QUARTA-FEIRA, 10/12/2025
Publicidade

Em destaque

Campanha vai engajar saúde e serviço social na busca por desaparecidos

Mais de 70 mil pessoas desapareceram no Brasil em 2024

Por ALEX RODRIGUES - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Campanha vai engajar saúde e serviço social na busca por desaparecidos
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Em 2024, mais de 70 mil pessoas desapareceram no Brasil. São homens, mulheres e crianças de todas as idades e diferentes classes sociais que saíram de casa, do serviço, da escola, e nunca mais foram vistas por parentes ou amigos que, diante da falta de informações, tentam manter a esperança em meio à angústia, o medo e a um infundado sentimento de culpa.

“Alguém cujo filho ou outro parente desaparece tem toda a sua vida modificada”, explica Vera Lúcia Ranú, representante do Movimento Nacional de Familiares de Pessoas Desaparecida. Em novembro de 1992, a filha de Vera, Fabiana Renata, então com 13 anos de idade, saiu de casa para ir à escola, na zona oeste da cidade de São Paulo, e nunca mais foi vista.

“Buscamos e temos direito a uma resposta”, cobrou Vera durante o evento de lançamento da segunda fase da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, realizado nesta quarta-feira (26), no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.

Realizada em conjunto com os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e Assistência Social, a campanha federal está organizada em três etapas. A primeira foi deflagrada em agosto de 2024, com a coleta de amostras de material genético (DNA) de parentes de pessoas desaparecidas. E que já resultou na identificação de ao menos 35 pessoas.

“Parece pouco, mas multiplique isso por 35 famílias que voltaram a ter paz; a um rol de amigos; aos vínculos reconstruídos”, comentou o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, durante o evento desta manhã.

Na segunda fase da mobilização, iniciada hoje, os três ministérios envolvidos vão conduzir uma campanha cujo objetivo é orientar profissionais de saúde a assistência social que trabalham em hospitais e entidades de longa permanência a como proceder caso atendam a pessoas impossibilitadas de se comunicar e cujas identidades sejam desconhecidas.

“Acreditamos que há muitas pessoas abrigadas nestas instituições que não conseguem dizer quem são, de onde são, e que, com isso, não conseguem rever suas famílias”, comentou Vera Lúcia Ranú, assegurando que muitos que procuram por parentes desaparecidos relatam ter batido às portas de unidades de acolhimento em busca de informações sem sucesso. Informação confirmada pela diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo.

“Há o fenômeno do desaparecimento [de pessoas] e há, em contrapartida, o fenômeno das pessoas que o Estado acolhe e que não consegue saber quem são. Seja porque elas não conseguem lembrar seus nomes; porque estão em coma ou senis; porque são crianças ou porque têm algum problema mental”, comentou Isabel. Ela relata que este é um grande problema que o governo ainda não consegue quantificar.

Diretriz

A ideia básica da mobilização, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é compartilhar diretrizes já adotadas no âmbito da segurança pública e, assim, evitar que pessoas atendidas no âmbito dos sistemas únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (Suas) sejam atendidas e acolhidas sem terem sido devidamente identificadas.

Uma cartilha sobre os principais procedimentos a serem adotados e com os contatos dos órgãos federais participantes da mobilização será disponibilizada nos sites dos ministérios já citados. A orientação é que, ao acolher alguém nessa situação, o gestor da instituição assistencial entre em contato com o ponto focal, ou seja, com o órgão ou profissional da segurança pública responsável por orientar adequadamente as unidades assistenciais e receber os pedidos de identificação.

Os contatos dos pontos focais de cada estado e do Distrito Federal estão disponíveis no site da mobilização.

Feito o pedido de identificação, uma equipe especializada se deslocará até a instituição requerente a fim de coletar as impressões digitais e fotografia da pessoa acolhida. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, essas informações serão posteriormente comparadas com os bancos de dados civis estaduais, distrital e nacional.

Caso a identificação seja bem-sucedida, a instituição será notificada e receberá as orientações necessárias para os encaminhamentos cabíveis.

Se a identidade não for confirmada por meio das impressões digitais, o próximo passo será coletar o material genético (DNA) da pessoa acolhida. As amostras genéticas serão analisadas e confrontadas com os bancos de dados estaduais, distrital e nacional, ampliando as chances de identificação e reunificação familiar.

De acordo com Thais Lucena, do Ministério da Saúde, a divulgação de informações claras, objetivas, é importante para os profissionais da Saúde.

“Muitas vezes, não há um conhecimento sobre o fluxo, sobre o processo a ser seguido nestas situações. Por isso, trabalhar a comunicação de forma integrada, articulada, padronizada, pode trazer mais segurança, eficiência e, sobretudo, mais efetividade para todo o processo”, explicou Thais.

