TERÇA-FEIRA, 24/02/2026

Em destaque

Campus Colorado do Oeste celebra 30 anos de atividades pedagógicas como EAF/IFRO

Celebração dos 30 anos do Campus Colorado do Oeste: uma história de sucesso e dedicação.

Por ASCOM/IFRO - 30

Publicado em 

Campus Colorado do Oeste celebra 30 anos de atividades pedagógicas como EAF/IFRO
Foto: Divulgação

Neste ano de 2025, o Campus Colorado do Oeste completou 30 anos de atividades pedagógicas. Em comemoração a esse marco histórico, em 19 de fevereiro foi realizada uma Cerimônia de Celebração aos 30 anos de atividades pedagógicas da EAF (Escola Agrotécnica Federal) e IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) em Colorado do Oeste.

A cerimônia e as falas relembraram um pouco da trajetória de dedicação ao ensino e à transformação de vidas. Foram celebradas as três décadas de história em atividades pedagógicas da unidade, que originalmente era a EAF de Colorado do Oeste. E houve também a homenagem aos servidores que fizeram parte desta história e que ainda hoje estão trabalhando na instituição.

O Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, disse estar celebrando o incansável trabalho, resiliência e compromisso daqueles que têm dedicado inestimáveis anos de serviço à instituição. “Nesta tarde, estamos aqui para honrar aqueles servidores que, mais do que colegas, se tornaram parte integrante da história e da identidade do IFRO. Com seu esforço diário, conquistaram realizações significativas, moldaram carreiras brilhantes, tocaram muitas vidas e, principalmente, contribuíram para a estruturação e o crescimento de um dos pilares mais importantes do nosso país – o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, enfim a educação. Cada um de vocês, com seu tempo de serviço no IFRO, contribuiu e continua contribuindo para o que somos e o que buscamos ser”, destacou.

“Hoje, somos uma instituição mais forte, mais empática e mais comprometida. Isso é graças aos esforços de todos vocês. Com seu trabalho, paixão e comprometimento, vocês criaram um legado que será lembrado pelos alunos e por todos aqueles que conhecem e respeitam o nosso IFRO. Digo com todo o coração e sinceridade, muito obrigado. Vocês são a prova viva de que o espírito de serviço, a dedicação e a persistência são a chave para a construção de uma instituição educacional com força, relevância e respeito. Saibam que seu trabalho e dedicação não passaram despercebidos. Sua valiosa contribuição deu forma ao que somos hoje e, sem dúvida, ao que seremos amanhã”, acrescentou o Diretor.

Mais de 30 anos de história

O Campus Colorado do Oeste é a unidade mais antiga do IFRO. Sua história começa em 1993, ano da criação da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (EAFCO) através da Lei 8.670, de 30 de junho de 1993. Entre os anos de 1993 até 1994 ocorreu a construção da infraestrutura física da instituição. Em 13 de fevereiro de 1995, as atividades pedagógicas da EAF se iniciaram com 123 alunos matriculados no curso de Técnico Agrícola Integrado ao Ensino Médio com Habilitação em Agropecuária.

Em 2008, foram criados os Institutos Federais através da Lei 11.892, que fez a EAFCO, então com 15 anos de existência, passar a ser campus do recém-criado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Hoje, o IFRO Campus Colorado do Oeste oferta de forma regular um curso técnico integrado ao ensino médio e cinco cursos de graduação, além de ser polo de cursos de educação a distância (EaD) e ter parceria para oferta de cursos de pós-graduação. Desenvolve ainda cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) junto à comunidade e atividades de extensão e de pesquisa.

Nestes 30 anos de atividades pedagógicas, a instituição construiu uma trajetória de avanços e conquistas. Os marcos desta rica história foram relembrados pela Professora Rosane Salete Sasset, que mostrou uma linha do tempo geral da EAF/IFRO Colorado sobre a parte pedagógica dessas décadas de funcionamento. Ela falou de vários fatos históricos, sobre as necessidades surgidas para receber os estudantes que vinham de lugares mais distantes para a formação técnica e as formações com diferentes habilitações realizadas nestes anos. Alguns dados redescobriu em sua pesquisa de doutorado ao resgatar a história da Residência Estudantil e do Campus Colorado. Ela abordou a importância em preservar a história e comentou de tradições que ainda se mantém, como os setores de produção animal ainda serem conhecidos pelos nomes antigos de ZOO 1, 2, e 3 e de AG 1, 2 e 3.

