentado por Almirante na Rádio Nacional, e que contava com a participação de músicos como Pixinguinha, Benedito Lacerda e seu Regional, Raul de Barros e o Grupo dos Chorões e a Orquestra do Pessoal da Velha Guarda; em 1959, o choro “Saudades do Rio” foi gravado por Jacob do Bandolim no estúdio da Rádio MEC

Morte do compositor, regente e professor fluminense Francisco Braga (80 anos)

Criação do Arquivo Público do DF (40 anos)

15

Nascimento do escritor, jornalista, poeta e pintor pernambucano Gilberto de Mello Freyre (125 anos) – dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia, antropologia e história; é considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX

Nascimento do compositor, regente, organista, trompetista e professor fluminense Henrique Alves de Mesquita (195 anos)

Fundação da companhia cinematográfica Cinédia (95 anos)

Fim da ditadura militar no Brasil (40 anos)

Fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro (50 anos). Em 01 de julho de 1974, a fusão foi sancionada pela Lei Complementar nº 20 e, em 15 de março de 1975, foi implementada, seguindo o artigo 8°.

Início da gestão de Fernando Collor de Mello como Presidente do Brasil (35 anos)

Dia Internacional contra a Islamofobia

Dia Mundial do Direito do Consumidor

Dia da Escola

Lançamento do programa “A Hora do Pato”, por Heber de Bôscoli, na Rádio Nacional RJ (83 anos)

16

Presidente Fernando Collor anuncia o confisco de poupanças e o lançamento do Plano Collor (35 anos)

Dia de Conscientização das Mudanças Climáticas

Dia Nacional do “Teatro do Oprimido” – data em homenagem ao dia de nascimento de seu criador, o teatrólogo Augusto Boal

Dia Nacional do Ouvidor

17

Nascimento da cantora gaúcha Elis Regina (80 anos)

Nascimento do compositor estadunidense Alfred Newman (125 anos) – um dos principais compositores estadunidenses de músicas para filmes; foi também chefe de uma grande família de compositores, entre eles seus irmãos Emily Newman, Lionel Newman, e seus filhos David Newman e Thomas Newman, e seu sobrinho Randy Newman

Primeira irradiação do programa infantil “História de Chinelos”, na Rádio Nacional (73 anos)

18

Morte do ator, humorista, dublador e locutor mineiro Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias (35 anos)

Morte do compositor fluminense Alcebíades Barcellos, o Bide (50 anos) – com sambistas como Ismael Silva, Brancura, Mano Aurélio, Baiaco, Mano Rubem (seu irmão) e Heitor dos Prazeres, fundou a “Deixa Falar”, primeira escola de samba do país

Inauguração do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro no Parque da Quinta da Boa Vista (80 anos).- inaugurado por Getúlio Vargas

Dia Nacional da Imigração Judaica

19

Morte do engenheiro industrial, geógrafo e engenheiro civil francês, naturalizado brasileiro, Henrique Morize (95 anos) – juntamente com Roquette-Pinto, foi um dos fundadores da Rádio Sociedade, posterior Rádio MEC

Nascimento da cantora e radioatriz fluminense Ismênia dos Santos (115 anos) – fez parte do primeiro time da Rádio Nacional

Nascimento da pianista, compositora e cantora paulista Eliane Elias (65 anos)

Estreia da Ópera “O Guarani”, composta pelo brasileiro brasileiro Antônio Carlos Gomes (155 anos)

Fim da primeira greve geral dos trabalhadores da construção civil (105 anos)

Dia Nacional do Artesão

Primeira transmissão do programa “Momento de Jazz”, produzido por Nelson Tolipan, na MEC FM (39 anos)

20

Morte do compositor e flautista fluminense Joaquim Calado (145 anos)

Morte do compositor e instrumentista paulista Erotides de Campos (80 anos)

Equinócio de Primavera (hemisfério Norte) e Equinócio de Outono (hemisfério Sul) – em várias culturas nórdicas ancestrais, o equinócio da primavera era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa da religião cristã

Dia Internacional da Felicidade

Dia do Contador de Histórias

Inauguração do Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla em São Paulo, SP (40 anos)

21

Nascimento do piloto automobilístico paulista Ayrton Senna (65 anos)

Nascimento do humorista, jornalista e compositor fluminense Haroldo Barbosa (110 anos) – iniciou sua carreira no rádio, em 1933, na Philips, com César Ladeira; depois de um período na Rádio Sociedade, passou a trabalhar na Rádio Transmissora, transferindo-se pouco depois para a Rádio Nacional, onde atuou como locutor esportivo, e desempenhou diversas atividades, entre as quais a elaboração do roteiro de “O grande teatro”, de César Ladeira, um dos programas de maior sucesso do rádio na época; considerado por muitos como o primeiro artista multimídia do Brasil, foi responsável ainda pela criação do programa humorístico “Escolinha do Professor Raimundo”

Dia Internacional das Florestas

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia Mundial da Poesia – data criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO

22

Morte do pintor, escultor, artista plástico e performático fluminense Hélio Oiticica (45 anos)

