SEXTA-FEIRA, 31/10/2025

Em destaque

CNU: Família indígena é aprovada para Funai

Pela primeira vez, o órgão tem reserva de 30% das vagas para indígenas

Por MARIANA TOKARNIA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

CNU: Família indígena é aprovada para Funai
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A comemoração foi tripla quando o resultado do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foi divulgado. Francisco de Assis, Daiana dos Santos, a esposa, e Elisângela de Assis, a irmã, foram aprovados para vagas na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Os irmãos são da etnia Pankararu, e Daiana é da etnia Atikum-Umã..

--Continua após a publicidade--

“A felicidade na família foi grande. Os três aprovados nas vagas imediatas para o órgão que nos assiste. Queremos a reestruturação da Funai, a gente luta no movimento há muito tempo”, disse Francisco.

De acordo com a própria Funai, é a primeira vez que um concurso para o órgão é realizado com reserva de vagas para indígenas. Do total das 502 vagas ofertadas, 30% devem ser preenchidas por candidatos indígenas. O objetivo é garantir maior diversidade e inclusão, além de fortalecer o órgão. Segundo a Funai, 9.339 indígenas se inscreveram para as provas que ocorreram no dia 18 de agosto de 2024.

Francisco ficou em primeiro lugar para indigenista especializado – engenheiro agrônomo. Ele está finalizando o doutorado e atualmente trabalha como extensionista rural no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Para ele, a aprovação na Funai significa muito mais do que apenas assumir um cargo público.

“A gente é do movimento indígena, sabe das reivindicações, conhece a realidade da Funai. Não é uma questão de apenas se tornar um servidor público federal, mas de contribuir com a entidade que, de fato, nos assiste, e que é competente para todos os pleitos”, disse.

A expectativa agora é “tentar ajudar no que for possível, dentro da nossa área de expertise, ralar diariamente e dar o melhor de nós.”.

Anos de estudo

A família vive em uma área – Taboa Pankararu – que fica entre Petrolândia (PE) e a Aldeia Brejinho da Serra, e onde Francisco é uma das lideranças. Da aldeia para cidade de Petrolândia são cerca de 18 km.

Daiana, esposa de Francisco, foi aprovada em 43º lugar como indigenista especializada – qualquer área do conhecimento. “Sinceramente, ainda não caiu a ficha mesmo tendo visto o resultado, tanto que nem divulguei ainda”, afirmou.

Ela é bacharel em enfermagem e especialista em saúde indígena. “Muitas comunidades estão desassistidas por falta de pessoal. Por já ter experiência em saúde indígena e amar trabalhar junto às nossas comunidades tive a certeza que, sendo servidora da Funai, estarei durante toda minha vida profissional trabalhando com o que me faz feliz, ajudando meu povo e meus parentes indígenas, independente da etnia que trabalharei.”

O casal tem um filho de 4 anos e aguarda agora a convocação e a definição de onde irão trabalhar. Eles esperam poder ficar próximos à aldeia e à família.

Uma integrante da família também estará no mesmo órgão, Elisângela, que é irmã de Francisco e mora ao lado do casal em Petrolândia. Assim como o irmão, ela foi aprovada para a vaga de indigenista especializada – engenheira agrônoma, e ficou em quinto lugar. “Foi gratificante, pois além de poder exercer a profissão de formação no órgão que nos assiste, poderei ajudar nosso povo e os parentes. Fiquei feliz em ver o resultado de anos dedicados ao estudo, a agricultura e ao nosso povo”, diz.

Bacharel em engenharia agronômica, ela acredita que foi o conhecimento adquirido ao longo da carreira que possibilitou sua aprovação. “Procuro sempre estar atualizada na minha área profissional e em todas atualidades, pois o conhecimento é a única coisa que ninguém vai tirar de você, além de ser transformador de vidas”.

A Funai é especial para Elisângela.

