TERÇA-FEIRA, 03/02/2026
Publicidade

Em destaque

Campanha vai engajar saúde e serviço social na busca por desaparecidos

Mais de 70 mil pessoas desapareceram no Brasil em 2024

Por ALEX RODRIGUES - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Campanha vai engajar saúde e serviço social na busca por desaparecidos
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Em 2024, mais de 70 mil pessoas desapareceram no Brasil. São homens, mulheres e crianças de todas as idades e diferentes classes sociais que saíram de casa, do serviço, da escola, e nunca mais foram vistas por parentes ou amigos que, diante da falta de informações, tentam manter a esperança em meio à angústia, o medo e a um infundado sentimento de culpa.

“Alguém cujo filho ou outro parente desaparece tem toda a sua vida modificada”, explica Vera Lúcia Ranú, representante do Movimento Nacional de Familiares de Pessoas Desaparecida. Em novembro de 1992, a filha de Vera, Fabiana Renata, então com 13 anos de idade, saiu de casa para ir à escola, na zona oeste da cidade de São Paulo, e nunca mais foi vista.

“Buscamos e temos direito a uma resposta”, cobrou Vera durante o evento de lançamento da segunda fase da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, realizado nesta quarta-feira (26), no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.

Realizada em conjunto com os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e Assistência Social, a campanha federal está organizada em três etapas. A primeira foi deflagrada em agosto de 2024, com a coleta de amostras de material genético (DNA) de parentes de pessoas desaparecidas. E que já resultou na identificação de ao menos 35 pessoas.

“Parece pouco, mas multiplique isso por 35 famílias que voltaram a ter paz; a um rol de amigos; aos vínculos reconstruídos”, comentou o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, durante o evento desta manhã.

Na segunda fase da mobilização, iniciada hoje, os três ministérios envolvidos vão conduzir uma campanha cujo objetivo é orientar profissionais de saúde a assistência social que trabalham em hospitais e entidades de longa permanência a como proceder caso atendam a pessoas impossibilitadas de se comunicar e cujas identidades sejam desconhecidas.

“Acreditamos que há muitas pessoas abrigadas nestas instituições que não conseguem dizer quem são, de onde são, e que, com isso, não conseguem rever suas famílias”, comentou Vera Lúcia Ranú, assegurando que muitos que procuram por parentes desaparecidos relatam ter batido às portas de unidades de acolhimento em busca de informações sem sucesso. Informação confirmada pela diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo.

“Há o fenômeno do desaparecimento [de pessoas] e há, em contrapartida, o fenômeno das pessoas que o Estado acolhe e que não consegue saber quem são. Seja porque elas não conseguem lembrar seus nomes; porque estão em coma ou senis; porque são crianças ou porque têm algum problema mental”, comentou Isabel. Ela relata que este é um grande problema que o governo ainda não consegue quantificar.

Diretriz

A ideia básica da mobilização, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é compartilhar diretrizes já adotadas no âmbito da segurança pública e, assim, evitar que pessoas atendidas no âmbito dos sistemas únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (Suas) sejam atendidas e acolhidas sem terem sido devidamente identificadas.

Uma cartilha sobre os principais procedimentos a serem adotados e com os contatos dos órgãos federais participantes da mobilização será disponibilizada nos sites dos ministérios já citados. A orientação é que, ao acolher alguém nessa situação, o gestor da instituição assistencial entre em contato com o ponto focal, ou seja, com o órgão ou profissional da segurança pública responsável por orientar adequadamente as unidades assistenciais e receber os pedidos de identificação.

Os contatos dos pontos focais de cada estado e do Distrito Federal estão disponíveis no site da mobilização.

Feito o pedido de identificação, uma equipe especializada se deslocará até a instituição requerente a fim de coletar as impressões digitais e fotografia da pessoa acolhida. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, essas informações serão posteriormente comparadas com os bancos de dados civis estaduais, distrital e nacional.

Caso a identificação seja bem-sucedida, a instituição será notificada e receberá as orientações necessárias para os encaminhamentos cabíveis.

Se a identidade não for confirmada por meio das impressões digitais, o próximo passo será coletar o material genético (DNA) da pessoa acolhida. As amostras genéticas serão analisadas e confrontadas com os bancos de dados estaduais, distrital e nacional, ampliando as chances de identificação e reunificação familiar.

