QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Campanha vai engajar saúde e serviço social na busca por desaparecidos

Mais de 70 mil pessoas desapareceram no Brasil em 2024

Por ALEX RODRIGUES - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Campanha vai engajar saúde e serviço social na busca por desaparecidos
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Em 2024, mais de 70 mil pessoas desapareceram no Brasil. São homens, mulheres e crianças de todas as idades e diferentes classes sociais que saíram de casa, do serviço, da escola, e nunca mais foram vistas por parentes ou amigos que, diante da falta de informações, tentam manter a esperança em meio à angústia, o medo e a um infundado sentimento de culpa.

“Alguém cujo filho ou outro parente desaparece tem toda a sua vida modificada”, explica Vera Lúcia Ranú, representante do Movimento Nacional de Familiares de Pessoas Desaparecida. Em novembro de 1992, a filha de Vera, Fabiana Renata, então com 13 anos de idade, saiu de casa para ir à escola, na zona oeste da cidade de São Paulo, e nunca mais foi vista.

“Buscamos e temos direito a uma resposta”, cobrou Vera durante o evento de lançamento da segunda fase da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, realizado nesta quarta-feira (26), no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.

Realizada em conjunto com os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e Assistência Social, a campanha federal está organizada em três etapas. A primeira foi deflagrada em agosto de 2024, com a coleta de amostras de material genético (DNA) de parentes de pessoas desaparecidas. E que já resultou na identificação de ao menos 35 pessoas.

“Parece pouco, mas multiplique isso por 35 famílias que voltaram a ter paz; a um rol de amigos; aos vínculos reconstruídos”, comentou o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, durante o evento desta manhã.

Na segunda fase da mobilização, iniciada hoje, os três ministérios envolvidos vão conduzir uma campanha cujo objetivo é orientar profissionais de saúde a assistência social que trabalham em hospitais e entidades de longa permanência a como proceder caso atendam a pessoas impossibilitadas de se comunicar e cujas identidades sejam desconhecidas.

“Acreditamos que há muitas pessoas abrigadas nestas instituições que não conseguem dizer quem são, de onde são, e que, com isso, não conseguem rever suas famílias”, comentou Vera Lúcia Ranú, assegurando que muitos que procuram por parentes desaparecidos relatam ter batido às portas de unidades de acolhimento em busca de informações sem sucesso. Informação confirmada pela diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo.

“Há o fenômeno do desaparecimento [de pessoas] e há, em contrapartida, o fenômeno das pessoas que o Estado acolhe e que não consegue saber quem são. Seja porque elas não conseguem lembrar seus nomes; porque estão em coma ou senis; porque são crianças ou porque têm algum problema mental”, comentou Isabel. Ela relata que este é um grande problema que o governo ainda não consegue quantificar.

Diretriz

A ideia básica da mobilização, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é compartilhar diretrizes já adotadas no âmbito da segurança pública e, assim, evitar que pessoas atendidas no âmbito dos sistemas únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (Suas) sejam atendidas e acolhidas sem terem sido devidamente identificadas.

Uma cartilha sobre os principais procedimentos a serem adotados e com os contatos dos órgãos federais participantes da mobilização será disponibilizada nos sites dos ministérios já citados. A orientação é que, ao acolher alguém nessa situação, o gestor da instituição assistencial entre em contato com o ponto focal, ou seja, com o órgão ou profissional da segurança pública responsável por orientar adequadamente as unidades assistenciais e receber os pedidos de identificação.

Os contatos dos pontos focais de cada estado e do Distrito Federal estão disponíveis no site da mobilização.

Feito o pedido de identificação, uma equipe especializada se deslocará até a instituição requerente a fim de coletar as impressões digitais e fotografia da pessoa acolhida. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, essas informações serão posteriormente comparadas com os bancos de dados civis estaduais, distrital e nacional.

Caso a identificação seja bem-sucedida, a instituição será notificada e receberá as orientações necessárias para os encaminhamentos cabíveis.

