QUARTA-FEIRA, 21/01/2026

Em destaque

Campanha vai engajar saúde e serviço social na busca por desaparecidos

Mais de 70 mil pessoas desapareceram no Brasil em 2024

Por ALEX RODRIGUES - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Campanha vai engajar saúde e serviço social na busca por desaparecidos
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Em 2024, mais de 70 mil pessoas desapareceram no Brasil. São homens, mulheres e crianças de todas as idades e diferentes classes sociais que saíram de casa, do serviço, da escola, e nunca mais foram vistas por parentes ou amigos que, diante da falta de informações, tentam manter a esperança em meio à angústia, o medo e a um infundado sentimento de culpa.

“Alguém cujo filho ou outro parente desaparece tem toda a sua vida modificada”, explica Vera Lúcia Ranú, representante do Movimento Nacional de Familiares de Pessoas Desaparecida. Em novembro de 1992, a filha de Vera, Fabiana Renata, então com 13 anos de idade, saiu de casa para ir à escola, na zona oeste da cidade de São Paulo, e nunca mais foi vista.

“Buscamos e temos direito a uma resposta”, cobrou Vera durante o evento de lançamento da segunda fase da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, realizado nesta quarta-feira (26), no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.

Realizada em conjunto com os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e Assistência Social, a campanha federal está organizada em três etapas. A primeira foi deflagrada em agosto de 2024, com a coleta de amostras de material genético (DNA) de parentes de pessoas desaparecidas. E que já resultou na identificação de ao menos 35 pessoas.

“Parece pouco, mas multiplique isso por 35 famílias que voltaram a ter paz; a um rol de amigos; aos vínculos reconstruídos”, comentou o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, durante o evento desta manhã.

Na segunda fase da mobilização, iniciada hoje, os três ministérios envolvidos vão conduzir uma campanha cujo objetivo é orientar profissionais de saúde a assistência social que trabalham em hospitais e entidades de longa permanência a como proceder caso atendam a pessoas impossibilitadas de se comunicar e cujas identidades sejam desconhecidas.

“Acreditamos que há muitas pessoas abrigadas nestas instituições que não conseguem dizer quem são, de onde são, e que, com isso, não conseguem rever suas famílias”, comentou Vera Lúcia Ranú, assegurando que muitos que procuram por parentes desaparecidos relatam ter batido às portas de unidades de acolhimento em busca de informações sem sucesso. Informação confirmada pela diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo.

“Há o fenômeno do desaparecimento [de pessoas] e há, em contrapartida, o fenômeno das pessoas que o Estado acolhe e que não consegue saber quem são. Seja porque elas não conseguem lembrar seus nomes; porque estão em coma ou senis; porque são crianças ou porque têm algum problema mental”, comentou Isabel. Ela relata que este é um grande problema que o governo ainda não consegue quantificar.

Diretriz

A ideia básica da mobilização, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é compartilhar diretrizes já adotadas no âmbito da segurança pública e, assim, evitar que pessoas atendidas no âmbito dos sistemas únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (Suas) sejam atendidas e acolhidas sem terem sido devidamente identificadas.

Uma cartilha sobre os principais procedimentos a serem adotados e com os contatos dos órgãos federais participantes da mobilização será disponibilizada nos sites dos ministérios já citados. A orientação é que, ao acolher alguém nessa situação, o gestor da instituição assistencial entre em contato com o ponto focal, ou seja, com o órgão ou profissional da segurança pública responsável por orientar adequadamente as unidades assistenciais e receber os pedidos de identificação.

Os contatos dos pontos focais de cada estado e do Distrito Federal estão disponíveis no site da mobilização.

Feito o pedido de identificação, uma equipe especializada se deslocará até a instituição requerente a fim de coletar as impressões digitais e fotografia da pessoa acolhida. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, essas informações serão posteriormente comparadas com os bancos de dados civis estaduais, distrital e nacional.

Caso a identificação seja bem-sucedida, a instituição será notificada e receberá as orientações necessárias para os encaminhamentos cabíveis.

Se a identidade não for confirmada por meio das impressões digitais, o próximo passo será coletar o material genético (DNA) da pessoa acolhida. As amostras genéticas serão analisadas e confrontadas com os bancos de dados estaduais, distrital e nacional, ampliando as chances de identificação e reunificação familiar.

