TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

Coluna do Simpi: Plataforma Contrata+Brasil I – O Governo quer comprar de você! Tem Interesse?

Essa iniciativa visa manter a atividade produtiva, gerar renda e estimular a empregabilidade dentro desse setor, que representa uma grande parcela da economia, mas ainda carece de informação e acesso a oportunidades.

Por SIMPI

Publicado em 

No dia 11 de fevereiro, o governo lançou o portal Contrata Mais Brasil, uma plataforma voltada para facilitar o acesso de microempreendedores individuais (MEIs) às compras públicas. O advogado Marcos Tavares Leite explica que através desse portal, os MEIs podem realizar seus cadastros de forma simplificada e rápida, disponibilizando suas qualificações, produtos, serviços e localização. Dessa maneira, esses empreendedores poderão ser contratados por órgãos públicos da União, dos Estados e dos Municípios, ampliando suas oportunidades de participação nesse mercado. Inicialmente, estima-se que R$6 bilhões possam ser destinados a essas compras públicas. Segundo dados coletados em 2024, aquisições de até R$12.550, valor limite para dispensa de licitação conforme a legislação federal, poderão ser acessadas de maneira simplificada e rápida, promovendo uma maior inclusão dos microempreendedores individuais nesse processo. Após o cadastro no portal, os MEIs terão acesso a informações sobre bens e serviços demandados pelos entes públicos em sua região. Além disso, receberão propostas e convites via WhatsApp para participar das compras, de acordo com seu perfil e local de atuação. Atualmente, existem aproximadamente 16 milhões de microempreendedores individuais no Brasil, mas apenas cerca de 70 mil têm acesso às compras públicas ou estão cadastrados em órgãos governamentais para esse fim. A meta do programa é expandir esse acesso de maneira competitiva, gerando maior receita e simplificando as compras públicas. Essa iniciativa visa manter a atividade produtiva, gerar renda e estimular a empregabilidade dentro desse setor, que representa uma grande parcela da economia, mas ainda carece de informação e acesso a oportunidades. O programa prevê que, em uma segunda fase, o portal seja estendido para microempresas e empresas de pequeno porte, e futuramente para todas as empresas interessadas. A ampliação da base de contribuintes e o fortalecimento desse segmento são aspectos fundamentais para o crescimento econômico do país. O SIMPI acompanha essa iniciativa com o objetivo de estimular e apoiar a categoria dos microempreendedores individuais, reconhecida como a maior geradora de emprego e renda no Brasil. Assista:

 

Foto: FreePik

A plataforma Contrata+Brasil surge como uma solução inovadora para agilizar a contratação de serviços no setor público, sem necessidade de alterações na Lei de Licitações. Com uma interface intuitiva e procedimentos simples, a ferramenta permite que a contratação ocorra em até cinco dias após a publicação da demanda. Para se cadastrar, o profissional precisa acessar a plataforma utilizando o login do gov.br e preencher um formulário indicando sua área de atuação, como encanador, pedreiro ou eletricista. O registro também exige a inscrição no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (Sicaf), que permite o acesso às contratações do governo. Uma das vantagens do Contrata+Brasil é a possibilidade de os Microempreendedores Individuais (MEIs) cadastrados receberem notificações pelo WhatsApp sempre que surgir uma oportunidade em seu município. Além disso, é possível navegar pela plataforma para identificar serviços em aberto. Diante da importância desse programa, o Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) tomou medidas para facilitar a adesão dos empreendedores. Por meio do programa “Licitacerto”, o Simpi auxilia os interessados no processo de cadastro, inclusive de forma online. Além disso, a entidade acionou a Frente Parlamentar em Defesa da Pequena Empresa para pressionar os gestores municipais a implementarem rapidamente o sistema em suas localidades. Os micro e pequenos empreendedores que desejam ver o Contrata+Brasil em funcionamento em seu município podem contar com o suporte do Simpi, que há 31 anos atua na defesa dos interesses do setor e na busca por soluções eficazes para a categoria. Assista:

 

