QUINTA-FEIRA, 15/01/2026

Em destaque

Brasil reforça seu compromisso com a liberdade de expressão durante visita de trabalho do relator da OEA

Relator especial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos discutiu, com representantes dos três poderes, medidas que o país tem adotado

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - 010

Publicado em 

Foto: MDHC

O relator especial para a Liberdade de Expressão (RELE) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), Pedro Vaca, fez, nesta semana, a convite do Governo Federal, sua primeira visita oficial ao Brasil. A agenda incluiu reuniões com autoridades dos Três Poderes e com lideranças da sociedade civil e do meio acadêmico para discutir as medidas que o Brasil tem adotado para preservar a liberdade de expressão e a integridade da informação, ao mesmo tempo em que combate desinformação, disseminação de notícias falsas e discurso de ódio.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país” Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania

Ao apoiar o trabalho da Comissão, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão e de imprensa como pilares do Estado Democrático de Direito, ressaltando sua disposição para o diálogo e a troca de experiências sobre esses e outros temas correlatos.

COMUNICAÇÃO – A visita do Relator teve início no domingo (9), quando manteve reunião na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), recebido pelo Secretário Executivo da pasta, Tiago César dos Santos, pelo Secretário de Políticas Digitais, João Brant, e pela chefe de Gabinete do ministro, Samara Castro.

Na ocasião, foram apresentadas as estratégias e políticas públicas adotadas no atual governo para combater a desinformação e promover a defesa de direitos dos cidadãos no ambiente digital. Tambem recebeu informações, com base nos inquéritos realizaods e nas investigações em curso, a respeito da construção e da massificação de narrativas e informações falsas, de forma coordenada, que levaram aos eventos do 8 de janeiro de 2023 e à premeditacao do assassinato de figuras proeminentes do governo eleito e do STF. Pôde, ainda, conhecer a importância conferida pelo governo ao avanço da regulamentação das redes sociais e do desenvolvimento e utilização da Inteligência Artificial, tanto no cenário nacional, por meio dos Projetos de Lei em discussão no Congresso, quanto na cooperação com governos de outros países.

DIREITOS HUMANOS — Na segunda-feira (10), em reunião com Pedro Vaca, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, abordou pautas como a proteção de crianças e adolescentes e de outros grupos historicamente vulnerabilizados no Brasil, além do combate ao discurso de ódio nos ambientes digitais. No encontro, a ministra citou o contexto das violências que afetam a infância e adolescência no país e a relação com o discurso de ódio. “Desde 2001, foram 43 ataques a escolas no Brasil. Só para chamar a atenção, 21 destes ataques ocorreram entre fevereiro de 2022 e outubro de 2023; 48,8% ocorreram neste período e nós temos uma leitura sobre isso”, pontuou.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país”, completou a ministra.

Macaé Evaristo entregou a Pedro Vaca o documento final do grupo de trabalho (GT) criado no âmbito do MDHC. O “Relatório de recomendações para o enfrentamento ao discurso de ódio e ao extremismo no Brasil” aponta as principais manifestações de ódio e extremismo a serem enfrentadas, como a violência nas escolas, atos antidemocráticos, racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e intolerância religiosa. O GT foi composto por representantes do Estado e da sociedade civil.

DEMOCRACIA — O relator também se encontrou com representantes do Poder Judiciário. Na segunda-feira (10), a reunião foi com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes. Barroso contextualizou o conjunto de fatos ocorridos no país que colocou em risco a institucionalidade e exigiu a firme atuação do Supremo. Entre estes fatos estavam incluídos discurso de parlamentar que defendia a agressão a ministros do Supremo, juntamente com inúmeras ofensas, e situações de risco democrático, como a politização das Forças Armadas, os ataques às instituições, além do incentivo a acampamentos que clamavam por golpe de Estado. Esse conjunto de fatos resultou nas invasões dos prédios dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

CONTEXTO – Já o ministro Alexandre de Moraes expôs o contexto de todas as investigações e narrou, detalhadamente, as circunstâncias que levaram à suspensão da rede social X, após descumprimento reiterado de decisões do Supremo e retirada dos representantes no Brasil. Moraes expôs ainda que cerca de 1.900 pessoas foram denunciadas após os ataques de 8 de janeiro e que, atualmente, 28 investigados têm perfis em redes sociais bloqueados por ordem do STF – oito no inquérito que apura ameaças ao STF, 10 no inquérito dos atos antidemocráticos e 10 no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado.