A representante do Ministério da Saúde ao comenta que o desejo da pasta é “institucionalizar” os procedimentos, tornando-os “um processo natural na rotina de trabalho” de todos os estabelecimentos de saúde públicos do país.

Passivo

A terceira e última etapa da mobilização nacional está prevista para ocorrer ainda em 2025 e terá como foco a pesquisa de impressões digitais de pessoas falecidas não identificadas armazenadas pelos estados e pelo Distrito Federal. Nessa fase, conhecida como análise do passivo, as impressões digitais serão comparadas com os registros existentes nos bancos de dados biométricos.

“Ao final destas três etapas, temos certeza de que vamos diminuir de modo muito significativo o número de pessoas desaparecidas, reconstruindo vínculos familiares, sociais, e retomando a cidadania e a dignidade destas pessoas hoje desaparecidas”, assegurou o secretário nacional de Segurança Pública.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

É fake news que a Assembleia Legislativa aumentou o ICMS em 2%

Lei nº 6.287/2025 exclui telecomunicações da base de cálculo do FECOEP, corrige distorções legais e reduz o custo de internet e serviços de mídia para a população de Rondônia.
L
CAE do Senado aprova novo marco legal do Sistema de Pagamentos

CAE do Senado aprova novo marco legal do Sistema de Pagamentos

Projeto de lei que cria novo marco legal para o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foi aprovado na CAE do Senado e visa aumentar a segurança de transações como o Pix.
L

Réveillon Marco Zero é cancelado após reavaliação interna da organização

Produção confirma que o Réveillon Marco Zero não será mais realizado este ano por questões de documentação e regularização; reembolsos já estão disponíveis.
L
Site do governo federal visa chegar aos líderes do crime organizado

Site do governo federal visa chegar aos líderes do crime organizado

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, defendeu que o site Captura estimulará a população a denunciar e terá como foco principal a captura de líderes de organizações criminosas.
L
Estatais em dificuldade poderão pedir aportes da União

Estatais em dificuldade poderão pedir aportes da União

O governo federal criou um mecanismo que permite a estatais federais não dependentes em crise apresentarem um plano de reequilíbrio econômico-financeiro, que pode incluir aportes pontuais da União.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos

Congresso isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos

A Emenda Constitucional 137/25 foi promulgada nesta terça-feira, proibindo a cobrança do IPVA para carros de passeio, caminhonetes e ônibus com 20 anos ou mais de fabricação.
L

Momento Empresarial: Marina Wascheck leva a força da gastronomia local à TV

Proprietária da Cabana Hamburgueria ao lado do esposo, Marina também se destaca na realização de eventos e no fortalecimento do cenário gastronômico local.
L
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Com 291 votos a favor, a Câmara dos Deputados aprovou o PL que altera a Lei de Execução Penal e beneficia condenados pelo 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
STF volta a analisar o Marco Temporal de terras indígenas

STF volta a analisar o Marco Temporal de terras indígenas

O Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento de quatro processos sobre o Marco Temporal para demarcação de terras indígenas, ouvindo hoje as sustentações orais das partes envolvidas.
L
Caixa volta a liberar mais de um financiamento imobiliário

Caixa volta a liberar mais de um financiamento imobiliário

A Caixa Econômica Federal retoma a contratação de múltiplos financiamentos imobiliários com recursos do SBPE, regra que estava suspensa desde novembro de 2024.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz

Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz

O Projeto de Lei Complementar 125/22, que estabelece critérios rigorosos para o devedor sistemático e cria programas de cooperação fiscal, será enviado à sanção presidencial.
L
Entidades condenam retirada da imprensa na Câmara dos Deputados

Entidades condenam retirada da imprensa na Câmara dos Deputados

Associações de jornalistas e veículos de comunicação repudiam o cerceamento da imprensa no Plenário, com corte do sinal da TV Câmara e agressões, e cobram apuração de responsabilidades de Hugo Motta.
L
Câmara retoma trabalhos após retirada à força de Glauber Braga

Câmara retoma trabalhos após retirada à força de Glauber Braga

Presidente da Câmara, Hugo Motta, reabriu a sessão e classificou a ocupação da cadeira por Glauber Braga como “abuso”, garantindo, no entanto, a apuração de excessos contra a imprensa.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crises no STF, rombo do Master, guerra política por 2026, obras na saúde, BR-319, absolvição de Daniel Alves e economia aquecida movimentam o país

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crises no STF, rombo do Master, guerra política por 2026, obras na saúde, BR-319, absolvição de Daniel Alves e economia aquecida movimentam o país

Decisões controversas no Supremo, disputa eleitoral intensa, investimentos na saúde, avanços e embates sobre a BR-319, absolvição de Daniel Alves, ações do MDB e do PP, emendas municipais e até o caos no transporte aéreo compõem o mosaico turbulento que marca o cenário nacional e rondoniense.
L
Alcolumbre quer votar dosimetria após aval da Câmara

