QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

Campus Colorado do Oeste celebra 30 anos de atividades pedagógicas como EAF/IFRO

Celebração dos 30 anos do Campus Colorado do Oeste: uma história de sucesso e dedicação.

Por ASCOM/IFRO - 30

Publicado em 

Campus Colorado do Oeste celebra 30 anos de atividades pedagógicas como EAF/IFRO
Foto: Divulgação

Neste ano de 2025, o Campus Colorado do Oeste completou 30 anos de atividades pedagógicas. Em comemoração a esse marco histórico, em 19 de fevereiro foi realizada uma Cerimônia de Celebração aos 30 anos de atividades pedagógicas da EAF (Escola Agrotécnica Federal) e IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) em Colorado do Oeste.

A cerimônia e as falas relembraram um pouco da trajetória de dedicação ao ensino e à transformação de vidas. Foram celebradas as três décadas de história em atividades pedagógicas da unidade, que originalmente era a EAF de Colorado do Oeste. E houve também a homenagem aos servidores que fizeram parte desta história e que ainda hoje estão trabalhando na instituição.

O Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, disse estar celebrando o incansável trabalho, resiliência e compromisso daqueles que têm dedicado inestimáveis anos de serviço à instituição. “Nesta tarde, estamos aqui para honrar aqueles servidores que, mais do que colegas, se tornaram parte integrante da história e da identidade do IFRO. Com seu esforço diário, conquistaram realizações significativas, moldaram carreiras brilhantes, tocaram muitas vidas e, principalmente, contribuíram para a estruturação e o crescimento de um dos pilares mais importantes do nosso país – o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, enfim a educação. Cada um de vocês, com seu tempo de serviço no IFRO, contribuiu e continua contribuindo para o que somos e o que buscamos ser”, destacou.

“Hoje, somos uma instituição mais forte, mais empática e mais comprometida. Isso é graças aos esforços de todos vocês. Com seu trabalho, paixão e comprometimento, vocês criaram um legado que será lembrado pelos alunos e por todos aqueles que conhecem e respeitam o nosso IFRO. Digo com todo o coração e sinceridade, muito obrigado. Vocês são a prova viva de que o espírito de serviço, a dedicação e a persistência são a chave para a construção de uma instituição educacional com força, relevância e respeito. Saibam que seu trabalho e dedicação não passaram despercebidos. Sua valiosa contribuição deu forma ao que somos hoje e, sem dúvida, ao que seremos amanhã”, acrescentou o Diretor.

Mais de 30 anos de história

O Campus Colorado do Oeste é a unidade mais antiga do IFRO. Sua história começa em 1993, ano da criação da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (EAFCO) através da Lei 8.670, de 30 de junho de 1993. Entre os anos de 1993 até 1994 ocorreu a construção da infraestrutura física da instituição. Em 13 de fevereiro de 1995, as atividades pedagógicas da EAF se iniciaram com 123 alunos matriculados no curso de Técnico Agrícola Integrado ao Ensino Médio com Habilitação em Agropecuária.

Em 2008, foram criados os Institutos Federais através da Lei 11.892, que fez a EAFCO, então com 15 anos de existência, passar a ser campus do recém-criado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Hoje, o IFRO Campus Colorado do Oeste oferta de forma regular um curso técnico integrado ao ensino médio e cinco cursos de graduação, além de ser polo de cursos de educação a distância (EaD) e ter parceria para oferta de cursos de pós-graduação. Desenvolve ainda cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) junto à comunidade e atividades de extensão e de pesquisa.

Nestes 30 anos de atividades pedagógicas, a instituição construiu uma trajetória de avanços e conquistas. Os marcos desta rica história foram relembrados pela Professora Rosane Salete Sasset, que mostrou uma linha do tempo geral da EAF/IFRO Colorado sobre a parte pedagógica dessas décadas de funcionamento. Ela falou de vários fatos históricos, sobre as necessidades surgidas para receber os estudantes que vinham de lugares mais distantes para a formação técnica e as formações com diferentes habilitações realizadas nestes anos. Alguns dados redescobriu em sua pesquisa de doutorado ao resgatar a história da Residência Estudantil e do Campus Colorado. Ela abordou a importância em preservar a história e comentou de tradições que ainda se mantém, como os setores de produção animal ainda serem conhecidos pelos nomes antigos de ZOO 1, 2, e 3 e de AG 1, 2 e 3.

