TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

Governo estimula criação de secretarias para as mulheres nas cidades

Número de secretarias passou de 258 em 2023 para 1.045 em 2024

Por GILBERTO COSTA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Governo estimula criação de secretarias para as mulheres nas cidades
ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério das Mulheres lançou o Guia para Criação e Implementação de Secretarias de Políticas para as Mulheres no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que ocorre em Brasília até esta quinta-feira (13). O guia está disponível no site do ministério.

O propósito da publicação é estimular gestoras e gestores municipais a criarem estruturas administrativas que implantem políticas públicas em favor de mais equidade entre homens e mulheres e da ampliação de direitos delas.

Dados do Ministério das Mulheres contabilizam nove secretarias de políticas para as mulheres em cada grupo de 50 municípios, um total de 1.045 em 2024 – número quatro vezes acima do que havia em 2023: 258 secretarias.

A criação de secretarias de Políticas para as Mulheres deve ser uma das prioridades das 728 prefeitas que tomaram posse em 1º de janeiro. A avaliação é da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em entrevista à Agência Brasil.

De acordo com ela, “o segundo desafio é orçamentário”, ou seja, ter recursos para custear políticas de combate à violência contra as mulheres e financiar iniciativas para geração de trabalho, emprego e renda – “duas demandas fortes” ouvidas pela ministra no encontro com as novas prefeitas na tarde dessa quarta-feira (12).

Primeira secretaria

A pauta de políticas públicas para as mulheres se assemelha à agenda que havia em 2005 quando Moema Gramacho (PT-BA) assumiu o primeiro dos quatro mandatos de prefeita que exerceu na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador (BA). Ela foi a primeira gestora municipal a criar uma secretaria de Políticas para Mulheres.

“É preciso políticas públicas que deem independência e autonomia às mulheres”, defende Moema, que hoje participa das direções da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Para ela, a geração de trabalho, emprego e renda é fundamental para evitar situações em que as mulheres precisam denunciar homens por causa de violência de gênero, mas os agressores são os próprios companheiros, provedores da família.

Conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 63% dos autores de feminicídio em 2023 eram parceiros íntimos e 21,2% eram ex-parceiros.

Moema Gramacho lembra que a violência física contra a mulher diminuiu depois da implantação da Lei Maria da Penha em 2006. Para ela, no entanto, outras formas de violência perduram. “Quando me candidatei pela primeira vez à prefeitura, ouvi de um dos nossos adversários que eu ‘não ia para lugar nenhum’ e que mulher ‘que só sabe tocar fogão, não vai saber tocar uma prefeitura.’’

Manifestações misóginas também ouviu, vinte anos depois de Moema Gramacho, a prefeita de Mozarlândia (GO) Lucijane Freires Alencar (MDB-GO). Durante a campanha eleitoral do ano passado, ela relata que enfrentou discriminação. “As pessoas falavam que mulher não tem competência.”

Empatia

Para Lucijane Freires Alencar, “o mundo carece de mais mulheres na política por causa da visão diferenciada, com mais empatia”. Ela recomenda “a todas as mulheres que têm interesse e a coragem que se candidatem e se coloquem à disposição da política. “Somos capazes e competentes.”

Lucijane Freires Alencar e Moema Gramacho estão em polos políticos diferentes. Mas apesar das distinções ideológicas e partidárias, gestoras como elas mantêm diálogo e compartilham iniciativas, como ocorre no Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), criado em 2017 com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“O Movimento Mulheres Municipalistas tem sido um espaço fundamental para essa articulação. Por meio dele, conseguimos trocar experiências, fortalecer nossa participação política e pressionar por políticas públicas que atendam às demandas das mulheres nos municípios”, diz Tania Ziulkoski fundadora do movimento e também prefeita de Pimenteiras (PI).

Apesar de serem maioria na população e no eleitorado, as mulheres seguem sub-representadas na política, como registra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições municipais do ano passado, além das 728 prefeitas eleitas (13% das cidades), 1.066 vice-prefeitas formaram chapas (19% dos municípios). O número de vereadoras eleitas (10.537) é quase cinco vezes menor do que o número de homens eleitos (47.189).

Apenas duas mulheres foram eleitas como prefeitas de capital: Emília Corrêa (Aracaju-SE), do PL, e Adriane Lopes (Campo Grande-MS), do PP.

