QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Brasil reforça seu compromisso com a liberdade de expressão durante visita de trabalho do relator da OEA

Relator especial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos discutiu, com representantes dos três poderes, medidas que o país tem adotado

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - 010

Publicado em 

Foto: MDHC

O relator especial para a Liberdade de Expressão (RELE) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), Pedro Vaca, fez, nesta semana, a convite do Governo Federal, sua primeira visita oficial ao Brasil. A agenda incluiu reuniões com autoridades dos Três Poderes e com lideranças da sociedade civil e do meio acadêmico para discutir as medidas que o Brasil tem adotado para preservar a liberdade de expressão e a integridade da informação, ao mesmo tempo em que combate desinformação, disseminação de notícias falsas e discurso de ódio.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país” Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania

Ao apoiar o trabalho da Comissão, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão e de imprensa como pilares do Estado Democrático de Direito, ressaltando sua disposição para o diálogo e a troca de experiências sobre esses e outros temas correlatos.

COMUNICAÇÃO – A visita do Relator teve início no domingo (9), quando manteve reunião na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), recebido pelo Secretário Executivo da pasta, Tiago César dos Santos, pelo Secretário de Políticas Digitais, João Brant, e pela chefe de Gabinete do ministro, Samara Castro.

Na ocasião, foram apresentadas as estratégias e políticas públicas adotadas no atual governo para combater a desinformação e promover a defesa de direitos dos cidadãos no ambiente digital. Tambem recebeu informações, com base nos inquéritos realizaods e nas investigações em curso, a respeito da construção e da massificação de narrativas e informações falsas, de forma coordenada, que levaram aos eventos do 8 de janeiro de 2023 e à premeditacao do assassinato de figuras proeminentes do governo eleito e do STF. Pôde, ainda, conhecer a importância conferida pelo governo ao avanço da regulamentação das redes sociais e do desenvolvimento e utilização da Inteligência Artificial, tanto no cenário nacional, por meio dos Projetos de Lei em discussão no Congresso, quanto na cooperação com governos de outros países.

DIREITOS HUMANOS — Na segunda-feira (10), em reunião com Pedro Vaca, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, abordou pautas como a proteção de crianças e adolescentes e de outros grupos historicamente vulnerabilizados no Brasil, além do combate ao discurso de ódio nos ambientes digitais. No encontro, a ministra citou o contexto das violências que afetam a infância e adolescência no país e a relação com o discurso de ódio. “Desde 2001, foram 43 ataques a escolas no Brasil. Só para chamar a atenção, 21 destes ataques ocorreram entre fevereiro de 2022 e outubro de 2023; 48,8% ocorreram neste período e nós temos uma leitura sobre isso”, pontuou.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país”, completou a ministra.

Macaé Evaristo entregou a Pedro Vaca o documento final do grupo de trabalho (GT) criado no âmbito do MDHC. O “Relatório de recomendações para o enfrentamento ao discurso de ódio e ao extremismo no Brasil” aponta as principais manifestações de ódio e extremismo a serem enfrentadas, como a violência nas escolas, atos antidemocráticos, racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e intolerância religiosa. O GT foi composto por representantes do Estado e da sociedade civil.

DEMOCRACIA — O relator também se encontrou com representantes do Poder Judiciário. Na segunda-feira (10), a reunião foi com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes. Barroso contextualizou o conjunto de fatos ocorridos no país que colocou em risco a institucionalidade e exigiu a firme atuação do Supremo. Entre estes fatos estavam incluídos discurso de parlamentar que defendia a agressão a ministros do Supremo, juntamente com inúmeras ofensas, e situações de risco democrático, como a politização das Forças Armadas, os ataques às instituições, além do incentivo a acampamentos que clamavam por golpe de Estado. Esse conjunto de fatos resultou nas invasões dos prédios dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

CONTEXTO – Já o ministro Alexandre de Moraes expôs o contexto de todas as investigações e narrou, detalhadamente, as circunstâncias que levaram à suspensão da rede social X, após descumprimento reiterado de decisões do Supremo e retirada dos representantes no Brasil. Moraes expôs ainda que cerca de 1.900 pessoas foram denunciadas após os ataques de 8 de janeiro e que, atualmente, 28 investigados têm perfis em redes sociais bloqueados por ordem do STF – oito no inquérito que apura ameaças ao STF, 10 no inquérito dos atos antidemocráticos e 10 no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado.

FAKE NEWS — A defesa da liberdade de expressão, dos direitos humanos e da democracia brasileira foram os principais temas abordados durante encontro na terça-feira (11) entre Pedro Vaca e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que apresentou um relato minucioso sobre as iniciativas da instituição nesse sentido. O ministro entregou ao relator especial o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que cita o Brasil como um dos países mais vulneráveis à disseminação de notícias falsas. “Isso tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real”, disse.

