SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

Governo estimula criação de secretarias para as mulheres nas cidades

Número de secretarias passou de 258 em 2023 para 1.045 em 2024

Por GILBERTO COSTA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Governo estimula criação de secretarias para as mulheres nas cidades
ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério das Mulheres lançou o Guia para Criação e Implementação de Secretarias de Políticas para as Mulheres no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que ocorre em Brasília até esta quinta-feira (13). O guia está disponível no site do ministério.

O propósito da publicação é estimular gestoras e gestores municipais a criarem estruturas administrativas que implantem políticas públicas em favor de mais equidade entre homens e mulheres e da ampliação de direitos delas.

Dados do Ministério das Mulheres contabilizam nove secretarias de políticas para as mulheres em cada grupo de 50 municípios, um total de 1.045 em 2024 – número quatro vezes acima do que havia em 2023: 258 secretarias.

A criação de secretarias de Políticas para as Mulheres deve ser uma das prioridades das 728 prefeitas que tomaram posse em 1º de janeiro. A avaliação é da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em entrevista à Agência Brasil.

De acordo com ela, “o segundo desafio é orçamentário”, ou seja, ter recursos para custear políticas de combate à violência contra as mulheres e financiar iniciativas para geração de trabalho, emprego e renda – “duas demandas fortes” ouvidas pela ministra no encontro com as novas prefeitas na tarde dessa quarta-feira (12).

Primeira secretaria

A pauta de políticas públicas para as mulheres se assemelha à agenda que havia em 2005 quando Moema Gramacho (PT-BA) assumiu o primeiro dos quatro mandatos de prefeita que exerceu na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador (BA). Ela foi a primeira gestora municipal a criar uma secretaria de Políticas para Mulheres.

“É preciso políticas públicas que deem independência e autonomia às mulheres”, defende Moema, que hoje participa das direções da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Para ela, a geração de trabalho, emprego e renda é fundamental para evitar situações em que as mulheres precisam denunciar homens por causa de violência de gênero, mas os agressores são os próprios companheiros, provedores da família.

Conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 63% dos autores de feminicídio em 2023 eram parceiros íntimos e 21,2% eram ex-parceiros.

Moema Gramacho lembra que a violência física contra a mulher diminuiu depois da implantação da Lei Maria da Penha em 2006. Para ela, no entanto, outras formas de violência perduram. “Quando me candidatei pela primeira vez à prefeitura, ouvi de um dos nossos adversários que eu ‘não ia para lugar nenhum’ e que mulher ‘que só sabe tocar fogão, não vai saber tocar uma prefeitura.’’

Manifestações misóginas também ouviu, vinte anos depois de Moema Gramacho, a prefeita de Mozarlândia (GO) Lucijane Freires Alencar (MDB-GO). Durante a campanha eleitoral do ano passado, ela relata que enfrentou discriminação. “As pessoas falavam que mulher não tem competência.”

Empatia

Para Lucijane Freires Alencar, “o mundo carece de mais mulheres na política por causa da visão diferenciada, com mais empatia”. Ela recomenda “a todas as mulheres que têm interesse e a coragem que se candidatem e se coloquem à disposição da política. “Somos capazes e competentes.”

Lucijane Freires Alencar e Moema Gramacho estão em polos políticos diferentes. Mas apesar das distinções ideológicas e partidárias, gestoras como elas mantêm diálogo e compartilham iniciativas, como ocorre no Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), criado em 2017 com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“O Movimento Mulheres Municipalistas tem sido um espaço fundamental para essa articulação. Por meio dele, conseguimos trocar experiências, fortalecer nossa participação política e pressionar por políticas públicas que atendam às demandas das mulheres nos municípios”, diz Tania Ziulkoski fundadora do movimento e também prefeita de Pimenteiras (PI).

Apesar de serem maioria na população e no eleitorado, as mulheres seguem sub-representadas na política, como registra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições municipais do ano passado, além das 728 prefeitas eleitas (13% das cidades), 1.066 vice-prefeitas formaram chapas (19% dos municípios). O número de vereadoras eleitas (10.537) é quase cinco vezes menor do que o número de homens eleitos (47.189).

