QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Brasil reforça seu compromisso com a liberdade de expressão durante visita de trabalho do relator da OEA

Relator especial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos discutiu, com representantes dos três poderes, medidas que o país tem adotado

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - 010

Publicado em 

Foto: MDHC

O relator especial para a Liberdade de Expressão (RELE) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), Pedro Vaca, fez, nesta semana, a convite do Governo Federal, sua primeira visita oficial ao Brasil. A agenda incluiu reuniões com autoridades dos Três Poderes e com lideranças da sociedade civil e do meio acadêmico para discutir as medidas que o Brasil tem adotado para preservar a liberdade de expressão e a integridade da informação, ao mesmo tempo em que combate desinformação, disseminação de notícias falsas e discurso de ódio.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país” Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania

Ao apoiar o trabalho da Comissão, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão e de imprensa como pilares do Estado Democrático de Direito, ressaltando sua disposição para o diálogo e a troca de experiências sobre esses e outros temas correlatos.

COMUNICAÇÃO – A visita do Relator teve início no domingo (9), quando manteve reunião na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), recebido pelo Secretário Executivo da pasta, Tiago César dos Santos, pelo Secretário de Políticas Digitais, João Brant, e pela chefe de Gabinete do ministro, Samara Castro.

Na ocasião, foram apresentadas as estratégias e políticas públicas adotadas no atual governo para combater a desinformação e promover a defesa de direitos dos cidadãos no ambiente digital. Tambem recebeu informações, com base nos inquéritos realizaods e nas investigações em curso, a respeito da construção e da massificação de narrativas e informações falsas, de forma coordenada, que levaram aos eventos do 8 de janeiro de 2023 e à premeditacao do assassinato de figuras proeminentes do governo eleito e do STF. Pôde, ainda, conhecer a importância conferida pelo governo ao avanço da regulamentação das redes sociais e do desenvolvimento e utilização da Inteligência Artificial, tanto no cenário nacional, por meio dos Projetos de Lei em discussão no Congresso, quanto na cooperação com governos de outros países.

DIREITOS HUMANOS — Na segunda-feira (10), em reunião com Pedro Vaca, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, abordou pautas como a proteção de crianças e adolescentes e de outros grupos historicamente vulnerabilizados no Brasil, além do combate ao discurso de ódio nos ambientes digitais. No encontro, a ministra citou o contexto das violências que afetam a infância e adolescência no país e a relação com o discurso de ódio. “Desde 2001, foram 43 ataques a escolas no Brasil. Só para chamar a atenção, 21 destes ataques ocorreram entre fevereiro de 2022 e outubro de 2023; 48,8% ocorreram neste período e nós temos uma leitura sobre isso”, pontuou.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país”, completou a ministra.

Macaé Evaristo entregou a Pedro Vaca o documento final do grupo de trabalho (GT) criado no âmbito do MDHC. O “Relatório de recomendações para o enfrentamento ao discurso de ódio e ao extremismo no Brasil” aponta as principais manifestações de ódio e extremismo a serem enfrentadas, como a violência nas escolas, atos antidemocráticos, racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e intolerância religiosa. O GT foi composto por representantes do Estado e da sociedade civil.

DEMOCRACIA — O relator também se encontrou com representantes do Poder Judiciário. Na segunda-feira (10), a reunião foi com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes. Barroso contextualizou o conjunto de fatos ocorridos no país que colocou em risco a institucionalidade e exigiu a firme atuação do Supremo. Entre estes fatos estavam incluídos discurso de parlamentar que defendia a agressão a ministros do Supremo, juntamente com inúmeras ofensas, e situações de risco democrático, como a politização das Forças Armadas, os ataques às instituições, além do incentivo a acampamentos que clamavam por golpe de Estado. Esse conjunto de fatos resultou nas invasões dos prédios dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

CONTEXTO – Já o ministro Alexandre de Moraes expôs o contexto de todas as investigações e narrou, detalhadamente, as circunstâncias que levaram à suspensão da rede social X, após descumprimento reiterado de decisões do Supremo e retirada dos representantes no Brasil. Moraes expôs ainda que cerca de 1.900 pessoas foram denunciadas após os ataques de 8 de janeiro e que, atualmente, 28 investigados têm perfis em redes sociais bloqueados por ordem do STF – oito no inquérito que apura ameaças ao STF, 10 no inquérito dos atos antidemocráticos e 10 no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado.

