SÁBADO, 07/03/2026

Em destaque

Observatório vai monitorar violência contra jornalistas

Instituição foi criada por portaria do Ministério da Justiça

Por PEDRO PEDUZZI - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Observatório vai monitorar violência contra jornalistas
LULA MARQUES/ AGÊNCIA BRASIL

O jornalismo ganhou uma ferramenta que, caso atinja seus objetivos, resultará em garantias para o bom exercício da profissão, em especial nas situações de violência contra aqueles que cumprem seu papel de informar.

Além de monitorar e criar um banco de dados de ocorrências desse tipo, o Observatório da Violência Contra Jornalistas servirá também de canal de diálogo entre profissionais da área e o Estado, visando, inclusive, a elaboração de políticas públicas específicas e apoio a investigações.

As diretrizes, composição, organização e funcionamento do observatório estão previstas na Portaria nº 116/2025, publicada esta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Diário Oficial da União.

De acordo com a Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), órgão do MJ ao qual o observatório está vinculado, ele terá, entre seus objetivos, monitorar ocorrências, sugerir políticas públicas, apoiar investigações e criar um banco de dados com indicadores sobre os casos.

O observatório será composto por representantes de diversas secretarias da pasta, bem como por 15 membros da sociedade civil com atuação comprovada na defesa da liberdade de imprensa e no combate à violência contra comunicadores.

Fenaj

Entre as entidades que participaram dos debates visando sua criação está a Federação Nacional dos Jornalistas ( Fenaj). Segundo a presidente da entidade, Samira de Castro, a exemplo do Conselho Federal de Jornalistas, essa é também uma demanda antiga da categoria.

“Desde o primeiro momento, o observatório era demanda da sociedade civil ligada ao campo do jornalismo. A situação se agravou muito durante os quatro anos do governo Bolsonaro, culminando nos atos de 8 de janeiro. Foi quando levamos uma proposta inicial ao então ministro da Justiça Flávio Dino”, explica a presidente da Fenaj.

Segundo Samira de Castro, durante a gestão à frente do MJ, Flávio Dino deu início à estruturação do observatório. “No entanto, com a sua saída para o STF [Supremo Tribunal Federal], tivemos de partir as discussões praticamente do zero com a nova equipe ministerial”.

Entre as contribuições iniciais feitas pela sociedade civil, estão a elaboração do regimento interno do observatório e a composição de seu conselho.

Olhar do Estado

“A criação do observatório representa um olhar do Estado brasileiro sobre a garantia do direito humano que é o de acesso à informação. Nunca houve um mecanismo desse tipo, com olhar voltado especificamente não apenas para jornalistas, mas para comunicadores e pessoas que garantem direito de acesso à informação a suas comunidades”, explicou Samira à Agência Brasil.

A entrada do Estado nessa causa, segundo a jornalista, é um fato muito importante, inclusive para lidar com questões burocráticas da profissão, quando se torna necessário o enfrentamento à violência praticada contra jornalistas.

“Diversas entidades ligadas ao jornalismo, inclusive o Repórteres sem Fronteiras e a própria Fenaj, fazem acompanhamentos sobre a violência que é praticada contra jornalistas. Nossos relatórios, no entanto, não têm papel nem peso do Estado. Essa construção com a sociedade civil é um grande diferencial”.

Políticas públicas

Ela ressalta a possibilidade de, a partir das denúncias levadas ao observatório, se construir políticas públicas voltadas especificamente aos jornalistas, de forma a garantir que exerçam, da melhor forma, a profissão em suas especificidades.

Para Samira, é também importante para a proteção dos chamados comunicadores populares, que atuam em áreas não diretamente ligadas a direitos humanos, mas que também sofrem ameaças. “É o caso, por exemplo, de repórteres que cobrem políticas locais no interior do país. Antes, essa proteção estava restrita àqueles que trabalhavam diretamente na área de direitos humanos”.