De acordo com Thais Lucena, do Ministério da Saúde, a divulgação de informações claras, objetivas, é importante para os profissionais da Saúde.

“Muitas vezes, não há um conhecimento sobre o fluxo, sobre o processo a ser seguido nestas situações. Por isso, trabalhar a comunicação de forma integrada, articulada, padronizada, pode trazer mais segurança, eficiência e, sobretudo, mais efetividade para todo o processo”, explicou Thais.

A representante do Ministério da Saúde ao comenta que o desejo da pasta é “institucionalizar” os procedimentos, tornando-os “um processo natural na rotina de trabalho” de todos os estabelecimentos de saúde públicos do país.

Passivo

A terceira e última etapa da mobilização nacional está prevista para ocorrer ainda em 2025 e terá como foco a pesquisa de impressões digitais de pessoas falecidas não identificadas armazenadas pelos estados e pelo Distrito Federal. Nessa fase, conhecida como análise do passivo, as impressões digitais serão comparadas com os registros existentes nos bancos de dados biométricos.

“Ao final destas três etapas, temos certeza de que vamos diminuir de modo muito significativo o número de pessoas desaparecidas, reconstruindo vínculos familiares, sociais, e retomando a cidadania e a dignidade destas pessoas hoje desaparecidas”, assegurou o secretário nacional de Segurança Pública.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo destaca harmonia entre os Poderes na abertura do Ano Judiciário 2026

Governo destaca harmonia entre os Poderes na abertura do Ano Judiciário 2026

Solenidade em Porto Velho reforçou parceria institucional, estabilidade democrática e respeito à autonomia dos Poderes em Rondônia
L
Débora Garofalo recebe prêmio de educadora mais influente do mundo

Débora Garofalo recebe prêmio de educadora mais influente do mundo

Fundação internacional reconhece brasileira por levar o ensino público além da sala de aula e promover a inovação educacional em comunidades periféricas.
L
Bloco das Kaxorras retorna com força em 2026

Bloco das Kaxorras retorna com força em 2026

Felipe Lopes revela bastidores e novidades no Agenda News Folia; Três Marias terá maior estrutura já vista no carnaval de rua.
L

EUA derrubam drone iraniano que se aproximou de porta-aviões; Irã fala em ‘missão de vigilância’

Um caça F-35 decolou do USS Abraham Lincoln para abater a aeronave não tripulada no Mar Arábico.
L
Maioria dos imigrantes presos nos EUA não tem histórico criminal

Maioria dos imigrantes presos nos EUA não tem histórico criminal

Levantamento aponta que 73% dos detidos pelo serviço de imigração não possuem antecedentes, enquanto governo Trump amplia operações e prevê chegar a 100 mil prisões.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Única Talks: Marcos Correia fala sobre concursos, disciplina e aprovação em primeiro lugar

Essa diversidade de experiências permitiu a construção de um método próprio de estudos.
L

Agenda News Folia 2026: Siça Andrade fala sobre a Banda do Vai Quem Quer

A escolha mostra que o Carnaval também pode ser espaço de conscientização e posicionamento.
L
Curta-metragem O Diabo do Bar da Esquina estreia domingo no Cinelaser do IG Shopping

Curta-metragem ‘O Diabo do Bar da Esquina’ estreia domingo no Cinelaser do IG Shopping

O projeto une elementos do folclore local, suspense sobrenatural e identidade amazônica.
L

GIRO NEWS: Geandeson Mosini apresenta o filme O Diabo do Papo de Esquina

Ao longo dos anos, acumulou trabalhos relevantes e hoje atua também como representante de grandes marcas em nível nacional
L

Comunidade News: Vanderlei Oriane fala sobre o papel da Associação Comercial de Porto Velho

A conversa também deve destacar as principais demandas do comércio local, os impactos da economia no dia a dia das empresas e as perspectivas para os próximos meses.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Três Poderes assinam pacto nacional contra o feminicídio

Três Poderes assinam pacto nacional contra o feminicídio

Líderes do Executivo, Legislativo e Judiciário se reúnem no Planalto para formalizar ações conjuntas de proteção e combate à violência de gênero.
L

MP Militar pede ao STM perda de postos e patentes de Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e outros generais

O Ministério Público Militar formalizou o pedido de expulsão dos oficiais condenados pelo STF na trama golpista.
L
Lula alerta sobre riscos da IA nas Eleições 2026: cuidado com manipulações