Se a identidade não for confirmada por meio das impressões digitais, o próximo passo será coletar o material genético (DNA) da pessoa acolhida. As amostras genéticas serão analisadas e confrontadas com os bancos de dados estaduais, distrital e nacional, ampliando as chances de identificação e reunificação familiar.

De acordo com Thais Lucena, do Ministério da Saúde, a divulgação de informações claras, objetivas, é importante para os profissionais da Saúde.

“Muitas vezes, não há um conhecimento sobre o fluxo, sobre o processo a ser seguido nestas situações. Por isso, trabalhar a comunicação de forma integrada, articulada, padronizada, pode trazer mais segurança, eficiência e, sobretudo, mais efetividade para todo o processo”, explicou Thais.

A representante do Ministério da Saúde ao comenta que o desejo da pasta é “institucionalizar” os procedimentos, tornando-os “um processo natural na rotina de trabalho” de todos os estabelecimentos de saúde públicos do país.

Passivo

A terceira e última etapa da mobilização nacional está prevista para ocorrer ainda em 2025 e terá como foco a pesquisa de impressões digitais de pessoas falecidas não identificadas armazenadas pelos estados e pelo Distrito Federal. Nessa fase, conhecida como análise do passivo, as impressões digitais serão comparadas com os registros existentes nos bancos de dados biométricos.

“Ao final destas três etapas, temos certeza de que vamos diminuir de modo muito significativo o número de pessoas desaparecidas, reconstruindo vínculos familiares, sociais, e retomando a cidadania e a dignidade destas pessoas hoje desaparecidas”, assegurou o secretário nacional de Segurança Pública.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MPRO inspeciona projeto Justiça Terapêutica em presídios

MPRO inspeciona projeto Justiça Terapêutica em presídios

Visitas em unidades prisionais de Porto Velho avaliaram ações de reabilitação, ensino e atendimento de saúde voltadas à recuperação de pessoas privadas de liberdade.
L
MPRO recomenda suspender contratações temporárias em Espigão

MPRO recomenda suspender contratações temporárias em Espigão

Órgão orienta prefeitura a convocar aprovados em concurso vigente e interromper seleções para cargos já previstos no certame, garantindo igualdade no acesso ao serviço público.
L
Pesquisa revela que 80% das mulheres temem assédio no carnaval

Pesquisa revela que 80% das mulheres temem assédio no carnaval

Quase metade das brasileiras afirma já ter sido vítima de violência sexual durante a folia, segundo dados divulgados pelo Instituto Locomotiva.
L
TSE mantém mandato de Jorge Seif por falta de prova cabal

TSE mantém mandato de Jorge Seif por falta de prova cabal

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral decidiu, de forma unânime, rejeitar o recurso que pedia a cassação do senador catarinense por abuso de poder.
L
MPRO: sentença contra Fease avança em Ji-Paraná

MPRO: sentença contra Fease avança em Ji-Paraná

MPRO acompanha sentença contra a Fease em Ji-Paraná e verifica execução de medidas estruturais no Case, com foco em saúde, qualificação e convivência familiar.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Sistema convectivo formado no sul do Amazonas avança sobre Rondônia com risco de chuva intensa, rajadas de até 100 km/h, raios frequentes e possibilidade de alagamentos e queda de energia nas próximas horas.
L

COMUNIDADE NEWS: Entrevista com Raimundo Nonato sobre o Conselho Estadual de Saúde de Rondônia

Com isso, o programa reforça seu compromisso de dar voz a quem constrói as políticas públicas e de traduzir temas complexos para o dia a dia das pessoas, fortalecendo a cidadania e o interesse coletivo por uma saúde mais eficiente, justa e acessível.
L
MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

Nova resolução fixa prazos, proíbe dupla matrícula e define regras para desistência.
L
Ministério alerta para doação de sangue antes do Carnaval