De acordo com a dirigente da Fenaj, os grupos formados no âmbito do observatório ficarão atentos também “à confusão causada por influenciadores e os pseudojornalistas”, referindo-se a pessoas que, sem estudo adequado e sem diploma em jornalismo, reivindicam, para si, a profissão.

“Isso se intensificou após o STF considerar desnecessária a formação acadêmica em jornalismo. A Fenaj sempre defendeu a profissionalização, claro que dando atenção também aos comunicadores populares, quando produzem material próximo ao jornalismo, ajudando sua comunidade a ter acesso a informações relevantes”, acrescentou.

Para a Fenaj, a retirada da obrigatoriedade de diploma acadêmico para o exercício da profissão tem influência direta na banalização de uma atividade profissional necessária e estratégica para a sociedade.

Ela lembra que o próprio presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, tem declarado que o Brasil nunca precisou tanto de uma imprensa qualificada, e que essa constatação veio após o próprio STF ter retirado o critério mínimo para o exercício da profissão.

“Precisamos retomar essa discussão urgentemente, em meio a tantos perfis de redes sociais que se autointitulam jornalistas, emitindo a todo momento todo tipo de opiniões desqualificadas”, argumentou.

A presidente da Fenaj explica que, para atuarem no gênero opinativo, os jornalistas precisam estar minimamente embasados, ouvindo especialistas, não podendo se guiar pelo senso comum nem pelos achismos.

“Outros atores não se atêm nem mesmo à realidade do fato para emitir opinião. Opinam sem embasamento sobre questões que são importantes para a sociedade. Vidas podem ser colocadas em risco também por conta disso. Sem falar nas práticas criminosas cometidas por eles, quando pregam intolerância religiosa, racismo, LGBTfobia”, disse.

Fato jurídico

Diante desse cenário, a Fenaj tem buscado se aproximar dos ministros do STF, a fim de viabilizar um reposicionamento sobre a questão do diploma. “Na época em que a suprema corte tomou a decisão, não havia plataformas de redes sociais com tamanho alcance e influência. Esse é um fato novo que, por si, justifica a retomada e a revisão do julgamento”, argumentou.

“Vivemos atualmente um cenário extremamente contaminado onde praticam o que chamo de pseudojornalismo. O observatório terá critérios objetivos de atuação em relação a esse tipo de situação também, mas com base em referências da academia, que também vai compor grupos de trabalho do observatório”, acrescentou a dirigente referindo-se aos integrantes do observatório, que terá, em sua composição, conselheiros públicos, sociedade civil e por representantes de ministérios como Justiça, Direitos Humanos, Igualdade Racial e Mulheres.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jirau Energia recebe visita do povo indígena Amondawa em Rondônia

Jirau Energia recebe visita do povo indígena Amondawa em Rondônia

Intercâmbio de conhecimentos aproximou comunidade indígena do funcionamento da usina e do processo de geração de energia limpa.
L
Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Estudo realizado em dez capitais aponta que espaços públicos e transportes são os locais de maior risco, evidenciando a persistência da insegurança de gênero.
L
Conferência do Trabalho propõe diálogo e modernização produtiva

Conferência do Trabalho propõe diálogo e modernização produtiva

Representantes de empregados, empregadores e governo assinaram documento que defende salários dignos e adaptação às novas tecnologias globais.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sábado, 07/03/2026: dia favorece descanso e reflexões

Sábado traz energia mais tranquila, ideal para lazer, conversas sinceras e equilíbrio emocional.
L
Relatório aponta média de 12 mulheres vítimas de violência por dia no Brasil

Relatório aponta média de 12 mulheres vítimas de violência por dia no Brasil

Monitoramento em nove estados revela aumento de 9% nos casos em 2025; violência sexual contra menores cresceu mais de 56% no período.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd desta sexta-feira recebe Wesley Gois Martins Cardoso

