SEGUNDA-FEIRA, 19/01/2026

Em destaque

Observatório vai monitorar violência contra jornalistas

Instituição foi criada por portaria do Ministério da Justiça

Por PEDRO PEDUZZI - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Observatório vai monitorar violência contra jornalistas
LULA MARQUES/ AGÊNCIA BRASIL

O jornalismo ganhou uma ferramenta que, caso atinja seus objetivos, resultará em garantias para o bom exercício da profissão, em especial nas situações de violência contra aqueles que cumprem seu papel de informar.

Além de monitorar e criar um banco de dados de ocorrências desse tipo, o Observatório da Violência Contra Jornalistas servirá também de canal de diálogo entre profissionais da área e o Estado, visando, inclusive, a elaboração de políticas públicas específicas e apoio a investigações.

As diretrizes, composição, organização e funcionamento do observatório estão previstas na Portaria nº 116/2025, publicada esta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Diário Oficial da União.

De acordo com a Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), órgão do MJ ao qual o observatório está vinculado, ele terá, entre seus objetivos, monitorar ocorrências, sugerir políticas públicas, apoiar investigações e criar um banco de dados com indicadores sobre os casos.

O observatório será composto por representantes de diversas secretarias da pasta, bem como por 15 membros da sociedade civil com atuação comprovada na defesa da liberdade de imprensa e no combate à violência contra comunicadores.

Fenaj

Entre as entidades que participaram dos debates visando sua criação está a Federação Nacional dos Jornalistas ( Fenaj). Segundo a presidente da entidade, Samira de Castro, a exemplo do Conselho Federal de Jornalistas, essa é também uma demanda antiga da categoria.

“Desde o primeiro momento, o observatório era demanda da sociedade civil ligada ao campo do jornalismo. A situação se agravou muito durante os quatro anos do governo Bolsonaro, culminando nos atos de 8 de janeiro. Foi quando levamos uma proposta inicial ao então ministro da Justiça Flávio Dino”, explica a presidente da Fenaj.

Segundo Samira de Castro, durante a gestão à frente do MJ, Flávio Dino deu início à estruturação do observatório. “No entanto, com a sua saída para o STF [Supremo Tribunal Federal], tivemos de partir as discussões praticamente do zero com a nova equipe ministerial”.

Entre as contribuições iniciais feitas pela sociedade civil, estão a elaboração do regimento interno do observatório e a composição de seu conselho.

Olhar do Estado

“A criação do observatório representa um olhar do Estado brasileiro sobre a garantia do direito humano que é o de acesso à informação. Nunca houve um mecanismo desse tipo, com olhar voltado especificamente não apenas para jornalistas, mas para comunicadores e pessoas que garantem direito de acesso à informação a suas comunidades”, explicou Samira à Agência Brasil.

A entrada do Estado nessa causa, segundo a jornalista, é um fato muito importante, inclusive para lidar com questões burocráticas da profissão, quando se torna necessário o enfrentamento à violência praticada contra jornalistas.

“Diversas entidades ligadas ao jornalismo, inclusive o Repórteres sem Fronteiras e a própria Fenaj, fazem acompanhamentos sobre a violência que é praticada contra jornalistas. Nossos relatórios, no entanto, não têm papel nem peso do Estado. Essa construção com a sociedade civil é um grande diferencial”.

Políticas públicas

Ela ressalta a possibilidade de, a partir das denúncias levadas ao observatório, se construir políticas públicas voltadas especificamente aos jornalistas, de forma a garantir que exerçam, da melhor forma, a profissão em suas especificidades.

Para Samira, é também importante para a proteção dos chamados comunicadores populares, que atuam em áreas não diretamente ligadas a direitos humanos, mas que também sofrem ameaças. “É o caso, por exemplo, de repórteres que cobrem políticas locais no interior do país. Antes, essa proteção estava restrita àqueles que trabalhavam diretamente na área de direitos humanos”.

De acordo com a dirigente da Fenaj, os grupos formados no âmbito do observatório ficarão atentos também “à confusão causada por influenciadores e os pseudojornalistas”, referindo-se a pessoas que, sem estudo adequado e sem diploma em jornalismo, reivindicam, para si, a profissão.

“Isso se intensificou após o STF considerar desnecessária a formação acadêmica em jornalismo. A Fenaj sempre defendeu a profissionalização, claro que dando atenção também aos comunicadores populares, quando produzem material próximo ao jornalismo, ajudando sua comunidade a ter acesso a informações relevantes”, acrescentou.

