TERÇA-FEIRA, 03/03/2026
Publicidade

Em destaque

Encontro de prefeitos promove integração de municípios de fronteiras

Onze milhões de brasileiros vivem em cidades da faixa de fronteira

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Encontro de prefeitos promove integração de municípios de fronteiras
FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que ocorre nesta semana, em Brasília, discutiu a promoção da integração entre os municípios de fronteira do Brasil. Reunidos nesta quarta-feira (12), prefeitos e gestores municipais de cidades de fronteira discutiram, com representantes do governo federal, projetos para integração com cidades de países vizinhos.

Cerca de 11 milhões de brasileiros vivem em municípios localizados na chamada faixa de fronteira. A área representa 16% do território nacional, com largura de 150 quilômetros a partir da linha que divide o Brasil dos seus dez vizinhos sul-americanos.

O prefeito de Bagé (RS), Luiz Fernando Mainardi (PT), que dirige um município que faz fronteira com o Uruguai, destacou a necessidade de políticas para o desenvolvimento das cidades de fronteiras.

“Nós temos um conjunto de exigências de investimentos e de compensações porque, ao longo da nossa história, nós fomos pensados para a segurança nacional, não do ponto de vista do desenvolvimento. É tanto assim que os municípios de fronteira são, em regra, os que têm os menores índices de desenvolvimento humanos e mais baixos índices de emprego comparativamente a outras regiões”, disse em entrevista à Agência Brasil.

O Brasil tem 124 municípios ligados a outras nações. Além disso, existem 33 “cidades-gêmeas”, que são municípios com forte integração com cidade do país vizinho, geralmente coladas uma na outra.

Experiências

Uma das experiências compartilhadas no encontro foi a do Parlamento Internacional (Parlim), que é o organismo formado entre as cidades-gêmeas de Ponta Porã (MS), do Brasil, e Pedro Juan Caballero, do Paraguai. Já com 25 anos de funcionamento, o Parlim reúne representantes das câmaras de vereadores das duas cidades para articular projetos de leis conjuntos, aprovados no mesmo dia em ambos os parlamentos locais.

Outras iniciativas divulgadas foram as promovidas pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unilam), de Foz do Iguaçu (PR), que criou a Rede de Universidades de Fronteiras, que já reúne 14 instituições e promovem projetos para integração regional latino-americana.

A prefeita de Dionísio Cerqueira (SC), Bianca Maran Bertamonte (PL), participou do debate para conhecer projetos que fortaleçam a integração com o país vizinho.

“É muito importante visualizar outras práticas de fronteira para que a gente leve modelos para a nossa fronteira e consiga desenvolver mecanismos que nos aproximem. Hoje as leis são formuladas em Brasília e em Buenos Aires, que ficam muito distantes da nossa realidade. Então, para nós, visualizar práticas de outras fronteiras traz uma bagagem para que a gente possa implantar na nossa fronteira”, explicou a prefeita.

O município de Dionísio Cerqueira faz fronteira com o município argentino de Bernardo Birigones. Uma rua separa as cidades-gêmeas. A prefeita Bianca defendeu políticas para facilitar o trânsito entre as duas cidades.

“Nós não temos uma carteirinha, por exemplo, de cidadão transfronteiriço. Outra dificuldade que nós temos é o comércio. Tem muito descaminho ou contrabando mesmo. Isso porque somos dois países, cada um com uma legislação própria, mas o comércio é diário. Somos afetados tanto pelas políticas econômicas argentinas quanto brasileiras”, completou.

Comércio

Por sua condição de vizinhos de outros países, os municípios de fronteira enfrentam desafios próprios como imigração, contrabando internacional, forte presença do crime organizado, ausência de projetos de desenvolvimento econômico local e alta evasão escolar.

Estima-se que o contrabando de produtos movimente, por ano, centenas de bilhões de reais no Brasil, levando à sonegação de impostos que deveriam entrar nos cofres públicos.

A prefeita de Cobija, da Bolívia, Ana Lúcia Reis, que administra um município que faz fronteira com as cidades brasileiras de Brasileia (AC) e Epitaciolândia (AC), participou dos debates no encontro de prefeitos, em Brasília. Para a prefeita boliviana, deve haver flexibilização para o comércio em cidades fronteiriças.

