QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Lideranças Municipais Discutem Mudança do Programa Calha Norte para o MIDR e Andamento de 262 Projetos Conveniados em Rondônia

O encontro teve como objetivo discutir o andamento dos 262 projetos conveniados em Rondônia e a preocupação com a transferência do programa para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) a partir de 2025.

Por Arom Comunicação - 20

Publicado em 

Lideranças Municipais Discutem Mudança do Programa Calha Norte para o MIDR e Andamento de 262 Projetos Conveniados em Rondônia

Na manhã desta quinta-feira, 13, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Hildon Chaves, acompanhado do deputado federal Thiago Flores, do prefeito de Nova Mamoré e vice-presidente da AROM, Marcélio Brasileiro, e do prefeito de Vale do Paraíso, Charles Gomes, esteve no Ministério da Defesa para uma reunião com o diretor do Programa Calha Norte, Franselmo Araújo Costa. O encontro teve como objetivo discutir o andamento dos 262 projetos conveniados em Rondônia e a preocupação com a transferência do programa para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) a partir de 2025.

Durante a reunião, o diretor Franselmo Araújo destacou o crescimento exponencial do volume de obras no estado e o consequente aumento nos prazos de execução, atribuído à ampliação dos investimentos. “O prazo das obras está crescendo e o crescimento é exponencial. Em 2025, as emendas destinadas ao Programa Calha Norte serão direcionadas ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), especificamente à Diretoria de Integração, para facilitar o acompanhamento e execução das obras que já se encontram em andamento”, explicou o diretor.

Araújo também garantiu que, apesar da transição administrativa, o Calha Norte continuará acompanhando os 262 projetos conveniados até 2024 e manterá o apoio técnico por meio de capacitações locais. “O Programa Calha Norte acompanhará os projetos conveniados até 2024 e mantém o compromisso de permanecer com as capacitações locais, garantindo que os gestores municipais tenham suporte técnico adequado para a conclusão das obras e o correto uso dos recursos públicos”, afirmou.

O diretor ainda explicou que as emendas a serem destinadas em 2025 serão direcionadas para novos projetos, agora sob a gestão compartilhada com o MIDR. “As emendas do próximo ano serão destinadas a novos projetos em conjunto com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O objetivo é otimizar o acompanhamento e a execução dessas obras, assegurando que os recursos cheguem de maneira eficiente aos municípios e que as obras em andamento tenham continuidade sem entraves administrativos”, destacou Araújo.

Atualmente, Rondônia conta com 262 projetos conveniados pelo Calha Norte, distribuídos em diversos municípios. As obras contemplam infraestrutura urbana, pavimentação, construção de escolas, unidades de saúde e melhorias em espaços públicos, com recursos provenientes de emendas parlamentares e repasses federais.

O presidente da AROM, Hildon Chaves, ressaltou a importância dessa interlocução direta com o Calha Norte para garantir que os projetos municipais sejam entregues com eficiência. “Essa reunião foi fundamental para entendermos a nova dinâmica das emendas parlamentares e assegurarmos que os recursos continuem chegando de forma célere aos municípios. Rondônia tem projetos estratégicos em execução e nossa prioridade é garantir que não haja interrupções nesse processo”, afirmou.

O deputado federal Thiago Flores também enfatizou a relevância da parceria institucional entre a bancada federal e os gestores municipais para viabilizar obras que atendam às demandas das comunidades locais. “A união entre o Congresso, o Governo Federal e as prefeituras tem sido decisiva para o avanço de importantes obras de infraestrutura no estado”, destacou o parlamentar.

Para o prefeito de Nova Mamoré e vice-presidente da AROM, Marcélio Brasileiro, o encontro foi uma oportunidade para reforçar as necessidades dos municípios de fronteira. “Temos projetos importantes em nossa região que dependem do apoio técnico e financeiro do Calha Norte, e essa reunião reforça o comprometimento com a continuidade dessas ações”, pontuou.