Tania Ziulkoski cita levantamento feito pela CNM no ano passado que contabilizou outros indicadores da sub-representação feminina: “2.311 candidatas foram registradas para disputar o cargo nas prefeituras de 1.947 cidades, número que corresponde a 15% do total de candidatos do pleito deste ano.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Detran-RO libera consulta online de transporte escolar

Detran-RO libera consulta online de transporte escolar

Central de Serviços permite verificar situação cadastral de veículos escolares em Rondônia, garantindo mais segurança e transparência para pais e responsáveis.
L
Pedro Fernandes cobra solução para água em União Bandeirantes

Pedro Fernandes cobra solução para água em União Bandeirantes

Deputado solicita reparos na rede danificada para garantir início do abastecimento de água tratada no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho.
L
MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

Roda de conversa reuniu instituições para discutir educação para o consumo, desafios do comércio eletrônico e proteção ao cidadão em Porto Velho.
L
Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Projeto Nossa Energia beneficia famílias, escolas e unidades de saúde em Cacaulândia com doação de equipamentos mais eficientes e economia na conta de luz.
L
CRAS Fernando Rocha promove encontro para mulheres em Porto Velho

CRAS Fernando Rocha promove encontro para mulheres em Porto Velho

Ação do Março Mulher reuniu participantes do CRAS Fernando Rocha para debate sobre direitos, autonomia feminina e fortalecimento de vínculos sociais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ruden Russelakiz de Oliveira

Ruden Russelakiz de Oliveira será lembrado em Porto Velho pelo carinho com a família e amigos, com velório na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Jardim da Saudade.
L

Prosa & Pesquisa : Guilherme Alexandre Monteiro da Silva é o entrevistado desta terça-feira

O público poderá acompanhar o programa pelas plataformas do News Rondônia e pela NewsTV, que leva conteúdo informativo, educacional e de interesse público para toda a população.
L
Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6x1

Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6×1

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o presidente Lula enviará projeto de lei com regime de urgência caso o Congresso Nacional atrase a análise da proposta.
L
ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

A nova legislação estabelece diretrizes rígidas para empresas de tecnologia e redes sociais, proibindo a monetização de conteúdos que sexualizam crianças e adolescentes.
L

Conexão RH : Maria José Maita fala sobre empreendedorismo e gastronomia venezuelana em Rondônia

A entrevista promete ser um momento de reflexão e aprendizado, mostrando como histórias de vida podem inspirar outras pessoas a acreditarem em novos caminhos e oportunidades.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

O ministro do STF negou o pedido de prisão preventiva da parlamentar Gorete Pereira, investigada por beneficiar-se de fraudes bilionárias em aposentadorias do INSS.
L
Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

A Fundação Palmares publicou portaria que unifica o banco de dados e define novas regras para a emissão da certidão de autodefinição das comunidades quilombolas.
L
Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Veículo adquirido por emenda parlamentar vai atender pacientes da rede municipal de saúde e usuários da APAE, ampliando o acesso a serviços essenciais no município.
L
Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Ministro do STF determinou que materiais armazenados no Senado sejam devolvidos à Polícia Federal após vazamento de mensagens íntimas.
L
‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

A Lei Felca, também chamada de ECA Digital, estabelece regras para proteger menores de 18 anos em redes sociais, jogos e plataformas digitais, responsabilizando empresas e pais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

O corpo de José Lopes Carneiro, de 70 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência no condomínio Pró Moradia Leste 1.
18
Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

O suspeito, que estava foragido desde a semana passada após destruir a residência da família no centro, foi localizado por policiais no bairro Cuniã.
12
PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

Ação nacional cumpre mandados de busca e apreensão para identificar criminosos envolvidos no armazenamento, no compartilhamento e na produção de material de abuso.
10
Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

O suspeito foi detido pela Polícia Militar após a mãe de uma criança de 11 anos descobrir encontros noturnos entre os dois e acionar as autoridades.
16
Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

O Núcleo de Inteligência da Polícia Militar localizou os foragidos Jonathan Ferreira de Jesus e Ananiel de Lima Alves no primeiro distrito da cidade rondoniense.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Requerimento de Outorga: CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
INSS suspende empréstimos consignados do C6 Consig por cobranças indevidas

INSS suspende empréstimos consignados do C6 Consig por cobranças indevidas

A decisão publicada no Diário Oficial barra novos contratos após a Controladoria-Geral da União identificar irregularidades em 320 mil operações bancárias.
L
Jogos da infância moldam o cérebro e comportamento, diz estudo

Jogos da infância moldam o cérebro e comportamento, diz estudo

Pesquisa aponta que jogos antigos estimularam resiliência e paciência, enquanto games modernos priorizam recompensas rápidas e podem impactar ansiedade.
L
Polícia Civil e Militar prendem suspeito de tráfico em RO

Polícia Civil e Militar prendem suspeito de tráfico em RO

A ação integrada ocorreu na área conhecida como Matinha da T-11, onde as forças de segurança apreenderam dezenas de porções de maconha, cocaína e pedras de crack.
12
Pai morre e filho fica ferido após carreta tombar na BR-364 em Rondônia

Pai morre e filho fica ferido após carreta tombar na BR-364 em Rondônia

O idoso Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, não resistiu aos ferimentos após o veículo conduzido por seu filho perder o controle próximo ao distrito de Extrema.
18
Criminosos fazem emboscada e incendeiam viatura do Ibama na BR-230

Criminosos fazem emboscada e incendeiam viatura do Ibama na BR-230

A equipe de fiscalização foi atacada por cerca de 30 pessoas durante operação de combate ao desmatamento ilegal na Terra Indígena Tenharim-Marmelos.
14