“O Brasil, com toda razão, por ser um país de indústrias, tem um mercado bem fechado para importações. Então, acho que na área fronteiriça deveria ter uma flexibilidade. Não é que os nossos produtos tenham que ir além da fronteira, mas pelo menos para a fronteira ele deveria poder circular com taxas menores”, ponderou.

Encontro de prefeitos

Mais de 20 mil prefeitos e gestores municipais participam do encontro que tem o objetivo de aproximar as prefeituras dos programas federais, com a ampliação de investimentos locais, capacitação de gestores na captação de recursos e fortalecimento do pacto federativo.

O evento ocorre até a próxima quinta-feira (13), com conferências, oficinas e estandes de apresentação de diversos órgãos públicos. Todos os ministérios farão atendimento aos gestores municipais no local do encontro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Frentes de limpeza reforçam cuidado e estética urbana em Porto Velho

Frentes de limpeza reforçam cuidado e estética urbana em Porto Velho

Operações da Prefeitura priorizam bem-estar da população com equipes mecanizadas e cronograma planejado em diversos bairros.
L
“Cédula C” para Imposto de Renda já está disponível para servidores de Porto Velho

“Cédula C” para Imposto de Renda já está disponível para servidores de Porto Velho

Mais de 10 mil servidores municipais podem emitir o documento pelo Portal do Servidor para evitar problemas com a Receita Federal.
L
Comunidade celebra construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade celebra construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Nova estrutura sobre o igarapé Bate-Estaca promete solucionar de forma definitiva o rompimento recorrente da pista em Porto Velho.
L

UNI-SOS se manifesta sobre suspensão de contrato com Sesau

Empresa afirma que cumpriu todas as etapas do processo licitatório, contesta decisão liminar e reforça compromisso com a legalidade, transparência e continuidade do atendimento em saúde em Rondônia. Veja na íntegra:
L
Agenda News: LOVE ME, LOVE ME disponível no Prime Video

Agenda News: LOVE ME, LOVE ME disponível no Prime Video

Romance adolescente inspirado no sucesso do Wattpad traz triângulo amoroso, segredos e direção de Roger Kumble.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições abertas para cursos de Segurança do Trabalho em Porto Velho até quinta-feira

Inscrições abertas para cursos de Segurança do Trabalho em Porto Velho até quinta-feira

Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferece capacitação em NR 1 e NR 35 com foco em alta empregabilidade.
L

Prosa & Pesquisa: Lindelaine Gomes dos Santos fala sobre EJA e Educação Profissional

Além de integrar o Fórum Rondoniense de Educação de Jovens e Adultos e os Fóruns Municipal e Estadual de Educação, Lindelaine possui trajetória acadêmica iniciada no PIBIC, reforçando seu compromisso com a pesquisa aplicada à transformação social.
L
TSE aprova restrições rigorosas para uso de inteligência artificial nas eleições

TSE aprova restrições rigorosas para uso de inteligência artificial nas eleições

Tribunal proíbe conteúdos modificados por IA às vésperas do pleito e veta algoritmos que sugerem candidatos; provedores podem ser responsabilizados por perfis falsos.
L

Conexão RH: Galdiana dos Santos Silva fala sobre liderança feminina e combate à violência

O debate também aborda carreira, propósito, equilíbrio entre vida profissional e produção de conteúdo digital, além da responsabilidade de ocupar espaços estratégicos na defesa de direitos.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 160 milhões nesta terça-feira

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 160 milhões nesta terça-feira

Concurso 2.979 pode pagar um dos maiores valores do ano para quem acertar as seis dezenas; apostas encerram-se às 20h no horário de Brasília.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes recebe Medalha do Mérito Marechal Rondon

Deputado Pedro Fernandes recebe Medalha do Mérito Marechal Rondon

Honraria concedida pelo Governo de Rondônia reconhece serviços prestados pelo parlamentar à população e ao desenvolvimento do estado.
L
“Salário pago em Porto Velho deve ficar em Porto Velho”: Sofia Andrade propõe residência obrigatória para servidores

“Salário pago em Porto Velho deve ficar em Porto Velho”: Sofia Andrade propõe residência obrigatória para servidores

Projeto de lei apresentado pela vereadora exige que servidores municipais residam na capital, com exceções legais e prazo para regularização.
L
AROM apresenta propostas técnicas para modernização da Lei do FITHA