FAKE NEWS — A defesa da liberdade de expressão, dos direitos humanos e da democracia brasileira foram os principais temas abordados durante encontro na terça-feira (11) entre Pedro Vaca e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que apresentou um relato minucioso sobre as iniciativas da instituição nesse sentido. O ministro entregou ao relator especial o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que cita o Brasil como um dos países mais vulneráveis à disseminação de notícias falsas. “Isso tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real”, disse.

“A disseminação de notícias falsas tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real” Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União

VACINA – Entre os exemplos de prejuízos aos cidadãos o ministro citou campanhas de fake news associando a vacina contra a Covid 19 a risco de contração do vírus HIV; mentiras veiculadas em redes sociais que prejudicaram o acesso a ajuda das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul; e o crime contra a ordem econômica representado por mentiras recentemente divulgadas sobre o PIX.

REGULAÇÃO — Na avaliação de Messias, o debate sobre a regulação das plataformas digitais que a AGU promoveu em janeiro por meio de audiência e consulta públicas é fundamental “porque as indenizações e a remoção de conteúdo não têm sido suficientes para lidar com esse sofisticado sistema de desinformação, que tem levado a atos concretos de violência no Brasil”.

AÇÕES MINISTERIAIS — O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também se reuniu com o relator especial, na quarta-feira (12), e reafirmou o compromisso do Brasil com o direito à liberdade de expressão, bem como com a integridade da informação e o combate à desinformação. Ainda no Itamaraty, em reunião interministerial, representantes de pastas como das Mulheres, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Fazenda e da Saúde apresentaram questões sobre o impacto de ações de desinformação nas políticas de seus ministérios.

ELEIÇÕES — Na quarta-feira (12), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reuniu-se, por cerca de uma hora, com Pedro Vaca e sua equipe. A ministra respondeu a dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro, o funcionamento da Justiça Eleitoral e a legislação eleitoral. Além disso, falou sobre a atuação do TSE no combate à desinformação, a eficiência e a segurança das urnas eletrônicas, bem como explicou que o código-fonte dos equipamentos é disponibilizado para testes de interessados (especialistas, partidos políticos, entre outros) um ano antes da eleição — antigamente, esse prazo era de seis meses.

CONGRESSO — Pedro Vaca também se reuniu com parlamentares na terça e na quarta-feira e recebeu deles o relatório das investigações do Congresso Nacional sobre os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, disse que a reunião foi positiva por ter mostrado a Vaca que, através da atuação do Congresso e da relação com os demais Poderes, a liberdade de expressão no Brasil “está assegurada de forma legítima”. Para Eliziane, a OEA precisa ter um panorama completo a partir dos vários atores políticos.

MAIS ENCONTROS — Na terça-feira (11), a reunião foi na Polícia Federal, com a apresentação de vídeos sobre o 8 de Janeiro, inquéritos, ameaças a membros do governo, entre outros assuntos. Pedro Vaca também teve reuniões com parlamentares no Congresso. A missão do relator terminou nesta sexta-feira (14), em São Paulo. Após a conclusão da visita, espera-se que a CIDH apresente um relatório final com impressões sobre as informações coletadas no país.

TRADIÇÃO — O Brasil mantém tradição de convidar e receber visitas de relatores de organismos internacionais na área de direitos humanos, tendo em conta a importância do diálogo e intercâmbio com mecanismos de direitos humanos para o fortalecimento das políticas e iniciativas desenvolvidas no país. Em 2024, o Brasil recebeu igualmente visitas de relatores especiais da Organização das Nações Unidas sobre formas contemporâneas de racismo; violência contra crianças; e situação das pessoas defensoras de direitos humanos, bem como do Relator Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna Simpi: Reajuste do boleto mensal do MEI deve chegar até R$ 200 por mês

