SÁBADO, 24/01/2026

Em destaque

Observatório vai monitorar violência contra jornalistas

Instituição foi criada por portaria do Ministério da Justiça

Por PEDRO PEDUZZI - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Observatório vai monitorar violência contra jornalistas
LULA MARQUES/ AGÊNCIA BRASIL

O jornalismo ganhou uma ferramenta que, caso atinja seus objetivos, resultará em garantias para o bom exercício da profissão, em especial nas situações de violência contra aqueles que cumprem seu papel de informar.

Além de monitorar e criar um banco de dados de ocorrências desse tipo, o Observatório da Violência Contra Jornalistas servirá também de canal de diálogo entre profissionais da área e o Estado, visando, inclusive, a elaboração de políticas públicas específicas e apoio a investigações.

As diretrizes, composição, organização e funcionamento do observatório estão previstas na Portaria nº 116/2025, publicada esta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Diário Oficial da União.

De acordo com a Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), órgão do MJ ao qual o observatório está vinculado, ele terá, entre seus objetivos, monitorar ocorrências, sugerir políticas públicas, apoiar investigações e criar um banco de dados com indicadores sobre os casos.

O observatório será composto por representantes de diversas secretarias da pasta, bem como por 15 membros da sociedade civil com atuação comprovada na defesa da liberdade de imprensa e no combate à violência contra comunicadores.

Fenaj

Entre as entidades que participaram dos debates visando sua criação está a Federação Nacional dos Jornalistas ( Fenaj). Segundo a presidente da entidade, Samira de Castro, a exemplo do Conselho Federal de Jornalistas, essa é também uma demanda antiga da categoria.

“Desde o primeiro momento, o observatório era demanda da sociedade civil ligada ao campo do jornalismo. A situação se agravou muito durante os quatro anos do governo Bolsonaro, culminando nos atos de 8 de janeiro. Foi quando levamos uma proposta inicial ao então ministro da Justiça Flávio Dino”, explica a presidente da Fenaj.

Segundo Samira de Castro, durante a gestão à frente do MJ, Flávio Dino deu início à estruturação do observatório. “No entanto, com a sua saída para o STF [Supremo Tribunal Federal], tivemos de partir as discussões praticamente do zero com a nova equipe ministerial”.

Entre as contribuições iniciais feitas pela sociedade civil, estão a elaboração do regimento interno do observatório e a composição de seu conselho.

Olhar do Estado

“A criação do observatório representa um olhar do Estado brasileiro sobre a garantia do direito humano que é o de acesso à informação. Nunca houve um mecanismo desse tipo, com olhar voltado especificamente não apenas para jornalistas, mas para comunicadores e pessoas que garantem direito de acesso à informação a suas comunidades”, explicou Samira à Agência Brasil.

A entrada do Estado nessa causa, segundo a jornalista, é um fato muito importante, inclusive para lidar com questões burocráticas da profissão, quando se torna necessário o enfrentamento à violência praticada contra jornalistas.

“Diversas entidades ligadas ao jornalismo, inclusive o Repórteres sem Fronteiras e a própria Fenaj, fazem acompanhamentos sobre a violência que é praticada contra jornalistas. Nossos relatórios, no entanto, não têm papel nem peso do Estado. Essa construção com a sociedade civil é um grande diferencial”.

Políticas públicas

Ela ressalta a possibilidade de, a partir das denúncias levadas ao observatório, se construir políticas públicas voltadas especificamente aos jornalistas, de forma a garantir que exerçam, da melhor forma, a profissão em suas especificidades.

Para Samira, é também importante para a proteção dos chamados comunicadores populares, que atuam em áreas não diretamente ligadas a direitos humanos, mas que também sofrem ameaças. “É o caso, por exemplo, de repórteres que cobrem políticas locais no interior do país. Antes, essa proteção estava restrita àqueles que trabalhavam diretamente na área de direitos humanos”.

De acordo com a dirigente da Fenaj, os grupos formados no âmbito do observatório ficarão atentos também “à confusão causada por influenciadores e os pseudojornalistas”, referindo-se a pessoas que, sem estudo adequado e sem diploma em jornalismo, reivindicam, para si, a profissão.

