SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Vinte milhões de brasileiros já têm a Carteira de Identidade Nacional

Veja como solicitar o documento que substituirá o RG até 2032

Por DANIELLA ALMEIDA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Vinte milhões de brasileiros já têm a Carteira de Identidade Nacional
BRUNO PERES/AGÊNCIA BRASIL

Vinte milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o país, desde o lançamento do modelo, em julho de 2022. O dado foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nessa segunda-feira (10).

Até o momento, os estados que mais emitiram a CIN foram Minas Gerais, com 2,46 milhões; Rio Grande do Sul, com 1,92 milhão; São Paulo, com 1,91 milhão. Proporcionalmente à população, os destaques em número de emissões são o Piauí, onde 29,78% dos habitantes já tiraram a nova carteira; Acre, com 23,79%, e Alagoas, com 19,22% da população.

A meta do governo federal, até o fim de 2026, é ter cerca de 130 milhões de emissões da Carteira de Identidade Nacional. A CIN é válida em todo o território nacional e substituirá o antigo Registro Geral (RG) para todos os fins.

No entanto, a CIN não precisa ser solicitada imediatamente, pois o modelo antigo da carteira permanece válido até 2032.

A nova carteira

A CIN está disponível em formato físico (papel e cartão) e digital com o mesmo valor legal. A versão digital está no aplicativo Gov.br, em smartphones e tablets.

A CIN tem número único nacional de identificação do cidadão em todo o país, o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O número único exclui a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em diferentes unidades da Federação, com diferentes números.

O secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão, Rogério Mascarenhas, explica que esse padrão nacional, com o número do CPF como identificador único, válido em todo o país, torna o documento mais confiável e seguro. “A gente eliminou os 27 números diferentes que as pessoas podiam ter no documento de identidade.” Segundo ele, a nova carteira é também a porta de entrada para serviços públicos e benefícios sociais. “É um instrumento importante que, além de reduzir fraudes, ajuda muito na simplificação do acesso do serviço público à população.”

Uma inovação é o QR Code na parte de trás da carteira digital, que funciona como mais um elemento de segurança para permitir a verificação da autenticidade.

Outra possibilidade da nova carteira de identidade no formato digital é a inclusão de dados de outros documentos pessoais do cidadão. Entre eles estão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Cartão Nacional de Saúde, o título de eleitor, o certificado de reservista militar; o número do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A inclusão de documentos na CIN é opcional, a critério de cada um.

Identificados

Quem tem o documento de identificação novinho na carteira, desde agosto de 2024, é o estudante de Brasília Samuel Veiga, de 11 anos. Frequentemente, o pré-adolescente participa de campeonatos escolares e precisa provar a idade por meio de um documento com foto para ser inscrito na categoria certa de cada competição.

Desde que tirou a Carteira de Identidade Nacional, Samuel ‘aposentou’ a certidão de nascimento e ostenta o novo documento. “Já usei para ir ao médico e para participar de alguns campeonatos de basquete, futebol e tênis de mesa”, exemplifica o uso.

E Samuel não é o único a ter nova CIN na turma dele, da mesma faixa etária. Na era digital, o documento aparece mais no celular. “Esta carteira de identidade está me ajudando muito, porque, posso instalar o Gov.br e, com o aplicativo, usá-la só pelo celular. se eu precisar mostrar a foto da minha identidade, em algum momento”.

Quem fez o agendamento online para o Samuel tirar a carteira de identidade em um posto da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal foi o pai dele, o professor de geografia Leonardo Romeiro Mendes.

A ida de pai e filho rendeu novas carteiras de identidade a ambos. Na data marcada para buscar o documento do Samuel, Leonardo, aos 49 anos, aproveitou para atualizar o documento que tirou pela primeira vez aos 15 anos de idade. Ele comenta a facilidade do processo. “Para agendar, eu entrei no site [do governo do DF] e olhei a data disponível, que foi no dia seguinte. E fazem tudo lá, no atendimento, tiram foto, etc. Então, é muito tranquilo.”

Emissão da CNI

A primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. A emissão do documento pode ser agendada nos institutos de identificação das 27 unidades da Federação.