Reajuste do DAS-MEI passa a valer em fevereiro de 2026 e eleva contribuição mensal de microempreendedores; técnicos alertam para planejamento financeiro
L
Tombamento de carreta na BR-364 é atendido com operação coordenada da Nova 364

Tombamento de carreta na BR-364 é atendido com operação coordenada da Nova 364

Ocorrência no km 649, em Candeias do Jamari, mobilizou equipe especializada e equipamentos pesados
L
Agências reguladoras unem esforços para avançar no saneamento básico de Porto Velho

Agências reguladoras unem esforços para avançar no saneamento básico de Porto Velho

Parceria entre ARDPV e AGERO busca fortalecer a regulação e transformar o saneamento básico em política pública efetiva na capital
L
Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino de Freitas começa nesta quarta-feira (14) e terá primeira fase concluída em 120 dias
L
Estudantes da Unir celebram a chegada de novos ônibus à cidade e reiteram o pedido ao prefeito Léo para a criação de uma linha do campus-Unir, passando pela Jatuarana

Estudantes da Unir celebram a chegada de novos ônibus e reiteram ao prefeito Léo a criação de uma linha do Campus-Unir, passando pela Jatuarana

Os estudantes do Campus José Ribeiro Filho da Unir esperam que a Prefeitura de Porto Velho disponibilize um dos novos coletivos para a linha de ônibus exclusiva do campus, com percurso pela Avenida Jatuarana. Essa rota é essencial para os estudantes que moram na segunda e mais populosa região da capital.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Forte no campo: Rondônia é o segundo maior exportador da Região Norte

Forte no campo: Rondônia é o segundo maior exportador da Região Norte

Estado registra US$ 3,09 bilhões em exportações em 2025, atrás apenas do Pará
L
“O Agente Secreto” retorna ao Cine Araújo com sessões diárias em Porto Velho

“O Agente Secreto” retorna ao Cine Araújo com sessões diárias em Porto Velho

Filme nacional premiado no Globo de Ouro volta à programação do Porto Velho Shopping a partir de quinta-feira (15), com ingressos promocionais a R$ 12, ampliando o acesso ao cinema brasileiro.
L
O prefeito Léo Moraes celebra a chegada de novos ônibus e ressalta que a tarifa de R$ 3 continua sendo uma das mais baratas do país

Prefeito Léo Moraes celebra a chegada de novos ônibus e ressalta tarifa de R$ 3 sendo uma das mais baratas do país

Prefeito Léo Moraes celebra renovação da frota da COM-PVH e destaca que valor da passagem segue entre os mais baixos do país, mesmo com melhorias no serviço.
L

In Foco Podcast: Da Infância ao Consultório, A Jornada de Sucesso da Dra. Daniele Silva

No In Foco Podcast, ela vai compartilhar sua história, os bastidores da profissão, os desafios de empreender na área da saúde, a conciliação entre carreira e maternidade, além de falar sobre estética, autoestima e o futuro da odontologia em Porto Velho.
L
Carnaval 2026: Banda do Vai Quem Quer abre sede oficial

Carnaval 2026: Banda do Vai Quem Quer abre sede oficial

Cerimônia marca início das atividades do maior bloco da Região Norte, com lançamento de campanha contra a violência à mulher e apresentação de novos bonecos gigantes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Receita Federal alerta sobre fake news envolvendo PIX e tributação

Receita Federal alerta sobre fake news envolvendo PIX e tributação

Órgão esclarece que não há tributação sobre movimentações financeiras via PIX e reforça riscos da desinformação.
L
Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

Deputado pede patrolamento e encascalhamento da RO-458 para garantir segurança, escoamento da produção e acesso à saúde em Rondônia
L
Seringueiras: emenda garante R$ 200 mil em saúde visual

Seringueiras: emenda garante R$ 200 mil em saúde visual

Recurso indicado pela deputada Lebrinha, a pedido da vereadora Juliane Crestani, vai custear consultas oftalmológicas e óculos para ampliar o acesso da população.
L
Toffoli aponta indícios de novos crimes cometidos por dono do Banco Master

Toffoli aponta indícios de novos crimes cometidos por dono do Banco Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal criticou o atraso da Polícia Federal no cumprimento de mandados da Operação Overclean contra o banqueiro Daniel Vorcaro.
L
Lula e Putin discutem situação da Venezuela após intervenção americana

