O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSIM) apresentam mais um cronograma da previsão do tempo pelo jornalismo do News Rondônia.
Desta vez, para o final de semana, todo o estado de Rondônia será atingido por chuvas de dois grupos meteorológicos. Em parte do estado, desde o município de Porto Velho (nordeste) até o sudeste, os dados indicam chuvas de nível 2, com grau de severidade. Essas tempestades são caracterizadas por acumulados elevados e trazem impactos significativos, principalmente alagamentos em bairros com drenagem deficiente.
Outro grande problema dessas chuvas é que, por serem de acumulação, caem intensamente em curtos intervalos de tempo. Os estudos meteorológicos indicam a ocorrência desse fenômeno nas áreas mencionadas nas próximas 24 horas, a contar desta sexta-feira (14) até o sábado (15).
Já no restante de Rondônia, a previsão também aponta a ocorrência de chuvas, mas de nível 1, caracterizadas como tempestades severas, isoladas e pouco organizadas. Essa previsão é válida a partir do dia 15 e se estende até o dia 16, abrangendo todo o estado de Rondônia.
Ainda hoje, as chuvas serão volumosas em quase todo o estado. Na região de Porto Velho, as tempestades se estenderão pela tarde. Neste momento, o alerta do Inmet indica que o estado está sob risco de chuvas intensas, com alta severidade devido aos acumulados. Essa notificação abrange praticamente todo o estado, com exceção de áreas entre o noroeste e o sudoeste.