SÁBADO, 20/12/2025

Em destaque

Brasil reforça seu compromisso com a liberdade de expressão durante visita de trabalho do relator da OEA

Relator especial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos discutiu, com representantes dos três poderes, medidas que o país tem adotado

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - 010

Publicado em 

Foto: MDHC

O relator especial para a Liberdade de Expressão (RELE) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), Pedro Vaca, fez, nesta semana, a convite do Governo Federal, sua primeira visita oficial ao Brasil. A agenda incluiu reuniões com autoridades dos Três Poderes e com lideranças da sociedade civil e do meio acadêmico para discutir as medidas que o Brasil tem adotado para preservar a liberdade de expressão e a integridade da informação, ao mesmo tempo em que combate desinformação, disseminação de notícias falsas e discurso de ódio.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país” Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania

Ao apoiar o trabalho da Comissão, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão e de imprensa como pilares do Estado Democrático de Direito, ressaltando sua disposição para o diálogo e a troca de experiências sobre esses e outros temas correlatos.

COMUNICAÇÃO – A visita do Relator teve início no domingo (9), quando manteve reunião na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), recebido pelo Secretário Executivo da pasta, Tiago César dos Santos, pelo Secretário de Políticas Digitais, João Brant, e pela chefe de Gabinete do ministro, Samara Castro.

Na ocasião, foram apresentadas as estratégias e políticas públicas adotadas no atual governo para combater a desinformação e promover a defesa de direitos dos cidadãos no ambiente digital. Tambem recebeu informações, com base nos inquéritos realizaods e nas investigações em curso, a respeito da construção e da massificação de narrativas e informações falsas, de forma coordenada, que levaram aos eventos do 8 de janeiro de 2023 e à premeditacao do assassinato de figuras proeminentes do governo eleito e do STF. Pôde, ainda, conhecer a importância conferida pelo governo ao avanço da regulamentação das redes sociais e do desenvolvimento e utilização da Inteligência Artificial, tanto no cenário nacional, por meio dos Projetos de Lei em discussão no Congresso, quanto na cooperação com governos de outros países.

DIREITOS HUMANOS — Na segunda-feira (10), em reunião com Pedro Vaca, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, abordou pautas como a proteção de crianças e adolescentes e de outros grupos historicamente vulnerabilizados no Brasil, além do combate ao discurso de ódio nos ambientes digitais. No encontro, a ministra citou o contexto das violências que afetam a infância e adolescência no país e a relação com o discurso de ódio. “Desde 2001, foram 43 ataques a escolas no Brasil. Só para chamar a atenção, 21 destes ataques ocorreram entre fevereiro de 2022 e outubro de 2023; 48,8% ocorreram neste período e nós temos uma leitura sobre isso”, pontuou.

“O crescimento de uma cultura extremista no país acabou provocando um maior número de mortes em ataques premeditados por meio das plataformas digitais sem mediação, sem mecanismo para enfrentar esse ódio, sem a formação da sociedade para lidar com isso e entender como esse processo tem produzido esses episódios no país”, completou a ministra.

Macaé Evaristo entregou a Pedro Vaca o documento final do grupo de trabalho (GT) criado no âmbito do MDHC. O “Relatório de recomendações para o enfrentamento ao discurso de ódio e ao extremismo no Brasil” aponta as principais manifestações de ódio e extremismo a serem enfrentadas, como a violência nas escolas, atos antidemocráticos, racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e intolerância religiosa. O GT foi composto por representantes do Estado e da sociedade civil.

DEMOCRACIA — O relator também se encontrou com representantes do Poder Judiciário. Na segunda-feira (10), a reunião foi com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes. Barroso contextualizou o conjunto de fatos ocorridos no país que colocou em risco a institucionalidade e exigiu a firme atuação do Supremo. Entre estes fatos estavam incluídos discurso de parlamentar que defendia a agressão a ministros do Supremo, juntamente com inúmeras ofensas, e situações de risco democrático, como a politização das Forças Armadas, os ataques às instituições, além do incentivo a acampamentos que clamavam por golpe de Estado. Esse conjunto de fatos resultou nas invasões dos prédios dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

CONTEXTO – Já o ministro Alexandre de Moraes expôs o contexto de todas as investigações e narrou, detalhadamente, as circunstâncias que levaram à suspensão da rede social X, após descumprimento reiterado de decisões do Supremo e retirada dos representantes no Brasil. Moraes expôs ainda que cerca de 1.900 pessoas foram denunciadas após os ataques de 8 de janeiro e que, atualmente, 28 investigados têm perfis em redes sociais bloqueados por ordem do STF – oito no inquérito que apura ameaças ao STF, 10 no inquérito dos atos antidemocráticos e 10 no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado.

FAKE NEWS — A defesa da liberdade de expressão, dos direitos humanos e da democracia brasileira foram os principais temas abordados durante encontro na terça-feira (11) entre Pedro Vaca e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que apresentou um relato minucioso sobre as iniciativas da instituição nesse sentido. O ministro entregou ao relator especial o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que cita o Brasil como um dos países mais vulneráveis à disseminação de notícias falsas. “Isso tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real”, disse.