Ministério alerta para doação de sangue antes do Carnaval

Pasta afirma que período é crítico para hemocentros e estoques tendem a cair.
L

Agenda News: Grego Original Pub une Rock, Terror e Carnaval em uma programação eletrizante

No pub terá Sexta 13, feijoada com esquenta da Banda do Vai Quem Quer e CarnaRock 2026 na Rua do Grego em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

O presidente do Supremo Tribunal Federal apresentará aos demais ministros o relatório da Polícia Federal e a defesa do magistrado sobre as mensagens encontradas.
L
Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

O ministro solicitou que a Polícia Federal encaminhe laudos e mídias eletrônicas apreendidas após a descoberta de menções ao seu nome em aparelhos de investigados.
L
Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

A Corte de Apelação encerrou a fase de depoimentos nesta quinta-feira e deve anunciar nos próximos dias se enviará a ex-deputada de volta ao Brasil.
L
Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Deputado Pedro Fernandes solicita novos aparelhos de climatização para melhorar o conforto e o ambiente de aprendizagem em escola estadual de Cacaulândia.
L
Carnaval: Ieda Chaves reforça cartilha de proteção

Carnaval: Ieda Chaves reforça cartilha de proteção

Cartilha da Alero reforçada por Ieda Chaves orienta mulheres sobre assédio, violência e canais de ajuda para um Carnaval mais seguro em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

Acidente grave no cruzamento da Sete de Setembro com João Goulart deixou uma motorista ferida e o trânsito congestionado na tarde desta quinta-feira.
12
Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Ação do 5º Batalhão, sob o comando do sargento Frantz, resultou na detenção de um jovem de 24 anos com maconha e cocaína
10
Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Operação foi realizada na zona rural e investigações seguem em andamento.
16
Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Acidente ocorreu no bairro Novo Brasília e mobilizou equipe do SAMU.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaru: inscrições para exames da Carreta do Hospital de Amor terminam sexta

Jaru: inscrições para exames da Carreta do Hospital de Amor terminam sexta

Prefeitura alerta que cadastro se encerra dia 13; atendimentos gratuitos incluem mamografia, preventivo e triagens de saúde entre 03 e 05 de março.
L
Nota de pesar: Carlos Tadeu Fernando Silva de Carvalho

Nota de pesar: Carlos Tadeu Fernando Silva de Carvalho

Professor e referência familiar em Porto Velho, Carlos Tadeu é lembrado pela dedicação ao ensino, à família e à vida comunitária.
L
Banco do Brasil prevê cenário desafiador para 2026 após queda no lucro

Banco do Brasil prevê cenário desafiador para 2026 após queda no lucro

A instituição fechou o ano de 2025 com redução de 45,4% no resultado líquido, impactada pela inadimplência recorde no agronegócio e novas regras contábeis.
L
Anvisa suspende lotes de fórmula infantil por excesso de nutrientes

Anvisa suspende lotes de fórmula infantil por excesso de nutrientes

A agência reguladora identificou níveis de selênio e iodo acima do permitido na fórmula Alfamino e determinou o recolhimento imediato de dez lotes.
L
Petrobras decide não comprar controle acionário da Braskem

Petrobras decide não comprar controle acionário da Braskem

A estatal informou que não exercerá o direito de preferência para adquirir as ações da Novonor e manterá sua participação atual na petroquímica.
L

Geladeiras frost free em oferta: Melhores preços e modelos

Veja como a geladeira frost free pode transformar o ambiente e trazer praticidade e funcionalidade para sua rotina. Saiba como escolher o modelo ideal.
L
Turismo brasileiro avança 4,6% em 2025 e alcança maior nível da série histórica

Turismo brasileiro avança 4,6% em 2025 e alcança maior nível da série histórica

Setor emenda quinto ano consecutivo de crescimento, aponta IBGE.
L
Bilhetes de loteria exibem mensagem contra violência à mulher no Carnaval

Bilhetes de loteria exibem mensagem contra violência à mulher no Carnaval

Parceria entre Ministério das Mulheres e Caixa amplia divulgação do Ligue 180.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.