O Programa Calha Norte, ligado ao Ministério da Defesa, é responsável por repassar recursos para obras de infraestrutura, especialmente em municípios da Amazônia Legal, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e estrutural das cidades contempladas. Em Rondônia, os 262 projetos conveniados em andamento envolvem investimentos significativos para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com a transferência da gestão do programa para o MIDR em 2025, o governo federal busca otimizar os investimentos e integrar ainda mais as ações voltadas ao desenvolvimento regional, com projetos geridos em conjunto entre o Calha Norte e o MIDR. A AROM segue acompanhando de perto o andamento desses projetos e reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável dos municípios rondonienses.

Ao final da reunião, o prefeito Charles Gomes, de Vale do Paraíso, destacou, em nome do presidente da AROM, Hildon Chaves, a disponibilidade da entidade em seguir contribuindo com o Calha Norte nesse processo de transição. “A AROM, como sempre fez, se mantém aberta para auxiliar o Calha Norte nas ações de capacitação técnica junto aos municípios rondonienses. Essa parceria é fundamental para que os gestores estejam preparados e seguros na execução dos projetos conveniados”, afirmou o prefeito.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RESENHA POLÍTICA - Rondônia: justiça, política e tensão atual

RESENHA POLÍTICA – Rondônia: justiça, política e tensão atual

Justiça e política: decisão judicial, cenário eleitoral, Carnaval e investigações expõem tensões institucionais no debate público em Rondônia e atual hoje.
L
Prefeitura capacita servidores no uso do SEI com apoio da Polícia Civil

Prefeitura capacita servidores no uso do SEI com apoio da Polícia Civil

Treinamento busca qualificar equipes da Semias, reduzir uso de papel e tornar a tramitação administrativa mais ágil e econômica em Porto Velho.
L
Energisa: alertas digitais sobre desligamentos

Energisa: alertas digitais sobre desligamentos

Clientes da Energisa podem receber avisos com 72 horas de antecedência sobre manutenções programadas ao manter cadastro atualizado nos canais digitais da concessionária.
L
Conselheiros tutelares: tablets reforçam atuação

Conselheiros tutelares: tablets reforçam atuação

Entrega de tablets fortalece conselheiros tutelares em Rondônia, ampliando registros em tempo real, integração institucional e proteção de crianças e adolescentes.
L
Trabalho infantil: ações reforçadas no Carnaval

Trabalho infantil: ações reforçadas no Carnaval

Ações contra o trabalho infantil no Carnaval mobilizam Porto Velho com orientação, denúncias e proteção para evitar exploração de crianças e adolescentes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes remotos do Idep ampliam qualificação em Rondônia com inscrições abertas para estudantes que buscam atualização e inserção no mercado.
L
Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Obra nas ruas Humaitá e Raimundo Cantuária amplia drenagem em Porto Velho para reduzir alagamentos, melhorar mobilidade e garantir mais segurança no período chuvoso.
L

Pelas Trilhas de Rondon, Até o Céu de Roraima

Relato sensível e histórico sobre a subida ao Monte Roraima, unindo memória, pesquisa e emoção para manter viva a trajetória de Rondon e a identidade amazônica.
L
Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Programação prevê desfile no circuito da avenida Pinheiro Machado, com concentração às 22h e expectativa de grande público na capital.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Beneficiários com NIS final 1 recebem nesta quinta-feira; crédito será unificado em oito estados devido a situação de emergência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Educação: Eyder Brasil destina R$ 5 milhões a escolas

Educação: Eyder Brasil destina R$ 5 milhões a escolas

Emendas garantidas nos primeiros meses de 2026 contemplam cerca de 20 unidades de ensino em Rondônia com melhorias estruturais, equipamentos e manutenção.
L
RO-205: Pedro Fernandes cobra obras estruturantes

RO-205: Pedro Fernandes cobra obras estruturantes

Deputado defende pavimentação total, nova ponte de concreto e integração logística como prioridades para garantir segurança, mobilidade e desenvolvimento regional.
L
MPRO: agenda debate segurança em Brasília