De acordo com Thais Lucena, do Ministério da Saúde, a divulgação de informações claras, objetivas, é importante para os profissionais da Saúde.

“Muitas vezes, não há um conhecimento sobre o fluxo, sobre o processo a ser seguido nestas situações. Por isso, trabalhar a comunicação de forma integrada, articulada, padronizada, pode trazer mais segurança, eficiência e, sobretudo, mais efetividade para todo o processo”, explicou Thais.

A representante do Ministério da Saúde ao comenta que o desejo da pasta é “institucionalizar” os procedimentos, tornando-os “um processo natural na rotina de trabalho” de todos os estabelecimentos de saúde públicos do país.

Passivo

A terceira e última etapa da mobilização nacional está prevista para ocorrer ainda em 2025 e terá como foco a pesquisa de impressões digitais de pessoas falecidas não identificadas armazenadas pelos estados e pelo Distrito Federal. Nessa fase, conhecida como análise do passivo, as impressões digitais serão comparadas com os registros existentes nos bancos de dados biométricos.

“Ao final destas três etapas, temos certeza de que vamos diminuir de modo muito significativo o número de pessoas desaparecidas, reconstruindo vínculos familiares, sociais, e retomando a cidadania e a dignidade destas pessoas hoje desaparecidas”, assegurou o secretário nacional de Segurança Pública.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Feirinha da ACEP celebra aniversário de Porto Velho na EFMM

Feirinha da ACEP celebra aniversário de Porto Velho na EFMM

O evento gratuito Compre Mais Aqui acontece nos dias 24 e 25 de janeiro para fortalecer o comércio local e oferecer promoções exclusivas em comemoração aos 111 anos da capital.
L
Alerta: Em Rondônia, as chuvas devem se intensificar nas próximas 24 a 48 horas

Alerta: Em Rondônia, as chuvas devem se intensificar nas próximas 24 a 48 horas

A capital Porto Velho será a cidade mais atingida por chuvas de nível 3, com potencial para registrar alagamentos em diversos bairros. Entre os dias 20 e 26, a previsão aponta para volumes diários de chuva de 50 milímetros ou mais.
L
Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Em dois anos, cinco mortes foram registradas em Rondônia por autorreligação; Energisa reforça orientações de segurança e canais oficiais para religação segura.
L
Venda do TikTok para a Oracle deve ser finalizada nesta quinta

Venda do TikTok para a Oracle deve ser finalizada nesta quinta

A operação de 14 bilhões de dólares transfere o controle de dados da rede social para um consórcio liderado pela Oracle e pelo fundo MGX, encerrando anos de pressão do governo americano.
L
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

A rede de telefonia pública que já contou com 1,5 milhão de terminais será desativada gradualmente após o fim das concessões e o avanço da tecnologia móvel.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

ÚNICA TALKS: Estreia nesta terça-feira, dia 20, às 18h, com o Prof. Dr. Franklin Vieira dos Santos

Programa estreia com entrevista aprofundada sobre Direito, Justiça e sociedade, tendo como convidado um magistrado aposentado e jurista com sólida trajetória acadêmica e profissional.
L
MEC anuncia sanções para cursos de medicina com baixo desempenho

MEC anuncia sanções para cursos de medicina com baixo desempenho

A primeira edição do Enamed revelou que 30% das faculdades avaliadas tiveram resultados insatisfatórios, o que gerará medidas como redução de vagas e suspensão do Fies.
L

GIRO NEWS: Paulo Alberto Ferreira Neto revela a alma do Rio Madeira em livro simbólico

o programa GIRO NEWS recebe Paulo Alberto Ferreira Neto, escritor que transforma o Rio Madeira em personagem central de uma obra que vai além da geografia e mergulha na alma da Amazônia.
L
Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

O Ministério da Educação oferece 594 mil bolsas de estudo na maior edição da história do programa, com oportunidades distribuídas entre mensalidades integrais e parciais.
L
Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, permitiu que o militar condenado por envolvimento em trama golpista utilize a leitura e o estudo para diminuir seu tempo de permanência na prisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trump reforça convite a Lula para conselho de paz em Gaza: “Gosto dele”

Trump reforça convite a Lula para conselho de paz em Gaza: “Gosto dele”