Completando 30 anos de atividades na instituição em 2025, Abílio da Paixão Ciríaco ingressou como Técnico em Agropecuária na EAF em fevereiro 1995 e, em setembro de 2010, tornou-se professor do IFRO. Abílio expôs sobre como era a EAF naqueles primeiros anos, os desafios enfrentados, os fatos históricos que vivenciou, como as mudanças que o atual curso Técnico em Agropecuária teve ao longo do tempo, além de mudanças físicas como a criação de novas estruturas. Comentou que sua família também faz parte desta história, pois a esposa e os filhos estudaram na instituição, alguns hoje cursando graduação. “Para mim, é um orgulho e uma satisfação ter contribuído com essa história. Entrei aqui com 24 anos, em 1995, e desde então me dediquei a essa escola e busquei ser o melhor profissional que eu poderia ser. Só tenho a agradecer por tudo. Obrigado!”, enfatizou o docente.

Homenagens

Segundo os organizadores do evento, nenhuma história de sucesso se constrói sozinha. A dedicação dos servidores foi essencial para a instituição chegar até o patamar atual. Várias pessoas que ingressaram na instituição nas suas primeiras décadas, nos anos de 1990 e de 2000, ainda hoje estão trabalhando no Campus Colorado do Oeste. Muitas delas ingressaram na então Escola Agrotécnica e passaram pela transição para o atual Instituto Federal, passando a efetivar o quadro de servidores do IFRO em janeiro de 2010.

Na Cerimônia de Celebração aos 30 anos foram homenageados aqueles que fizeram parte desta história, que ingressaram nos anos 90 e 2000 e que ainda estão em exercício na unidade, dedicando-se ao desenvolvimento da instituição. O grupo era composto por quase 50 pessoas, que foram parabenizadas e receberam um certificado de Menção de Mérito Educacional pelos serviços prestados ao longo de todos esses anos.

Dentre os homenageados, foi citado que o servidor há mais tempo em atividade atualmente é Rudiner Vez de Oliveira, que ingressou na EAF em 13 de janeiro de 1995. E a servidora há mais tempo em atividade é Luzia Almeira da Silva, que ingressou em 04 de setembro de 1996.

Igualmente, foi feito um agradecimento a todos que trabalharam na EAF e no IFRO pelo compromisso em fazer da instituição um ambiente de aprendizado, de crescimento e de transformação. Ao final da celebração especial, foi destacado que a história da instituição continua e que, como sempre, todos que fazem parte dela vão se esforçar para que os próximos anos sejam de ainda mais conquistas.

O Reitor Moisés Rosa afirma ser um marco o Campus Colorado completar 30 anos. “È uma alegria celebrar essa data que tem uma grande relevância não apenas para o IFRO, mas para Rondônia. O Instituto Federal de Rondônia iniciou a partir da Lei 11.892, dia 29 de dezembro de 2008. No entanto, o Campus Colorado já existia como Escola Agrotécnica Federal e a partir do Campus Colorado o Instituto Federal nasceu e continua crescendo no estado. Então é uma alegria muito grande para todos nós celebrarmos esses 30 anos de existência do Campus Colorado Oeste do Instituto Federal de Rondônia”. Para concluir, o Professor Moisés ressalta: “estão de parabéns todos aqueles que construíram ao longo desses 30 anos o Campus Colorado por meio do trabalho efetivo como servidor público. Aqueles que já passaram pelo campus, aqueles que estão no campus, o nosso muito obrigado”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Momento Cívico nas escolas de Jaru completa um ano

Momento Cívico nas escolas de Jaru completa um ano

Lei que estimula o patriotismo tornou obrigatória a execução dos hinos Nacional, de Rondônia e de Jaru.
L
Brasil e Coreia do Sul selam acordos para produção nacional de medicamentos de alto custo

Brasil e Coreia do Sul selam acordos para produção nacional de medicamentos de alto custo

Parceria com a Samsung Bioepis garante transferência de tecnologia para o SUS; investimento inicial supera R$ 1,1 bilhão e foca em tratamentos para câncer e doenças raras.
L
Meta revela que 19% dos adolescentes no Instagram foram expostos a nudez

Meta revela que 19% dos adolescentes no Instagram foram expostos a nudez

Dados divulgados em processo judicial na Califórnia apontam que quase um em cada cinco jovens viu conteúdo sexual indesejado; empresa cita desafios com mensagens privadas.
L
Presidente da Coreia do Sul publica vídeo de IA abraçando Lula: “Somos irmãos”

Presidente da Coreia do Sul publica vídeo de IA abraçando Lula: “Somos irmãos”

Vídeo combina imagens de infância com encontro real em Seul e destaca trajetória operária de ambos os líderes.
L
TJRO celebra Dia da Ética com Plano de Integridade 2026-2027

TJRO celebra Dia da Ética com Plano de Integridade 2026-2027

Evento no TJRO marca o Dia Internacional da Ética com lançamento do Plano de Integridade 2026-2027 e assinatura de contratos de gestão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

“ONDE ESTÁ O DINHEIRO!”: Desvio milionário na Saúde causa indignação em São Francisco do Guaporé

