SÁBADO, 13/12/2025

Em destaque

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de março de 2025

Confira as principais datas do mês de março na seção Hoje é Dia

Por Edgard Matsuki - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de março de 2025
Tomaz Silva/Agência Brasil

Diferentemente da maioria dos anos, março de 2025 já começa em clima de folia. As celebrações do Carnaval 2025 seguem nesta semana com festas tradicionais em diversas cidades do país. Tanto que a segunda-feira (3), terça-feira (4) e a manhã de quarta-feira (5) são dias de ponto facultativo. No ano passado, o História Hoje contou um pouco das origens da data:

Já na próxima semana, temos a celebração do Dia Internacional da Mulher em 8 de março. A data, oficializada pela ONU em 1975, homenageia as lutas históricas por igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres. Em 2023, foi tema de um especial de cinco matérias da Radioagência Nacional. Já em 2015, o Repórter Brasil falou sobre o assunto:

No dia 20, às 6h01, ocorre o Equinócio de Primavera (no Hemisfério Norte) e de Outono (no Hemisfério Sul). Esse evento astronômico, no qual o dia e a noite têm durações iguais e estão igualmente iluminados, marca o início do outono no Brasil. O fenômeno foi abordado no quadro Ciência no Rádio (do Rádio Sociedade) em 2023:

Inezita e Elis

Duas figuras marcantes também têm datas lembradas neste mês de março de 2025. No dia 4, celebra-se o nascimento de Inezita Barroso, um dos maiores ícones da música e cultura caipira no Brasil. Além de cantora, foi folclorista, atriz e apresentadora do programa Viola, Minha Viola (da TV Cultura) por mais de 30 anos. No dia 8, sua morte completa 10 anos. Ela foi homenageada pelo Repórter Brasil em 2019:

Outro ícone da música brasileira também é lembrado neste mês. Em 17 de março, completam-se 80 anos do nascimento de Elis Regina, uma das maiores cantoras do Brasil. Em 2017, a TV Brasil reprisou um especial de 1988 (da antiga TVE do Rio de Janeiro) chamado Elis Vive, que contou a biografia da artista:

Rio, pandemia e Ditadura

Março também traz datas importantes para a cidade do Rio de Janeiro. No dia 1º, a fundação da capital fluminense completa 460 anos. Capital do país até 1960, o Rio de Janeiro foi fundado em 1565 pelo português Estácio de Sá como um posto militar estratégico de Portugal no Brasil. Toda essa trajetória foi contada pelo Na Trilha da História em 2018:

No dia 11 de março, completam-se cinco anos da declaração da pandemia de Sars-CoV-2 pela OMS. Foi nessa data que a organização também batizou a doença, até então chamada de “novo coronavírus”, como Covid-19. No dia seguinte, 12 de março, o Brasil registrou oficialmente a primeira morte pela doença. Os anúncios foram registrados em matérias da Agência Brasil:

Para fechar as principais datas do mês, temos os 40 anos do fim oficial da Ditadura Militar no Brasil. Com a posse de José Sarney, em 15 de março de 1985, encerrou-se o período iniciado com o Golpe de 1964. O tema foi abordado pelo Repórter Brasil em 2015:

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia do mês de março de 2025

Março de 2025

1

Nascimento do pianista polonês Fryderyk Franciszek Chopin (215 anos) – não existe consenso sobre a data exata de nascimento do compositor (estimada entre 22 de fevereiro e 1 de março de 1810); é recorrente, porém, o uso da data de 1º de março para celebrar seu aniversário

Nascimento do jogador de basquete fluminense Zenny de Azevedo, o Algodão (100 anos) – campeão mundial de basquete em 1959 e bronze olímpico em 1948 e 1960

Fim da Guerra do Paraguai, com a morte de Solano López (155 anos)

Março Azul – Mês de conscientização e prevenção ao câncer colorretal por indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Fundação do Rio de Janeiro (460 anos)

Abertura do Moinho Matarazzo (125 anos)

