QUINTA-FEIRA, 22/01/2026

Em destaque

Brasil reforça seu compromisso com a liberdade de expressão durante visita de trabalho do relator da OEA

Relator especial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos discutiu, com representantes dos três poderes, medidas que o país tem adotado

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - 010

Publicado em 

Foto: MDHC

O relator especial para a Liberdade de Expressão (RELE) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), Pedro Vaca, fez, nesta semana, a convite do Governo Federal, sua primeira visita oficial ao Brasil. A agenda incluiu reuniões com autoridades dos Três Poderes e com lideranças da sociedade civil e do meio acadêmico para discutir as medidas que o Brasil tem adotado para preservar a liberdade de expressão e a integridade da informação, ao mesmo tempo em que combate desinformação, disseminação de notícias falsas e discurso de ódio.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país” Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania

Ao apoiar o trabalho da Comissão, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão e de imprensa como pilares do Estado Democrático de Direito, ressaltando sua disposição para o diálogo e a troca de experiências sobre esses e outros temas correlatos.

COMUNICAÇÃO – A visita do Relator teve início no domingo (9), quando manteve reunião na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), recebido pelo Secretário Executivo da pasta, Tiago César dos Santos, pelo Secretário de Políticas Digitais, João Brant, e pela chefe de Gabinete do ministro, Samara Castro.

Na ocasião, foram apresentadas as estratégias e políticas públicas adotadas no atual governo para combater a desinformação e promover a defesa de direitos dos cidadãos no ambiente digital. Tambem recebeu informações, com base nos inquéritos realizaods e nas investigações em curso, a respeito da construção e da massificação de narrativas e informações falsas, de forma coordenada, que levaram aos eventos do 8 de janeiro de 2023 e à premeditacao do assassinato de figuras proeminentes do governo eleito e do STF. Pôde, ainda, conhecer a importância conferida pelo governo ao avanço da regulamentação das redes sociais e do desenvolvimento e utilização da Inteligência Artificial, tanto no cenário nacional, por meio dos Projetos de Lei em discussão no Congresso, quanto na cooperação com governos de outros países.

DIREITOS HUMANOS — Na segunda-feira (10), em reunião com Pedro Vaca, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, abordou pautas como a proteção de crianças e adolescentes e de outros grupos historicamente vulnerabilizados no Brasil, além do combate ao discurso de ódio nos ambientes digitais. No encontro, a ministra citou o contexto das violências que afetam a infância e adolescência no país e a relação com o discurso de ódio. “Desde 2001, foram 43 ataques a escolas no Brasil. Só para chamar a atenção, 21 destes ataques ocorreram entre fevereiro de 2022 e outubro de 2023; 48,8% ocorreram neste período e nós temos uma leitura sobre isso”, pontuou.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país”, completou a ministra.

Macaé Evaristo entregou a Pedro Vaca o documento final do grupo de trabalho (GT) criado no âmbito do MDHC. O “Relatório de recomendações para o enfrentamento ao discurso de ódio e ao extremismo no Brasil” aponta as principais manifestações de ódio e extremismo a serem enfrentadas, como a violência nas escolas, atos antidemocráticos, racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e intolerância religiosa. O GT foi composto por representantes do Estado e da sociedade civil.

DEMOCRACIA — O relator também se encontrou com representantes do Poder Judiciário. Na segunda-feira (10), a reunião foi com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes. Barroso contextualizou o conjunto de fatos ocorridos no país que colocou em risco a institucionalidade e exigiu a firme atuação do Supremo. Entre estes fatos estavam incluídos discurso de parlamentar que defendia a agressão a ministros do Supremo, juntamente com inúmeras ofensas, e situações de risco democrático, como a politização das Forças Armadas, os ataques às instituições, além do incentivo a acampamentos que clamavam por golpe de Estado. Esse conjunto de fatos resultou nas invasões dos prédios dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

CONTEXTO – Já o ministro Alexandre de Moraes expôs o contexto de todas as investigações e narrou, detalhadamente, as circunstâncias que levaram à suspensão da rede social X, após descumprimento reiterado de decisões do Supremo e retirada dos representantes no Brasil. Moraes expôs ainda que cerca de 1.900 pessoas foram denunciadas após os ataques de 8 de janeiro e que, atualmente, 28 investigados têm perfis em redes sociais bloqueados por ordem do STF – oito no inquérito que apura ameaças ao STF, 10 no inquérito dos atos antidemocráticos e 10 no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado.