AROM apresenta propostas técnicas para modernização da Lei do FITHA

Entidade defende divisão igualitária de recursos, critérios de repasse baseados na malha viária e maior representatividade municipal na governança do Fundo.
L
Marcos Rocha entrega Medalha Marechal Rondon ao deputado Cássio Gois

Marcos Rocha entrega Medalha Marechal Rondon ao deputado Cássio Gois

Deputado é reconhecido pelo trabalho em prol do desenvolvimento de Rondônia durante cerimônia no Palácio das Artes, em Porto Velho.
L
Sofia Andrade alerta para violência contra mulheres e cobra ação da Câmara

Sofia Andrade alerta para violência contra mulheres e cobra ação da Câmara

Vereadora critica desigualdade de tratamento entre crimes contra mulheres e maus-tratos a animais e pede rigor na Comissão de Proteção à Mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Professor é afastado após denúncia de assédio contra aluna em RO

Uma instituição de educação proíbe entrada de servidor e instaura processo administrativo; Polícia Civil acompanha investigação para apurar o caso.
16
Motociclista fica ferida após colisão próximo à Unisp em RO

Motociclista fica ferida após colisão próximo à Unisp em RO

Acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira em cruzamento de grande fluxo mobiliza Corpo de Bombeiros; vítima sofreu escoriações e foi hospitalizada.
14
Homem tenta matar a irmã e incendeia motocicleta em distrito de Jaru

Homem tenta matar a irmã e incendeia motocicleta em distrito de Jaru

Conflito em Bom Jesus termina com agressão física, ameaça com faca e destruição de veículo; suspeito fugiu após populares intervirem na tentativa de homicídio.
16
Caminhonete Ford Ranger colide contra poste em Alta Floresta d’Oeste

Caminhonete Ford Ranger colide contra poste em Alta Floresta d’Oeste

Acidente registrado na madrugada de domingo na Avenida Nilo Peçanha causou apenas danos materiais; condutor do veículo não sofreu ferimentos no impacto.
10
Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em Rondônia

Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em Rondônia

Forças integradas encontram três caminhões abandonados com 39 toras de madeira nativa em área de proteção próxima ao Parque Nacional Mapinguari.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Alteração de Titularidade da Licença Ambiental (LO): FELIPE TEIXEIRA SAPIRAS

Outorga e Alteração de Titularidade da Licença Ambiental (LO).
L

Como a inteligência artificial está transformando o cotidiano

A revolução silenciosa promovida pela inteligência artificial redefine hábitos e cria novos padrões de comportamento.
L
Nota de pesar: Francisco Osmarino dos Santos

Nota de pesar: Francisco Osmarino dos Santos

Vigilante e pai dedicado, Francisco será lembrado pelo caráter íntegro, honestidade e carinho com familiares e amigos.
L
MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia

MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia

Reunião em Porto Velho abordou falta de efetivo, limitações orçamentárias e planejamento para recomposição gradual das forças de segurança.
L
Moradores de Rondônia podem observar eclipse lunar nesta terça-feira

Moradores de Rondônia podem observar eclipse lunar nesta terça-feira

Fenômeno astronômico conhecido como Lua de Sangue ocorre durante a madrugada; posição geográfica do estado favorece a visibilidade do evento parcial.
L
DER realiza manutenção na RO-144 após solicitação de Pedro Fernandes

DER realiza manutenção na RO-144 após solicitação de Pedro Fernandes

Trecho conhecido como Travessão B-40, entre Ariquemes e Cacaulândia, recebe melhorias para garantir segurança e trafegabilidade.
L
UNIR divulga resultado final e 1ª chamada do PS Complementar 2026.1

UNIR divulga resultado final e 1ª chamada do PS Complementar 2026.1

Candidatos selecionados para cursos do primeiro semestre devem realizar matrícula on-line entre 3 e 5 de março; aulas começam em 2 de março.
L
Troca de tiros com a PM termina com suspeito preso em RO

Troca de tiros com a PM termina com suspeito preso em RO

Confronto ocorreu no Setor Chacareiro Sem Terra após denúncia de furto; policiais apreenderam munição de calibre restrito 5.56 utilizada em carabinas.
10
Polícia Militar apreende revólver e detém dois suspeitos em RO

Polícia Militar apreende revólver e detém dois suspeitos em RO

Ação do 10° Batalhão na Rodovia 490 intercepta dupla em motocicleta após denúncia de disparos; suspeito maior de idade possui ligação com facção criminosa.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.