Para a Fenaj, a retirada da obrigatoriedade de diploma acadêmico para o exercício da profissão tem influência direta na banalização de uma atividade profissional necessária e estratégica para a sociedade.

Ela lembra que o próprio presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, tem declarado que o Brasil nunca precisou tanto de uma imprensa qualificada, e que essa constatação veio após o próprio STF ter retirado o critério mínimo para o exercício da profissão.

“Precisamos retomar essa discussão urgentemente, em meio a tantos perfis de redes sociais que se autointitulam jornalistas, emitindo a todo momento todo tipo de opiniões desqualificadas”, argumentou.

A presidente da Fenaj explica que, para atuarem no gênero opinativo, os jornalistas precisam estar minimamente embasados, ouvindo especialistas, não podendo se guiar pelo senso comum nem pelos achismos.

“Outros atores não se atêm nem mesmo à realidade do fato para emitir opinião. Opinam sem embasamento sobre questões que são importantes para a sociedade. Vidas podem ser colocadas em risco também por conta disso. Sem falar nas práticas criminosas cometidas por eles, quando pregam intolerância religiosa, racismo, LGBTfobia”, disse.

Fato jurídico

Diante desse cenário, a Fenaj tem buscado se aproximar dos ministros do STF, a fim de viabilizar um reposicionamento sobre a questão do diploma. “Na época em que a suprema corte tomou a decisão, não havia plataformas de redes sociais com tamanho alcance e influência. Esse é um fato novo que, por si, justifica a retomada e a revisão do julgamento”, argumentou.

“Vivemos atualmente um cenário extremamente contaminado onde praticam o que chamo de pseudojornalismo. O observatório terá critérios objetivos de atuação em relação a esse tipo de situação também, mas com base em referências da academia, que também vai compor grupos de trabalho do observatório”, acrescentou a dirigente referindo-se aos integrantes do observatório, que terá, em sua composição, conselheiros públicos, sociedade civil e por representantes de ministérios como Justiça, Direitos Humanos, Igualdade Racial e Mulheres.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Advocacia de Rondônia tem até 30 de janeiro para garantir desconto máximo na anuidade

Advocacia de Rondônia tem até 30 de janeiro para garantir desconto máximo na anuidade

OAB Rondônia reforça o prazo para pagamento à vista com o maior benefício financeiro do ano, visando facilitar o planejamento da classe e fortalecer a defesa das prerrogativas.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em processos seletivos para quatro funções

Prefeitura de Jaru convoca aprovados em processos seletivos para quatro funções

Editais publicados nesta segunda-feira (19) chamam candidatos dos seletivos nº 001 e 004; posse deve ocorrer em até três dias úteis, com envio de documentos por peticionamento eletrônico.
L
BR-364: Nova 364 intensifica obras de pavimento na rodovia

BR-364: Nova 364 intensifica obras de pavimento na rodovia

Força-tarefa entre 18 e 24 de janeiro prevê reparos, fresagem, recomposição e tapa-buraco em trechos como Cacoal, Presidente Médici, Ariquemes e Ouro Preto do Oeste, com sinalização e homens-bandeiras.
L
FMI reduz para 1,6 por cento projeção de crescimento do Brasil em 2026

FMI reduz para 1,6 por cento projeção de crescimento do Brasil em 2026

Organismo internacional aponta os efeitos dos juros altos como causa principal para a desaceleração da economia brasileira no próximo ano.
L
IPEM-RO: reunião de alinhamento integra servidores e gestão

IPEM-RO: reunião de alinhamento integra servidores e gestão

Primeiro encontro reuniu presidência e equipes técnicas e administrativas para alinhar diretrizes, apresentar objetivos da gestão e reforçar a eficiência no serviço público em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

GIRO NEWS: Michel Alisson fala sobre educação financeira e Sicredi

O administrador e especialista em Gestão de Cooperativas de Crédito do Sicredi aborda volta às aulas, planejamento financeiro, cartões, seguros e capital social.
L
Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Relatos de falhas no Pix aumentaram ao longo da tarde e envolveram bancos como Banco do Brasil, Itaú, Nubank, Bradesco, Santander e Inter, segundo reclamações em plataformas de monitoramento.
L
Enamed aponta desempenho satisfatório em 69 por cento dos cursos