Como cada estado e o Distrito Federal têm regras próprias para a emissão da CIN, o MGI publicou uma lista com links estaduais que trazem as orientações e exigências de cada unidade da Federação para emissão do documento nacional. As informações estão disponíveis no site gov.br/identidade.

No dia do atendimento presencial, é necessário que as pessoas levem a certidão de nascimento (para solteiros) ou casamento (para casados) e CPF.

Somente está apto a tirar a CIN o cidadão que tenha a situação Cadastral do CPF regularizada ou pendente de regularização na Receita Federal. Ainda é necessário que a certidão (nascimento ou de casamento) apresentada tenha os mesmos dados que constam na Receita Federal, como nome do cidadão, data de nascimento e nome da mãe.

No momento do atendimento presencial, o agente público irá coletar os dados biométricos (digitais e fotografia) e biográficos do cidadão. É neste momento que o interessado pode solicitar ao atendente a inclusão dos documentos na versão digital da CIN.

Após a confirmação dos dados, a CIN será emitida e poderá ser retirada no prazo estabelecido no posto de identificação ou acessada no aplicativo Gov.br.

Validade

O prazo de validade da CIN varia conforme a idade do cidadão na data de emissão. Para crianças com até 12 anos incompletos, a validade da nova carteira é de cinco anos. Esse prazo é necessário para manter a biometria atualizada no sistema de identificação brasileiro, a fim de permitir o acesso a serviços públicos em áreas como educação e saúde.

O prazo para a troca da carteira de identidade aumenta para dez anos, entre 12 e 60 anos incompletos. Após essa idade, a carteira terá validade indeterminada.

O MGI alerta que qualquer alteração nos dados cadastrais deve ser atualizada na CIN. E em caso de roubo ou perda, é necessário registrar um boletim de ocorrência na polícia e solicitar a segunda via do documento de identidade.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Com alta de 28% no número de passageiros e aumento de voos comerciais, terminal reforça conectividade aérea, impulsiona economia regional e amplia integração da Amazônia ao país.
L
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove capacitação em Escuta Especializada para servidores da educação municipal e estadual

SEMDES promove capacitação em Escuta Especializada para servidores da educação municipal e estadual

Na formação do dia 06, aplicada aos servidores estaduais, a equipe do CREAS contou com auxílio do promotor de justiça Dr. Roosevelt Queiroz Júnior, que esclareceu dúvidas e orientou os participantes.
L
Programa Carnaval Seguro fortalece rede de proteção durante o período carnavalesco em Porto Velho

Programa Carnaval Seguro fortalece rede de proteção durante o período carnavalesco em Porto Velho

Iniciativa inédita integra assistência social, saúde, segurança pública e sistema de justiça para prevenir e enfrentar violências no Carnaval.
L
TCE-RO inova com tecnologia inédita para medir resultados e ampliar impactos sociais

TCE-RO inova com tecnologia inédita para medir resultados e ampliar impactos sociais

Tribunal de Contas de Rondônia implanta modelo CHAP e matriz M-RAIG para fortalecer governança, transparência e efetividade das ações públicas.
L
Servidores da Semias passam por capacitação no Sistema Eletrônico de Informações

Servidores da Semias passam por capacitação no Sistema Eletrônico de Informações

Curso em parceria com a Polícia Civil qualifica servidores para uso do SEI e fortalece a modernização administrativa da Prefeitura.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Iury Carvalho conta como surgiram as expedições de aventura em Rondônia

O roteiro também passou por Vila Bela da Santíssima Trindade, por Machadinho do Oeste com expedições de rafting e boia cross.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

Universidade Federal de Rondônia exige manifestação de interesse para cursos do 1º semestre como etapa eliminatória do PS UNIR 2026 antes das matrículas.
L
Bolsonaro não precisará de hospitalização e permanecerá na Papudinha

Bolsonaro não precisará de hospitalização e permanecerá na Papudinha

Laudo da Polícia Federal aponta que ex-presidente tem sete problemas crônicos, mas cuidados médicos podem ser feitos na unidade prisional para evitar complicações de saúde.
L
Haddad cobra Congresso por regras contra supersalários no serviço público

