SEXTA-FEIRA, 12/09/2025
Publicidade
SICRED

Consulta pública recebe sugestões sobre taxonomia sustentável no país

Documento final tende a aumentar o fluxo do crédito, diz especialista

Por FABÍOLA SINIMBÚ - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Consulta pública recebe sugestões sobre taxonomia sustentável no país
BRUNO PERES/AGÊNCIA BRASIL

Até o dia 31 de março, a população brasileira pode opinar sobre a proposta de Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB) para classificação das atividades econômicas e ativos financeiros do país de acordo com a contribuição para os objetivos climáticos, ambientais e sociais. O objetivo da nova ferramenta do Plano de Transformação Ecológica do governo federal é auxiliar o país na transição para uma economia de baixo carbono.

No contexto das Finanças Sustentáveis, a taxonomia pode ser definida como um sistema de classificação que compreende um conjunto de critérios construídos com o objetivo de definir atividades e setores econômicos com maior contribuição para uma economia mais integrada ao meio ambiente, com menos emissão de gases de efeito estufa e com impactos sociais positivos.

A consulta pública é parte do processo de construção da TSB e foi dividida em duas etapas. A primeira disponibilizou os termos gerais como objetivos climáticos por setor produtivo e objetivos econômico-sociais. Na segunda fase, que terá início no dia 17, também serão disponibilizados critérios técnicos de mitigação e adaptação.

O Comitê Intergovernamental da Taxonomia Sustentável Brasileira, colegiado integrado por 27 ministérios, tem promovido uma série de encontros com especialistas, integrantes do comitê consultivo de apoio ao grupo de trabalho, além de representantes de diversos setores da sociedade. Os participantes trabalham na construção de contribuições que possam atender às demandas sociais de habitação, saneamento, destinação de resíduos sólidos urbanos e energia elétrica, ainda não alcançadas pela proposta.

Segundo a diretora da Associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS), Luciane Moessa, que integra o comitê consultivo, a ferramenta ainda é muito nova no país e as organizações da sociedade civil ainda estão se inteirando sobre o tema. Para ela é preciso garantir que os setores econômicos conheçam e participem da construção da TSB.

“Classificar atividades econômicas sustentáveis numa taxonomia pensada para uso do setor financeiro tende a aumentar o fluxo de crédito, investimentos e seguros para as atividades que sejam enquadradas nela. Se a gente fizer essas definições da forma correta, contribuímos para uma transição de atividades que precisam ser paulatinamente deixadas de lado ou transformadas para outras que são sustentáveis no longo prazo”, explica.

Para o assessor político e especialista em transição energética do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Cássio Carvalho, o momento de construção da ferramenta precisa ser antecedido pela revisão das normativas de alguns setores, para que determinadas atividades econômicas possam ser consideradas verdes ou renováveis.

“Não é possível a gente classificar um empreendimento como sustentável para que ele possa ter acesso a financiamento, a crédito, a sistemas creditícios, subsídios, sendo que pode estar violando, por exemplo, direitos humanos, ou que esteja perpetuando injustiças energéticas”, explica.

O sistema de taxonomia brasileiro segue critérios específicos estabelecidos pela Associação Internacional de Mercado de Capitais (em inglês International Capital Market Association – ICMA), e também é alinhado aos objetivos climáticos, ambientais e sociais estabelecidos pelas políticas públicas do governo federal.

Para Luciane Moessa, é necessário não perder de vista o papel do setor financeiro na redução das desigualdades sociais, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, sendo necessário fortalecer atividades econômicas com impactos positivos como manejo de florestas nativas, restauração florestal e agricultura orgânica, por exemplo. “Pensamos que a proposta do governo, como construída até agora, deixa a desejar nos objetivos sociais de redução das desigualdades, e tem falhas graves sobretudo nas definições para o setor primário da economia, em que a seleção de atividades foi feita pensando mais na pauta de exportações do que na sustentabilidade das atividades”, diz Luciane.