Enamed aponta desempenho satisfatório em 69 por cento dos cursos

Primeira edição do exame nacional revela que instituições federais e estaduais lideram qualidade, enquanto redes municipais e privadas registram piores notas.
L
Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe a venda de itens de decoração com plásticos e substâncias não autorizadas que eram comercializados na internet.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Nova ferramenta da Secretaria Especial de Saúde Indígena permitirá o registro detalhado do desenvolvimento neuropsicomotor e rastreio precoce de doenças em territórios.
L
Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Ministro André Mendonça autoriza que Silvio Feitoza cumpra pena em casa devido a quadro de isquemia miocárdica grave diagnosticado após cirurgia.
L
MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

Decisões determinam implantação e qualificação do acolhimento institucional e em família acolhedora em Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste, com base no ECA e na Assistência Social.
L
Programa Fecha Laudo: Eyder Brasil propõe emenda de R$ 35 milhões

Programa Fecha Laudo: Eyder Brasil propõe emenda de R$ 35 milhões

Deputado apresentou proposta ao orçamento para reduzir filas de laudos em Rondônia e ampliar o atendimento especializado, beneficiando cerca de 10 mil pessoas com deficiência no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento para o distrito de Abunã

Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento para o distrito de Abunã

Indicação tem como objetivo atender de forma direta às necessidades do distrito, promovendo mais segurança para os moradores e comerciantes da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Criminosos se passam por servidores municipais para obter dados e contratar empréstimos indevidos; prefeitura esclarece que não solicita fotos em visitas.
L
Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Flagrante ocorreu em Candeias do Jamari durante patrulhamento em ponto conhecido como ponto de venda de entorpecentes; jovem mantinha animal silvestre em garrafa.
14
Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

O esquema já causou prejuízos significativos às vítimas, incluindo casos de endividamento bancário superior a R$ 30 mil.
L
Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

A abordagem ocorreu em Presidente Médici na manhã seguinte ao crime em uma empresa de autopeças; equipamentos usados no arrombamento também foram apreendidos.
12
Patamo prende foragido e apreende drogas em residência no Novo Ji-Paraná

Patamo prende foragido e apreende drogas em residência no Novo Ji-Paraná

A prisão ocorreu após abordagem na avenida Gabriel Vieira de Melo; o suspeito autorizou a entrada dos policiais em sua casa, onde foram encontrados cocaína, crack e maconha.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): AGUAS DE JARU SPE S.A.

LICENÇAS PRÉVIA, INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outorga: AGUAS DE JARU SPE S.A

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Dia do Profissional da Beleza destaca expansão do setor em Rondônia e apoio do Sebrae

Dia do Profissional da Beleza destaca expansão do setor em Rondônia e apoio do Sebrae

Data celebrada em 19 de janeiro evidencia crescimento do empreendedorismo na área e ações de capacitação, gestão e inovação para fortalecer pequenos negócios no estado.
L
Xbox Cloud Gaming pode ganhar plano gratuito com anúncios, indicam vazamentos

Xbox Cloud Gaming pode ganhar plano gratuito com anúncios, indicam vazamentos

Modelo permitiria jogar via streaming títulos já comprados pelo usuário, sem assinatura do Game Pass Ultimate, mas com sessões limitadas e publicidade antes da partida.
L
CNH digital: renovação automática já alcança mais de 320 mil motoristas

CNH digital: renovação automática já alcança mais de 320 mil motoristas

Programa em vigor desde 9 de janeiro renovou 323.459 CNHs digitais na primeira semana e é voltado a “bons condutores”, com critérios como ausência de infrações e cadastro no Registro Nacional Positivo.
L
Dos games aos cinemas: Resident Evil e Silent Hill revivem rivalidade em 2026

Dos games aos cinemas: Resident Evil e Silent Hill revivem rivalidade em 2026

Franquias que marcaram o survival horror nos anos 1990 e 2000 retornam às telonas no mesmo ano, reacendendo comparações entre terror psicológico e ação apocalíptica.
L
Faturamento da indústria sobe mas emprego cai pelo terceiro mês

Faturamento da indústria sobe mas emprego cai pelo terceiro mês

Dados da CNI revelam que o setor industrial enfrenta desaceleração no mercado de trabalho em decorrência dos juros altos, apesar da alta pontual nas vendas.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.