Apenas duas mulheres foram eleitas como prefeitas de capital: Emília Corrêa (Aracaju-SE), do PL, e Adriane Lopes (Campo Grande-MS), do PP.

Tania Ziulkoski cita levantamento feito pela CNM no ano passado que contabilizou outros indicadores da sub-representação feminina: “2.311 candidatas foram registradas para disputar o cargo nas prefeituras de 1.947 cidades, número que corresponde a 15% do total de candidatos do pleito deste ano.”

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conhecimento em IA é diferencial para 80% dos jovens no Emprego

Conhecimento em IA é diferencial para 80% dos jovens no Emprego

Pesquisa mostra que a maioria dos jovens brasileiros acredita que o domínio de Inteligência Artificial é impactante para obter uma ocupação e já utiliza a tecnologia para pesquisas e geração de conteúdo.
L
Certidão retificada traz alívio a famílias de vítimas da Ditadura

Certidão retificada traz alívio a famílias de vítimas da Ditadura

Ministra Macaé Evaristo entregou em Brasília documento que reconhece que morte de ativistas foi causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática a opositores.
L
Fortaleza sedia Mercado de Indústrias Criativas do Brasil e Ibero-América

Fortaleza sedia Mercado de Indústrias Criativas do Brasil e Ibero-América

O MICBR+Ibero-América, considerado o maior mercado de negócios culturais do Brasil, acontece em Fortaleza até domingo (7), reunindo 120 compradores internacionais e mais de 600 profissionais do setor.
L
Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

O horóscopo desta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, aponta tendências que influenciam o humor, o trabalho, as relações pessoais e o comportamento emocional dos signos ao longo do dia.
L

Zona de Convergência do Atlântico Sul: ZCAS intensifica chuvas em Rondônia e em grande parte do Brasil

Sistema que transporta umidade da Amazônia para outras regiões do país já está em formação e deve provocar volumes elevados de chuva, com risco de tempestades nos próximos dias
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Manoel Camilo da Rocha

Familiares e amigos se despedem de Manoel Camilo da Rocha, aos 81 anos, em cerimônia na Câmara Municipal de Candeias, seguida de sepultamento no cemitério da cidade.
L

Novo paredão formado no Rondônia Reality Show, vote para eliminar

A disputa está entre Lylian Silva, Daiane Beda e Skem Kika, o público decide quem deixa a casa no sábado às 19h30
L

Emenda parlamentar permite aquisição de canetas de Mounjaro para obesos em Vilhena

Projeto inédito com uso da tirzepatida vai atender moradores com obesidade mórbida em parceria com a Secretaria de Saúde, oferecendo acompanhamento médico e multidisciplinar.
L

Mosca-da-carambola acende alerta em Rondônia após casos suspeitos no Amazonas

Detecção de exemplares suspeitos da praga no Amazonas coloca produtores de Rondônia em alerta máximo devido ao alto risco de prejuízos à fruticultura e às exportações.
L

Sammya Tubarão é eliminada no paredão do Rondônia Reality Show

Com ampla maioria dos votos na noite desta quinta-feira, Sammya Tubarão deixa a disputa após liderar a rejeição do público em um dos paredões mais movimentados da temporada
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Acusações de traição colocam casal de deputados do Acre e Amazonas no centro de polêmica

Deputada se envolveu em confusão dentro da Câmara de Rio Preto da Eva após crise conjugal vir a público, com troca de acusações, vídeos nas redes sociais e reação de familiares.
L
Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Presidente Alex Redano solicita à Sesdec as minutas atualizadas das leis de Organização Básica e de Promoções da Polícia Militar para garantir transparência, análise técnica e segurança jurídica.
L
Primeiros Socorros: Dra. Taíssa propõe capacitação obrigatória para pais em Rondônia

Primeiros Socorros: Dra. Taíssa propõe capacitação obrigatória para pais em Rondônia

