SEGUNDA-FEIRA, 23/02/2026

Em destaque

Brasil reforça seu compromisso com a liberdade de expressão durante visita de trabalho do relator da OEA

Relator especial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos discutiu, com representantes dos três poderes, medidas que o país tem adotado

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - 010

Publicado em 

Foto: MDHC

O relator especial para a Liberdade de Expressão (RELE) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), Pedro Vaca, fez, nesta semana, a convite do Governo Federal, sua primeira visita oficial ao Brasil. A agenda incluiu reuniões com autoridades dos Três Poderes e com lideranças da sociedade civil e do meio acadêmico para discutir as medidas que o Brasil tem adotado para preservar a liberdade de expressão e a integridade da informação, ao mesmo tempo em que combate desinformação, disseminação de notícias falsas e discurso de ódio.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país” Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania

Ao apoiar o trabalho da Comissão, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão e de imprensa como pilares do Estado Democrático de Direito, ressaltando sua disposição para o diálogo e a troca de experiências sobre esses e outros temas correlatos.

COMUNICAÇÃO – A visita do Relator teve início no domingo (9), quando manteve reunião na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), recebido pelo Secretário Executivo da pasta, Tiago César dos Santos, pelo Secretário de Políticas Digitais, João Brant, e pela chefe de Gabinete do ministro, Samara Castro.

Na ocasião, foram apresentadas as estratégias e políticas públicas adotadas no atual governo para combater a desinformação e promover a defesa de direitos dos cidadãos no ambiente digital. Tambem recebeu informações, com base nos inquéritos realizaods e nas investigações em curso, a respeito da construção e da massificação de narrativas e informações falsas, de forma coordenada, que levaram aos eventos do 8 de janeiro de 2023 e à premeditacao do assassinato de figuras proeminentes do governo eleito e do STF. Pôde, ainda, conhecer a importância conferida pelo governo ao avanço da regulamentação das redes sociais e do desenvolvimento e utilização da Inteligência Artificial, tanto no cenário nacional, por meio dos Projetos de Lei em discussão no Congresso, quanto na cooperação com governos de outros países.

DIREITOS HUMANOS — Na segunda-feira (10), em reunião com Pedro Vaca, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, abordou pautas como a proteção de crianças e adolescentes e de outros grupos historicamente vulnerabilizados no Brasil, além do combate ao discurso de ódio nos ambientes digitais. No encontro, a ministra citou o contexto das violências que afetam a infância e adolescência no país e a relação com o discurso de ódio. “Desde 2001, foram 43 ataques a escolas no Brasil. Só para chamar a atenção, 21 destes ataques ocorreram entre fevereiro de 2022 e outubro de 2023; 48,8% ocorreram neste período e nós temos uma leitura sobre isso”, pontuou.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país”, completou a ministra.

Macaé Evaristo entregou a Pedro Vaca o documento final do grupo de trabalho (GT) criado no âmbito do MDHC. O “Relatório de recomendações para o enfrentamento ao discurso de ódio e ao extremismo no Brasil” aponta as principais manifestações de ódio e extremismo a serem enfrentadas, como a violência nas escolas, atos antidemocráticos, racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e intolerância religiosa. O GT foi composto por representantes do Estado e da sociedade civil.

DEMOCRACIA — O relator também se encontrou com representantes do Poder Judiciário. Na segunda-feira (10), a reunião foi com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes. Barroso contextualizou o conjunto de fatos ocorridos no país que colocou em risco a institucionalidade e exigiu a firme atuação do Supremo. Entre estes fatos estavam incluídos discurso de parlamentar que defendia a agressão a ministros do Supremo, juntamente com inúmeras ofensas, e situações de risco democrático, como a politização das Forças Armadas, os ataques às instituições, além do incentivo a acampamentos que clamavam por golpe de Estado. Esse conjunto de fatos resultou nas invasões dos prédios dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

CONTEXTO – Já o ministro Alexandre de Moraes expôs o contexto de todas as investigações e narrou, detalhadamente, as circunstâncias que levaram à suspensão da rede social X, após descumprimento reiterado de decisões do Supremo e retirada dos representantes no Brasil. Moraes expôs ainda que cerca de 1.900 pessoas foram denunciadas após os ataques de 8 de janeiro e que, atualmente, 28 investigados têm perfis em redes sociais bloqueados por ordem do STF – oito no inquérito que apura ameaças ao STF, 10 no inquérito dos atos antidemocráticos e 10 no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado.

