SÁBADO, 28/02/2026

Em destaque

Campus Colorado do Oeste celebra 30 anos de atividades pedagógicas como EAF/IFRO

Celebração dos 30 anos do Campus Colorado do Oeste: uma história de sucesso e dedicação.

Por ASCOM/IFRO - 30

Publicado em 

Campus Colorado do Oeste celebra 30 anos de atividades pedagógicas como EAF/IFRO
Foto: Divulgação

Neste ano de 2025, o Campus Colorado do Oeste completou 30 anos de atividades pedagógicas. Em comemoração a esse marco histórico, em 19 de fevereiro foi realizada uma Cerimônia de Celebração aos 30 anos de atividades pedagógicas da EAF (Escola Agrotécnica Federal) e IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) em Colorado do Oeste.

A cerimônia e as falas relembraram um pouco da trajetória de dedicação ao ensino e à transformação de vidas. Foram celebradas as três décadas de história em atividades pedagógicas da unidade, que originalmente era a EAF de Colorado do Oeste. E houve também a homenagem aos servidores que fizeram parte desta história e que ainda hoje estão trabalhando na instituição.

O Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, disse estar celebrando o incansável trabalho, resiliência e compromisso daqueles que têm dedicado inestimáveis anos de serviço à instituição. “Nesta tarde, estamos aqui para honrar aqueles servidores que, mais do que colegas, se tornaram parte integrante da história e da identidade do IFRO. Com seu esforço diário, conquistaram realizações significativas, moldaram carreiras brilhantes, tocaram muitas vidas e, principalmente, contribuíram para a estruturação e o crescimento de um dos pilares mais importantes do nosso país – o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, enfim a educação. Cada um de vocês, com seu tempo de serviço no IFRO, contribuiu e continua contribuindo para o que somos e o que buscamos ser”, destacou.

“Hoje, somos uma instituição mais forte, mais empática e mais comprometida. Isso é graças aos esforços de todos vocês. Com seu trabalho, paixão e comprometimento, vocês criaram um legado que será lembrado pelos alunos e por todos aqueles que conhecem e respeitam o nosso IFRO. Digo com todo o coração e sinceridade, muito obrigado. Vocês são a prova viva de que o espírito de serviço, a dedicação e a persistência são a chave para a construção de uma instituição educacional com força, relevância e respeito. Saibam que seu trabalho e dedicação não passaram despercebidos. Sua valiosa contribuição deu forma ao que somos hoje e, sem dúvida, ao que seremos amanhã”, acrescentou o Diretor.

Mais de 30 anos de história

O Campus Colorado do Oeste é a unidade mais antiga do IFRO. Sua história começa em 1993, ano da criação da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (EAFCO) através da Lei 8.670, de 30 de junho de 1993. Entre os anos de 1993 até 1994 ocorreu a construção da infraestrutura física da instituição. Em 13 de fevereiro de 1995, as atividades pedagógicas da EAF se iniciaram com 123 alunos matriculados no curso de Técnico Agrícola Integrado ao Ensino Médio com Habilitação em Agropecuária.

Em 2008, foram criados os Institutos Federais através da Lei 11.892, que fez a EAFCO, então com 15 anos de existência, passar a ser campus do recém-criado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Hoje, o IFRO Campus Colorado do Oeste oferta de forma regular um curso técnico integrado ao ensino médio e cinco cursos de graduação, além de ser polo de cursos de educação a distância (EaD) e ter parceria para oferta de cursos de pós-graduação. Desenvolve ainda cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) junto à comunidade e atividades de extensão e de pesquisa.

Nestes 30 anos de atividades pedagógicas, a instituição construiu uma trajetória de avanços e conquistas. Os marcos desta rica história foram relembrados pela Professora Rosane Salete Sasset, que mostrou uma linha do tempo geral da EAF/IFRO Colorado sobre a parte pedagógica dessas décadas de funcionamento. Ela falou de vários fatos históricos, sobre as necessidades surgidas para receber os estudantes que vinham de lugares mais distantes para a formação técnica e as formações com diferentes habilitações realizadas nestes anos. Alguns dados redescobriu em sua pesquisa de doutorado ao resgatar a história da Residência Estudantil e do Campus Colorado. Ela abordou a importância em preservar a história e comentou de tradições que ainda se mantém, como os setores de produção animal ainda serem conhecidos pelos nomes antigos de ZOO 1, 2, e 3 e de AG 1, 2 e 3.

Completando 30 anos de atividades na instituição em 2025, Abílio da Paixão Ciríaco ingressou como Técnico em Agropecuária na EAF em fevereiro 1995 e, em setembro de 2010, tornou-se professor do IFRO. Abílio expôs sobre como era a EAF naqueles primeiros anos, os desafios enfrentados, os fatos históricos que vivenciou, como as mudanças que o atual curso Técnico em Agropecuária teve ao longo do tempo, além de mudanças físicas como a criação de novas estruturas. Comentou que sua família também faz parte desta história, pois a esposa e os filhos estudaram na instituição, alguns hoje cursando graduação. “Para mim, é um orgulho e uma satisfação ter contribuído com essa história. Entrei aqui com 24 anos, em 1995, e desde então me dediquei a essa escola e busquei ser o melhor profissional que eu poderia ser. Só tenho a agradecer por tudo. Obrigado!”, enfatizou o docente.

