TERÇA-FEIRA, 23/12/2025
Publicidade

Em destaque

Campus Colorado do Oeste celebra 30 anos de atividades pedagógicas como EAF/IFRO

Celebração dos 30 anos do Campus Colorado do Oeste: uma história de sucesso e dedicação.

Por ASCOM/IFRO - 30

Publicado em 

Campus Colorado do Oeste celebra 30 anos de atividades pedagógicas como EAF/IFRO
Foto: Divulgação

Neste ano de 2025, o Campus Colorado do Oeste completou 30 anos de atividades pedagógicas. Em comemoração a esse marco histórico, em 19 de fevereiro foi realizada uma Cerimônia de Celebração aos 30 anos de atividades pedagógicas da EAF (Escola Agrotécnica Federal) e IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) em Colorado do Oeste.

A cerimônia e as falas relembraram um pouco da trajetória de dedicação ao ensino e à transformação de vidas. Foram celebradas as três décadas de história em atividades pedagógicas da unidade, que originalmente era a EAF de Colorado do Oeste. E houve também a homenagem aos servidores que fizeram parte desta história e que ainda hoje estão trabalhando na instituição.

O Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, disse estar celebrando o incansável trabalho, resiliência e compromisso daqueles que têm dedicado inestimáveis anos de serviço à instituição. “Nesta tarde, estamos aqui para honrar aqueles servidores que, mais do que colegas, se tornaram parte integrante da história e da identidade do IFRO. Com seu esforço diário, conquistaram realizações significativas, moldaram carreiras brilhantes, tocaram muitas vidas e, principalmente, contribuíram para a estruturação e o crescimento de um dos pilares mais importantes do nosso país – o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, enfim a educação. Cada um de vocês, com seu tempo de serviço no IFRO, contribuiu e continua contribuindo para o que somos e o que buscamos ser”, destacou.

“Hoje, somos uma instituição mais forte, mais empática e mais comprometida. Isso é graças aos esforços de todos vocês. Com seu trabalho, paixão e comprometimento, vocês criaram um legado que será lembrado pelos alunos e por todos aqueles que conhecem e respeitam o nosso IFRO. Digo com todo o coração e sinceridade, muito obrigado. Vocês são a prova viva de que o espírito de serviço, a dedicação e a persistência são a chave para a construção de uma instituição educacional com força, relevância e respeito. Saibam que seu trabalho e dedicação não passaram despercebidos. Sua valiosa contribuição deu forma ao que somos hoje e, sem dúvida, ao que seremos amanhã”, acrescentou o Diretor.

Mais de 30 anos de história

O Campus Colorado do Oeste é a unidade mais antiga do IFRO. Sua história começa em 1993, ano da criação da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (EAFCO) através da Lei 8.670, de 30 de junho de 1993. Entre os anos de 1993 até 1994 ocorreu a construção da infraestrutura física da instituição. Em 13 de fevereiro de 1995, as atividades pedagógicas da EAF se iniciaram com 123 alunos matriculados no curso de Técnico Agrícola Integrado ao Ensino Médio com Habilitação em Agropecuária.

Em 2008, foram criados os Institutos Federais através da Lei 11.892, que fez a EAFCO, então com 15 anos de existência, passar a ser campus do recém-criado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Hoje, o IFRO Campus Colorado do Oeste oferta de forma regular um curso técnico integrado ao ensino médio e cinco cursos de graduação, além de ser polo de cursos de educação a distância (EaD) e ter parceria para oferta de cursos de pós-graduação. Desenvolve ainda cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) junto à comunidade e atividades de extensão e de pesquisa.

Nestes 30 anos de atividades pedagógicas, a instituição construiu uma trajetória de avanços e conquistas. Os marcos desta rica história foram relembrados pela Professora Rosane Salete Sasset, que mostrou uma linha do tempo geral da EAF/IFRO Colorado sobre a parte pedagógica dessas décadas de funcionamento. Ela falou de vários fatos históricos, sobre as necessidades surgidas para receber os estudantes que vinham de lugares mais distantes para a formação técnica e as formações com diferentes habilitações realizadas nestes anos. Alguns dados redescobriu em sua pesquisa de doutorado ao resgatar a história da Residência Estudantil e do Campus Colorado. Ela abordou a importância em preservar a história e comentou de tradições que ainda se mantém, como os setores de produção animal ainda serem conhecidos pelos nomes antigos de ZOO 1, 2, e 3 e de AG 1, 2 e 3.