FAKE NEWS — A defesa da liberdade de expressão, dos direitos humanos e da democracia brasileira foram os principais temas abordados durante encontro na terça-feira (11) entre Pedro Vaca e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que apresentou um relato minucioso sobre as iniciativas da instituição nesse sentido. O ministro entregou ao relator especial o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que cita o Brasil como um dos países mais vulneráveis à disseminação de notícias falsas. “Isso tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real”, disse.

“A disseminação de notícias falsas tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real” Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União

VACINA – Entre os exemplos de prejuízos aos cidadãos o ministro citou campanhas de fake news associando a vacina contra a Covid 19 a risco de contração do vírus HIV; mentiras veiculadas em redes sociais que prejudicaram o acesso a ajuda das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul; e o crime contra a ordem econômica representado por mentiras recentemente divulgadas sobre o PIX.

REGULAÇÃO — Na avaliação de Messias, o debate sobre a regulação das plataformas digitais que a AGU promoveu em janeiro por meio de audiência e consulta públicas é fundamental “porque as indenizações e a remoção de conteúdo não têm sido suficientes para lidar com esse sofisticado sistema de desinformação, que tem levado a atos concretos de violência no Brasil”.

AÇÕES MINISTERIAIS — O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também se reuniu com o relator especial, na quarta-feira (12), e reafirmou o compromisso do Brasil com o direito à liberdade de expressão, bem como com a integridade da informação e o combate à desinformação. Ainda no Itamaraty, em reunião interministerial, representantes de pastas como das Mulheres, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Fazenda e da Saúde apresentaram questões sobre o impacto de ações de desinformação nas políticas de seus ministérios.

ELEIÇÕES — Na quarta-feira (12), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reuniu-se, por cerca de uma hora, com Pedro Vaca e sua equipe. A ministra respondeu a dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro, o funcionamento da Justiça Eleitoral e a legislação eleitoral. Além disso, falou sobre a atuação do TSE no combate à desinformação, a eficiência e a segurança das urnas eletrônicas, bem como explicou que o código-fonte dos equipamentos é disponibilizado para testes de interessados (especialistas, partidos políticos, entre outros) um ano antes da eleição — antigamente, esse prazo era de seis meses.

CONGRESSO — Pedro Vaca também se reuniu com parlamentares na terça e na quarta-feira e recebeu deles o relatório das investigações do Congresso Nacional sobre os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, disse que a reunião foi positiva por ter mostrado a Vaca que, através da atuação do Congresso e da relação com os demais Poderes, a liberdade de expressão no Brasil “está assegurada de forma legítima”. Para Eliziane, a OEA precisa ter um panorama completo a partir dos vários atores políticos.

MAIS ENCONTROS — Na terça-feira (11), a reunião foi na Polícia Federal, com a apresentação de vídeos sobre o 8 de Janeiro, inquéritos, ameaças a membros do governo, entre outros assuntos. Pedro Vaca também teve reuniões com parlamentares no Congresso. A missão do relator terminou nesta sexta-feira (14), em São Paulo. Após a conclusão da visita, espera-se que a CIDH apresente um relatório final com impressões sobre as informações coletadas no país.