Completando 30 anos de atividades na instituição em 2025, Abílio da Paixão Ciríaco ingressou como Técnico em Agropecuária na EAF em fevereiro 1995 e, em setembro de 2010, tornou-se professor do IFRO. Abílio expôs sobre como era a EAF naqueles primeiros anos, os desafios enfrentados, os fatos históricos que vivenciou, como as mudanças que o atual curso Técnico em Agropecuária teve ao longo do tempo, além de mudanças físicas como a criação de novas estruturas. Comentou que sua família também faz parte desta história, pois a esposa e os filhos estudaram na instituição, alguns hoje cursando graduação. “Para mim, é um orgulho e uma satisfação ter contribuído com essa história. Entrei aqui com 24 anos, em 1995, e desde então me dediquei a essa escola e busquei ser o melhor profissional que eu poderia ser. Só tenho a agradecer por tudo. Obrigado!”, enfatizou o docente.

Homenagens

Segundo os organizadores do evento, nenhuma história de sucesso se constrói sozinha. A dedicação dos servidores foi essencial para a instituição chegar até o patamar atual. Várias pessoas que ingressaram na instituição nas suas primeiras décadas, nos anos de 1990 e de 2000, ainda hoje estão trabalhando no Campus Colorado do Oeste. Muitas delas ingressaram na então Escola Agrotécnica e passaram pela transição para o atual Instituto Federal, passando a efetivar o quadro de servidores do IFRO em janeiro de 2010.

Na Cerimônia de Celebração aos 30 anos foram homenageados aqueles que fizeram parte desta história, que ingressaram nos anos 90 e 2000 e que ainda estão em exercício na unidade, dedicando-se ao desenvolvimento da instituição. O grupo era composto por quase 50 pessoas, que foram parabenizadas e receberam um certificado de Menção de Mérito Educacional pelos serviços prestados ao longo de todos esses anos.

Dentre os homenageados, foi citado que o servidor há mais tempo em atividade atualmente é Rudiner Vez de Oliveira, que ingressou na EAF em 13 de janeiro de 1995. E a servidora há mais tempo em atividade é Luzia Almeira da Silva, que ingressou em 04 de setembro de 1996.

Igualmente, foi feito um agradecimento a todos que trabalharam na EAF e no IFRO pelo compromisso em fazer da instituição um ambiente de aprendizado, de crescimento e de transformação. Ao final da celebração especial, foi destacado que a história da instituição continua e que, como sempre, todos que fazem parte dela vão se esforçar para que os próximos anos sejam de ainda mais conquistas.

O Reitor Moisés Rosa afirma ser um marco o Campus Colorado completar 30 anos. “È uma alegria celebrar essa data que tem uma grande relevância não apenas para o IFRO, mas para Rondônia. O Instituto Federal de Rondônia iniciou a partir da Lei 11.892, dia 29 de dezembro de 2008. No entanto, o Campus Colorado já existia como Escola Agrotécnica Federal e a partir do Campus Colorado o Instituto Federal nasceu e continua crescendo no estado. Então é uma alegria muito grande para todos nós celebrarmos esses 30 anos de existência do Campus Colorado Oeste do Instituto Federal de Rondônia”. Para concluir, o Professor Moisés ressalta: “estão de parabéns todos aqueles que construíram ao longo desses 30 anos o Campus Colorado por meio do trabalho efetivo como servidor público. Aqueles que já passaram pelo campus, aqueles que estão no campus, o nosso muito obrigado”.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho
L
Campanha Natal Sem Fome segue com arrecadações no Porto Velho Shopping até 31 de dezembro

Campanha Natal Sem Fome segue com arrecadações no Porto Velho Shopping até 31 de dezembro

Iniciativa solidária busca superar 12 toneladas de alimentos arrecadados em Rondônia
L
Nutrição sob medida orienta o futuro de cães e gatos

Nutrição sob medida orienta o futuro de cães e gatos

Acompanhamento veterinário e fórmulas específicas sustentam cada etapa do desenvolvimento dos animais
L
Resultado do Sorteio: Promoção Especial – Combo Lisa em Dobro Depile-se!

Resultado do Sorteio: Promoção Especial – Combo Lisa em Dobro Depile-se!