Haddad cobra Congresso por regras contra supersalários no serviço público

Ministro da Fazenda defende lei para limitar verbas indenizatórias, apoia decisão de Flávio Dino no STF e critica uso de auxílios que permitem salários acima do teto.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Vice-presidente destaca medida do STF como importante para o país e critica uso de recursos públicos para benefícios acima do teto salarial.
L
Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Em Salvador, presidente alerta sobre fakenews e detalha aquisição de veículos e equipamentos que ampliam atendimento no Sistema Único de Saúde.
L
Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ex-deputado e ex-diretor da Abin reafirma inocência e nega uso ilegal da agência para monitorar adversários de Bolsonaro durante ação penal.
L
STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

Supremo Tribunal Federal forma maioria para punir políticos por uso de recursos não contabilizados, permitindo responsabilização cível e eleitoral simultânea.
L
Publicidade

POLÍCIA

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Dois criminosos rendem vítimas em frente a residência, roubam celulares, joias e veículos e fazem disparo para o alto, segundo moradores.
12
PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal realiza abordagens na BR-364 e detém suspeitos por pensão alimentícia, roubo, receptação e uso de documento falso.
10
Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Homem de 31 anos foi detido em flagrante após abordar funcionária da Havan e ameaçar populares com arma caseira; ação rápida evitou fuga do suspeito.
14
Traficante é preso e mulher é flagrada com tornozeleira eletrônica rompida

Traficante é preso e mulher é flagrada com tornozeleira eletrônica rompida

Polícia Militar do 5º BPM apreende drogas, balança de precisão e diversos objetos após denúncia
10
Polícia prende foragido conhecido como “Gago” na zona Leste

Polícia prende foragido conhecido como “Gago” na zona Leste

Foragido foi preso pela equipe do sargento Machado durante ação policial no bairro Ulisses Guimarães
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Conteúdo com representação ofensiva de Barack e Michelle Obama gerou críticas dentro e fora dos EUA, e governo afirmou que postagem foi feita por erro de um funcionário.
L
Quatro blocos desfilam em Porto Velho neste fim de semana do Carnaval 2026

Quatro blocos desfilam em Porto Velho neste fim de semana do Carnaval 2026

Prefeitura divulga horários e percursos dos blocos Areal Folia, Pirarucu do Madeira, Até Que a Noite Vire Dia e Furacão da Sul.
L
Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Feriado na capital de Rondônia atrai turistas para experiências na natureza, observação de aves e roteiros sustentáveis, com apoio do Sebrae.
L
Anater lança edital para regularizar áreas da agricultura familiar na Amazônia

Anater lança edital para regularizar áreas da agricultura familiar na Amazônia

Projeto do Governo do Brasil prevê regularização fundiária e ambiental, assistência técnica e apoio à produção para 7,3 mil famílias em cinco estados da Amazônia Legal.
L
Vereador Dr. Gilber visita zona rural de Candeias do Jamari

Vereador Dr. Gilber visita zona rural de Candeias do Jamari

Parlamentar acompanha produtores e busca melhorias em estradas e apoio à agricultura familiar para fortalecer economia local e infraestrutura rural.
L
Microcrédito: R$ 69 milhões em novos contratos em janeiro

Microcrédito: R$ 69 milhões em novos contratos em janeiro

Programa do MIDR em parceria com a Caixa registra recorde de adesões e beneficia mais de 5 mil famílias no Norte e Centro-Oeste.
L
Atuação técnica da Caerd garante segurança da rede de água em Machadinho d’Oeste

Atuação técnica da Caerd garante segurança da rede de água em Machadinho d’Oeste

Após infiltração externa de óleo diesel, Caerd realiza descontaminação, suspende abastecimento preventivamente e garante água segura à população.
L
BNDES: R$ 105,7 milhões aprovados para inovação em Rondônia

BNDES: R$ 105,7 milhões aprovados para inovação em Rondônia

Desde 2023, recursos para projetos inovadores em Rondônia cresceram quase 5.000%, com recorde histórico de aprovação nacional, impulsionando economia e tecnologia.
L
MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

Ministério da Educação investe em escolas, creches, conectividade e inclusão para fortalecer a educação básica, profissional e superior em Rondônia.
L
Prefeitura articula ampliação da rede de revendedores do programa Gás do Povo

Prefeitura articula ampliação da rede de revendedores do programa Gás do Povo

Ações da Semias buscam credenciar novos revendedores do Gás do Povo, com foco nos distritos e na região do Baixo Madeira.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.