Foto: FreePik

O LICITACERTO surge como ferramenta de apoio as pequenas empresas que tem interesse em participar de compras públicas, prestando apoio no programa de assessoria jurídica, assessoria técnica/contábil, cursos e treinamentos e informações e editais, com objetivo de capacitar e proporcionar ao empresário a possibilidade de participar com sucesso de compras públicas. Contando com técnico com formação no Ministério de Planejamento e Gestão, tem por objetivo de levar informações a categoria econômica sobre a legislação voltada ao setor no tocante às compras públicas e capacitar os empresários e familiares ligados a empresa para a participação nos certames em quaisquer modalidades, especialmente o pregão eletrônico. Proporciona assim todo o suporte para a participação nas compras públicas, garantindo maior participação nas compras públicas, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da economia local. Assista:

 

A “Portaria do Pix”, revogada após a grita geral feita pelos pequenos empreendedores, foi feita só para arrecadar, e só para isso e mais nada. A exposição de motivos para a aprovação da norma não cita crimes de lavagem de dinheiro nem sobre narcotráfico ou crime organizado. Em matéria oficial feita pela Secretaria de Comunicação Social (Secon) em pagina da Presidência da República publicada em 13/01/2025 tendo como colaboradores o Ministério da Fazenda (www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2025/janeiro/nova-norma-fortalece-combate-a-crimes-financeiros-e-nao-monitora-transacoes-diarias) disse aos empreendedores brasileiros que – “A Receita Federal não tem nenhum interesse em saber o detalhamento, quantos PIX você recebeu e quem passou para você, onde você gastou o dinheiro. Nada disso é informado”, assegura o secretário da Receita Federal. Ele reforça que a coleta de informações é direcionada ao combate de operações suspeitas, não ao monitoramento de trabalhadores informais ou pequenos empreendedores. Já na exposição de motivos diz: Há atualmente milhões de contas de pagamento pré-pagas, as quais não possuem limites de movimentação, permitindo que valores expressivos circulem à margem do conhecimento da administração tributária, com possível ocorrência de movimentações financeiras incompatíveis com a renda da pessoa física ou a receita bruta da pessoa jurídica autodeclaradas”, er complementa – “As contas de pagamento, denominadas contas digitais, são atualmente oferecidas por diversas instituições de pagamento, como Nu Pagamentos S.A. – Nubank, Banco C6 S.A. e PicPay Serviços S.A, entre outros, são fundamentais para seu cotejamento com a renda das pessoas físicas declarada na Declaração de Ajuste Anual – DAA e com a receita bruta das pessoas jurídicas declarada na Escrituração Contábil Fiscal – ECF ou no âmbito do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional, possibilitando o mapeamento de possíveis omissões de valores informados à administração tributária”. A exposição de motivos foi assinada em 10 de setembro do ano passado e apresentada ao secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. A ‘portaria do Pix’ foi publicada em 18 de setembro para entrar em vigor em 1º de janeiro deste ano, sendo revogada depois da controvérsia sobre o assunto. Mas fica a lembrança e a recomendação aos MEI’s, e as Micro e Pequenas empresas, tenha certeza que ele vai tentar novamente. Só para lembrar:

 

Segundo dados recentes da BigDataCorp, divulgados em 2024, o Brasil ultrapassou a marca de 60 milhões de Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJ) registrados. Esse número supera significativamente o total de brasileiros empregados com carteira assinada, que somam 39 milhões em 2024, conforme dados do IBGE. “O crescimento expressivo do número de empresas ativas mostra que o Brasil está se transformando em um país de empresários. As Micro e Pequenas Empresas e MEI estão assumindo um papel fundamental na geração de empregos, renda e no fortalecimento da economia nacional”, afirma Joseph Couri, presidente do SIMPI. De acordo com o Boletim do Mapa de Empresas do Governo Federal do último quadrimestre de 2024, 4.254.903 novas empresas foram abertas em 2024, representando um aumento de 9,8% em relação a 2023. Apesar do fechamento de 2.436.190 empresas no mesmo período, o saldo positivo foi de 1.818.713 novos empreendimentos, elevando o total de empresas ativas para 22.004.843. Somando o número de empresas ativas no Brasil e o número de pessoas que trabalham por conta própria, o Brasil soma mais de 48.104.843 de empresários. “O crescimento do trabalho por conta própria e o aumento do número de Micro e Pequenas Empresas e MEI são indícios claros de que o empreendedorismo está se tornando a nova força de trabalho no Brasil”, explica Couri. No mercado de trabalho, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada pelo IBGE, mostra que a taxa de pessoas desempregadas atingiu 6,2% no último trimestre de 2024, a menor da série histórica iniciada em 2012. No entanto, o número de pessoas que trabalham por conta própria, sem necessariamente ter um CNPJ ativo também atingiu o maior nível da história, com 26,1 milhões de brasileiros, um aumento de 1,9% em relação a 2023.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estados devem abrir 600 mil vagas para abater dívidas com a União