FAKE NEWS — A defesa da liberdade de expressão, dos direitos humanos e da democracia brasileira foram os principais temas abordados durante encontro na terça-feira (11) entre Pedro Vaca e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que apresentou um relato minucioso sobre as iniciativas da instituição nesse sentido. O ministro entregou ao relator especial o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que cita o Brasil como um dos países mais vulneráveis à disseminação de notícias falsas. “Isso tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real”, disse.

“A disseminação de notícias falsas tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real” Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União

VACINA – Entre os exemplos de prejuízos aos cidadãos o ministro citou campanhas de fake news associando a vacina contra a Covid 19 a risco de contração do vírus HIV; mentiras veiculadas em redes sociais que prejudicaram o acesso a ajuda das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul; e o crime contra a ordem econômica representado por mentiras recentemente divulgadas sobre o PIX.

REGULAÇÃO — Na avaliação de Messias, o debate sobre a regulação das plataformas digitais que a AGU promoveu em janeiro por meio de audiência e consulta públicas é fundamental “porque as indenizações e a remoção de conteúdo não têm sido suficientes para lidar com esse sofisticado sistema de desinformação, que tem levado a atos concretos de violência no Brasil”.

AÇÕES MINISTERIAIS — O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também se reuniu com o relator especial, na quarta-feira (12), e reafirmou o compromisso do Brasil com o direito à liberdade de expressão, bem como com a integridade da informação e o combate à desinformação. Ainda no Itamaraty, em reunião interministerial, representantes de pastas como das Mulheres, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Fazenda e da Saúde apresentaram questões sobre o impacto de ações de desinformação nas políticas de seus ministérios.

ELEIÇÕES — Na quarta-feira (12), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reuniu-se, por cerca de uma hora, com Pedro Vaca e sua equipe. A ministra respondeu a dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro, o funcionamento da Justiça Eleitoral e a legislação eleitoral. Além disso, falou sobre a atuação do TSE no combate à desinformação, a eficiência e a segurança das urnas eletrônicas, bem como explicou que o código-fonte dos equipamentos é disponibilizado para testes de interessados (especialistas, partidos políticos, entre outros) um ano antes da eleição — antigamente, esse prazo era de seis meses.

CONGRESSO — Pedro Vaca também se reuniu com parlamentares na terça e na quarta-feira e recebeu deles o relatório das investigações do Congresso Nacional sobre os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, disse que a reunião foi positiva por ter mostrado a Vaca que, através da atuação do Congresso e da relação com os demais Poderes, a liberdade de expressão no Brasil “está assegurada de forma legítima”. Para Eliziane, a OEA precisa ter um panorama completo a partir dos vários atores políticos.

MAIS ENCONTROS — Na terça-feira (11), a reunião foi na Polícia Federal, com a apresentação de vídeos sobre o 8 de Janeiro, inquéritos, ameaças a membros do governo, entre outros assuntos. Pedro Vaca também teve reuniões com parlamentares no Congresso. A missão do relator terminou nesta sexta-feira (14), em São Paulo. Após a conclusão da visita, espera-se que a CIDH apresente um relatório final com impressões sobre as informações coletadas no país.

TRADIÇÃO — O Brasil mantém tradição de convidar e receber visitas de relatores de organismos internacionais na área de direitos humanos, tendo em conta a importância do diálogo e intercâmbio com mecanismos de direitos humanos para o fortalecimento das políticas e iniciativas desenvolvidas no país. Em 2024, o Brasil recebeu igualmente visitas de relatores especiais da Organização das Nações Unidas sobre formas contemporâneas de racismo; violência contra crianças; e situação das pessoas defensoras de direitos humanos, bem como do Relator Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura realiza ações educativas para servidores

Prefeitura realiza ações educativas para servidores

Palestra na Biblioteca Francisco Meirelles orienta gestores da saúde sobre como identificar condutas abusivas e fortalecer a ética profissional.
L

Quina acumula e prêmio sobe para R$ 16,5 milhões no concurso 6951

Nenhuma aposta acertou as cinco dezenas do concurso 6950, sorteado na terça-feira (10). Próximo sorteio acontece nesta quarta-feira (11)
L
Alunos realizam homenagem à professora Juliana Mattos em Porto Velho

Alunos realizam homenagem à professora Juliana Mattos em Porto Velho

Estudantes se reuniram com velas e cartazes para honrar a memória da docente assassinada por um acadêmico, cobrando justiça e segurança nas instituições.
L
Pedágio da BR-364 é retomado após decisão do TRF1

Pedágio da BR-364 é retomado após decisão do TRF1

Justiça autoriza Nova 364 a restabelecer cobrança eletrônica entre Vilhena e Porto Velho; operação volta à meia-noite de 12 de fevereiro.
L
Campanha 'Não é Não' conscientiza contra assédio no Carnaval