Fim da Guerra dos Farrapos na Região Sul do país (180 anos)

Lançamento do programa “Acontecimento Aristolino”, na Rádio Nacional (77 anos)

Dia Mundial das Ervas Marinhas

Dia Mundial da Zero Discriminação – iniciativa contra a discriminação de pessoas por causa de sua idade, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência, raça, etnia, idioma, saúde-incluindo estado sorológico positivo para o HIV-, localização geográfica, situação econômica ou de migração, ou por qualquer outro motivo

2

Nascimento da cantora e baterista estadunidense Karen Anne Carpenter (75 anos) – obteve alcance internacional no período entre o fim dos anos de 1960 e durante os anos de 1970, época em que junto a seu irmão, Richard Carpenter, formaram a dupla The Carpenters

Início das comemorações do Open Data Day (data móvel) – comemoração anual que visa mostrar os benefícios dos dados abertos e incentivar a sua adoção em governos, em empresas e na sociedade civil

3

Nascimento do flautista, saxofonista, clarinetista e compositor paulista Nicolino Copia, o Copinha (115 anos) – no início dos anos 1960, trabalhou na Rádio Nacional carioca, na TV Rio e na TV Globo

Estreia da Ópera “Carmen”, do compositor francês Georges Bizet, no Opéra-Comique de Paris (150 anos)

Descoberta do “Treponema pallidum”, agente causador da sífilis, por Fritz Richard Schaudinn (120 anos)

Dia Internacional do Cuidado Auditivo

Dia Mundial da Vida Selvagem – data instituída pela ONU

4

Terça-feira de Carnaval

Morte do compositor, cantor e pianista fluminense Alfredo José da Silva, o Johnny Alf (15 anos)

Nascimento do advogado, empresário e político mineiro Tancredo Neves (115 anos) – foi o 33º primeiro-ministro do Brasil (o primeiro do período republicano) e presidente da República eleito mas não empossado

Nascimento da cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão paulista Ignez Magdalena Aranha de Lima, a Inezita Barroso (100 anos)

Lançamento do Programa “Época de Ouro”, na Rádio Nacional (20 anos) – dedicado ao chorinho

5
Dia Internacional de Sensibilização para o Desarmamento e a Não-Proliferação

6

Nascimento do médico e compositor mineiro Joubert de Carvalho (125 anos)

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) venceu a “Batalha de Castelnuovo”, na Itália, derrotando os alemães (80 anos)

7

Dia do Paleontólogo – fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia

Nascimento do compositor e pianista francês Joseph Maurice Ravel (150 anos)

Morte do militar e político gaúcho Luís Carlos Prestes (35 anos)

Nascimento do flautista fluminense Oscar de Miranda Feital (155 anos)

8

Dia Internacional da Mulher

Morte da cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão paulista Ignez Magdalena Aranha de Lima, a Inezita Barroso (10 anos)

Morte do físico paranaense Cesare Mansueto Giulio Lattes, o César Lattes (20 anos) – codescobridor do “méson pi”, descoberta que levou o Prêmio Nobel de Física de 1950, concedido a Cecil Frank Powell; em sua homenagem, foi dado seu nome à Plataforma Lattes, uma base de dados virtual que hospeda os currículos de todos os pesquisadores com atividade no Brasil

Primeira irradiação do programa humorístico “A Casa da Sogra”, na Rádio Nacional (78 anos)

9

Nascimento do jornalista, ensaísta, crítico literário, crítico de arte, crítico de música e historiador literário austríaco naturalizado brasileiro Otto Karpfen, o Otto Maria Carpeaux (125 anos) – polímata, Carpeaux é famoso por sua “Magnum Opus, A História da Literatura Ocidental”, uma das obras mais importantes publicadas no Brasil no século XX

Pedro Álvares Cabral inicia viagem que resultou na chegada à costa brasileira (525 anos)

Criação da Área de Proteção Ambiental Nhamundá em Amazonas (35 anos)

