TERÇA-FEIRA, 23/12/2025
Publicidade

Em destaque

Encontro de prefeitos promove integração de municípios de fronteiras

Onze milhões de brasileiros vivem em cidades da faixa de fronteira

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Encontro de prefeitos promove integração de municípios de fronteiras
FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que ocorre nesta semana, em Brasília, discutiu a promoção da integração entre os municípios de fronteira do Brasil. Reunidos nesta quarta-feira (12), prefeitos e gestores municipais de cidades de fronteira discutiram, com representantes do governo federal, projetos para integração com cidades de países vizinhos.

Cerca de 11 milhões de brasileiros vivem em municípios localizados na chamada faixa de fronteira. A área representa 16% do território nacional, com largura de 150 quilômetros a partir da linha que divide o Brasil dos seus dez vizinhos sul-americanos.

O prefeito de Bagé (RS), Luiz Fernando Mainardi (PT), que dirige um município que faz fronteira com o Uruguai, destacou a necessidade de políticas para o desenvolvimento das cidades de fronteiras.

“Nós temos um conjunto de exigências de investimentos e de compensações porque, ao longo da nossa história, nós fomos pensados para a segurança nacional, não do ponto de vista do desenvolvimento. É tanto assim que os municípios de fronteira são, em regra, os que têm os menores índices de desenvolvimento humanos e mais baixos índices de emprego comparativamente a outras regiões”, disse em entrevista à Agência Brasil.

O Brasil tem 124 municípios ligados a outras nações. Além disso, existem 33 “cidades-gêmeas”, que são municípios com forte integração com cidade do país vizinho, geralmente coladas uma na outra.

Experiências

Uma das experiências compartilhadas no encontro foi a do Parlamento Internacional (Parlim), que é o organismo formado entre as cidades-gêmeas de Ponta Porã (MS), do Brasil, e Pedro Juan Caballero, do Paraguai. Já com 25 anos de funcionamento, o Parlim reúne representantes das câmaras de vereadores das duas cidades para articular projetos de leis conjuntos, aprovados no mesmo dia em ambos os parlamentos locais.

Outras iniciativas divulgadas foram as promovidas pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unilam), de Foz do Iguaçu (PR), que criou a Rede de Universidades de Fronteiras, que já reúne 14 instituições e promovem projetos para integração regional latino-americana.

A prefeita de Dionísio Cerqueira (SC), Bianca Maran Bertamonte (PL), participou do debate para conhecer projetos que fortaleçam a integração com o país vizinho.

“É muito importante visualizar outras práticas de fronteira para que a gente leve modelos para a nossa fronteira e consiga desenvolver mecanismos que nos aproximem. Hoje as leis são formuladas em Brasília e em Buenos Aires, que ficam muito distantes da nossa realidade. Então, para nós, visualizar práticas de outras fronteiras traz uma bagagem para que a gente possa implantar na nossa fronteira”, explicou a prefeita.

O município de Dionísio Cerqueira faz fronteira com o município argentino de Bernardo Birigones. Uma rua separa as cidades-gêmeas. A prefeita Bianca defendeu políticas para facilitar o trânsito entre as duas cidades.

“Nós não temos uma carteirinha, por exemplo, de cidadão transfronteiriço. Outra dificuldade que nós temos é o comércio. Tem muito descaminho ou contrabando mesmo. Isso porque somos dois países, cada um com uma legislação própria, mas o comércio é diário. Somos afetados tanto pelas políticas econômicas argentinas quanto brasileiras”, completou.

Comércio

Por sua condição de vizinhos de outros países, os municípios de fronteira enfrentam desafios próprios como imigração, contrabando internacional, forte presença do crime organizado, ausência de projetos de desenvolvimento econômico local e alta evasão escolar.

Estima-se que o contrabando de produtos movimente, por ano, centenas de bilhões de reais no Brasil, levando à sonegação de impostos que deveriam entrar nos cofres públicos.

A prefeita de Cobija, da Bolívia, Ana Lúcia Reis, que administra um município que faz fronteira com as cidades brasileiras de Brasileia (AC) e Epitaciolândia (AC), participou dos debates no encontro de prefeitos, em Brasília. Para a prefeita boliviana, deve haver flexibilização para o comércio em cidades fronteiriças.

“O Brasil, com toda razão, por ser um país de indústrias, tem um mercado bem fechado para importações. Então, acho que na área fronteiriça deveria ter uma flexibilidade. Não é que os nossos produtos tenham que ir além da fronteira, mas pelo menos para a fronteira ele deveria poder circular com taxas menores”, ponderou.

Encontro de prefeitos

Mais de 20 mil prefeitos e gestores municipais participam do encontro que tem o objetivo de aproximar as prefeituras dos programas federais, com a ampliação de investimentos locais, capacitação de gestores na captação de recursos e fortalecimento do pacto federativo.