Nascimento do cineasta japonês Akira Kurosawa (115 anos) – amplamente considerado como um dos cineastas mais importantes e influentes da história do cinema

Primeira apresentação do Cinematógrafo (130 anos) – a projeção cinematográfica funcional ocorreu em apresentação particular na residência em que os irmãos Lumière estudavam a máquina

Dia Mundial da Água – comemoração que foi instituída pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas na Resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993

23

Nascimento do ator paraense Sérgio Cardoso (100 anos) – protagonista de diversas novelas, fundou a Companhia Teatro dos Doze

Nascimento do cantor e compositor paulista Osvaldo Rodrigues (105 anos)

Dia Mundial da Meteorologia

24

Morte do escritor francês Júlio Verne (120 anos) – considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica

Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

25

Nascimento da atriz fluminense Leila Diniz (80 anos)

Morte da atriz e humorista gaúcha Ema D’Ávila (40 anos) – foi humorista e radioatriz da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Dia Internacional em Lembrança pelas Vítimas da Escravidão e do Tráfego Transatlântico de Escravos nos Navios Negreiros – comemoração que mereceu uma designação especial da Assembléia Geral da ONU, em 28 de novembro de 2006

Dia Nacional da Comunidade Árabe

26

Morte do ator, cantor e compositor paulista Ruy Rey (30 anos)

27

Nascimento do cantor e compositor fluminense Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo (65 anos) – célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana

Dia Mundial do Teatro

Dia Nacional da Inclusão Digital – data não oficial que é reconhecida por algumas entidades públicas e organizações não-governamentais; ainda está em projeto de lei

Dia do Grafite – data em homenagem ao pioneiro do grafite no Brasil, Alex Vallauri, morto em 27 de março de 1987

28

Nascimento o compositor, poeta e produtor musical fluminense Hermínio Bello de Carvalho (90 anos)

Morte do pintor, ceramista e gravurista surrealista russo Marc Chagall (40 anos)

Estreia do programa “Puxa o Fole”, na Rádio Nacional AM RJ (15 anos) – dedicado ao forró

29

Nascimento da cantora baiana de bossa nova e jazz Astrud Gilberto (85 anos)

Morte do maestro, pianista, escritor e compositor paraense Waldemar Henrique (30 anos)

Assinatura do Decreto-Lei nº 2096, por Getúlio Vargas, que criou o Museu Imperial de Petrópolis (85 anos)

Inauguração da Casa França-Brasil (35 anos)

30

Nascimento do cantor e compositor britânico Eric Clapton (80 anos)

Dia Internacional de Lixo Zero

31

Chacina da Baixada (20 anos) – policiais militares assassinaram a tiros 29 pessoas e feriram outras duas em diferentes pontos dos municípios de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a maior chacina da história do Rio de Janeiro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Itamaraty expressa “grave preocupação” com a ofensiva militar e reforça que a via diplomática é o único caminho para a paz na região.
L
Sobreviventes de tragédia em Juiz de Fora denunciam falha em alertas

Sobreviventes de tragédia em Juiz de Fora denunciam falha em alertas

Número de mortos na cidade mineira já ultrapassa 60; moradores do bairro Jardim Parque Burnier afirmam que não houve avisos antes dos deslizamentos.
L
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Paraty

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Paraty

Portaria será publicada na segunda-feira após temporais causarem graves prejuízos na Costa Verde; Ministério envia técnicos para agilizar liberação de verbas.
L
AGU defende exclusividade de médicos para a realização de abortos legais

AGU defende exclusividade de médicos para a realização de abortos legais

Parecer enviado ao STF sustenta que Código Penal é unívoco ao citar apenas profissionais da medicina; Corte julgará se enfermeiros podem atuar no procedimento.
L
Exército Brasileiro indica primeira mulher para o posto de general

Exército Brasileiro indica primeira mulher para o posto de general

Coronel-médica Claudia Lima Gusmão Cacho deve assumir cargo de oficial-general em 31 de março; marco histórico conclui presença feminina no topo das três Forças.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Programa Sintonia 360 recebe Raymisson Correa para falar sobre organização, segurança e cultura no Bloco Leste Folia.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 2.978 podem ser realizadas até as 20h; sorteio ocorre no Espaço da Sorte com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Piauí se consolida como referência nacional ao integrar ensino técnico em quase 70% das matrículas da rede pública estadual.
L
Israel e Estados Unidos lançam ofensiva militar contra o Irã

Israel e Estados Unidos lançam ofensiva militar contra o Irã

Governo israelense declara estado de emergência nacional após ataques preventivos; mísseis iranianos atingem a região de Haifa em retaliação.
L
Prazo para envio de dados de igualdade salarial termina neste sábado