Campanha ‘Não é Não’ conscientiza contra assédio no Carnaval

Governo do Rio reforça ações de combate à violência sexual após dados revelarem que metade das mulheres já sofreu algum tipo de assédio durante a festividade.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Harrison Lira do Nascimento

A despedida de um mestre das palavras e dos acordes
L

Giro News: Violência de Gênero, Misoginia e Dados Oficiais

A proposta do programa é informar, conscientizar e estimular uma discussão qualificada, que ajude a transformar números e diagnósticos em ações concretas na vida real.
L
Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Estudantes devem acompanhar convocações nos sites das instituições.
L
MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
L
Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Imunizante passa a incluir proteção contra tumores de orofaringe, cabeça e pescoço.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Supremo Tribunal Federal libera campanhas de boicote na internet

Supremo Tribunal Federal libera campanhas de boicote na internet

Por maioria de votos, ministros decidem que mobilizações da sociedade civil contra eventos ou organizações são protegidas pela liberdade de expressão no país.
L
Elias Rezende: novo comando do PRD em Rondônia

Elias Rezende: novo comando do PRD em Rondônia

Elias Rezende assume o PRD em Rondônia e lidera federação com seis deputados, ampliando articulação política e reorganização partidária no estado.
L
Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Consulta pública indica que sites com conteúdos de risco devem adotar sistemas rigorosos de checagem para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Proposta segue para o Senado e amplia recursos do regime especial.
L
Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Sessão foi interrompida e deve continuar nesta quinta-feira.
L
Publicidade

POLÍCIA

Sargento da Polícia Militar é encontrado morto em Porto Velho

Sargento da Polícia Militar é encontrado morto em Porto Velho

Militar de 41 anos estava afastado das funções para tratamento de saúde e foi localizado sem vida em uma residência no bairro São Cristóvão nesta quarta-feira.
18
PRF em Rondônia apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR-364

PRF em Rondônia apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR-364

Entorpecente foi localizado em mala no compartimento de bagagem durante fiscalização em Vilhena.
10
Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Polícia Civil apreendeu simulacros e 25 mil reais em espécie na casa do investigado, que teria ameaçado pessoas com arma de fogo em uma distribuidora local.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Agentes de Machadinho d’Oeste detiveram um homem investigado por crime contra uma criança de 5 anos após denúncia de familiares e investigação da delegacia local.
16
Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Acusado teria cometido crimes em ao menos dois estabelecimentos,
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cartilhas garantem diversão para crianças e jovens em Porto Velho

Cartilhas garantem diversão para crianças e jovens em Porto Velho

Material produzido pela Sema utiliza jogos e desafios para ensinar preservação ambiental com foco na realidade do bioma amazônico.
L
Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Semusa reforça atendimentos de urgência, prevenção a ISTs e suporte especializado a vítimas de violência durante o período festivo.
L
Município apresenta novas soluções sustentáveis ao TCE

Município apresenta novas soluções sustentáveis ao TCE

Semias e Semed articulam modelo baseado em evidências para beneficiar 3.500 estudantes da rede pública com foco em autonomia e aprendizado.
L

Requerimento da Licença Ambiental: M HERMELINO NETO VEICULOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Jornada de Inovação: FIERO debate transição verde

Jornada de Inovação: FIERO debate transição verde

Evento em Porto Velho reúne indústria e startups para discutir inovação, financiamento e transição ecológica e digital no setor produtivo regional.
L
Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Após desclassificação por agressão, emissora adota procedimento diferente de casos anteriores e mantém foto da participante no site oficial do reality.
L
Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Governo Federal oferece 1,2 mil vagas para médicos especialistas em regiões remotas do país com bolsas que podem chegar a 20 mil reais mensais pelo SUS.
L
Dólar cai e Bolsa bate novo recorde com cenário externo e eleição

Dólar cai e Bolsa bate novo recorde com cenário externo e eleição

Moeda recua a R$ 5,18 enquanto Ibovespa supera 190 mil pontos; payroll dos EUA e pesquisa eleitoral brasileira influenciam humor do mercado.
L
Cade aprova ampliação da participação da United na Azul

Cade aprova ampliação da participação da United na Azul

Decisão unânime permite que aérea estadunidense invista 100 milhões de dólares na Azul, elevando sua fatia para 8% do capital social em meio ao processo de recuperação.
L
EcoPVH esclarece que pagamentos da prefeitura estão em dia

EcoPVH esclarece que pagamentos da prefeitura estão em dia

Empresa de limpeza urbana nega atrasos por parte do Município e explica que falha em vale-alimentação foi erro técnico de operadora já solucionado em Porto Velho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.