Alcolumbre quer votar dosimetria após aval da Câmara

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, manifestou intenção de pautar o Projeto da Dosimetria, mas o presidente da CCJ, Otto Alencar, exige que a matéria passe pela comissão.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem que furtou bicicleta é preso após vítima localizar boca de fumo

Jovem que furtou bicicleta é preso após vítima localizar boca de fumo

A Polícia Militar de Vilhena prendeu o rapaz, que derrubou o portão de uma casa para furtar uma bicicleta infantil, e um comparsa, quando a dupla estava “limpando” outra residência no Jardim Primavera.
12
Homem ameaça tirar a própria vida e mobiliza polícia e bombeiros em RO

Homem ameaça tirar a própria vida e mobiliza polícia e bombeiros em RO

Homem de 41 anos se trancou em banheiro de casa portando uma faca, sendo convencido pelos militares do Corpo de Bombeiros a abrir a porta; familiares relataram que não é a primeira vez que ele faz ameaças.
18
Colisão entre três veículos mata motociclista na BR-364

Colisão entre três veículos mata motociclista na BR-364

Acidente grave no quilômetro 15 da BR-364, entre Ji-Paraná e Presidente Médici, envolveu a motocicleta pilotada pela vítima, Luiz Pagotto, e dois carros; causas serão investigadas pela PRF.
18
Homem tenta despejar ex-nora e é preso por invasão de domicílio em RO

Homem tenta despejar ex-nora e é preso por invasão de domicílio em RO

Idoso de 60 anos tentou impedir a entrada da ex-nora em imóvel no Jardim Primavera com um cadeado e se recusou a sair, sendo detido pela Polícia Militar; vítima solicitou nova medida protetiva.
12
Ação policial conjunta mira depósitos ilegais de madeira em RO

Ação policial conjunta mira depósitos ilegais de madeira em RO

Polícias Civis de Rondônia e Mato Grosso cumprem mandados de busca e apreensão na BR-364 contra transporte e armazenamento ilegal de madeira, resultando na apreensão de toras de itaúba e veículos.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CAPITAL PECAS E SERVICOS LTDA

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental Instalação e Licença Ambiental de Operação
L
Prefeitura entrega mil bicicletas a alunos com melhores notas no Avalia Porto Velho

Prefeitura entrega mil bicicletas a alunos com melhores notas no Avalia Porto Velho

Premiação reconhece estudantes do 2º ao 9º ano que se destacaram em matemática e português no programa de avaliação municipal.
L
Alunos da rede municipal vivem experiência inédita ao patinar na pista de gelo do Parque da Cidade

Alunos da rede municipal vivem experiência inédita ao patinar na pista de gelo do Parque da Cidade

Cerca de 5 mil crianças do 1º ao 5º ano participam pela primeira vez de atividade especial do Natal em Porto Velho.
L
Polícia prende suspeito ligado a acidente que matou delegado aposentado e esposa em RO

Polícia prende suspeito ligado a acidente que matou delegado aposentado e esposa em RO

Operação conjunta da Polícia Civil de Rondônia e Mato Grosso resulta na prisão em flagrante do principal suspeito do acidente que vitimou o casal, além da apreensão de veículos e madeira extraída ilegalmente.
14
Motocicleta furtada em Chupinguaia é encontrada abandonada em RO

Motocicleta furtada em Chupinguaia é encontrada abandonada em RO

Veículo Honda Pop, com registro de furto/roubo em Chupinguaia, foi recuperado pela Polícia Militar abandonado às margens da BR-364 e encaminhado à UNISP de Vilhena.
12
Polícia Civil de Vilhena identifica motorista envolvido em acidente

Polícia Civil de Vilhena identifica motorista envolvido em acidente

O condutor do Honda Civic que feriu gravemente duas irmãs em um acidente na cidade foi identificado e prometeu se apresentar à UNISP para prestar seu depoimento sobre os fatos.
10
Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Bio do perfil oficial foi modificada com frase associada ao fascismo, e empresa restaurou conteúdo após ser alertada.
L
Netflix diz que WB Games “não vale nada” na compra bilionária da Warner Bros

Netflix diz que WB Games “não vale nada” na compra bilionária da Warner Bros

Co-CEO afirma que divisão de games da Warner não teve peso estratégico na aquisição avaliada em US$ 80 bilhões.
L
TRT-14 reforça compromisso com a excelência na 4ª Reunião de Análise da Estratégia de 2025

TRT-14 reforça compromisso com a excelência na 4ª Reunião de Análise da Estratégia de 2025

Tribunal celebra Selo Diamante, apresenta diretrizes para 2025-2026 e projeta futuro inovador até 2032.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.