Completando 30 anos de atividades na instituição em 2025, Abílio da Paixão Ciríaco ingressou como Técnico em Agropecuária na EAF em fevereiro 1995 e, em setembro de 2010, tornou-se professor do IFRO. Abílio expôs sobre como era a EAF naqueles primeiros anos, os desafios enfrentados, os fatos históricos que vivenciou, como as mudanças que o atual curso Técnico em Agropecuária teve ao longo do tempo, além de mudanças físicas como a criação de novas estruturas. Comentou que sua família também faz parte desta história, pois a esposa e os filhos estudaram na instituição, alguns hoje cursando graduação. “Para mim, é um orgulho e uma satisfação ter contribuído com essa história. Entrei aqui com 24 anos, em 1995, e desde então me dediquei a essa escola e busquei ser o melhor profissional que eu poderia ser. Só tenho a agradecer por tudo. Obrigado!”, enfatizou o docente.

Homenagens

Segundo os organizadores do evento, nenhuma história de sucesso se constrói sozinha. A dedicação dos servidores foi essencial para a instituição chegar até o patamar atual. Várias pessoas que ingressaram na instituição nas suas primeiras décadas, nos anos de 1990 e de 2000, ainda hoje estão trabalhando no Campus Colorado do Oeste. Muitas delas ingressaram na então Escola Agrotécnica e passaram pela transição para o atual Instituto Federal, passando a efetivar o quadro de servidores do IFRO em janeiro de 2010.

Na Cerimônia de Celebração aos 30 anos foram homenageados aqueles que fizeram parte desta história, que ingressaram nos anos 90 e 2000 e que ainda estão em exercício na unidade, dedicando-se ao desenvolvimento da instituição. O grupo era composto por quase 50 pessoas, que foram parabenizadas e receberam um certificado de Menção de Mérito Educacional pelos serviços prestados ao longo de todos esses anos.

Dentre os homenageados, foi citado que o servidor há mais tempo em atividade atualmente é Rudiner Vez de Oliveira, que ingressou na EAF em 13 de janeiro de 1995. E a servidora há mais tempo em atividade é Luzia Almeira da Silva, que ingressou em 04 de setembro de 1996.

Igualmente, foi feito um agradecimento a todos que trabalharam na EAF e no IFRO pelo compromisso em fazer da instituição um ambiente de aprendizado, de crescimento e de transformação. Ao final da celebração especial, foi destacado que a história da instituição continua e que, como sempre, todos que fazem parte dela vão se esforçar para que os próximos anos sejam de ainda mais conquistas.

O Reitor Moisés Rosa afirma ser um marco o Campus Colorado completar 30 anos. “È uma alegria celebrar essa data que tem uma grande relevância não apenas para o IFRO, mas para Rondônia. O Instituto Federal de Rondônia iniciou a partir da Lei 11.892, dia 29 de dezembro de 2008. No entanto, o Campus Colorado já existia como Escola Agrotécnica Federal e a partir do Campus Colorado o Instituto Federal nasceu e continua crescendo no estado. Então é uma alegria muito grande para todos nós celebrarmos esses 30 anos de existência do Campus Colorado Oeste do Instituto Federal de Rondônia”. Para concluir, o Professor Moisés ressalta: “estão de parabéns todos aqueles que construíram ao longo desses 30 anos o Campus Colorado por meio do trabalho efetivo como servidor público. Aqueles que já passaram pelo campus, aqueles que estão no campus, o nosso muito obrigado”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Como campanha publicitária de chinelos virou motivo de discussão política no Brasil

Como campanha publicitária de chinelos virou motivo de discussão política no Brasil

Políticos de direita interpretam trocadilho sobre pé direito como provocação ideológica e convocam seguidores a abandonar a marca nas redes sociais.
L
Propaganda da Havaianas com Fernanda Torres gera críticas de políticos

Propaganda da Havaianas com Fernanda Torres gera críticas de políticos

Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira apontam viés ideológico em comercial e convocam boicote que resultou em queda de valor da Alpargatas na Bolsa.
L
Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Parque da Cidade reúne shows, atrações culturais e sorteio de uma Honda Biz no dia 25
L
Prefeitura de Porto Velho lança Programa de Atividade Delegada Municipal