MPRO: agenda debate segurança em Brasília

MPRO participa de reuniões em Brasília com autoridades federais para discutir segurança pública, PEC 18 e fortalecimento institucional do sistema de Justiça.
L
Triunfo conectada: Cristiane Lopes viabiliza torre de telefonia e internet

Triunfo conectada: Cristiane Lopes viabiliza torre de telefonia e internet

Cristiane Lopes viabiliza torre em Triunfo, levando internet e telefonia ao distrito de Candeias do Jamari, ampliando serviços, comércio e segurança.
L
Coronel Chrisóstomo é eleito vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara

Coronel Chrisóstomo é eleito vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara

A Comissão de Minas e Energia tem papel fundamental na discussão de políticas públicas relacionadas aos setores de energia elétrica, petróleo, gás, mineração, combustíveis e fontes renováveis, áreas consideradas essenciais para o crescimento sustentável do Brasil.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Operação foi realizada na zona rural e investigações seguem em andamento.
16
Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Acidente ocorreu no bairro Novo Brasília e mobilizou equipe do SAMU.
14
Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Suspeito foi localizado no bairro Duque de Caxias e encaminhado ao presídio.
10
Acidente na saída de posto deixa motociclista com fratura grave em RO

Acidente na saída de posto deixa motociclista com fratura grave em RO

Colisão ocorreu na Avenida Edson Lima do Nascimento; vítima foi socorrida pelo SAMU.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MARIA GORETT FERNANDES

LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE  LAMP , LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA E LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
Inovação industrial: jornada reúne setor em RO

Inovação industrial: jornada reúne setor em RO

Jornada Nacional de Inovação da Indústria mobiliza Sebrae e FIERO em Porto Velho para integrar empresas, startups e academia em soluções tecnológicas e sustentáveis.
L
Dia do Atleta: July inspira pelo esporte

Dia do Atleta: July inspira pelo esporte

Dia do Atleta destaca trajetória de July Maciel em Porto Velho, mostrando como incentivo público, disciplina e esporte transformam vidas e geram oportunidades.
L
Família Acolhedora: plataforma digital fortalece serviço

Família Acolhedora: plataforma digital fortalece serviço

Família Acolhedora ganha site informativo em Porto Velho para orientar voluntários, ampliar transparência e reforçar a proteção de crianças e adolescentes.
L
Educação infantil: planejamento integrado avança

Educação infantil: planejamento integrado avança

Grupo de trabalho fortalece planejamento da educação infantil em Porto Velho, unindo gestão e Caixa para melhorar creches, infraestrutura e atendimento às famílias.
L
Toffoli reconhece sociedade em empresa ligada a resort e nega vínculo financeiro com dono do Master

Toffoli reconhece sociedade em empresa ligada a resort e nega vínculo financeiro com dono do Master

Ministro afirma que nunca recebeu valores de Daniel Vorcaro e diz que não há impedimento legal.
L
Ministério lança campanha e incentiva prevenção durante o Carnaval

Ministério lança campanha e incentiva prevenção durante o Carnaval

Ação foca principalmente nos jovens e reforça uso de preservativos e outros métodos contra ISTs.
L
Veículo com carga de gado tomba em estrada rural e animais morrem

Veículo com carga de gado tomba em estrada rural e animais morrem

Acidente ocorreu na Linha 23-C; parte dos bovinos não resistiu após cair em área alagada.
12
Colisão no bairro Olímpico deixa motociclista gravemente ferido em RO

Colisão no bairro Olímpico deixa motociclista gravemente ferido em RO

Vítima sofreu fratura exposta após bater contra árvore.
14
PM impede retirada de Audi após colisão e fuga de motorista em RO

PM impede retirada de Audi após colisão e fuga de motorista em RO

Condutora do carro de luxo deixou o local após a batida; advogado compareceu em sua representação.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.