É com muita alegria que anunciamos a grande vencedora da nossa promoção especial realizada em parceria com o Agenda News, o News Rondônia e a Depile-se!
L
Porto Velho ganha nova unidade do SEST SENAT para fortalecer saúde e qualificação no transporte

Porto Velho ganha nova unidade do SEST SENAT para fortalecer saúde e qualificação no transporte

Estrutura moderna terá capacidade para mais de 128 mil atendimentos anuais e amplia oferta de cursos para trabalhadores do setor
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Yago Costa e Mayter Luter

Yago Costa e Mayter Luter, da I.S Bartender’s, que vêm colecionando títulos, reconhecimento nacional e se consolidando como referência em coquetelaria de eventos.
L
Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

O Parlamento derrubou um veto presidencial e estendeu a obrigatoriedade do exame toxicológico para a primeira habilitação de motoristas das categorias A e B; a derrubada ocorreu durante a apreciação da LDO.
L
Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

O ministro Flávio Dino, do STF, acatou pedido do PSOL e proibiu a liberação de cerca de R$ 80 milhões em emendas parlamentares para os deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, que estão nos Estados Unidos.
L
Lula pede fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

Lula pede fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) que discuta a redução da jornada de trabalho. Em reunião em Brasília, ele defendeu o fim da escala 6 por 1 e a adoção de medidas mais duras contra o feminicídio.
L

Giro News: Ronaldo Bianchi e os Sabores Artesanais que Estão Conquistando Porto Velho

Um programa imperdível para quem valoriza o agro, a gastronomia e o empreendedorismo local.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em reunião do Conselhão que o Brasil terá a menor inflação da história nos quatro anos do atual mandato, destacando a conciliação entre baixa nos preços e o menor índice de desemprego.
L
Marinho pede debate sobre escala 6x1 e financiamento de sindicatos

Marinho pede debate sobre escala 6×1 e financiamento de sindicatos

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da II Conferência Nacional do Trabalho em São Paulo, onde citou a necessidade de debater o fim da escala 6 por 1 e a garantia de condições financeiras decentes para que os sindicatos possam atuar.
L
Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que qualquer auxílio financeiro aos Correios será concedido somente após a aprovação de um plano de reestruturação para a estatal, garantindo o respeito ao arcabouço fiscal.
L
Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Deputada celebra avanço histórico em conectividade para o distrito
L
Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Organizações indígenas, como a APIB e a Coiab, comemoraram a decisão do STF de realizar o julgamento do marco temporal de forma presencial na próxima quarta-feira (10), mas exigem participação plena e transparência.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

Homem mantinha relacionamentos virtuais e distribuía fotos e vídeos sem consentimento das vítimas, inclusive no exterior
14
Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Operação da DEPCA na capital de Rondônia resulta na prisão de homem investigado por abuso sexual de adolescentes; eletrônicos são apreendidos para perícia digital.
16
Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Polícia Penal prende mulher em flagrante após equipamento de segurança detectar corpo estranho na região da pelve em procedimento de entrada no sistema prisional.
10
Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Agentes do Departamento de Narcóticos prenderam Roberto A. G. P. (43) no bairro Aponiã, em Porto Velho. A ação resultou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado neste ano, com 5.000 comprimidos de Ecstasy.
14
Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CANARY GOLD MINERACAO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE MEDIO PORTE LAMP
L

Requerimento da Licença Ambiental: HELISUL TAXI AEREO LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental de instalação e a Licença Ambiental de Operação
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Inscrições começam na segunda-feira (08) e são gratuitas
L
Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Amante do artesanato, Raimunda expressava sua sensibilidade e dedicação por meio das mãos criativas. Devota da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Tupi, ela se destacou pela fé e espiritualidade, sendo exemplo para toda a comunidade.
L
Caixa e Sicredi registram instabilidade em aplicativos nesta quinta-feira

Caixa e Sicredi registram instabilidade em aplicativos nesta quinta-feira

Usuários relatam dificuldades para acessar serviços digitais
L
Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Iniciativa plantará cerca de 2 mil mudas para regeneração urbana e fortalecimento da biodiversidade
L
Superávit da balança comercial é o pior para novembro em 4 anos

Superávit da balança comercial é o pior para novembro em 4 anos

A balança comercial brasileira registrou em novembro o menor superávit desde 2021, de US$ 5,842 bilhões; queda é explicada pelo aumento de importações e baixa nas exportações de petróleo.
L
Operação do Defesa Civil Alerta completa um ano com 630 avisos emitidos no Brasil

Operação do Defesa Civil Alerta completa um ano com 630 avisos emitidos no Brasil

Ferramenta criada para proteger a população registra maior uso em Santa Catarina e São Paulo
L

Recebimento da Licença Ambiental: PORTO LIFE SAUDE INTEGRADA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE LAPP Nº SUL 35
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.