Agricultura

No setor da agricultura, por exemplo, a especialista entende que para incluir um tipo de cultura é necessário antes compreender se a atividade a qual ela está relacionada é sustentável. “Atividades com impactos positivos não foram incluídas, ao passo que produção de soja e eucalipto sim, sem mencionar a barbárie da inclusão de pulverização aérea de agrotóxicos, que é proibida em vários países, e também em estados e municípios brasileiros”, cita.

De acordo com Matias Cardomingo, coordenador-geral de análise de impacto ambiental do Ministério da Fazenda, nessa etapa o objetivo é uma ampla discussão para pactuar a ferramenta e pacificar as metodologias de bonificação de práticas sustentáveis na concessão de crédito. “A ideia foi também aproveitar aqueles maiores fluxos financeiros, seja negociação de ações, seja lançamento de novos instrumentos, e conseguir direcionar recursos para os setores que têm as melhores práticas, os setores que adotam a maneira de produzir mais alinhada com aquilo que a gente está colocando como oportunidades para o enfrentamento da crise climática”, explica.

Para o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), José Arnaldo Brito, a atividade da agricultura familiar, por exemplo, precisa fazer parte da taxonomia por uma questão de segurança alimentar. E também para que o processo de adaptação das áreas rurais tenha um olhar especial para questões como habitação e sucessão no campo. “A gente está vendo aí as emergências climáticas, elas estão e vão ser constantes, não tem como, a princípio, reverter esse quadro. O grande desafio é como a gente adapta essa questão das mudanças climáticas a partir do olhar daquelas pessoas que estão na preservação, na manutenção e também na restauração do meio ambiente”, diz.

Cardomingo explica que embora a ferramenta tenha preceitos internacionais, ela precisa ser adaptada aos critérios regionais e ao estágio de adoção de medidas sustentáveis em cada setor econômico. “Mesmo para a linha da agricultura familiar do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], essas culturas maiores como a da soja e do milho são muito relevantes no total do crédito concedido”, diz.

Trabalhadores

A representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no conselho consultivo, Renata Belzunces, vê na construção da ferramenta uma oportunidade de qualificar a proteção ao trabalhador. A especialista entende que as garantias legais já estão postas no país, mas as atividades que forem inseridas na TSB precisam atuar dentro dos preceitos legais. “Nós avaliamos que os trabalhadores têm todo o interesse em que os empregos estão naquelas atividades que serão indicadas como aderentes à taxonomia sustentável sejam empregos decentes, sejam empregos que obedeçam aqueles preceitos da OIT [Organização Internacional do Trabalho], reforça.

Para que isso ocorra, Renata acredita que os critérios para seleção das atividades econômicas que serão classificadas pela ferramenta devem ir além da visão econômica, além das visões social e ambiental, para que sejam efetivamente sustentáveis. “Em todos os países do mundo, a mineração ficou de fora das taxonomias, à exceção de Brasil, Austrália e Canadá. Na nossa visão, a mineração talvez não devesse participar da TSB, porque ela causa danos irreversíveis ao meio ambiente e não tem observância ali bem clara da norma regulamentadora 22, que é um grande ponto de discussão com os trabalhadores do setor”.

Habitação

Há ainda atividades que são consideradas sustentáveis pelo aspecto ambiental e econômico, mas por falta de regulamentação afetam direitos humanos fundamentais como a habitação. Segundo Cássio Carvalho, um exemplo é o capítulo de energia e gás, que ao tratar na geração eólica desconsidera o distanciamento dos aerogeradores para os domicílios. “Em alguns países europeus esse distanciamento é de 2 quilômetros. No Brasil, a gente tem visto casas que estão embaixo das hélices das máquinas de aerogeradores”, relata.

Para Carvalho, o esperado é que esses casos mais específicos sejam documentados na área destinada às salvaguardas socioambientais que constarão na segunda etapa da consulta pública que será disponibilizada nesta segunda-feira (17).