Prazo para envio de dados de igualdade salarial termina neste sábado

Empresas com mais de 100 funcionários devem preencher relatório do Ministério do Trabalho; multa por descumprimento pode chegar a 3% da folha de pagamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Iniciativa em parceria com a UEA busca subsidiar guia de boas práticas para hotéis e restaurantes; questionário online pode ser respondido até 30 de março.
L
Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Plano visa apoiar setores de aço, alumínio e autopeças afetados pelas sobretaxas de importação dos EUA; BNDES utilizará R$ 13 bilhões em recursos remanescentes.
L
Haddad classifica caso do Banco Master como "pancada" histórica no setor financeiro

Haddad classifica caso do Banco Master como “pancada” histórica no setor financeiro

Ministro da Fazenda descarta risco sistêmico imediato, mas confirma que fraude pode consumir até 50% dos recursos do Fundo Garantidor de Crédito.
L
Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Ministro do STF veda reprogramações financeiras para antecipar benefícios; órgãos têm 48 horas para comprovar cumprimento da suspensão de verbas acima do teto.
L
Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Presidente sobrevoa regiões de Juiz de Fora e Ubá neste sábado e se reúne com prefeitos para coordenar a liberação de recursos emergenciais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro capota após tentativa de ultrapassagem na BR-364 em Porto Velho

Carro capota após tentativa de ultrapassagem na BR-364 em Porto Velho

Acidente ocorreu na entrada do distrito de Jaci-Paraná durante a noite de sexta-feira; motorista perdeu o controle ao tentar ultrapassar caminhão.
12
Homem é preso após furtar picanha e sandália em supermercado na zona leste

Homem é preso após furtar picanha e sandália em supermercado na zona leste

Suspeito de 35 anos foi detido por populares na Avenida Mamoré; mercadorias avaliadas em mais de R$ 100 foram recuperadas pela Polícia Militar.
10
Denarc apreende 37 quilos de drogas e prende suspeito em Porto Velho

Denarc apreende 37 quilos de drogas e prende suspeito em Porto Velho

Ação faz parte da Operação Protetor das Fronteiras; entorpecentes vindos de Guajará-Mirim foram localizados em residência no bairro Jardim Eldorado.
14
Polícia Militar apreende adolescentes após assalto na capital

Polícia Militar apreende adolescentes após assalto na capital

Infratores foram localizados em uma residência no bairro Teixeirão com auxílio de rastreamento de celular; moto utilizada no crime era roubada.
12
Mototaxista fica em estado grave após colisão com criança em bicicleta na Zona Leste

Mototaxista fica em estado grave após colisão com criança na Zona Leste

Acidente ocorreu no residencial Orgulho do Madeira
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Civis relatam explosões em Teerã e Tabriz enquanto governo orienta evacuação; Operação Fúria Épica visa instalações estratégicas e nucleares do país.
L
União Europeia decide aplicar acordo com Mercosul de forma provisória

União Europeia decide aplicar acordo com Mercosul de forma provisória

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, busca garantir vantagem comercial diante da oposição francesa; medida acelera redução de tarifas.
L
IPCA-15 de fevereiro sobe 0,84% impulsionado por gastos com educação

IPCA-15 de fevereiro sobe 0,84% impulsionado por gastos com educação

Reajuste de mensalidades escolares no início do ano letivo representa o maior impacto individual na prévia da inflação oficial, que acumula 4,10% em 12 meses.
L
Observatório Nacional lança edital do programa Meninas Cientistas

Observatório Nacional lança edital do programa Meninas Cientistas

Iniciativa inédita busca despertar a vocação em estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro com foco em Astronomia e Geofísica.
L
Receita Federal paga lote residual da malha fina do Imposto de Renda em fevereiro

Receita Federal paga lote residual da malha fina do Imposto de Renda em fevereiro

Cerca de 205 mil contribuintes que regularizaram pendências recebem hoje R$ 578,97 milhões; prioridade foi dada a quem utilizou declaração pré-preenchida ou Pix.
L
ONU classifica violência contra as mulheres como emergência global

ONU classifica violência contra as mulheres como emergência global

Alto comissário Volker Türk alerta para o assassinato de 50 mil mulheres em 2024 e critica sistemas sociais que protegem homens poderosos.
L
Lula recebe taça da Copa de 2026 e cobra valorização do futebol feminino

Lula recebe taça da Copa de 2026 e cobra valorização do futebol feminino

Presidente critica disparidade salarial entre homens e mulheres no esporte e aposta no título mundial sob o comando de Carlo Ancelotti.
L
Banco Central fecha 2025 com prejuízo de R$ 119,97 bilhões após queda do dólar

Banco Central fecha 2025 com prejuízo de R$ 119,97 bilhões após queda do dólar

Apesar do resultado negativo influenciado pela variação cambial, autoridade monetária registrou lucro operacional de R$ 30,29 bilhões no período.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sábado, 28/02/2026: energia de renovação, vida social e momentos de leveza

Sábado favorece encontros, descanso e equilíbrio emocional.
L
Intermediadoras de criptoativos passam a ser obrigadas a manter sigilo de usuários

Intermediadoras de criptoativos passam a ser obrigadas a manter sigilo de usuários

Conselho Monetário Nacional equipara prestadoras de serviços de ativos virtuais a instituições financeiras; regra visa aumentar segurança jurídica e combater crimes.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.