O Povoado Nerd promete trazer um bate-papo cheio de curiosidades sobre cultura geek, tecnologia e criatividade, mostrando como a paixão por animes e games pode se transformar em oportunidade profissional.
L

Bora Ali: Marta Helena compartilha sua trajetória como artesã e empreendedora

Será um encontro para quem acredita no poder do trabalho manual, na força do empreendedorismo feminino e na riqueza cultural do Norte.
L
Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Empresários do setor de beleza em Rondônia poderão participar da maior feira do segmento nas Américas, em São Paulo, com apoio do Sebrae.
L
Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Correntistas e usuários do sistema brasileiro agora podem realizar compras em lojas físicas no país vizinho utilizando QR Code e conversão automática de moeda.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Deputada afirma que tem pressionado o DNIT para início das obras de recuperação da rodovia, após denúncias de buracos e riscos de acidentes.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Nova estrutura da Empro vai fortalecer a formação e a qualificação de membros do Ministério Público.
L
Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Especialistas, vítimas e parlamentares discutem feminicídio e políticas de proteção às mulheres em Rondônia no mês dedicado à luta por direitos.
L
André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após exposição de informações sigilosas compartilhadas com a CPMI do INSS.
L
STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

Reflexão do jurista Ives Gandra aponta preocupação com o protagonismo institucional do Supremo e seus impactos na relação entre Judiciário, Legislativo e Executivo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Suspeito fugiu antes da chegada da polícia após atacar a vítima com chutes no rosto durante discussão.
18
Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Desentendimento familiar ocorreu durante a madrugada e terminou com prisão por violência doméstica.
14
Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Vítima foi atacada por dois indivíduos no bairro Terra Prometida e precisou ser socorrida por equipe do Samu.
16
Motociclista é baleado em tentativa de latrocínio no residencial Cristal da Calama

Motociclista é baleado em tentativa de latrocínio no residencial Cristal da Calama

Vítima foi surpreendida por criminoso armado durante emboscada no bairro Planalto e conseguiu fugir mesmo ferida.
16
Princípio de incêndio assusta moradores na zona sul de Porto Velho

Princípio de incêndio assusta moradores na zona sul de Porto Velho

Curto-circuito em fiação elétrica provocou chamas próximas a residência no bairro Castanheiras; ninguém ficou ferido.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Outorga: SOUZA E SOUZA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

SUV híbrido combina desempenho, tecnologia e espaço interno por R$ 399.990,00
L

Edital de Convocação AGE: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE THEOBROMA – RO

16 de março de 2026, no período das 08:00 às 10:00 horas, na Av. 13 de Fevereiro, nº. 1173, Setor 01 – Theobroma-RO
L
Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Provável produção local do Bayon reforça plano global da fabricante para 2030
L
GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

Parceria com Mercado Livre moderniza jornada de compra do consumidor
L
Mulheres ganham cada vez mais espaço na agricultura familiar de Porto Velho

Mulheres ganham cada vez mais espaço na agricultura familiar de Porto Velho

Histórias de produtoras rurais mostram protagonismo feminino no campo e reforçam a importância da agricultura familiar para a economia local.
L
Mulheres pioneiras ajudaram a construir a história de Porto Velho

Mulheres pioneiras ajudaram a construir a história de Porto Velho

Personagens femininas marcaram a educação, cultura, política e a organização social da capital rondoniense ao longo das décadas.
L
Venda de veículos cresce 8,6% em fevereiro, aponta Anfavea

Venda de veículos cresce 8,6% em fevereiro, aponta Anfavea

Setor automotivo registra 185,2 mil emplacamentos no mês, mas produção do primeiro bimestre sofre impacto da queda nas exportações.
L
Produção industrial brasileira registra alta de 1,8% em janeiro

Produção industrial brasileira registra alta de 1,8% em janeiro

O crescimento interrompe uma sequência de perdas no setor e marca o melhor desempenho mensal em mais de um ano, superando níveis pré-pandemia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.