Um cenário com probabilidade de chuvas intensas e severas foi divulgado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pela Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essas chuvas estão previstas para ocorrer entre as próximas 24 a 48 horas, a partir desta sexta-feira (21), indicando que o fim de semana será chuvoso.
Os órgãos trazem o registro dessas chuvas em todo o estado. São chuvas classificadas nos graus de risco 2 e 3, tempestades organizadas e severas, com volumes que podem superar 60 milímetros. Em algumas partes do estado, a probabilidade de acúmulo de chuva pode chegar a 90%.
Para o município de Porto Velho, inclusive na área urbana da capital, as chuvas serão de forte intensidade. São chuvas poderosas, de impacto significativo, podendo causar principalmente o alagamento de ruas. Evite locais de fácil alagamento e bueiros por onde a água escoa com velocidade. Existe, inclusive, o risco de uma pessoa ser arrastada pela força da água. Para o município, as precipitações também devem atingir cerca de 90%.
Dentro de 24 horas, os órgãos também trazem um alerta de chuvas intensas para Rondônia. Essas chuvas aumentarão de volume devido às precipitações do inverno amazônico, que começou em dezembro e se estende até maio.
Outro fator relevante são os efeitos do fenômeno La Niña, que neste momento está atuando no Brasil. Sua presença aumenta as chuvas nesta parte do país, assim como no Nordeste, enquanto no Sul e no Sudeste o prognóstico é de redução. Além de Rondônia, Acre, Pará, sul do Amapá e Roraima e o norte do Tocantins também estão dentro do cenário de chuvas intensas de grau 3.