FAKE NEWS — A defesa da liberdade de expressão, dos direitos humanos e da democracia brasileira foram os principais temas abordados durante encontro na terça-feira (11) entre Pedro Vaca e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que apresentou um relato minucioso sobre as iniciativas da instituição nesse sentido. O ministro entregou ao relator especial o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que cita o Brasil como um dos países mais vulneráveis à disseminação de notícias falsas. “Isso tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real”, disse.

“A disseminação de notícias falsas tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real” Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União

VACINA – Entre os exemplos de prejuízos aos cidadãos o ministro citou campanhas de fake news associando a vacina contra a Covid 19 a risco de contração do vírus HIV; mentiras veiculadas em redes sociais que prejudicaram o acesso a ajuda das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul; e o crime contra a ordem econômica representado por mentiras recentemente divulgadas sobre o PIX.

REGULAÇÃO — Na avaliação de Messias, o debate sobre a regulação das plataformas digitais que a AGU promoveu em janeiro por meio de audiência e consulta públicas é fundamental “porque as indenizações e a remoção de conteúdo não têm sido suficientes para lidar com esse sofisticado sistema de desinformação, que tem levado a atos concretos de violência no Brasil”.

AÇÕES MINISTERIAIS — O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também se reuniu com o relator especial, na quarta-feira (12), e reafirmou o compromisso do Brasil com o direito à liberdade de expressão, bem como com a integridade da informação e o combate à desinformação. Ainda no Itamaraty, em reunião interministerial, representantes de pastas como das Mulheres, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Fazenda e da Saúde apresentaram questões sobre o impacto de ações de desinformação nas políticas de seus ministérios.

ELEIÇÕES — Na quarta-feira (12), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reuniu-se, por cerca de uma hora, com Pedro Vaca e sua equipe. A ministra respondeu a dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro, o funcionamento da Justiça Eleitoral e a legislação eleitoral. Além disso, falou sobre a atuação do TSE no combate à desinformação, a eficiência e a segurança das urnas eletrônicas, bem como explicou que o código-fonte dos equipamentos é disponibilizado para testes de interessados (especialistas, partidos políticos, entre outros) um ano antes da eleição — antigamente, esse prazo era de seis meses.

CONGRESSO — Pedro Vaca também se reuniu com parlamentares na terça e na quarta-feira e recebeu deles o relatório das investigações do Congresso Nacional sobre os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, disse que a reunião foi positiva por ter mostrado a Vaca que, através da atuação do Congresso e da relação com os demais Poderes, a liberdade de expressão no Brasil “está assegurada de forma legítima”. Para Eliziane, a OEA precisa ter um panorama completo a partir dos vários atores políticos.

MAIS ENCONTROS — Na terça-feira (11), a reunião foi na Polícia Federal, com a apresentação de vídeos sobre o 8 de Janeiro, inquéritos, ameaças a membros do governo, entre outros assuntos. Pedro Vaca também teve reuniões com parlamentares no Congresso. A missão do relator terminou nesta sexta-feira (14), em São Paulo. Após a conclusão da visita, espera-se que a CIDH apresente um relatório final com impressões sobre as informações coletadas no país.