10

Dia Internacional das Juízas

Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo

Dia do Telefone

Morte do político mineiro Gustavo Capanema Filho (40 anos) – sua gestão enquanto Ministro da Educação assinalou a criação de dois órgãos de destacada atuação ao longo do Estado Novo: o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Instituto Nacional do Livro, fundados em novembro e dezembro de 1937, respectivamente; o primeiro foi responsável pelo tombamento e preservação de centenas de monumentos artísticos e históricos e pela criação do Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), do Museu das Missões, em São Miguel (RS) e do Museu do Ouro, em Sabará (MG); o Instituto Nacional do Livro foi responsável pela criação de mais de uma centena de bibliotecas públicas no interior do país

Nascimento do cantor paulista Wanderley Cardoso (80 anos)

Morte do escritor paraibano José Américo de Almeida (45 anos)

Fundação do Corpo de Bombeiros de São Paulo (145 anos)

11

Morte do biólogo, botânico, médico, microbiólogo e farmacologista britânico Alexander Fleming (70 anos)

Morte do pianista e compositor fluminense Osvaldo Cardoso de Meneses Filho (90 anos)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declara pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) (05 anos)

Inauguração do Parque do Rodeador (51 anos) – o local abriga um dos maiores complexos de transmissão radiofônica do país, incluindo os transmissores em ondas curtas (OC) da Rádio Nacional da Amazônia, a única emissora do país que consegue ter alcance nacional e até internacional. A data será celebrada com uma série de atividades promovidas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

12

Dia da pessoa Bibliotecária

Nascimento do cantor, compositor e músico gaúcho Mateus Nunes, o Caco Velho (105 anos)

Morte do compositor e saxofonista de jazz estadunidense Charlie Parker (70 anos)

Fundação da cidade de Olinda, em Pernambuco (490 anos)

Primeira morte de Covid 19 confirmada no Brasil pelo Governo de São Paulo (05 anos)

13

Nascimento do compositor erudito mineiro José Orlando Alves (55 anos)

Morte do compositor, pianista, regente e ator fluminense Custódio Mesquita (80 anos)

Nascimento do líder religioso cearense, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (195 anos) – adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos

Criação do Riacho Fundo, Região administrativa XVII (35 anos)

14

Nascimento do compositor Zequinha Reis (local de nascimento desconhecido) (125 anos) – na primeira metade da década de 1950 seu choro “Saudades do Rio” foi veiculado no programa “Pessoal da velha guarda” criado e apresentado por Almirante na Rádio Nacional, e que contava com a participação de músicos como Pixinguinha, Benedito Lacerda e seu Regional, Raul de Barros e o Grupo dos Chorões e a Orquestra do Pessoal da Velha Guarda; em 1959, o choro “Saudades do Rio” foi gravado por Jacob do Bandolim no estúdio da Rádio MEC

Morte do compositor, regente e professor fluminense Francisco Braga (80 anos)

Criação do Arquivo Público do DF (40 anos)

15

Nascimento do escritor, jornalista, poeta e pintor pernambucano Gilberto de Mello Freyre (125 anos) – dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia, antropologia e história; é considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX

Nascimento do compositor, regente, organista, trompetista e professor fluminense Henrique Alves de Mesquita (195 anos)

Fundação da companhia cinematográfica Cinédia (95 anos)

Fim da ditadura militar no Brasil (40 anos)

Fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro (50 anos). Em 01 de julho de 1974, a fusão foi sancionada pela Lei Complementar nº 20 e, em 15 de março de 1975, foi implementada, seguindo o artigo 8°.