“É o órgão que nos representa, que nos assiste enquanto indígenas, garante a preservação dos nossos territórios, cultura, costumes, modo de vida de cada povo indígena do país. Escolhi a Funai com o intuito de trabalhar em prol do meu povo e dos parentes de outras etnias, ajudando na reestruturação da mesma, que é vital para garantir nossos direitos.”

Reestruturação da Funai

A Funai passa por um processo de reestruturação após o governo de Jair Bolsonaro. Nesse período, a fundação perdeu capacidade de atuação e recebeu críticas sobre posicionamentos que não eram favoráveis aos povos indígenas.

Em 2023, já no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a Funai chegou até mesmo a pedir desculpas às famílias do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, assassinados em junho de 2022 no Vale do Javari, no Amazonas, por nota divulgada pelo órgão no mesmo mês. Segundo a própria Funai, a nota ameaçava a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) de processo judicial e trazia uma série de inverdades contra Bruno e Dom.

Em 2024, foi instituído um grupo de trabalho (GT) para a reestruturação do órgão e dos cargos. Segundo a Fundação é a primeira vez, em 56 anos de que um grupo de trabalho instituído com essa finalidade é composto por servidores da Funai, representantes do Ministério dos Povos Indígenas, de organizações indígenas e entidades sindicais que representam os servidores.

Cadastro reserva

Para Ezaul Santos, da etnia Nukini, em Mâncio Lima (AC), a convocação dos indígenas vai ajudar a transformar a Funai.

“Foi muito importante essa briga pelo espaço, até para os próprios indígenas poderem ocupar um espaço que é seu. Um espaço para trabalhar com as pessoas das suas aldeias, as pessoas da sua região. Quem conhece as nossas regiões, quem conhece nossas aldeias, somos nós”, ressaltou.

Ezaul, que é graduado em nutrição e ciências ficou em 57º lugar para indigenista especializada – qualquer área do conhecimento, o que o colocou no cadastro reserva. Atualmente ele trabalha no Distrito Sanitário Especial de Saúde de Indígenas Alto Rio Juruá, do Ministério da Saúde.

“Com certeza está entrando uma galera muito capacitada, indígenas muito capacitados que tiveram que sair de suas aldeias para fazer sua graduação, que hoje vão estar dando retorno ao serviço público federal.”

Ezaul e os demais classificados dentro do cadastro reserva estão se mobilizando pela convocação. Eles defendem que a Funai precisa dos funcionários, como ficou provado no trabalho realizado pelo GT. “O cadastro de reserva vai ser muito importante porque apenas as vagas oferecidas não vão suprir nem a metade da demanda apresentada hoje pela instituição.”

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Presidente do TCE-RO apresenta teoria inédita de gestão pública no Congresso Internacional

SubtítuloO modelo CHAP, criado pelo presidente Wilber Coimbra, une ciência, gestão e propósito na administração pública.
L
Letalidade da Operação Contenção desrespeita comunidades, dizem ONGs

Letalidade da Operação Contenção desrespeita comunidades, dizem ONGs

A Operação Contenção, considerada a mais letal da história do país com mais de 120 mortos, foi condenada por organizações como Instituto Sou da Paz e Justiça Global por reproduzir uma lógica violenta e desrespeitar os direitos humanos.
L
António Guterres exige investigação de mortes em operação no Rio

António Guterres exige investigação de mortes em operação no Rio

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou profunda preocupação com as 119 vítimas da Operação Contenção e pediu uma apuração imediata e conforme as normas internacionais de direitos humanos.
L
Anistia Internacional classifica Operação Contenção no Rio como desastrosa

Anistia Internacional classifica Operação Contenção no Rio como desastrosa

Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, afirma que a Operação Contenção, que deixou 119 mortos, é um fracasso para o Estado e exige a responsabilização das autoridades.
L
Boulos critica ação no Rio e diz que crime organizado não está na favela

Boulos critica ação no Rio e diz que crime organizado não está na favela

Em sua posse, o novo ministro Guilherme Boulos se posicionou sobre a Operação Contenção, que deixou ao menos 119 mortos, e afirmou que a cabeça do crime organizado está em centros financeiros.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