TRADIÇÃO — O Brasil mantém tradição de convidar e receber visitas de relatores de organismos internacionais na área de direitos humanos, tendo em conta a importância do diálogo e intercâmbio com mecanismos de direitos humanos para o fortalecimento das políticas e iniciativas desenvolvidas no país. Em 2024, o Brasil recebeu igualmente visitas de relatores especiais da Organização das Nações Unidas sobre formas contemporâneas de racismo; violência contra crianças; e situação das pessoas defensoras de direitos humanos, bem como do Relator Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Itamaraty monitora impasse jurídico no acordo Mercosul-UE

Itamaraty monitora impasse jurídico no acordo Mercosul-UE

O Ministério das Relações Exteriores acompanha a decisão do Parlamento Europeu de enviar o tratado ao Tribunal de Justiça, medida que pode paralisar a integração comercial.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 55 milhões de reais

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 55 milhões de reais

O concurso 2.963 acontece nesta quinta-feira em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até o início da noite em lotéricas ou canais digitais.
L
Brasil aguarda anúncio dos indicados ao Oscar 2026

Brasil aguarda anúncio dos indicados ao Oscar 2026

A Academia de Hollywood revela nesta quinta-feira os filmes que disputarão a estatueta, com produções brasileiras e Wagner Moura entre os favoritos.
L
Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na sexta

Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na sexta

O evento ocorre em Salvador com a presença de mais de 3 mil camponeses para discutir a reforma agrária e a produção de alimentos saudáveis no campo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026 em Porto Velho: Folia para crianças no Curumim Folia

Carnaval 2026 em Porto Velho: Folia para crianças no Curumim Folia

Evento organizado pela prefeitura reúne famílias no Mercado Cultural com atrações infantis, mascote Botinho e tema “Béra Folia”, valorizando cultura regional e promovendo integração segura para pequenos foliões no dia 1º de fevereiro.
L
Açaí de Porto Velho é destaque na merenda escolar municipal

Açaí de Porto Velho é destaque na merenda escolar municipal

Mais de 43 mil alunos recebem o alimento duas vezes por semana, com inclusão que valoriza cultura local e agrega valor nutricional, seguindo orientações de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.
L
Novo piso do magistério gera impasse entre professores e prefeitos

Novo piso do magistério gera impasse entre professores e prefeitos

A medida provisória que eleva o salário mínimo dos professores para 5.130,63 reais garante ganho real à categoria, mas é contestada por municípios devido ao impacto fiscal.
L
Caixa libera pagamento do Bolsa Família para NIS final 4

Caixa libera pagamento do Bolsa Família para NIS final 4

Os beneficiários recebem nesta quinta-feira a parcela de janeiro com valor médio de 697,77 reais, incluindo os adicionais destinados a mães e crianças.
L
Horóscopo de terça-feira (20/1): clareza orienta decisões

Horóscopo de quinta-feira (22/1): foco no essencial

Previsões para quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, indicam um dia favorável para decisões objetivas, organização da rotina e escolhas conscientes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano recebe liderança da Omeron na Presidência da Assembleia Legislativa

Alex Redano recebe liderança da Omeron na Presidência da Assembleia Legislativa

Encontro reforça diálogo institucional, respeito à liberdade religiosa e reconhecimento ao trabalho da Omeron em Rondônia
L
Dra. Taíssa participa da inauguração do Terminal Rodoviário de Itapuã do Oeste

Dra. Taíssa participa da inauguração do Terminal Rodoviário de Itapuã do Oeste

Entre os presentes, esteve a vereadora Kenia Carvalho (PL), responsável por apresentar a demanda que deu início ao processo de regularização e homologação do terminal.
L
Deputada Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias urgentes na BR-425

Deputada Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias urgentes na BR-425

Em resposta às cobranças, o superintendente do DNIT informou que o orçamento federal já foi aprovado, o que permitirá o início imediato das obras.
L
Alex Redano cobra substituição do telhado do Colégio Tiradentes em Ariquemes

Alex Redano cobra substituição do telhado do Colégio Tiradentes em Ariquemes

Deputado reitera pedido à Seduc e ao Governo de Rondônia após meses de espera por reformas na unidade escolar
L
Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