Início da gestão de Fernando Collor de Mello como Presidente do Brasil (35 anos)

Dia Internacional contra a Islamofobia

Dia Mundial do Direito do Consumidor

Dia da Escola

Lançamento do programa “A Hora do Pato”, por Heber de Bôscoli, na Rádio Nacional RJ (83 anos)

16

Presidente Fernando Collor anuncia o confisco de poupanças e o lançamento do Plano Collor (35 anos)

Dia de Conscientização das Mudanças Climáticas

Dia Nacional do “Teatro do Oprimido” – data em homenagem ao dia de nascimento de seu criador, o teatrólogo Augusto Boal

Dia Nacional do Ouvidor

17

Nascimento da cantora gaúcha Elis Regina (80 anos)

Nascimento do compositor estadunidense Alfred Newman (125 anos) – um dos principais compositores estadunidenses de músicas para filmes; foi também chefe de uma grande família de compositores, entre eles seus irmãos Emily Newman, Lionel Newman, e seus filhos David Newman e Thomas Newman, e seu sobrinho Randy Newman

Primeira irradiação do programa infantil “História de Chinelos”, na Rádio Nacional (73 anos)

18

Morte do ator, humorista, dublador e locutor mineiro Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias (35 anos)

Morte do compositor fluminense Alcebíades Barcellos, o Bide (50 anos) – com sambistas como Ismael Silva, Brancura, Mano Aurélio, Baiaco, Mano Rubem (seu irmão) e Heitor dos Prazeres, fundou a “Deixa Falar”, primeira escola de samba do país

Inauguração do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro no Parque da Quinta da Boa Vista (80 anos).- inaugurado por Getúlio Vargas

Dia Nacional da Imigração Judaica

19

Morte do engenheiro industrial, geógrafo e engenheiro civil francês, naturalizado brasileiro, Henrique Morize (95 anos) – juntamente com Roquette-Pinto, foi um dos fundadores da Rádio Sociedade, posterior Rádio MEC

Nascimento da cantora e radioatriz fluminense Ismênia dos Santos (115 anos) – fez parte do primeiro time da Rádio Nacional

Nascimento da pianista, compositora e cantora paulista Eliane Elias (65 anos)

Estreia da Ópera “O Guarani”, composta pelo brasileiro brasileiro Antônio Carlos Gomes (155 anos)

Fim da primeira greve geral dos trabalhadores da construção civil (105 anos)

Dia Nacional do Artesão

Primeira transmissão do programa “Momento de Jazz”, produzido por Nelson Tolipan, na MEC FM (39 anos)

20

Morte do compositor e flautista fluminense Joaquim Calado (145 anos)

Morte do compositor e instrumentista paulista Erotides de Campos (80 anos)

Equinócio de Primavera (hemisfério Norte) e Equinócio de Outono (hemisfério Sul) – em várias culturas nórdicas ancestrais, o equinócio da primavera era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa da religião cristã

Dia Internacional da Felicidade

Dia do Contador de Histórias

Inauguração do Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla em São Paulo, SP (40 anos)

21

Nascimento do piloto automobilístico paulista Ayrton Senna (65 anos)

Nascimento do humorista, jornalista e compositor fluminense Haroldo Barbosa (110 anos) – iniciou sua carreira no rádio, em 1933, na Philips, com César Ladeira; depois de um período na Rádio Sociedade, passou a trabalhar na Rádio Transmissora, transferindo-se pouco depois para a Rádio Nacional, onde atuou como locutor esportivo, e desempenhou diversas atividades, entre as quais a elaboração do roteiro de “O grande teatro”, de César Ladeira, um dos programas de maior sucesso do rádio na época; considerado por muitos como o primeiro artista multimídia do Brasil, foi responsável ainda pela criação do programa humorístico “Escolinha do Professor Raimundo”

Dia Internacional das Florestas

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia Mundial da Poesia – data criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO

22

Morte do pintor, escultor, artista plástico e performático fluminense Hélio Oiticica (45 anos)

Nascimento do cineasta japonês Akira Kurosawa (115 anos) – amplamente considerado como um dos cineastas mais importantes e influentes da história do cinema

Primeira apresentação do Cinematógrafo (130 anos) – a projeção cinematográfica funcional ocorreu em apresentação particular na residência em que os irmãos Lumière estudavam a máquina

