DOMINGO, 15/02/2026

Em destaque

ONG diz que denúncias de crimes cibernéticos caem no Brasil

Redes sociais são usadas como iscas para conteúdo ilegal

Por ELAINE PATRICIA CRUZ – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

ONG diz que denúncias de crimes cibernéticos caem no Brasil
POLÍCIA FEDERAL/DIVULGAÇÃO

Em 2024, as denúncias de crimes cibernéticos caíram no Brasil. A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da organização não-governamental SaferNet recebeu 100.077 novas ocorrências [não repetidas] desse tipo de crime, 50.770 a menos que em 2023.

Desse total do ano passado, 52.999 se referiam a crimes relacionados a imagens de abuso e exploração sexual infantil, o que representou queda de 26% em relação a 2023, quando houve recorde absoluto da série histórica iniciada em 2006.

Essa redução nas denúncias, no entanto, não significa diminuição desses crimes, ressaltou o presidente da SaferNet, Thiago Tavares.

“A série caiu em relação ao ano passado, que foi o pico da série histórica. Esse dado [de 2024] é o quarto maior da série, ou seja, o quarto maior em 19 anos. Então, o número diminuiu em relação ao ano passado, mas se você comparar com outros anos, ele é um total ainda muito expressivo”, ressaltou.

Alguns fatores podem explicar a redução nas denúncias. Uma delas, segundo Tavares, é a mudança na forma pela qual esses conteúdos têm pontificado na internet.

“Eles têm circulado menos na web pública, ou seja, na web aberta e têm [sido vistos mais] em espaços fechados como, por exemplo, grupos em aplicativos de troca de mensagens. E aí, para você denunciar aquele grupo, você tem que ser membro dele. E se você é membro de um grupo, você não vai denunciá-lo porque você se interessa pelo conteúdo que circula ali”, disse ele.

Outra explicação possível para a queda é o fato de que as redes sociais têm sido utilizadas como iscas para o conteúdo ilegal.

“O conteúdo não é publicado diretamente na rede social, mas é uma isca. Elas acabam sendo usadas para atrair esse usuário e conduzi-lo para esses espaços mais fechados, onde essas imagens circulam livremente e são vendidas muitas vezes”, disse Tavares, em entrevista à Agência Brasil.

Crimes de ódio

O ano de 2024 também acusou queda de 49% nas denúncias únicas de crimes de ódio relacionados a casos de racismo, intolerância religiosa, xenofobia, neonazismo, LGBTfobia, misoginia ou crimes contra a vida. Em todo o ano passado foram feitos 14.108 relatos desse tipo de crime à SaferNet.

Este foi o primeiro ano eleitoral – desde 2018 – em que a ONG recebeu menos denúncias de crimes de ódio em relação ao ano anterior.

“A gente veio numa sequência de altas sucessivas dos crimes de ódio em eleições, principalmente nas eleições gerais, quando há disputa dos cargos de presidente da República e também para o Congresso Nacional. Nas eleições locais elas são mais pulverizadas. E historicamente, nas eleições municipais, há uma incidência menor de denúncias em relação às eleições gerais. Nas eleições municipais, esses conteúdos acabam circulando mais em termos locais, geralmente em grupo de WhatsApp”, explicou Tavares.

Helpline

Outro dado divulgado nesta terça-feira (11) foi que o Helpline – canal gratuito de ajuda da SaferNet – anotou aumento de 79% em atendimentos de pessoas com algum tipo de problema de saúde mental, incluindo os relacionados com o uso da internet. Em todo o ano passado, 204 atendimentos desse tipo foram realizados por meio desse canal, enquanto em 2023 houve 114 atendimentos.

“O Helpline é um canal de orientação para vítimas de situações de violência e de crimes cibernéticos. Temos um canal de chat com uma equipe de psicólogos. Eles atendem e orientam pessoas que estejam vivenciando alguma situação de risco iminente. E, nos atendimentos do ano passado, houve um aumento nos casos relacionados à saúde mental”, declarou Tavares. “O que nós fazemos é orientar e acolher esse usuário que está em sofrimento, acolhê-lo e orientá-lo sobre onde ele deve buscar ajuda para aquela situação concreta”, esclareceu.

Os problemas de saúde mental ocupam o terceiro lugar no ranking de atendimentos do Helpline. Eles só foram superados pela exposição de imagens íntimas, com 268 atendimentos, e problemas com dados pessoais, com 246 casos. Fraudes, golpes e e-mails falsos ficaram em quarto lugar, com 185 ocorrências, seguidos por violência online e discurso de ódio, com 130 casos.

Outros dois tipos de atendimento que chamaram a atenção no ano passado envolveram pessoas que disseram enfrentar problemas com compras online. Saltaram de 23 para 63 casos e de pessoas pedindo orientação sobre como proceder em relação a imagens de abuso e exploração sexual infantil – expansão de 14% no período.

Todos esses dados estão sendo apresentados hoje (11) pela SaferNet no Dia da Internet Segura. Organizado por Safernet Brasil, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento acontece entre hoje e amanhã (12), em São Paulo. A programação do evento está disponível no site.

Com o tema “Unidos para uma Internet mais positiva”, o Dia da Internet Segura é celebrado em mais de 180 nações, mobilizando diferentes setores da sociedade na promoção de um ambiente digital mais seguro, ético e responsável.

Denúncias

Denúncias sobre crimes cibernéticos envolvendo, por exemplo, casos de abuso, exploração sexual infantil e crimes de ódio na internet podem ser feitas por meio da Central Nacional de Denúncias da Safernet Brasil.

Para denunciar, basta copiar e colar no formulário o link da página, grupo, comunidade, canal ou qualquer outro conteúdo que se suspeita que seja criminoso. A SaferNet informa que a central permite o total anonimato dos denunciantes.