Estados devem abrir 600 mil vagas para abater dívidas com a União

Programa Juros por Educação permite redução de encargos financeiros em troca de investimentos no ensino tecnológico e profissionalizante de nível médio.
L
Comitê de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida é reativado em Porto Velho

Comitê de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida é reativado em Porto Velho

Retomada das atividades fortalece a articulação institucional e amplia o atendimento à população em situação de mobilidade no município
L
Campanha Não é Não mobiliza Cacoal com pit stop

Campanha Não é Não mobiliza Cacoal com pit stop

Ação do MPRO levou orientação sobre consentimento às ruas de Cacoal, com participação da rede local e forças de segurança para ampliar a prevenção à violência.
L
Flip anuncia Orides Fontela como autora homenageada de 2026

Flip anuncia Orides Fontela como autora homenageada de 2026

Poeta paulista conhecida pela escrita concisa e filosófica será o destaque da 24ª edição do evento em Paraty; programação ocorre em julho.
L
Pedido de vista adia votação de acordo Mercosul–União Europeia

Pedido de vista adia votação de acordo Mercosul–União Europeia

Análise do relatório sobre livre comércio será retomada no dia 24 de fevereiro; proposta prevê redução de tarifas e deve seguir para o Plenário da Câmara.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Faculdades de medicina têm até sexta para aderir ao Bolsa Permanência

Faculdades de medicina têm até sexta para aderir ao Bolsa Permanência

Instituições vinculadas ao programa Mais Médicos devem formalizar participação para garantir auxílio de R$ 700 a estudantes em vulnerabilidade social.
L
Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Decreto presidencial altera prazos de pagamento e limita taxas cobradas de restaurantes; mudanças visam beneficiar mais de 22 milhões de trabalhadores no país.
L
Correios suspendem atendimento no Carnaval e retomam serviços na quarta

Correios suspendem atendimento no Carnaval e retomam serviços na quarta

Agências fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro por ponto facultativo; atendimento automatizado permanece disponível 24 horas para os clientes.
L
Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Orientação sobre uso excessivo de telas destaca impactos físicos e mentais e reforça a importância do equilíbrio digital para crianças, jovens e adultos.
L
Canal para mulheres: prefeitura amplia comunicação

Canal para mulheres: prefeitura amplia comunicação

Grupo exclusivo fortalece acesso à informação, escuta e acolhimento, conectando mulheres às políticas públicas e ações municipais em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Deputado do União Brasil foi eleito com 36 votos e terá o desafio de priorizar a PEC da jornada 6×1 em ano eleitoral, conforme pedido de Hugo Motta.
L
Hugo Motta classifica como "feliz" decisão sobre penduricalhos

Hugo Motta classifica como “feliz” decisão sobre penduricalhos

Presidente da Câmara apoia suspensão de benefícios acima do teto constitucional e defende que reajuste de 8% para servidores da Casa mantém paridade com Judiciário.
L
Dra. Taíssa vota a favor de projeto que garante segurança jurídica e proteção social em Rondônia

Dra. Taíssa vota a favor de projeto que garante segurança jurídica e proteção social em Rondônia

Deputada apoiou PLC 172/2026, que cria programa de regularização transitória na Estação Ecológica Soldado da Borracha.
L
Presidente da Câmara prevê votação do fim da escala 6x1 para maio