EM CIMA DA HORA: Daiana Daíra Lanzoni destaca Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual

A participação é gratuita e essencial para quem acredita em um futuro mais seguro e acolhedor para as crianças e adolescentes de Rondônia.
L

Nota de pesar: Antônio Fortunato

Antônio Fortunato, natural de Tupi Paulista/SP e morador de Porto Velho, faleceu aos 81 anos, deixando lembranças de afeto, simplicidade e amor à família e ao Santos Futebol Clube.
L

FALAÊ PODCAST: Lucas Eloy fala sobre fé, empreendedorismo e o mercado imobiliário

A conversa promete inspirar quem busca alinhar espiritualidade, carreira e realização pessoal.
L

Marquise Ambiental suspende serviços de limpeza em Porto Velho após decisão da prefeitura

Marquise Ambiental suspende serviços de limpeza em Porto Velho após notificação da prefeitura e promete recorrer à Justiça para manter a PPP de gestão de resíduos.uos sólido
L
Começa neste sábado renegociação de dívidas do Fies

Começa neste sábado renegociação de dívidas do Fies

Cerca de 160 mil estudantes com contratos do Fies assinados a partir de 2018 poderão renegociar seus débitos de forma digital, com parcelamento em até 180 vezes e perdão de 100% de juros e multas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a procuradores de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a procuradores de Rondônia

Solenidade reconheceu o trabalho dos procuradores autárquicos que contribuem para o fortalecimento da gestão pública estadual.
L
Lula propõe exportar biocombustíveis e incentiva pesquisa no setor

Lula propõe exportar biocombustíveis e incentiva pesquisa no setor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com dirigentes da Be8 e da Mercedes-Benz para discutir o incentivo à pesquisa e a inclusão de biocombustíveis na pauta de exportação do Brasil, sugerindo testes na Alemanha.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA - Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de alvorada do oeste

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de alvorada do oeste

Críticas à atuação da Funai crescem em meio a tensões sobre fiscalização e gestão de terras, enquanto o senador Jaime Bagattoli e o ex-prefeito Elias Rezende articulam seus próximos passos políticos.
L
Bagattoli e senadores cobram ação urgente do Ibama e da Justiça contra embargos que paralisam produtores rurais em Rondônia

Bagattoli e senadores cobram ação urgente do Ibama e da Justiça contra embargos que paralisam produtores rurais em Rondônia

Durante diligência em Porto Velho, integrantes da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária identificam falhas nos embargos coletivos do Ibama e denunciam prejuízos a famílias rurais.
L
Deputada Dra. Taíssa presta homenagem ao Hospital Santa Marcelina em sessão solene na Assembleia Legislativa

Deputada Dra. Taíssa presta homenagem ao Hospital Santa Marcelina em sessão solene na Assembleia Legislativa

Sessão solene reconhece missão de fé, amor e compromisso com a saúde pública de Rondônia.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Casa desaba com moradores no centro de Porto Velho

Casa desaba com moradores no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, um forte barulho foi ouvidos por vizinhos, em seguida, o imóvel onde moravam um idoso e o filho dele desabou com os moradores.
12
Polícia Civil apreende grande quantidade de drogas e armas em Porto Velho

Polícia Civil apreende grande quantidade de drogas e armas em Porto Velho

A apreensão de drogas em Porto Velho foi realizada pelo DENARC, resultando na retirada de circulação de 140 quilos de skunk e 15,5 quilos de cocaína. A operação, que faz parte do Protetor de Divisas, também apreendeu quatro armas de fogo.
10
Polícia Civil incinera 147 quilos de maconha apreendida em Cacoal

Polícia Civil incinera 147 quilos de maconha apreendida em Cacoal

A incineração de maconha em Cacoal foi realizada nesta quarta-feira (30) pela Polícia Civil. Mais de 140 quilos da droga foram destruídos em um procedimento autorizado judicialmente, reforçando o combate ao tráfico de drogas.
12
Suspeito de homicídio em Porto Velho é preso em Ariquemes