Apesar de a consulta ser disponibilizada em duas etapas, Matias Cardomingo ressalta que todo o conteúdo permanecerá aberto à participação popular até o final do prazo, no fim de março. Após o prazo, as contribuições serão sistematizadas e ainda avaliadas junto às instituições de representação social presentes no comitê consultivo. O documento final está previsto para ficar pronto no segundo semestre de 2025.

Cardomingo explica que novas atividades serão inseridas após essa versão, com a abertura para o debate de novos objetivos, como transição para economia circular, por exemplo. “Ser um documento vivo é muito importante na ideia de taxonomias, porque, por um lado nós vamos precisar avançar para os outros objetivos ambientais e climáticos. Agora a gente está focando em mitigação e adaptação, além dos objetivos sociais, que terão o próprio indicador de redução de desigualdades de gênero e raça, mas nós temos vários outros objetivos”, conclui.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Olimpíada de Eficiência Energética abre inscrições

Olimpíada de Eficiência Energética abre inscrições

Professores e estudantes do ensino fundamental podem participar da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que busca conscientizar sobre consumo responsável de energia.
L
Trama Golpista: STM diz que perda de patentes depende do MPM

Trama Golpista: STM diz que perda de patentes depende do MPM

O Superior Tribunal Militar informou que a análise sobre a perda de patentes dos militares condenados pelo STF por trama golpista depende de ação do Ministério Público Militar.
L
Agenda Cultural: Samba e alegria no Quintal do Madeira anima o sábado em Porto Velho

Agenda Cultural: Samba e alegria no Quintal do Madeira anima o sábado em Porto Velho

Grupo Fina Batucada se apresenta gratuitamente neste sábado (13), às 19h, em espaço cultural do shopping
L
Prefeitura de Jaru realiza patrolamento em 41 linhas e atende 600 propriedades com o programa Caminho Rural

Prefeitura de Jaru realiza patrolamento em 41 linhas e atende 600 propriedades com o programa Caminho Rural

Quase 1.600 quilômetros de estradas foram beneficiados
L
Estudantes de Vilhena visitam Feira Cultural Encantos da Amazônia

Estudantes de Vilhena visitam Feira Cultural Encantos da Amazônia

Mostra reúne seis artistas rondonienses e aproxima jovens das artes visuais da região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Governança e Desafios na Amazônia – Dr. Erasmo Moreira de Carvalho

Nesta sexta-feira (12 de setembro), às 18h, uma conversa imperdível com o Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, especialista em administração pública e políticas públicas.
L

Povoado Nerd | Entrevista com Daniel Almeida Silva

Empreendedor e “viciado em pipa”, Daniel Almeida Silva comanda a Daniel Pipas PVH e vive o universo das linhas, rabiolas e ventos desde cedo. No Povoado Nerd, vamos falar de paixão, técnica, mercado e segurança, do hobby que virou empresa e comunidade.
L

Fonte de Vida | Entrevista com Silvana Fontenele Xavier

No Fonte de Vida desta sexta, 12, às 16h, recebemos Silvana Fontenele Xavier. Nascida em Pedreiras, Maranhão, filha de Leimar Reais Xavier e Raimunda Nonata Fontenele, ela é servidora pública, auxiliar e técnica de enfermagem, enfermeira, casada, mãe de quatro filhos, avó de doze netos e bisavó de dois. Poetisa desde os 11 anos, já publicou três livros e tem paixão pelo trabalho com idosos em Porto Velho, no bairro Tancredo Neves.
L
Porto Velho celebra diversidade cultural na 12ª edição da Festa Às Nações

Porto Velho celebra diversidade cultural na 12ª edição da Festa Às Nações

Evento reúne gastronomia, música e tradições de 12 países no Parque da Cidade até sábado (13).
L
Após condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060