Projeto de Lei da Deputada Dra. Taíssa torna obrigatória a capacitação em Primeiros Socorros em hospitais e maternidades de Rondônia, visando reduzir a mortalidade infantil por acidentes e asfixia.
L
Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em reunião do Conselhão que o Brasil terá a menor inflação da história nos quatro anos do atual mandato, destacando a conciliação entre baixa nos preços e o menor índice de desemprego.
L
Marinho pede debate sobre escala 6x1 e financiamento de sindicatos

Marinho pede debate sobre escala 6×1 e financiamento de sindicatos

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da II Conferência Nacional do Trabalho em São Paulo, onde citou a necessidade de debater o fim da escala 6 por 1 e a garantia de condições financeiras decentes para que os sindicatos possam atuar.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil participa da Operação Narke 5 e combate o crime organizado

Polícia Civil participa da Operação Narke 5 e combate o crime organizado

O Departamento de Narcóticos de Rondônia integrou a ação nacional que apreendeu mais de 10 toneladas de drogas e causou o prejuízo de mais de R$ 242 milhões ao narcotráfico.
12
Polícia Civil executa 98 mandados contra crime organizado em RO

Polícia Civil executa 98 mandados contra crime organizado em RO

A ação, batizada de Operação Descarrilho II, mobilizou mais de 200 policiais para desarticular uma organização criminosa com atuação em Rondônia e Mato Grosso do Sul.
10
Motoboy é perseguido e executado a tiros na zona leste

Motoboy é perseguido e executado a tiros na zona leste

A vítima ainda tentou fugir, correndo para dentro de uma casa na região.
18
PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

Homem mantinha relacionamentos virtuais e distribuía fotos e vídeos sem consentimento das vítimas, inclusive no exterior
14
Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Operação da DEPCA na capital de Rondônia resulta na prisão de homem investigado por abuso sexual de adolescentes; eletrônicos são apreendidos para perícia digital.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: EVANGELISTA & TURCATTO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 147 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: J P R VIANA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00009.003/2025-SUL
L
Vaticano vota contra permissão de mulheres como diaconisas

Vaticano vota contra permissão de mulheres como diaconisas

Comissão de alto nível votou contra a ordenação de mulheres para o diaconato, mantendo o clero exclusivamente masculino. Relatório, no entanto, recomendou um estudo teológico e histórico mais aprofundado sobre o tema.
L
BC Protege+ bloqueia 3.170 tentativas de contas falsas em três dias

BC Protege+ bloqueia 3.170 tentativas de contas falsas em três dias

Em apenas três dias, o serviço BC Protege+ do Banco Central bloqueou 3.170 tentativas de abertura de contas fraudulentas. A proteção, gratuita, já foi ativada por 193,8 mil pessoas, servindo como uma camada extra de segurança contra fraudes de identidade.
L
Bolsa bate novo recorde e encosta em 162 mil pontos

Bolsa bate novo recorde e encosta em 162 mil pontos

O índice Ibovespa da B3 encerrou a quarta-feira (3) em alta de 0,41%, atingindo 161.755 pontos. A valorização foi impulsionada por commodities e ações de consumo, enquanto o dólar recuou para R$ 5,31.
L
Orientação educacional foca no sujeito e bem-estar do aluno

Orientação educacional foca no sujeito e bem-estar do aluno

Orientadores educacionais celebram seu dia nesta quinta-feira (4) com a profissão cada vez mais voltada ao desenvolvimento integral e socioemocional dos estudantes, mediando conflitos e promovendo a saúde mental.
L

Requerimento de Outora: AUTO POSTO J J LTDA

Outorga de aguas Subterrâneas
L
Economia do Brasil cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2025

Economia do Brasil cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2025

O Produto Interno Bruto (PIB) do país expandiu 0,1% entre julho e setembro, atingindo R$ 3,2 trilhões, com alta acumulada de 2,7% em quatro trimestres, conforme dados divulgados pelo IBGE.
L

XX Repensando: acadêmicos de Letras – Espanhol e Inglês compartilham os resultados de sua imersão no conhecimento rumo à docência

As atividades propostas fomentam a reflexão sobre o estágio curricular obrigatório dos estudantes de licenciatura da Universidade Federal de Rondônia.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CANARY GOLD MINERACAO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE MEDIO PORTE LAMP
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.