Dia Mundial da Água – comemoração que foi instituída pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas na Resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993

23

Nascimento do ator paraense Sérgio Cardoso (100 anos) – protagonista de diversas novelas, fundou a Companhia Teatro dos Doze

Nascimento do cantor e compositor paulista Osvaldo Rodrigues (105 anos)

Dia Mundial da Meteorologia

24

Morte do escritor francês Júlio Verne (120 anos) – considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica

Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

25

Nascimento da atriz fluminense Leila Diniz (80 anos)

Morte da atriz e humorista gaúcha Ema D’Ávila (40 anos) – foi humorista e radioatriz da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Dia Internacional em Lembrança pelas Vítimas da Escravidão e do Tráfego Transatlântico de Escravos nos Navios Negreiros – comemoração que mereceu uma designação especial da Assembléia Geral da ONU, em 28 de novembro de 2006

Dia Nacional da Comunidade Árabe

26

Morte do ator, cantor e compositor paulista Ruy Rey (30 anos)

27

Nascimento do cantor e compositor fluminense Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo (65 anos) – célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana

Dia Mundial do Teatro

Dia Nacional da Inclusão Digital – data não oficial que é reconhecida por algumas entidades públicas e organizações não-governamentais; ainda está em projeto de lei

Dia do Grafite – data em homenagem ao pioneiro do grafite no Brasil, Alex Vallauri, morto em 27 de março de 1987

28

Nascimento o compositor, poeta e produtor musical fluminense Hermínio Bello de Carvalho (90 anos)

Morte do pintor, ceramista e gravurista surrealista russo Marc Chagall (40 anos)

Estreia do programa “Puxa o Fole”, na Rádio Nacional AM RJ (15 anos) – dedicado ao forró

29

Nascimento da cantora baiana de bossa nova e jazz Astrud Gilberto (85 anos)

Morte do maestro, pianista, escritor e compositor paraense Waldemar Henrique (30 anos)

Assinatura do Decreto-Lei nº 2096, por Getúlio Vargas, que criou o Museu Imperial de Petrópolis (85 anos)

Inauguração da Casa França-Brasil (35 anos)

30

Nascimento do cantor e compositor britânico Eric Clapton (80 anos)

Dia Internacional de Lixo Zero

31

Chacina da Baixada (20 anos) – policiais militares assassinaram a tiros 29 pessoas e feriram outras duas em diferentes pontos dos municípios de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a maior chacina da história do Rio de Janeiro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

O colecionador Fernandez Portugal Filho doou documentos históricos que revelam a história de terreiros e da religiosidade de matriz africana, com destaque para a Umbanda e as relações sociopolíticas durante a Ditadura Militar.
L
Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

O governo brasileiro acompanha com cautela a reforma que estabelece tarifas de até 50% sobre importações de países sem livre-comércio, embora o setor automotivo deva ser pouco afetado; a preocupação com a reforma tarifária do México é sobre a segurança jurídica e a integração produtiva.
L
Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Programação do Porto Velho Luz segue até 25 de dezembro com atrações artísticas, personagens temáticos e atividades para toda a família.
L
PVH em Ação chega à 4ª edição neste sábado na Vila Olímpica Chiquilito Erse

PVH em Ação chega à 4ª edição neste sábado na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Evento reúne serviços de cidadania, saúde, assistência social, lazer e marca o encerramento do ano esportivo da Semtel.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Funai registra 115 povos indígenas isolados, porém apenas 29 têm existência oficialmente confirmada pelo Estado.
L
Fim da escala 6x1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Fim da escala 6×1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Proposta que reduz jornada de trabalho para até 36 horas semanais segue para novas etapas legislativas.
L

Sintonia 360: Entrevista com Edilson Matias

conquistas recentes e o que ainda precisa avançar para garantir mais qualidade de vida a todos.
L
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora retirada de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, considerando a decisão do governo Trump como uma vitória da democracia brasileira e da soberania nacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Presidente da Câmara sai em defesa de Mariângela Fialek e afirma que decisão do STF não identifica irregularidades financeiras.
L
Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Reconhecimento valoriza trajetórias que contribuíram para o desenvolvimento do município e de Rondônia.
L
"Verdade prevaleceu", diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