“A disseminação de notícias falsas tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real” Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União

VACINA – Entre os exemplos de prejuízos aos cidadãos o ministro citou campanhas de fake news associando a vacina contra a Covid 19 a risco de contração do vírus HIV; mentiras veiculadas em redes sociais que prejudicaram o acesso a ajuda das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul; e o crime contra a ordem econômica representado por mentiras recentemente divulgadas sobre o PIX.

REGULAÇÃO — Na avaliação de Messias, o debate sobre a regulação das plataformas digitais que a AGU promoveu em janeiro por meio de audiência e consulta públicas é fundamental “porque as indenizações e a remoção de conteúdo não têm sido suficientes para lidar com esse sofisticado sistema de desinformação, que tem levado a atos concretos de violência no Brasil”.

AÇÕES MINISTERIAIS — O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também se reuniu com o relator especial, na quarta-feira (12), e reafirmou o compromisso do Brasil com o direito à liberdade de expressão, bem como com a integridade da informação e o combate à desinformação. Ainda no Itamaraty, em reunião interministerial, representantes de pastas como das Mulheres, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Fazenda e da Saúde apresentaram questões sobre o impacto de ações de desinformação nas políticas de seus ministérios.

ELEIÇÕES — Na quarta-feira (12), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reuniu-se, por cerca de uma hora, com Pedro Vaca e sua equipe. A ministra respondeu a dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro, o funcionamento da Justiça Eleitoral e a legislação eleitoral. Além disso, falou sobre a atuação do TSE no combate à desinformação, a eficiência e a segurança das urnas eletrônicas, bem como explicou que o código-fonte dos equipamentos é disponibilizado para testes de interessados (especialistas, partidos políticos, entre outros) um ano antes da eleição — antigamente, esse prazo era de seis meses.

CONGRESSO — Pedro Vaca também se reuniu com parlamentares na terça e na quarta-feira e recebeu deles o relatório das investigações do Congresso Nacional sobre os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, disse que a reunião foi positiva por ter mostrado a Vaca que, através da atuação do Congresso e da relação com os demais Poderes, a liberdade de expressão no Brasil “está assegurada de forma legítima”. Para Eliziane, a OEA precisa ter um panorama completo a partir dos vários atores políticos.

MAIS ENCONTROS — Na terça-feira (11), a reunião foi na Polícia Federal, com a apresentação de vídeos sobre o 8 de Janeiro, inquéritos, ameaças a membros do governo, entre outros assuntos. Pedro Vaca também teve reuniões com parlamentares no Congresso. A missão do relator terminou nesta sexta-feira (14), em São Paulo. Após a conclusão da visita, espera-se que a CIDH apresente um relatório final com impressões sobre as informações coletadas no país.

TRADIÇÃO — O Brasil mantém tradição de convidar e receber visitas de relatores de organismos internacionais na área de direitos humanos, tendo em conta a importância do diálogo e intercâmbio com mecanismos de direitos humanos para o fortalecimento das políticas e iniciativas desenvolvidas no país. Em 2024, o Brasil recebeu igualmente visitas de relatores especiais da Organização das Nações Unidas sobre formas contemporâneas de racismo; violência contra crianças; e situação das pessoas defensoras de direitos humanos, bem como do Relator Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L
Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

O Natal da Cristiane de Jesus vai ser ainda mais saboroso este ano!
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

O projeto que segue para o Senado corta incentivos em 10% e aumenta a carga tributária para casas de apostas e fintechs visando equilíbrio orçamentário.
L
Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

O julgamento no STF foi interrompido por um pedido de vista, adiando a decisão sobre o valor que deve ser protegido de bancos em casos de superendividamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Tartaruga-da-Amazônia tem filhotes soltos no Vale do Guaporé apesar dos desafios ambientais

Tartaruga-da-Amazônia tem filhotes soltos no Vale do Guaporé apesar dos desafios ambientais

Soltura de filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Vale do Guaporé marca ciclo natural da espécie e reforça ações de preservação e educação ambiental.
L
Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Passageira de moto aplicativo morre em colisão com porta de Fiat Uno na zona leste

Passageira de moto aplicativo morre em colisão com porta de Fiat Uno na zona leste

Com o impacto, o condutor da motocicleta sofreu apenas lesões leves.
18
Motociclista morre após ser atropelado por carreta na BR-364, em Porto Velho

Motociclista morre após ser atropelado por carreta na BR-364, em Porto Velho

Acidente ocorreu próximo à entrada da Fimca, no sentido Candeias.
18
Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mudanças no Imposto de Renda beneficiarão 73,5% dos professores da educação básica

Mudanças no Imposto de Renda beneficiarão 73,5% dos professores da educação básica

Metade da categoria ficará isenta do tributo a partir de 2026.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

Rubro-negro desperdiça quatro cobranças e franceses garantem o primeiro título mundial de sua história nesta quarta-feira.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.