O presidente dos EUA cometeu gafe ao trocar os nomes das ilhas durante fala no Fórum Econômico Mundial, em Davos, repetindo o erro pelo menos quatro vezes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro é destruído por coquetel molotov na zona leste

Carro é destruído por coquetel molotov na zona leste

Criminosos atacaram um veículo no bairro Planalto durante a madrugada de quinta-feira, elevando a tensão em Porto Velho após série de atentados incendiários.
12
Equipe do sgt Machado prende traficante e fecha boca de fumo no Centro de Porto Velho

Equipe do sgt Machado prende traficante e fecha boca de fumo no Centro de Porto Velho

Ação policial ocorreu durante a manhã chuvosa desta quinta-feira e resultou na apreensão de drogas, dinheiro e materiais usados no tráfico.
14
Piloto inabilitado fica ferido em acidente em frente ao Porto Velho Shopping

Piloto inabilitado fica ferido em acidente em frente ao Porto Velho Shopping

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no cruzamento da avenida Rio Madeira com a rua Petúnia; veículos estavam com licenciamento atrasado.
14
Mulher é presa após furtar bolsa e xícaras em loja Havan

Mulher é presa após furtar bolsa e xícaras em loja Havan

Suspeita foi flagrada por câmeras de segurança após tentar furtar bolsa e itens de cozinha na loja Havan da avenida Jorge Teixeira
10
PF desarticula grupo que lavava dinheiro com criptomoedas

PF desarticula grupo que lavava dinheiro com criptomoedas

Operação “Narco Azimut” investiga movimentação de R$ 39 milhões em esquema que envolvia transporte de valores em espécie e ativos digitais.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Favoo divulga resultados excepcionais em redação no Enem 2025

Escola de Vilhena contraria queda nacional e registra 76% dos alunos acima de 800 pontos em redação no Enem 2025.
L
Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

O Conselho Municipal de Saúde define regras para escolha de entidades do mandato 2026-2029, garantindo transparência e participação social na gestão local.
L
Japão suspende maior usina nuclear do mundo após alarme

Japão suspende maior usina nuclear do mundo após alarme

A operadora Tepco paralisou o reator número 6 da central de Kashiwazaki-Kariwa poucas horas após a reativação devido a uma falha técnica no monitoramento das barras de controle.
L
FIERO sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria em Rondônia

FIERO sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria em Rondônia

Evento promovido pelo SENAI-RO em parceria com SEBRAE e FIERO reúne empresários e especialistas para debater transição ecológica e digital, com painéis temáticos e oficinas práticas marcadas para 11 de fevereiro na capital rondoniense.
L
Trump anuncia recuo e aponta acordo sobre a Groenlândia

Trump anuncia recuo e aponta acordo sobre a Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos descartou o uso de força militar e a imposição de tarifas contra a União Europeia após reunião estratégica no Fórum de Davos.
L
Conab: Preços da laranja caem nas Ceasas em dezembro

Conab: Preços da laranja caem nas Ceasas em dezembro

Levantamento da Conab mostra queda de 0,68% no preço da laranja nas principais Ceasas do país em dezembro, enquanto hortaliças como batata e cebola registram altas superiores a 20% devido a fatores climáticos e de oferta.
L
Liquidação do Banco Will exige atenção de clientes com faturas

Liquidação do Banco Will exige atenção de clientes com faturas

O Banco Central decretou a intervenção na financeira nesta quarta-feira, e especialistas alertam que obrigações contratuais e pagamentos de dívidas devem ser mantidos rigorosamente.
L
Brasil vence Uruguai e mantém invencibilidade no Sul-Centro Americano

Brasil vence Uruguai e mantém invencibilidade no Sul-Centro Americano

A seleção brasileira masculina de handebol derrotou os uruguaios por 33 a 25 nesta terça-feira e busca garantir uma das quatro vagas para o Mundial na Alemanha.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.