Prefeitura de Porto Velho lança Programa de Atividade Delegada Municipal

Atividade Delegada Municipal amplia integração das forças de segurança e reforça a fiscalização urbana em Porto Velho
L
Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Condições meteorológicas e risco de chuva durante o abastecimento forçaram nova mudança no horário da primeira operação comercial espacial em solo brasileiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Após cassação de mandato, ex-deputado volta a responder por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro e audiência de instrução é marcada para 2026.
L
Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Nova legislação transfere servidores para a área de apoio especializado, redefine cargos e estabelece regras para o porte de arma no Judiciário.
L
Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

A medida ocorre após a cassação dos mandatos parlamentares e resulta na perda de benefícios como verba de gabinete e uso de imóveis funcionais.
L

Solidariedade que supera a chuva: Evento “Semeando Alegria” supera metas em Porto Velho

Mesmo sob forte chuva, a Associação Conecta Bem realizou o evento filantrópico “Semeando Alegria” e superou a meta de atendimento, levando solidariedade, diversão e espírito natalino ao Bairro Caldinho, em Porto Velho.
L

Alerta para o norte, noroeste e sudoeste de Rondônia: esperam-se chuvas de nível 3, com riscos de impactos, principalmente no dia 24, véspera de Natal

Alerta de chuvas fortes (nível 2) para a capital nesta segunda. No Sudoeste, entre Pimenteiras e Cabixi, o nível de alerta sobe para 3.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Pobreza no Brasil recua com políticas sociais e mercado aquecido.
L
Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Portarias publicadas nesta segunda-feira garantem reforço administrativo na Polícia Federal e ampliação do quadro de pesquisadores em institutos científicos.
L
PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

Parecer enviado ao STF aponta que condenado cumpriu requisitos de tempo e bom comportamento para migrar do regime fechado para o semiaberto.
L
Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Medida visa proporcionar descanso aos servidores públicos estaduais após as celebrações de Natal e Ano Novo; serviços essenciais serão mantidos no estado.
L
Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Iniciativa promove inclusão, capacitação e autonomia em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com munições e roupas furtadas

Adolescente é apreendido com munições e roupas furtadas

Ocorrência de apreensão foi registrada em condomínio de Porto Velho.
14
Mulher é sequestrada em estacionamento do Atacadão em Porto Velho

Mulher é sequestrada em estacionamento do Atacadão em Porto Velho

Sequestro ocorreu em Porto Velho durante suposto encontro no Atacadão.
14
PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

Uma mulher foi presa em flagrante.
10
Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Ação da Deam com apoio da 1ª Delegacia e Núcleo de Inteligência garante segurança de vítima após denúncias de agressões e ameaças com armas em Cacoal.
12
Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Roraima concentra quase metade das interceptações nacionais; forças de segurança atribuem alta ao fim da presunção de boa-fé e fiscalização em rotas de fronteira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

Valores disponíveis somam 145,7 milhões e podem ser retirados até a próxima segunda-feira, 29 de dezembro, data final do calendário de pagamentos.
L
Cantata Natalina encerra agenda cultural da Prefeitura de Jaru

Cantata Natalina encerra agenda cultural da Prefeitura de Jaru

Evento da Cantata Natalina reuniu famílias e marcou o fim das ações culturais em 2025.
L
Pesquisa da UNIR analisa saúde indígena no Brasil e Bolívia

Pesquisa da UNIR analisa saúde indígena no Brasil e Bolívia

Estudo sobre saúde indígena avalia comunicação de risco em crises sanitárias.
L
Dunlop detalha práticas para reduzir riscos em situações de emergência

Dunlop detalha práticas para reduzir riscos em situações de emergência

Empresa explica por que pneus novos devem ser instalados no eixo traseiro
L
Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Joias em prata 925 com design exclusivo, atendimento acolhedor e a oportunidade de transformar estilo em negócio.
L
Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fundação alerta para o nível crítico dos tipos O positivo e O negativo, essenciais para atendimentos de emergência e cirurgias em todo o estado.
L
Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Sociobio Mais terá envio de documentos estendido até 16 de janeiro.
L
Netflix limita catálogo para clientes do plano básico

Netflix limita catálogo para clientes do plano básico

Netflix restringe títulos no plano com anúncios por contratos antigos.
L
China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

Governo chinês afirma que ação americana contra petroleiro vindo da Venezuela desrespeita o direito internacional e defende soberania comercial entre os países.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.