TRADIÇÃO — O Brasil mantém tradição de convidar e receber visitas de relatores de organismos internacionais na área de direitos humanos, tendo em conta a importância do diálogo e intercâmbio com mecanismos de direitos humanos para o fortalecimento das políticas e iniciativas desenvolvidas no país. Em 2024, o Brasil recebeu igualmente visitas de relatores especiais da Organização das Nações Unidas sobre formas contemporâneas de racismo; violência contra crianças; e situação das pessoas defensoras de direitos humanos, bem como do Relator Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça condena Hytalo Santos a 11 anos de prisão por exploração sexual

Justiça condena Hytalo Santos a 11 anos de prisão por exploração sexual

Influenciador e o marido, Israel Vicente, foram sentenciados por expor adolescentes a conteúdos pornográficos e ambiente de risco na Paraíba.
L
Ministérios e FPF repudiam falas machistas de jogador contra árbitra

Ministérios e FPF repudiam falas machistas de jogador contra árbitra

Zagueiro Gustavo Marques questionou competência de Daiane Muniz após derrota do Bragantino; Federação encaminhará o caso à Justiça Desportiva.
L
Nova 364 divulga cronograma semanal de obras na BR-364

Nova 364 divulga cronograma semanal de obras na BR-364

Intervenções integram plano contínuo de manutenção da Nova 364 ao longo da BR-364, em Rondônia.
L
Rondônia registra queda nos roubos de celulares e aumento na recuperação de aparelhos em 2025

Rondônia registra queda nos roubos de celulares e aumento na recuperação de aparelhos em 2025

Dados da Segurança Pública apontam redução de 21% nos roubos e crescimento na devolução de celulares à população em Rondônia.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de segunda-feira, 23/02/2026: foco, decisões práticas e ajustes na rotina

Início de semana favorece organização, planejamento e comunicação objetiva.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Especialistas alertam para riscos de infecções silenciosas após o Carnaval

Especialistas alertam para riscos de infecções silenciosas após o Carnaval

Clamídia, gonorreia e HIV podem não apresentar sintomas imediatos; infectologistas recomendam testagem laboratorial para interromper cadeia de transmissão.
L
Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Nova sobretaxa entra em vigor nesta terça-feira e atinge exportações brasileiras; aço e alumínio mantêm alíquota de 50% somada ao novo adicional.
L
Feirão Limpa Nome oferece descontos de até 99% para dívidas

Feirão Limpa Nome oferece descontos de até 99% para dívidas

Mutirão segue até abril com participação de 2.200 empresas; negociações podem ser feitas online ou em agências dos Correios em todo o país.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS de final 6

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS de final 6

Com adicionais, valor médio do benefício sobe para R$ 690,01; programa alcança 18,84 milhões de famílias brasileiras em fevereiro.
L
Porto Velho amplia vacinas com novo CIIE

Porto Velho amplia vacinas com novo CIIE

Novo Centro Intermediário de Imunobiológicos Especiais reforça vacinação em Porto Velho e amplia acesso a imunobiológicos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

“É importante mostrar para o mundo o momento que vive o Brasil”, diz Lula na despedida da Índia

“É importante mostrar para o mundo o momento que vive o Brasil”, diz Lula na despedida da Índia

Antes de seguir para a Coreia do Sul, presidente destaca avanço do comércio exterior, reforça papel do BRICS e defende reforma na Organização das Nações Unidas.
L
Campanha da Fraternidade reforça importância do Minha Casa, Minha Vida, destaca Alckmin

Campanha da Fraternidade reforça importância do Minha Casa, Minha Vida, destaca Alckmin

Presidente em exercício participou de celebração em Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e ressaltou meta de 3 milhões de contratos até o fim de 2026.
L
Pedro Fernandes solicita pavimentação da RO-140 e ponte sobre o Rio Preto

Pedro Fernandes solicita pavimentação da RO-140 e ponte sobre o Rio Preto

Proposta prevê asfaltamento de 25 quilômetros e construção de estrutura em concreto para fortalecer mobilidade, segurança viária e desenvolvimento em Rio Crespo.
L
Brasil e Coreia do Sul elevam relação ao patamar de Parceria Estratégica