O evento ocorre até a próxima quinta-feira (13), com conferências, oficinas e estandes de apresentação de diversos órgãos públicos. Todos os ministérios farão atendimento aos gestores municipais no local do encontro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto do TJ garante novos equipamentos à assistência social

Projeto do TJ garante novos equipamentos à assistência social

Parceria institucional fortalece a assistência social municipal.
L

Trabalho, renda e proteção social impulsionam queda histórica da pobreza no Brasil

Reconstrução das políticas sociais, mercado de trabalho aquecido e justiça tributária explicam redução recorde da pobreza, da desigualdade e da fome no país.
L
Entrega de 592 moradias marca fim de ano em Porto Velho

Entrega de 592 moradias marca fim de ano em Porto Velho

Minha Casa, Minha Vida garante casas após mais de uma década de espera.
L
Ministério da Justiça envia pedido de extradição de Ramagem ao Itamaraty

Ministério da Justiça envia pedido de extradição de Ramagem ao Itamaraty

Governo federal inicia trâmite diplomático para trazer ex-diretor da Abin, condenado na trama golpista e foragido nos Estados Unidos.
L

Postes de concreto reforçam segurança e infraestrutura urbana

Estruturas sustentam energia, iluminação e conectividade; ConcreAço da Amazônia investe em inovação e durabilidade em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Polícia Militar apresenta balanço positivo de produtividade em 2025

Polícia Militar de Rondônia apresenta balanço positivo e redução de crimes em 2025

Corporação destaca queda histórica em roubos e homicídios na capital e no interior após investimentos em inteligência e tecnologia.
L
Lula assina indulto de Natal e exclui condenados por atos golpistas

Lula assina indulto de Natal e exclui condenados por atos golpistas

Decreto presidencial mantém proibição de perdão de pena para crimes contra o Estado Democrático de Direito e delitos hediondos.
L
Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno

Ex-ministro deverá utilizar tornozeleira eletrônica e fica proibido de acessar redes sociais ou utilizar telefone celular após laudo médico.
L
INSS altera horários de atendimento durante o Natal e o Ano Novo

INSS altera horários de atendimento durante o Natal e o Ano Novo

Agências da Previdência Social terão expediente reduzido nas vésperas e permanecerão fechadas nos feriados nacionais.
L
Gilmar Mendes defende debate interno sobre código de conduta no STF

Gilmar Mendes defende debate interno sobre código de conduta no STF

Ministro decano afirma não ser contrário a novas regras, mas critica questionamentos sobre participação em eventos privados.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga permanência do Rio no regime de recuperação fiscal

Toffoli prorroga permanência do Rio no regime de recuperação fiscal

Ministro do STF mantém liminar que impede aplicação de multas pela União e define critérios para pagamento de dívidas em 2026.
L
Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Após cassação de mandato, ex-deputado volta a responder por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro e audiência de instrução é marcada para 2026.
L
Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Pobreza no Brasil recua com políticas sociais e mercado aquecido.
L
Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Nova legislação transfere servidores para a área de apoio especializado, redefine cargos e estabelece regras para o porte de arma no Judiciário.
L
Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Portarias publicadas nesta segunda-feira garantem reforço administrativo na Polícia Federal e ampliação do quadro de pesquisadores em institutos científicos.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Equipe médica salva bebê após parto inesperado em banheiro de policlínica

Equipe médica salva bebê após parto inesperado em banheiro de policlínica

Recém-nascido sofre parada cardiorrespiratória após cair em vaso sanitário, mas é reanimado por profissionais da saúde no centro da capital.
10
Homem é preso armado durante cortejo fúnebre em Ji-Paraná

Homem é preso armado durante cortejo fúnebre em Ji-Paraná

Suspeito portava revólver calibre .38 em cemitério.
14
Polícia atende ocorrência de violência doméstica no São Cristóvão

Polícia atende ocorrência de violência doméstica no São Cristóvão

Vítima relatou ameaças e intimidação após consumo de álcool.
14
Policiais do 5º Batalhão prendem dupla armada na zona leste

Policiais do 5º Batalhão prendem dupla armada na zona leste

Abordagem comandada pelo sargento Frantz resulta na apreensão de revólver calibre 38 e evita crimes no bairro Socialista.
14
PATAMO flagra ponto de tráfico durante patrulhamento no Presidencial no interior de Rondônia

PATAMO flagra ponto de tráfico durante patrulhamento no Presidencial no interior de Rondônia

Ação policial resulta em prisão e apreensão de drogas e dinheiro.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): AUTO POSTO J J LTDA

Renovação Licença Ambiental de Operação.
L
Venezuela adverte Trinidad e Tobago sobre possível ataque com apoio dos EUA

Venezuela adverte Trinidad e Tobago sobre possível ataque com apoio dos EUA

Ministro venezuelano do Interior afirma que país responderá a qualquer uso de território vizinho para ofensiva, em meio a tensões na Caricom.
L
Governo dos Estados Unidos triplica incentivo para deportação voluntária

Governo dos Estados Unidos triplica incentivo para deportação voluntária

Medida oferece 3 mil dólares para imigrantes irregulares que decidirem deixar o país até o fim de 2025 visando acelerar o processo de retorno.
L
Vingadores Doomsday revela trailer com retorno de Steve Rogers

Vingadores Doomsday revela trailer com retorno de Steve Rogers

Marvel aposta em tom épico e confirma elenco histórico para 2026.
L
Instabilidade no Nubank provoca queixas de clientes nesta terça-feira (23)

Instabilidade no Nubank provoca queixas de clientes nesta terça-feira (23)

Falhas em transações afetam Pix, pagamentos e resgates.
L
Exposição destaca arte de crianças da Educação Especial na Semed

Exposição destaca arte de crianças da Educação Especial na Semed

Projeto pedagógico usa a arte como instrumento de inclusão.
L
Energisa doa mudas nativas para ações ambientais da Sedam

Energisa doa mudas nativas para ações ambientais da Sedam

Preservação ambiental é reforçada com espécies amazônicas.
L
Conab alerta para aumento de golpes neste fim de ano

Conab alerta para aumento de golpes neste fim de ano

Instituição identifica fraudes ligadas a concurso e falsas doações.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.