População cobra respostas claras sobre suposto prejuízo de quase R$ 13 milhões aos cofres públicos
L
Jovem News: Giovanni Marini fala sobre limpeza urbana e meio ambiente

Jovem News: Giovanni Marini fala sobre limpeza urbana e meio ambiente

O secretário executivo de Limpeza Urbana participa do Jovem News para tratar de educação ambiental, fiscalização, coleta de lixo e os desafios de gestão, planejamento, orçamento e estrutura.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Mais de 2 mil empresas participam do Feirão Serasa Limpa Nome

Mais de 2 mil empresas participam do Feirão Serasa Limpa Nome

Maior mutirão de negociação de dívidas do país oferece descontos de até 99% entre 23 de fevereiro e 1º de abril.
L
Porto Velho inicia vacinação em crianças nascidas na rede privada

Porto Velho inicia vacinação em crianças nascidas na rede privada

Reorganização do atendimento define aplicação de BCG e Hepatite B na Policlínica da capital de Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo garante quase R$ 489 milhões para Rondônia e amplia investimentos em 2026

Coronel Chrisóstomo garante quase R$ 489 milhões para Rondônia e amplia investimentos em 2026

Valor inclui recursos já destinados ao estado e emendas deste ano, voltadas à saúde, infraestrutura, esporte e agricultura.
L
Viana recorre ao STF para obrigar depoimento de Vorcaro na CPMI do INSS

Viana recorre ao STF para obrigar depoimento de Vorcaro na CPMI do INSS

Senador contesta decisão de André Mendonça que dispensou banqueiro de prestar depoimento; comissão quer ouvir investigado sobre fraudes no crédito consignado.
L
CPMI do INSS recorre ao STF para prorrogar investigações por 60 dias

CPMI do INSS recorre ao STF para prorrogar investigações por 60 dias

Presidente do colegiado critica “blindagem” a banqueiro e busca garantir continuidade das apurações sobre descontos ilegais em aposentadorias.
L
STF forma maioria para manter condenações de militares por trama golpista

STF forma maioria para manter condenações de militares por trama golpista

Primeira Turma julga recursos do Núcleo 3, formado por “kids pretos” e um policial federal; penas chegam a 24 anos por crimes contra o Estado Democrático.
L
Fachin arquiva ação de suspeição contra Toffoli no caso do Banco Master

Fachin arquiva ação de suspeição contra Toffoli no caso do Banco Master

Presidente do STF entende que processo perdeu o objeto após o ministro deixar a relatoria; investigações sobre fraude bilionária agora seguem com André Mendonça.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é baleado no bairro Areal

Homem é baleado no bairro Areal

Vítima foi atingida na mão por suspeito que fugiu de moto
12
BPTAR prende traficante reincidente com maconha "Crypto" na zona sul

BPTAR prende traficante reincidente com maconha “Crypto” na zona sul

Criminoso havia fugido do Departamento de Flagrantes há 11 dias; prisão ocorreu nesta segunda-feira durante patrulhamento no bairro Dilma Rousseff.
12
Após recurso do MPRO, TJRO condena acusado por estupro de vulnerável em Ariquemes

Após recurso do MPRO, TJRO condena acusado por estupro de vulnerável em Ariquemes

O Tribunal de Justiça reverteu absolvição e fixou pena de oito anos em regime semiaberto após apelação do Ministério Público de Rondônia.
16
Motociclista é morto em borracharia na Avenida Calama

Motociclista é morto em borracharia na Avenida Calama

Criminosos efetuaram os disparos e fugiram
18
Motorista de aplicativo é sequestrado e mantido refém por criminosos em Porto Velho

Motorista de aplicativo é sequestrado e mantido refém por criminosos em Porto Velho

Vítima foi rendida com facas e barra de ferro no bairro Três Marias; um suspeito que confessou integrar facção criminosa foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: N. A. P. FARIAS

Licença Ambiental Simplificada
L
Justiça libera R$ 1,4 bilhão em atrasados do INSS para 87 mil segurados

Justiça libera R$ 1,4 bilhão em atrasados do INSS para 87 mil segurados

Conselho da Justiça Federal autoriza pagamento de RPVs de até 60 salários mínimos; depósitos devem cair nas contas até o início de março de 2026.
L

Requerimento da Outorga e Licença: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL  MORADAS DO MORUMBI  IX

TERMO de  OUTORGA, a LICENÇA PRÉVIA, a LICENÇA de INSTALAÇÃO e a LICENÇA de OPERAÇÃO
L

Requerimento e Renovação de Licença Ambiental [LO]: LIDER VIDROS AUTOMOTIVOS LTDA

Requerimento e Renovação de Licença Ambiental (LO).
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.