“Se você estiver navegando na internet, em algum grupo de Telegram, de WhatsApp, na web aberta, numa rede social ou qualquer outro site, e você identificar algum conteúdo com imagem de abuso sexual infantil ou imagem neonazista promovendo a incitação à violência contra a pessoa por sua cor, etnia, religião, gênero, ou orientação sexual, não ignore. Denuncie. Isso pode ser feito anonimamente através do endereço www.denunciar.org.br. Basta copiar e colar o link da página ou do grupo e clicar em denunciar”, finalizou Tavares.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Seinfra limpa trajeto da Banda Vai Quem Quer

Seinfra limpa trajeto da Banda Vai Quem Quer

Prefeitura de Porto Velho realiza recolhimento de resíduos e higienização nas avenidas Pinheiro Machado e Carlos Gomes antes do desfile.
L
Prefeitura organiza ambulantes no Carnaval 2026

Prefeitura organiza ambulantes no Carnaval 2026

Decreto proíbe ambulantes circulando com blocos no Bera Folia e define pontos fixos, reforço na limpeza e fiscalização até a madrugada.
L
Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Intervenção da Prefeitura na Rua Benjamin Constant amplia escoamento e busca reduzir alagamentos históricos na capital.
L
Carnaval em Porto Velho: trânsito terá plano

Carnaval em Porto Velho: trânsito terá plano

Planejamento viário da Semtran para o carnaval em Porto Velho prevê interdições, fiscalização e o programa Disque Vida para reduzir acidentes.
L
Carnaval como Antigamente volta ao Ypiranga

Carnaval como Antigamente volta ao Ypiranga

Juraci Jorge apresenta no Agenda News Folia 2026 os detalhes do baile de salão que resgata tradição e valoriza a cultura carnavalesca de Porto Velho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Sempre alegre e entusiasta, Elaine era uma presença vibrante que contagiava a todos ao seu redor.
L
STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

Corte analisa recurso que questiona pagamento da GDASS a servidores inativos.
L
Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Governo orienta cadastro antecipado para reforçar segurança no Carnaval.
L
Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Prefeitura orienta foliões a consultar aplicativos e planejar deslocamentos para evitar contratempos
L
STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

INSS contesta enquadramento da atividade como especial após reforma da Previdência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
L
Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Encontro marca o primeiro ato do ministro como relator do inquérito no STF.
L
Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes.
L
Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Vice-presidente afirma que propostas legislativas para licenciamento compulsório de fármacos emagrecedores prejudicam a segurança jurídica e afastam novos negócios.
L
Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Governo Federal estabelece cronograma de pagamentos e limites de empenho para ministérios sem aplicar cortes imediatos no Orçamento aprovado pelo Congresso.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação da PM prende suspeitos por tráfico em Buritis

Operação da PM prende suspeitos por tráfico em Buritis

Ação integrada da Polícia Militar apreende drogas, simulacro de arma, dinheiro e objetos suspeitos durante operação.
12
VÍDEO: Batida entre motos deixa piloto com fratura exposta na zona leste

VÍDEO: Batida entre motos deixa piloto com fratura exposta na zona leste

Acidente ocorreu na Avenida José Amador dos Reis, no bairro JK
16
PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

Ação policial no Setor 4 de Jaru apreendeu drogas e equipamentos furtados, resultando na condução de suspeitos por tráfico e receptação.
14
Força Tática captura foragido em Alta Floresta

Força Tática captura foragido em Alta Floresta

Operação da Polícia Militar em Alta Floresta apreendeu drogas, munição e objetos; homem com mandado de recaptura foi preso em residência no Centro.
16
Operação apreende maconha: quatro presos em RO

Operação apreende maconha: quatro presos em RO

Ação integrada em Nova Brasilândia apreendeu 42 kg de maconha em veículos e prendeu quatro suspeitos durante fiscalização contra tráfico de drogas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado, criando um espaço permanente de diálogo entre o poder público e representantes do setor produtivo.
L
Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Seduc reforça prazo para inscrição na Educação de Jovens e Adultos em escolas estaduais e CEEJAs de Rondônia.
L
Prefeitura monta força-tarefa para BVQQ 2026

Prefeitura monta força-tarefa para BVQQ 2026

Gestão mobiliza trânsito, saúde, segurança e assistência social para a 46ª Banda do Vai Quem Quer neste sábado (14), em Porto Velho.
L
Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Estudantes com melhor desempenho no Avalia Porto Velho recebem bicicletas em solenidade na Escola Alegria, na zona Sul da capital.
L
Fomenta Cacau: acordo amplia mudas em Porto Velho

Fomenta Cacau: acordo amplia mudas em Porto Velho

Parceria do Fomenta Cacau prevê produção de mudas e assistência técnica para fortalecer a cacauicultura e beneficiar produtores rurais de Porto Velho.
L
Carretas pegam fogo na BR-364: bombeiros agem

Carretas pegam fogo na BR-364: bombeiros agem

Colisão entre carretas na BR-364, entre Campos de Júlio e Comodoro, mobilizou bombeiros e interditou trecho; condutores escaparam sem ferimentos.
16
Acidente na BR-364: carro pega fogo em RO

Acidente na BR-364: carro pega fogo em RO

Colisão entre veículos na BR-364, entre Presidente Médici e Ji-Paraná, deixou quatro feridos e envolveu funcionários de concessionária rodoviária.
12
Casa noturna em Vilhena: jovens passam mal

Casa noturna em Vilhena: jovens passam mal

Duas jovens foram socorridas após consumo de bebidas em casa noturna de Vilhena; uma delas relatou possível dopagem e caso pode ser investigado.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.