Após condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060

Ex-presidente pode ficar inelegível por décadas após condenação pelo STF por tentativa de golpe.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 20 anos é preso por tráfico de drogas no bairro Três Marias

Jovem de 20 anos é preso por tráfico de drogas no bairro Três Marias

De acordo com informações da PM, o rapaz já responde por tentativa de homicídio.
10
Operação da Polícia Civil apreende R$165 mil reais, arma e drogas com traficantes em Porto Velho

Operação da Polícia Civil apreende R$165 mil reais, arma e drogas com traficantes em Porto Velho

Ação do Denarc, sob comando do delegado Jó Lopes, contou com apoio da PM, cumpriu 22 mandados e prendeu 12 suspeitos de tráfico de drogas.
12
PRF prende dupla por tráfico de drogas em RO

PRF prende dupla por tráfico de drogas em RO

Dois homens foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal na BR-364, em Porto Velho, com 62 tabletes de pasta base de cocaína.
10
Mulher é presa após esfaquear marido que acusava de traição na zona leste

Mulher é presa após esfaquear marido que acusava de traição na zona leste

A vítima foi socorrida e encaminhada para a Policlínica Dr. José Adelino, no bairro Ulisses Guimarães.
12
Homem morre após choque elétrico em cima de poste na zona leste

Homem morre após choque elétrico em cima de poste na zona leste

Oleir Chaves de Souza, de 55 anos, sofreu uma descarga elétrica na manhã desta sexta-feira e não resistiu.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com R$ 34 milhões investidos, Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias em 10 meses

Com R$ 34 milhões investidos, Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias em 10 meses

Investimento da Sesau garantiu cirurgias de alta complexidade, reduziu filas de espera e fortaleceu o atendimento público no SUS em Rondônia.
L
Comitê Estadual reforça integração no combate a incêndios florestais e apresenta resultados positivos em Rondônia

Comitê Estadual reforça integração no combate a incêndios florestais e apresenta resultados positivos em Rondônia

Sob comando do coronel Nivaldo Ferreira, Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais registra redução de focos e amplia parcerias estratégicas.
L
Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Segunda edição do FICAR alcança estudantes em três municípios e promove impacto cultural e econômico.
L
TRT-14 aprova plano de descarbonização e reforça compromisso com a sustentabilidade

TRT-14 realiza primeira edição do Concilia Café em preparação à Semana Nacional da Execução Trabalhista

Evento teve o objetivo de intensificar os esforços pela conciliação e diálogo junto aos grandes litigantes.
L
Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões em saúde

Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões em saúde

Gestão do governador Marcos Rocha amplia atendimentos e reduz filas no estado.
L
CISAN conquista habilitação ao SISBI-POA com apoio do Sebrae

CISAN conquista habilitação ao SISBI-POA com apoio do Sebrae

Rondônia torna-se pioneira no Norte ao abrir mercado nacional para agroindústrias locais.
L
TRT-14 mantém excelência em tecnologia no ranking do CNJ

TRT-14 mantém excelência em tecnologia no ranking do CNJ

Tribunal conquista 4ª posição geral no iGovTIC-JUD 2025 e lidera entre os regionais de pequeno porte.
L
Rondônia atinge produção recorde de grãos

Rondônia atinge produção recorde de grãos

O estado de Rondônia ampliou sua área de cultivo e produtividade, atingindo 5,4 milhões de toneladas de grãos na safra 24/25, aumento de 30,1%.
L
Governo devolve R$ 1,29 bilhão a aposentados

Governo devolve R$ 1,29 bilhão a aposentados

Cerca de 2,3 milhões de pensionistas já foram ressarcidos pelo esquema de cobranças indevidas do INSS, segundo o Ministério da Previdência Social.
L
IFRO abre seleção para professor de Biotecnologia

IFRO abre seleção para professor de Biotecnologia

O Campus Guajará-Mirim do Instituto Federal de Rondônia tem vaga para professor substituto. Salário inicial pode chegar a R$ 8 mil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.