Homenagens

Segundo os organizadores do evento, nenhuma história de sucesso se constrói sozinha. A dedicação dos servidores foi essencial para a instituição chegar até o patamar atual. Várias pessoas que ingressaram na instituição nas suas primeiras décadas, nos anos de 1990 e de 2000, ainda hoje estão trabalhando no Campus Colorado do Oeste. Muitas delas ingressaram na então Escola Agrotécnica e passaram pela transição para o atual Instituto Federal, passando a efetivar o quadro de servidores do IFRO em janeiro de 2010.

Na Cerimônia de Celebração aos 30 anos foram homenageados aqueles que fizeram parte desta história, que ingressaram nos anos 90 e 2000 e que ainda estão em exercício na unidade, dedicando-se ao desenvolvimento da instituição. O grupo era composto por quase 50 pessoas, que foram parabenizadas e receberam um certificado de Menção de Mérito Educacional pelos serviços prestados ao longo de todos esses anos.

Dentre os homenageados, foi citado que o servidor há mais tempo em atividade atualmente é Rudiner Vez de Oliveira, que ingressou na EAF em 13 de janeiro de 1995. E a servidora há mais tempo em atividade é Luzia Almeira da Silva, que ingressou em 04 de setembro de 1996.

Igualmente, foi feito um agradecimento a todos que trabalharam na EAF e no IFRO pelo compromisso em fazer da instituição um ambiente de aprendizado, de crescimento e de transformação. Ao final da celebração especial, foi destacado que a história da instituição continua e que, como sempre, todos que fazem parte dela vão se esforçar para que os próximos anos sejam de ainda mais conquistas.

O Reitor Moisés Rosa afirma ser um marco o Campus Colorado completar 30 anos. “È uma alegria celebrar essa data que tem uma grande relevância não apenas para o IFRO, mas para Rondônia. O Instituto Federal de Rondônia iniciou a partir da Lei 11.892, dia 29 de dezembro de 2008. No entanto, o Campus Colorado já existia como Escola Agrotécnica Federal e a partir do Campus Colorado o Instituto Federal nasceu e continua crescendo no estado. Então é uma alegria muito grande para todos nós celebrarmos esses 30 anos de existência do Campus Colorado Oeste do Instituto Federal de Rondônia”. Para concluir, o Professor Moisés ressalta: “estão de parabéns todos aqueles que construíram ao longo desses 30 anos o Campus Colorado por meio do trabalho efetivo como servidor público. Aqueles que já passaram pelo campus, aqueles que estão no campus, o nosso muito obrigado”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Número de mortos por chuvas em Minas Gerais sobe para 66 com nova vítima

Número de mortos por chuvas em Minas Gerais sobe para 66 com nova vítima

Corpo de Bombeiros localiza homem em Juiz de Fora; buscas continuam por três desaparecidos, incluindo uma criança de 9 anos em meio aos escombros.
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Itamaraty expressa “grave preocupação” com a ofensiva militar e reforça que a via diplomática é o único caminho para a paz na região.
L
Sobreviventes de tragédia em Juiz de Fora denunciam falha em alertas

Sobreviventes de tragédia em Juiz de Fora denunciam falha em alertas

Número de mortos na cidade mineira já ultrapassa 60; moradores do bairro Jardim Parque Burnier afirmam que não houve avisos antes dos deslizamentos.
L
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Paraty

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Paraty

Portaria será publicada na segunda-feira após temporais causarem graves prejuízos na Costa Verde; Ministério envia técnicos para agilizar liberação de verbas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Manoel Brito Ferreira

Motorista dedicado e apaixonado pela família, Manoel Brito Ferreira será lembrado pela generosidade, alegria contagiante e amor pelo Vasco da Gama.
L
Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Neste sábado, dia 28, às 11h, o Momento Agro recebe o advogado Gustavo Nobre de Azevedo para esclarecer dúvidas sobre Regularização Fundiária Urbana e seus impactos para moradores e produtores.
L
Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Programa Sintonia 360 recebe Raymisson Correa para falar sobre organização, segurança e cultura no Bloco Leste Folia.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 2.978 podem ser realizadas até as 20h; sorteio ocorre no Espaço da Sorte com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Piauí se consolida como referência nacional ao integrar ensino técnico em quase 70% das matrículas da rede pública estadual.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Iniciativa em parceria com a UEA busca subsidiar guia de boas práticas para hotéis e restaurantes; questionário online pode ser respondido até 30 de março.
L
Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Plano visa apoiar setores de aço, alumínio e autopeças afetados pelas sobretaxas de importação dos EUA; BNDES utilizará R$ 13 bilhões em recursos remanescentes.
L
Haddad classifica caso do Banco Master como "pancada" histórica no setor financeiro