Presidente dos Estados Unidos afirmou que o líder brasileiro terá um “grande papel” no órgão de reconstrução; governo brasileiro analisa custos e condições diplomáticas.
L
Governo do Brasil abre mil novas vagas para municípios reforçarem combate à fome

Governo do Brasil abre mil novas vagas para municípios reforçarem combate à fome

Prefeituras têm até 31 de janeiro para aderir à Estratégia Alimenta Cidades +1000, que promove inovação na busca por soluções alimentares saudáveis para os centros urbanos.
L
Vereador Dr. Gilber discute prioridades de infraestrutura em Porto Velho

Vereador Dr. Gilber discute prioridades de infraestrutura em Porto Velho

O parlamentar reuniu-se com o secretário da Seinfra para planejar ações de drenagem, pavimentação e manutenção viária que devem ser executadas ao longo de 2026.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo visita SEMUSA e acompanha aplicação de quase R$ 50 milhões na saúde de Porto Velho

Deputado Coronel Chrisóstomo visita SEMUSA e acompanha aplicação de quase R$ 50 milhões na saúde de Porto Velho

Recursos indicados pelo parlamentar estão sendo aplicados em UPAs, UBSs, USFs, compra de ambulâncias e custeio de média e alta complexidade.
L
Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Iniciativa fundamenta-se nos relatos da comunidade local, que enfrenta sérias dificuldades devido à inexistência de uma rede de encanação adequada para atender as famílias da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTRAN prende dois jovens por tráfico de drogas no bairro Aponiã

BPTRAN prende dois jovens por tráfico de drogas no bairro Aponiã

Dupla foi flagrada com mais de meio quilo de maconha durante abordagem do Cavalo de Aço do BPTRAN, na zona Sul da capital
10
PRF apreende quatro motos adulteradas em rodovias de Rondônia

PRF apreende quatro motos adulteradas em rodovias de Rondônia

As fiscalizações ocorreram nas BRs 364 e 319, resultando na prisão de quatro homens e na recuperação de um veículo com registro de roubo durante ações de combate à criminalidade.
10
Motociclista morre após perder o controle e bater em meio-fio

Motociclista morre após perder o controle e bater em meio-fio

Um acidente fatal foi registrado na tarde desta terça-feira na avenida Guaporé, onde um homem perdeu o controle de sua motocicleta ao tentar ajustar uma peça que carregava sob a roupa.
18
Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira na avenida Jatuarana após uma manobra de conversão, resultando em um motociclista socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
12
Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Uma menina foi atingida durante troca de tiros entre criminosos na noite de domingo, quando passava de carro com a mãe em uma rua próxima a uma garagem de veículos.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LOC – AMAZONIA SERVICOS DE LOCAÇÃO LTDA

Licença Ambiental Simplificada LAS nº 676 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: Claudenir de Souza Jordão

LICENÇAS DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO –
L
Produção com kits importados ameaça 69 mil empregos

Produção com kits importados ameaça 69 mil empregos

Estudo da Anfavea alerta para os riscos da montagem de veículos desmontados no Brasil, prevendo perdas bilionárias na arrecadação e no setor de autopeças.
L
Com a nota 4 conquistada na avaliação do Enamed, o curso de Medicina da Unir se destaca como o melhor de Rondônia

Com a nota 4 conquistada na avaliação do Enamed, o curso de Medicina da Unir se destaca como o melhor de Rondônia

A UNIR, Campus José Ribeiro Filho, continua classificada entre as 163 melhores do país. O resultado, impulsionado pelo bom desempenho dos acadêmicos, destaca a instituição e a diferencia das demais na Região Norte tanto públicas quanto privadas – que registraram os piores resultados em nível nacional.
L
Ministério da Saúde habilita novo centro para saúde do trabalhador em Rondônia

Ministério da Saúde habilita novo centro para saúde do trabalhador em Rondônia

A cidade de Ji-Paraná recebeu a habilitação de uma nova unidade do Cerest, elevando para cinco o número de centros especializados no estado e expandindo a assistência para mais de 40% dos municípios rondonienses.
L

Recebimento da Licença Ambiental: FISIO & CO – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS, Nº 016.00306.002/2024-SUL
L
Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Indicação visa garantir atendimento pericial mais rápido e humanizado às famílias.
L
Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Ação reforça o compromisso com os Povos Originários e resultou em uma vitória para as comunidades tradicionais de RO.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.