Suspeito de homicídio em Porto Velho é preso em Ariquemes

Investigado por Homicídio em Porto Velho ocorrido em dezembro de 2024 é detido pela Polícia Civil. O suspeito, A. E. de O., conhecido como “Tio Patinhas”, foi preso em Ariquemes nesta quinta-feira (30) após trabalho integrado das delegacias.
14
Polícia Civil prende investigado por estupro de vulnerável

Polícia Civil prende investigado por estupro de vulnerável

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes, com a rigorosa apuração dos fatos e com a pronta responsabilização de autores, observando o sigilo legal.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flamengo e Palmeiras disputam final brasileira da Libertadores

Flamengo e Palmeiras disputam final brasileira da Libertadores

A Final da Libertadores de 2025 será a sétima disputada entre clubes do Brasil, colocando Flamengo e Palmeiras frente a frente. O jogo está marcado para 29 de novembro em Lima, no Estádio Monumental.
L
Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 8ª parcela

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 8ª parcela

A oitava parcela do Pé-de-Meia é paga nesta sexta-feira (31) para estudantes nascidos em setembro e outubro. O valor de R$ 200 é destinado a cerca de 3,2 milhões de alunos do ensino médio da rede pública.
L
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda

Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda

O pagamento da malha fina do Imposto de Renda de outubro será feito nesta sexta-feira (31). Cerca de 249 mil contribuintes regularizados receberão R$ 602,96 milhões em restituições.
L
Pagamento de R$ 108 do Auxílio Gás termina hoje

Pagamento de R$ 108 do Auxílio Gás termina hoje

O Auxílio Gás tem o calendário de outubro concluído nesta sexta-feira (30), com o valor de R$ 108 sendo pago aos beneficiários de NIS final 0. O programa segue com duração prevista até o fim de 2026.
L
Caixa conclui pagamento do Bolsa Família de outubro

Caixa conclui pagamento do Bolsa Família de outubro

O Bolsa Família de outubro chega ao fim do calendário, com pagamento nesta sexta-feira (31) para beneficiários de final 0 do NIS. O valor médio do benefício alcançou R$ 683,42 neste mês.
L
Novos ataques de Israel em Gaza matam duas pessoas

Novos ataques de Israel em Gaza matam duas pessoas

Os ataques em Gaza ocorreram pela terceira noite seguida, matando dois palestinos e testando a fragilidade do acordo de cessar-fogo entre as partes.
L
Vice-primeiro-ministro chinês vai à COP30 e visita o Uruguai

Vice-primeiro-ministro chinês vai à COP30 e visita o Uruguai

O vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang, será o enviado de Xi Jinping à COP30. A visita antecede a conferência climática e demonstra o interesse da China em reforçar a cooperação e o multilateralismo global.
L
Outubro Rosa chega ao fim, mas a prevenção continua

Outubro Rosa chega ao fim, mas a prevenção continua

Agora já sabemos sobre a importância da campanha que alerta mulheres, mas será que no meio dessa correria estamos cumprindo com os cuidados necessários?
L
Traficante é preso com drogas após invadir casa e ameaçar matar moradora na zona leste

Traficante é preso com drogas após invadir casa e ameaçar matar moradora na zona leste

De acordo com a PM, a equipe recebeu denúncias que o criminoso estaria vendendo drogas, e na chegada da viatura o suspeito fugiu correndo para os fundos de uma residência onde se desfez de uma sacola.
12
PM usa bala de borracha em suspeito que furtou comércio e invadiu casas na zona sul

PM usa bala de borracha em suspeito que furtou comércio e invadiu casas na zona sul

Segundo apurado pela PM, o suspeito já havia entrado várias vezes e furtado diversos produtos, quando foi flagrado pelo dono, em seguida, fugiu a pé e deixou a bicicleta no local.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.