Lula e Putin discutem situação da Venezuela após intervenção americana

Em conversa telefônica, os presidentes do Brasil e da Rússia alinharam posições sobre a soberania venezuelana e criticaram a operação militar dos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Piloto de moto é lançado em quintal após colisão com carro da prefeitura em Porto Velho

Piloto de moto é lançado em quintal após colisão com carro da prefeitura em Porto Velho

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Duque de Caxias com Rui Barbosa, bairro Arigolândia, deixando motociclista gravemente ferido
16
Carreta prensa carro de passeio em rotatória na zona leste

Carreta prensa carro de passeio em rotatória na zona leste

O acidente aconteceu no cruzamento da avenida Rio Madeira com a Rua da Beira, quando o veículo de carga tentava realizar uma conversão para acessar o viaduto.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Candeias

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Candeias

A operação realizada nesta quarta-feira deu cumprimento a um mandado judicial contra um homem de 30 anos, investigado por crimes contra a dignidade sexual.
16
PRF registra mais de 4 mil infrações de motoristas sem habilitação

PRF registra mais de 4 mil infrações de motoristas sem habilitação

O balanço anual da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia aponta que a maioria dos condutores inabilitados são motociclistas, gerando milhões em multas.
10
Força Tática prende suspeito com drogas no bairro Nacional

Força Tática prende suspeito com drogas no bairro Nacional

A ação policial ocorreu no Beco Traíra após denúncias anônimas sobre a comercialização de entorpecentes por um integrante de facção criminosa na zona Norte.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mirassol cria departamento feminino e terá ex-Corinthians como gestora

Mirassol cria departamento feminino e terá ex-Corinthians como gestora

Rafaela Esteves será responsável por estruturar o novo projeto do Leão Caipira
L
Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

Medida entra em vigor no dia 21 de janeiro e atinge 75 países, incluindo o Brasil
L
BNDES e Banco do Brasil adotam ferramenta para garantir transparência no Fundo Rio Doce

BNDES e Banco do Brasil adotam ferramenta para garantir transparência no Fundo Rio Doce

Solução BB Gestão Ágil permitirá acesso público a extratos e acompanhamento financeiro das ações de reparação socioambiental.
L
Divulgada lista de estudantes regulares no Enade 2025; faltosos podem solicitar dispensa de prova

Divulgada lista de estudantes regulares no Enade 2025; faltosos podem solicitar dispensa de prova

Inscritos que não compareceram à avaliação têm até 6 de fevereiro para regularizar situação e garantir colação de grau.
L
Amazon Prime Video confirma Ryan Hurst como Kratos em série live-action de God of War

Amazon Prime Video confirma Ryan Hurst como Kratos em série live-action de God of War

Ator, conhecido por Sons of Anarchy, dará vida ao icônico Deus da Guerra na adaptação da franquia de sucesso da PlayStation.
L
YouTube passa a permitir limite de tempo no feed do Shorts via controle parental

YouTube passa a permitir limite de tempo no feed do Shorts via controle parental

Plataforma lança ferramentas inéditas para pais e responsáveis gerenciarem o consumo de vídeos curtos por crianças e adolescentes.
L
Ação conjunta combate garimpo ilegal na fronteira Brasil–Bolívia em Rondônia

Ação conjunta combate garimpo ilegal na fronteira Brasil–Bolívia em Rondônia

Operação Madeira Mamoré reúne governo de RO, Polícia Federal e forças internacionais para reprimir garimpo ilegal e proteger rios e florestas na fronteira
L
Fifa confirma base da seleção brasileira para a Copa do Mundo

Fifa confirma base da seleção brasileira para a Copa do Mundo

A delegação ficará hospedada em Nova Jersey para facilitar o deslocamento até o estádio da estreia, visando otimizar a logística e o desempenho dos atletas.
L
Governo de RO amplia ações de prevenção contra acidentes com animais peçonhentos

Governo de RO amplia ações de prevenção contra acidentes com animais peçonhentos

Com orientações, vigilância e distribuição de soros.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.