Lula alerta sobre riscos da IA nas Eleições 2026: cuidado com manipulações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o uso de inteligência artificial pode gerar conteúdos falsos e manipular a opinião pública, pedindo atenção especial da Justiça Eleitoral para as Eleições 2026.
L
Atuação da deputada Lebrinha garante R$ 4 milhões para a saúde em São Miguel do Guaporé

Atuação da deputada Lebrinha garante R$ 4 milhões para a saúde em São Miguel do Guaporé

Recursos serão aplicados no custeio da atenção primária e fortalecem atendimento à população.
L
STM analisa pedidos para retirada de patentes de Bolsonaro e oficiais

STM analisa pedidos para retirada de patentes de Bolsonaro e oficiais

Ministério Público Militar acionou a Justiça Militar após condenações definitivas por participação na trama golpista julgada pelo Supremo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Receita Federal e Denarc fazem maior apreensão de sibutramina em operação conjunta

Receita Federal e Denarc fazem maior apreensão de sibutramina em operação conjunta

Ação apreendeu 17 quilos de sibutramina em empresa de transporte na capital, com destino à Bahia e Goiás
12
Motorista abre a porta do carro e causa grave acidente com motoboy na zona sul

Motorista abre a porta do carro e causa grave acidente com motoboy na zona sul

Motoboy sofreu fratura exposta após colisão com porta de veículo na avenida Jatuarana, no bairro Eldorado
14
Acidente entre veículo da Semusa e carro de passeio em Porto Velho

Acidente entre veículo da Semusa e carro de passeio em Porto Velho

Colisão ocorreu após avanço de preferencial na avenida Rio de Janeiro e resultou apenas em danos materiais, sem registro de feridos.
12
Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento das avenidas Imigrantes e Lauro Sodré, no bairro Costa e Silva
12
Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Vítima sofreu ferimento na cabeça após agressão com objeto contundente e precisou ser intubada no hospital.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: LEILSON SILVA DE SOUZA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00052.004/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: CLINICA DE FISIOTERAPIA E SERVIÇOS DE ESTETICA KELEN LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00051.002/2026-SUL
L
IFRO promove aula inaugural da Pós em Planejamento e Gestão Estratégica

IFRO promove aula inaugural da Pós em Planejamento e Gestão Estratégica

O IFRO realizará a aula inaugural da Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Estratégica na Rede Federal de Educação em 11 de fevereiro, com transmissão online pelo YouTube.
L
Aberto prazo para vagas remanescentes do PSU IFRO 2026/1: confira

Aberto prazo para vagas remanescentes do PSU IFRO 2026/1: confira

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) abriu prazo para candidatos manifestarem interesse nas vagas remanescentes do Processo Seletivo Unificado (PSU) 2026/1, com inscrições on-line até 4 de fevereiro.
L
Campus Cacoal abre inscrições para cursos gratuitos com bolsas de até R$ 800

Campus Cacoal abre inscrições para cursos gratuitos com bolsas de até R$ 800

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), através do Campus Cacoal, oferece cursos gratuitos com bolsas para estudantes e profissionais, integrando programas de inclusão e qualificação profissional.
L
Prêmio reforça avanço da Iveco em soluções de baixa emissão

Prêmio reforça avanço da Iveco em soluções de baixa emissão

Modelo movido a biometano vence categoria Cavalo Mecânico no Sustainable Truck of the Year
L
Volkswagen apresenta Tukan e inicia fase estratégica no País

Volkswagen apresenta Tukan e inicia fase estratégica no País

Nova picape integra ofensiva de lançamentos e reforça atuação da marca na região
L
Xbox Game Pass recebe Avatar e jogos de peso em fevereiro: confira

Xbox Game Pass recebe Avatar e jogos de peso em fevereiro: confira

A Microsoft anunciou os lançamentos de fevereiro para o Xbox Game Pass, incluindo Avatar: Frontiers of Pandora, Yakuza e outros títulos de destaque, ampliando o catálogo do serviço.
L
Henrique Marques conquista prêmio de melhor do mundo no taekwondo

Henrique Marques conquista prêmio de melhor do mundo no taekwondo

Lutador é o primeiro brasileiro a receber a honraria da Federação Internacional após temporada histórica com quatro medalhas de ouro e título mundial.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.