Em evento em São Paulo, ministro Alexandre de Moraes, do STF, comenta retirada de seu nome e família da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, classificando-a como vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira.
L
Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, restringe o acesso da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aos documentos de quebra de sigilo do banqueiro Daniel Vorcaro, que serão enviados para a presidência do Senado, gerando indignação na CPMI do INSS.
L
Governo lança sistema de autoexclusão em sites de apostas e reforça saúde mental

Governo lança sistema de autoexclusão em sites de apostas e reforça saúde mental

Plataforma Centralizada de Autoexclusão permite que o cidadão bloqueie simultaneamente contas em todas as operadoras de apostas autorizadas, além de oferecer informações sobre saúde mental e prevenção de danos.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

Ação conjunta da Força Tática e do Canil do 2º BPM, com apoio da Polícia Federal, resultou na apreensão de 5,6 kg de maconha em uma encomenda que tinha São Paulo como destino, após apreensão de maconha.
10
Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Acidente próximo ao Parque Colina envolveu Corsa, Fiat Uno e Toyota Corolla, deixando o motorista do Uno ferido. O condutor do Corsa, que invadiu a contramão, recusou o bafômetro e foi preso pela colisão com três veículos.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente no cruzamento da Rua T24 com a K4 envolveu um carro Hyundai e uma motocicleta, resultando no motociclista ferido, que foi socorrido pelo SAMU em colisão entre carro e moto em Ji-Paraná.
12
Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Um indivíduo foi filmado por câmera de segurança no bairro Embratel, em Vilhena, furtando um capacete que estava sobre uma motocicleta, após rondar o comércio à procura de oportunidade para cometer o furto de capacete em Vilhena.
14
Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Rogério Soares da Silva Junior, de 27 anos, foi o único sobrevivente de um ataque com três óbitos há três anos, sendo morto nesta sexta-feira durante a Operação Quimera após escapar de chacina em Vilhena.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE PESCA E NAUTICA LTDA

LAMP – LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE
L
Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Levantamento revela que crianças de baixa renda, negras e moradoras do Norte e Nordeste enfrentam maiores barreiras para ingresso em creches e pré-escolas.
L
Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Declaração sugere reviravolta envolvendo Vecna no encerramento da série.
L
Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Uma jovem é presa após engolir cocaína em Porto Velho; a suspeita, de 21 anos, foi levada à Policlínica Dr. José Adelino, onde o raio-x revelou as 25 porções do entorpecente em seu corpo.
12
Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com a Rua Arruda Fontes Cabral, quando uma das motos avançou a preferencial, resultando em três vítimas levadas para a UPA Sul após acidente entre duas motos.
14
Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Homem foi atingido por carro enquanto atravessava a via na Avenida Jorge Teixeira, próximo à Pinheiro Machado, e equipes de emergência foram acionadas para atender a vítima do atropelamento na Avenida Jorge Teixeira.
10
Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Jovem Pablo D. L. de S., 18, fugia da polícia e causou acidente com três vítimas, incluindo o cabo Evangelista do BPTRAN, sendo preso no bairro Nacional por motociclista inabilitado é preso após acidente.
12
Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Evento gratuito neste domingo reúne música, teatro e atividades para toda a família a partir das 17h.
L
Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Em dia de recuperação no mercado financeiro, a bolsa sobe 0,99% e reverte queda da semana anterior, fechando aos 160.766 pontos; o dólar avança para R$ 5,41, mas encerra a semana em queda.
L
Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Principal tratado climático, o Acordo de Paris completa 10 anos nesta sexta-feira (12), e a ONU cobra ação imediata dos países para manter o limite de aquecimento em 1,5 ºC e acelerar a transição para economias de baixo carbono.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.