“A disseminação de notícias falsas tem nos causado diversos problemas. Para além do discurso de ódio, há situações em que o prejuízo para a população é real” Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União

VACINA – Entre os exemplos de prejuízos aos cidadãos o ministro citou campanhas de fake news associando a vacina contra a Covid 19 a risco de contração do vírus HIV; mentiras veiculadas em redes sociais que prejudicaram o acesso a ajuda das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul; e o crime contra a ordem econômica representado por mentiras recentemente divulgadas sobre o PIX.

REGULAÇÃO — Na avaliação de Messias, o debate sobre a regulação das plataformas digitais que a AGU promoveu em janeiro por meio de audiência e consulta públicas é fundamental “porque as indenizações e a remoção de conteúdo não têm sido suficientes para lidar com esse sofisticado sistema de desinformação, que tem levado a atos concretos de violência no Brasil”.

AÇÕES MINISTERIAIS — O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também se reuniu com o relator especial, na quarta-feira (12), e reafirmou o compromisso do Brasil com o direito à liberdade de expressão, bem como com a integridade da informação e o combate à desinformação. Ainda no Itamaraty, em reunião interministerial, representantes de pastas como das Mulheres, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Fazenda e da Saúde apresentaram questões sobre o impacto de ações de desinformação nas políticas de seus ministérios.

ELEIÇÕES — Na quarta-feira (12), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reuniu-se, por cerca de uma hora, com Pedro Vaca e sua equipe. A ministra respondeu a dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro, o funcionamento da Justiça Eleitoral e a legislação eleitoral. Além disso, falou sobre a atuação do TSE no combate à desinformação, a eficiência e a segurança das urnas eletrônicas, bem como explicou que o código-fonte dos equipamentos é disponibilizado para testes de interessados (especialistas, partidos políticos, entre outros) um ano antes da eleição — antigamente, esse prazo era de seis meses.

CONGRESSO — Pedro Vaca também se reuniu com parlamentares na terça e na quarta-feira e recebeu deles o relatório das investigações do Congresso Nacional sobre os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, disse que a reunião foi positiva por ter mostrado a Vaca que, através da atuação do Congresso e da relação com os demais Poderes, a liberdade de expressão no Brasil “está assegurada de forma legítima”. Para Eliziane, a OEA precisa ter um panorama completo a partir dos vários atores políticos.

MAIS ENCONTROS — Na terça-feira (11), a reunião foi na Polícia Federal, com a apresentação de vídeos sobre o 8 de Janeiro, inquéritos, ameaças a membros do governo, entre outros assuntos. Pedro Vaca também teve reuniões com parlamentares no Congresso. A missão do relator terminou nesta sexta-feira (14), em São Paulo. Após a conclusão da visita, espera-se que a CIDH apresente um relatório final com impressões sobre as informações coletadas no país.

TRADIÇÃO — O Brasil mantém tradição de convidar e receber visitas de relatores de organismos internacionais na área de direitos humanos, tendo em conta a importância do diálogo e intercâmbio com mecanismos de direitos humanos para o fortalecimento das políticas e iniciativas desenvolvidas no país. Em 2024, o Brasil recebeu igualmente visitas de relatores especiais da Organização das Nações Unidas sobre formas contemporâneas de racismo; violência contra crianças; e situação das pessoas defensoras de direitos humanos, bem como do Relator Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia apresenta balanço das principais ações realizadas entre 15 e 19 de dezembro

Governo de Rondônia apresenta balanço das principais ações realizadas entre 15 e 19 de dezembro

Ações do governo de Rondônia entre 15 e 19 de dezembro incluem investimentos em segurança, educação, agricultura familiar, esporte, meio ambiente e qualificação profissional
L
Prefeito Léo Moraes aparece entre os três mais bem avaliados do país em pesquisa AtlasIntel

Prefeito Léo Moraes aparece entre os três mais bem avaliados do país em pesquisa AtlasIntel

Pesquisa AtlasIntel aponta 75% de aprovação ao prefeito Léo Moraes em Porto Velho, com uma das menores rejeições do Brasil
L

A detecção contínua de sistemas convectivos de tempestades abrange as regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste, Leste e Sudeste

Imagens meteorológicas indicam fortes chuvas na Bolívia e no Norte do Brasil nos próximos dias, com influência direta em Rondônia e risco de elevação dos rios Mamoré e Madeira.
L
Em parceria com Correios, Instituto Beneficente Guerreiras da Nova Porto Velho entrega presentes para crianças

Em parceria com Correios, Instituto Beneficente Guerreiras da Nova Porto Velho entrega presentes para crianças

Parceria solidária entre Correios e instituto atende pedidos de cartas escritas por crianças em ação realizada na zona leste de Porto Velho.
L

Operação feriado tem início na BR-364; obras terão restrições

A Nova 364 Concessionária de Rodovia inicia nesta sexta-feira, 19, a Operação Feriado. Até 4 de janeiro, todo efetivo operacional estará empenhado para garantir pronta-resposta ao usuário e fluidez do tráfego.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas

Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas

Texto fixa meta de superávit de R$ 34,2 bilhões e segue para sanção presidencial.
L
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026 com salário mínimo de R$ 1.621

Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026 com salário mínimo de R$ 1.621

Relatório do deputado Isnaldo Bulhões prevê despesas de R$ 6,5 trilhões e destina R$ 61 bilhões para emendas parlamentares no próximo ano.
L
Líder do PL nega desvios de verbas e justifica dinheiro em casa

Líder do PL nega desvios de verbas e justifica dinheiro em casa

Deputado Sóstenes Cavalcante afirma que os R$ 400 mil encontrados pela Polícia Federal são fruto da venda de um imóvel e nega irregularidades.
L
Moraes mantém condenação de Bolsonaro por trama golpista

Moraes mantém condenação de Bolsonaro por trama golpista

Ministro Alexandre de Moraes nega recurso contra pena de 27 anos de prisão por entender que Jair Bolsonaro não cumpre requisitos para novo julgamento.
L

Avatar Fogo e Cinzas chega ao Cine Araújo em Porto Velho

O novo capítulo da saga dirigida por James Cameron está em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho, com diversas opções de horários, salas 3D, sessões dubladas, legendadas, VIP e projeção a laser para o público aproveitar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Bets voltam a permitir contas ativas de beneficiários por decisão do STF.
L
PF aponta necessidade de cirurgia de hérnia em Bolsonaro

PF aponta necessidade de cirurgia de hérnia em Bolsonaro

Saúde exige procedimento urgente.
L
Congresso autoriza professores a acumular cargo público

Congresso autoriza professores a acumular cargo público

Educação garante segurança jurídica.
L
Reforma da Escola Pedro Mendes Cardoso é prioridade apontada por Dra. Taíssa

Reforma da Escola Pedro Mendes Cardoso é prioridade apontada por Dra. Taíssa

A deputada solicita à Seduc reforma geral em escola estadual de Jacinópolis, em Nova Mamoré
L
Ponte sobre o Rio Preto entra na pauta de infraestrutura defendida por Dra. Taíssa

Ponte sobre o Rio Preto entra na pauta de infraestrutura defendida por Dra. Taíssa

Dra. Taíssa solicita ao DER a revitalização da ponte que dá acesso à Linha 101, em União Bandeirantes
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Fraudes no INSS: O Caso Senador Weverton e o Desafio Ético da Política Brasileira

Fraudes no INSS: O Caso Senador Weverton e o Desafio Ético da Política Brasileira

Fraudes no INSS reacendem debate sobre conduta pública.
L
Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Câmeras de monitoramento flagram suspeita escondendo produtos de higiene e cosméticos em estabelecimento na avenida Jatuarana, em Porto Velho.
10
Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Investigação iniciada em Guajará-Mirim leva policiais a imóvel utilizado para refino e venda de entorpecentes em larga escala na capital.
12
Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão prendem suspeitos com simulacro de arma e celulares roubados após perseguição no bairro São Francisco, em Porto Velho.
14
Jovem sofre fratura exposta em acidente na avenida Guaporé

Jovem sofre fratura exposta em acidente na avenida Guaporé

Motociclista de 19 anos fica ferido após colisão com carro de militar da Força Aérea no cruzamento com a rua Coimbra, em Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil espera assinatura rápida do acordo Mercosul–UE

Brasil espera assinatura rápida do acordo Mercosul–UE

Alckmin reforça otimismo sobre acordo Mercosul–União Europeia.
L
Federação Rondoniense de Tênis de Mesa apresenta resultados do nacional

Federação Rondoniense de Tênis de Mesa apresenta resultados do nacional

Presidente Jesse Tagino destaca conquistas de medalhas e evolução técnica de Rondônia no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa durante coletiva.
L
CMN regulamenta crédito de R$ 6 bilhões para caminhões

CMN regulamenta crédito de R$ 6 bilhões para caminhões

Linha do CMN cria financiamento de caminhões novos e seminovos.
L
Campinas encara Perugia na semifinal do Mundial de Clubes

Campinas encara Perugia na semifinal do Mundial de Clubes

Mundial de Clubes tem Campinas como único brasileiro vivo na disputa.
L
Lei garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos

Lei garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos

Mamografia passa a ser direito no SUS para mulheres desde os 40 anos.
L
Prazo do Sociobio Mais para extrativistas termina sábado

Prazo do Sociobio Mais para extrativistas termina sábado

Sociobio Mais permite solicitar subvenção por vendas abaixo do preço mínimo.
L
Resiliência climática conecta Amazônia e Paraná em evento

Resiliência climática conecta Amazônia e Paraná em evento

Resiliência climática reúne pesquisadores de Rondônia e povos tradicionais em debates científicos e comunitários no Paraná.
L
Prefeitura de Jaru reforça drenagem na Linha 614 durante chuvas

Prefeitura de Jaru reforça drenagem na Linha 614 durante chuvas

Manutenção inclui substituição de tubos e manilhas para melhorar vazão.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Governo aposta em receitas extras para reforçar Orçamento de 2026

Governo aposta em receitas extras para reforçar Orçamento de 2026

Medidas incluem combate ao devedor contumaz e tributação sobre criptoativos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.