Brasil e Coreia do Sul elevam relação ao patamar de Parceria Estratégica

Presidentes Lula e Lee Jae-myung anunciam plano de ação para três anos e focam em semicondutores, transição energética e produção de vacinas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Engenheiro florestal é preso por suspeita de fraude com terras públicas em Rondônia

Engenheiro florestal é preso por suspeita de fraude com terras públicas em Rondônia

Investigação da Polícia Civil aponta esquema de venda irregular de áreas estaduais com uso de documentos falsos e auxílio de conhecimento técnico.
12
Polícia Militar apreende mais de 3 kg de maconha após acidente em RO

Polícia Militar apreende mais de 3 kg de maconha após acidente em RO

Casal em motocicleta colidiu com carreta na BR-364; droga foi encontrada em mochila durante atendimento médico no hospital municipal.
10
Homem agride esposa e morde braço da vítima no bairro Cristo Rei em Vilhena

Homem agride esposa e morde braço da vítima no bairro Cristo Rei em Vilhena

Violência ocorreu diante da filha da mulher, uma criança de 7 anos com deficiência; agressor de 25 anos estava embriagado e desferiu socos na parceira.
14

Homem é preso ao furtar fiação elétrica de empresa em Vilhena

Suspeito de 26 anos reagiu à prisão com socos e chutes contra policiais; câmeras de segurança confirmam que ele já havia atacado o local na mesma semana.
12
Cadela pit bull mata gato e causa pânico em moradores de Vilhena

Cadela pit bull mata gato e causa pânico em moradores de Vilhena

Animal de grande porte percorreu ruas do bairro Barão de Melgaço 1 de forma agressiva; Polícia Militar foi acionada para identificar o proprietário.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MADEIREIRA TECA LTDA

Licença de Operação N° 159628
L
Reforma Casa Brasil: veja o passo a passo para contratação digital

Reforma Casa Brasil: veja o passo a passo para contratação digital

Mais de 44 mil contratos já foram assinados na Caixa Econômica Federal pelo programa vinculado ao Minha Casa, Minha Vida.
L
Pré-venda de GTA 6 no Brasil começa com preço que assusta jogadores

Pré-venda de GTA 6 no Brasil começa com preço que assusta jogadores

Loja inicia cadastro para compra antecipada de GTA 6 por valor acima do padrão dos jogos AAA; preço ainda não é oficial da Rockstar Games.
L
Defesa alega legítima defesa em caso de mulher que esfaqueou marido em Cerejeiras

Defesa alega legítima defesa em caso de mulher que esfaqueou marido em Cerejeiras

Investigada de 30 anos prestou depoimento e foi liberada após incidente; advogado afirma que golpe único ocorreu durante agressões sofridas pela cliente.
10
Quando “As Branquelas 2” será lançado? Marlon Wayans fala sobre sequência

Quando “As Branquelas 2” será lançado? Marlon Wayans fala sobre sequência

Até o momento, “As Branquelas 2” não tem data de lançamento confirmada. O retorno da franquia depende do desempenho de outro projeto estrelado por Marlon Wayans.
L
Homem sobrevive a tentativa de homicídio no bairro Lagoa Azul

Homem sobrevive a tentativa de homicídio no bairro Lagoa Azul

Vítima de 41 anos foi atingida por dois disparos após ser cercada por grupo na zona Leste; crime estaria motivado por disputa de terras em Porto Velho.
16
Fevereiro Roxo alerta para diagnóstico precoce do Alzheimer em Porto Velho

Fevereiro Roxo alerta para diagnóstico precoce do Alzheimer em Porto Velho

Campanha da Semusa reforça orientação sobre sintomas, tratamento e fluxo de atendimento pelo SUS em Porto Velho.
L
Educação Especial avança com reorganização e atendimento ampliado em Porto Velho

Educação Especial avança com reorganização e atendimento ampliado em Porto Velho

SEMED e SEMIAS informam que 91% dos estudantes público da educação especial já estão atendidos na rede municipal de Porto Velho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.