Presidente da Câmara prevê votação do fim da escala 6×1 para maio

Hugo Motta afirma que redução da jornada é prioridade e deve ser discutida com setor produtivo; pauta de segurança e acordo com Mercosul também avançam.
L
Haddad propõe fusão de benefícios sociais para modernizar gastos

Haddad propõe fusão de benefícios sociais para modernizar gastos

Ministro da Fazenda sugere criação de novo “guarda-chuva” assistencial inspirado no Bolsa Família; proposta técnica ainda não foi apresentada ao presidente Lula.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação policial interrompe "tribunal do crime" no Morar Melhor

Ação policial interrompe “tribunal do crime” no Morar Melhor

Vítima foi resgatada com vida após denúncias de tortura em condomínio na capital; dois adolescentes foram apreendidos em flagrante pelas guarnições.
14
Equipe do sargento Rocha prende jovem com arma e drogas

Equipe do sargento Rocha prende jovem com arma e drogas

Criminoso de 21 anos é flagrado em residência na zona norte de Porto Velho; ação no bairro São Sebastião 2 apreendeu pistola, munições e dinheiro.
10
Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto-mar

Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto-mar

Ação conjunta entre Brasil, EUA e Europa intercepta carga avaliada em R$ 253 milhões; três tripulantes brasileiros foram presos e entregues à Polícia Federal.
10
Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Vítima sofreu fraturas e foi socorrida pelo Samu após atingir a traseira de um automóvel que, segundo testemunhas, saía de uma garagem no momento do impacto.
10
Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Reginaldo compareceu espontaneamente ao local após ser intimado, mas acabou detido por policiais militares durante consulta de rotina aos sistemas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diagnóstico da educação infantil moderniza rede municipal de ensino em Porto Velho

Diagnóstico da educação infantil moderniza rede municipal de ensino em Porto Velho

Levantamento técnico orienta melhorias em creches e pré-escolas, com propostas de curto, médio e longo prazo.
L
STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual

STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual

Plenário decide por unanimidade suspender Marco Buzzi das funções; magistrado perde direito a carro oficial e gabinete enquanto sindicância é realizada.
L
Carnaval no orçamento: dicas da CAIXA

Carnaval no orçamento: dicas da CAIXA

CAIXA orienta foliões a planejar gastos no Carnaval com estratégias simples de controle financeiro, transporte, alimentação e pagamento para evitar dívidas.
L
Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Semusa registra novos casos de HIV em 2026 e reforça prevenção com preservativos, testagem e acesso gratuito a PrEP e PEP pelo SUS.
L
Brasileiros resgatam R$ 429 milhões esquecidos em bancos em dezembro

Brasileiros resgatam R$ 429 milhões esquecidos em bancos em dezembro

Mais de 49 milhões de pessoas ainda possuem valores a receber no sistema financeiro; Banco Central alerta para golpes e reforça que serviço é gratuito.
L
Librelato expande rede e instala Box Libreparts em área logística estratégica

Librelato expande rede e instala Box Libreparts em área logística estratégica

Projeto da Rodokurtz amplia oferta de peças e suporte a transportadores
L
MPRO destaca proteção digital de crianças em evento nacional

MPRO destaca proteção digital de crianças em evento nacional

Projeto do MPRO apresentado em capacitação nacional reforça proteção digital de crianças e adolescentes e integra ações de educação e cidadania online.
L
Detector de metal não barra a violência que a política alimentou

Detector de metal não barra a violência que a política alimentou

A proposta de segurança expõe a fragilidade de políticas que tratam sintomas e ignoram as causas da violência nas escolas.
L
Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença médica

Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença médica

Marco Buzzi solicitou afastamento de 90 dias por motivos psiquiátricos após enfrentar denúncias de assédio; magistrado enviou carta aos colegas defendendo inocência.
L
Em lei, Marcos Rocha regulamenta transição fundiária na Estação Soldado da Borracha

Em lei, Marcos Rocha regulamenta transição fundiária na Estação Soldado da Borracha

Norma cria regime transitório para produtores rurais permanecerem nas áreas enquanto avançam indenizações e desapropriações, com regras ambientais e garantia de atividade econômica.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.