Haddad classifica caso do Banco Master como “pancada” histórica no setor financeiro

Ministro da Fazenda descarta risco sistêmico imediato, mas confirma que fraude pode consumir até 50% dos recursos do Fundo Garantidor de Crédito.
L
Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Ministro do STF veda reprogramações financeiras para antecipar benefícios; órgãos têm 48 horas para comprovar cumprimento da suspensão de verbas acima do teto.
L
Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Presidente sobrevoa regiões de Juiz de Fora e Ubá neste sábado e se reúne com prefeitos para coordenar a liberação de recursos emergenciais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre prisões e reage a furtos de motos em Jaru

Polícia Civil cumpre prisões e reage a furtos de motos em Jaru

Mandados preventivos foram executados em Jaru e Ariquemes após investigação sobre série de crimes no município.
16
Dupla é presa, liberada e volta a furtar; PRF detém suspeitos em Jaru

Dupla é presa, liberada e volta a furtar; PRF detém suspeitos em Jaru

Após primeiro flagrante na zona rural de São Miguel do Guaporé, dois homens voltaram a cometer crime e foram presos novamente durante fiscalização da PRF.
14
Homem é preso por furtar celular de enfermeira em UBS de Vilhena

Homem é preso por furtar celular de enfermeira em UBS de Vilhena

Suspeito de 32 anos confessou o crime após ser identificado por rastreamento do aparelho e imagens de câmeras de segurança.
14
Ex-morador de Alta Floresta é executado dentro de carro em Cuiabá

Ex-morador de Alta Floresta é executado dentro de carro em Cuiabá

Empresário de 29 anos foi encontrado com as mãos amarradas e sinais de tiros e facadas na região do bairro Osmar Cabral.
18
Polícia identifica 11 suspeitos e recupera 2 toneladas de carne em MT

Polícia identifica 11 suspeitos e recupera 2 toneladas de carne em MT

Carga foi saqueada após tombamento de caminhão na MT-235; todos os investigados confessaram participação e responderão por furto.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Potências mundiais divergem sobre ofensiva militar contra o Irã

Potências mundiais divergem sobre ofensiva militar contra o Irã

Enquanto Rússia e Espanha condenam o ataque unilateral, Japão e Austrália priorizam a segurança de seus cidadãos e o apoio à contenção nuclear do regime.
L
Companhias aéreas suspendem voos para o Oriente Médio após ataques no Irã

Companhias aéreas suspendem voos para o Oriente Médio após ataques no Irã

Espaço aéreo sobre sete países é fechado e quase 40% das rotas para Israel são canceladas; órgão regulador da Europa recomenda que empresas evitem a região de conflito.
L
Doenças raras: tecnologia e acolhimento aceleram diagnósticos no Brasil

Doenças raras: tecnologia e acolhimento aceleram diagnósticos no Brasil

Mobilização no último dia de fevereiro destaca avanços no sequenciamento genético e a criação de centros de referência para 13 milhões de brasileiros.
L
Novas diretrizes do SUS ampliam assistência para pacientes com fibromialgia

Novas diretrizes do SUS ampliam assistência para pacientes com fibromialgia

Governo Federal implementa tratamento multidisciplinar com foco em atividade física e suporte psicológico; lei sancionada em 2025 já reconhece a síndrome como deficiência.
L
Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Civis relatam explosões em Teerã e Tabriz enquanto governo orienta evacuação; Operação Fúria Épica visa instalações estratégicas e nucleares do país.
L
União Europeia decide aplicar acordo com Mercosul de forma provisória

União Europeia decide aplicar acordo com Mercosul de forma provisória

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, busca garantir vantagem comercial diante da oposição francesa; medida acelera redução de tarifas.
L
AGU defende exclusividade de médicos para a realização de abortos legais

AGU defende exclusividade de médicos para a realização de abortos legais

Parecer enviado ao STF sustenta que Código Penal é unívoco ao citar apenas profissionais da medicina; Corte julgará se enfermeiros podem atuar no procedimento.
L
Exército Brasileiro indica primeira mulher para o posto de general

Exército Brasileiro indica primeira mulher para o posto de general

Coronel-médica Claudia Lima Gusmão Cacho deve assumir cargo de oficial-general em 31 de março; marco histórico conclui presença feminina no topo das três Forças.
L
Israel e Estados Unidos lançam ofensiva militar contra o Irã

Israel e Estados Unidos lançam ofensiva militar contra o Irã

Governo israelense declara estado de emergência nacional após ataques preventivos; mísseis iranianos atingem a região de Haifa em retaliação.
L
Prazo para envio de dados de igualdade salarial termina neste sábado

Prazo para envio de dados de igualdade salarial termina neste sábado

Empresas com mais de 100 funcionários devem preencher relatório do Ministério do Trabalho; multa por descumprimento pode chegar a 3% da folha de pagamento.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.