“Isso se intensificou após o STF considerar desnecessária a formação acadêmica em jornalismo. A Fenaj sempre defendeu a profissionalização, claro que dando atenção também aos comunicadores populares, quando produzem material próximo ao jornalismo, ajudando sua comunidade a ter acesso a informações relevantes”, acrescentou.

Para a Fenaj, a retirada da obrigatoriedade de diploma acadêmico para o exercício da profissão tem influência direta na banalização de uma atividade profissional necessária e estratégica para a sociedade.

Ela lembra que o próprio presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, tem declarado que o Brasil nunca precisou tanto de uma imprensa qualificada, e que essa constatação veio após o próprio STF ter retirado o critério mínimo para o exercício da profissão.

“Precisamos retomar essa discussão urgentemente, em meio a tantos perfis de redes sociais que se autointitulam jornalistas, emitindo a todo momento todo tipo de opiniões desqualificadas”, argumentou.

A presidente da Fenaj explica que, para atuarem no gênero opinativo, os jornalistas precisam estar minimamente embasados, ouvindo especialistas, não podendo se guiar pelo senso comum nem pelos achismos.

“Outros atores não se atêm nem mesmo à realidade do fato para emitir opinião. Opinam sem embasamento sobre questões que são importantes para a sociedade. Vidas podem ser colocadas em risco também por conta disso. Sem falar nas práticas criminosas cometidas por eles, quando pregam intolerância religiosa, racismo, LGBTfobia”, disse.

Fato jurídico

Diante desse cenário, a Fenaj tem buscado se aproximar dos ministros do STF, a fim de viabilizar um reposicionamento sobre a questão do diploma. “Na época em que a suprema corte tomou a decisão, não havia plataformas de redes sociais com tamanho alcance e influência. Esse é um fato novo que, por si, justifica a retomada e a revisão do julgamento”, argumentou.

“Vivemos atualmente um cenário extremamente contaminado onde praticam o que chamo de pseudojornalismo. O observatório terá critérios objetivos de atuação em relação a esse tipo de situação também, mas com base em referências da academia, que também vai compor grupos de trabalho do observatório”, acrescentou a dirigente referindo-se aos integrantes do observatório, que terá, em sua composição, conselheiros públicos, sociedade civil e por representantes de ministérios como Justiça, Direitos Humanos, Igualdade Racial e Mulheres.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

O profissional com 36 anos de carreira estreia na Rede SGC FM com transmissão para 35 municípios em Rondônia e Comodoro, no Mato Grosso.
L
Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Obras antecipadas pela concessionária Nova 364 visam diminuir o impacto logístico negativo que atualmente gera um gasto extra médio de 38% para os transportadores de grãos.
L
Jaru conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

Jaru conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Rondônia recebe a certificação máxima do Ministério da Educação por atingir metas de aprendizagem no ensino fundamental.
L
Hospital de Jaru realiza mais de 100 atendimentos infantis em três dias

Hospital de Jaru realiza mais de 100 atendimentos infantis em três dias

Nova unidade especializada atende crianças de até 12 anos em regime de plantão 24 horas com estrutura lúdica e equipes de pediatria desde a última terça-feira.
L
Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Setor encerrou o último ano com desempenho histórico e projeta avanço sustentado pela mudança no comportamento do consumidor brasileiro e busca por planejamento.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Entrevista com Tatiana Sadeck, Sebrae Rondônia

Sexta-feira, dia 23, às 16h, o Bora Ali recebe Tatiana Sadeck para falar sobre o papel do Sebrae em Rondônia, apoio aos pequenos negócios, inovação, capacitação e oportunidades para empreendedores locais.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Agência reguladora barrou comercialização de produtos por origem desconhecida, falta de iodo e irregularidades em conservantes após fiscalização nacional.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Gestores escolares têm até o fim desta sexta-feira para solicitar a revisão da pontuação preliminar no programa que reconhece políticas de ensino fundamental.
L
O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado.

O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado

As precipitações serão classificadas entre os níveis 1 e 2, com a possibilidade de chuvas do grupo 3 em áreas pontuais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Investimento de 200 mil reais será aplicado na revitalização da Associação Rancho da Amizade para garantir melhorias estruturais e fortalecer atividades comunitárias na região.
L
Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Parlamentar anuncia ação junto à agência reguladora para suspender pedágio até que melhorias previstas sejam entregues; alerta sobre impacto nos preços de alimentos
L
Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Análise política aponta padrão de rupturas sucessivas e isolamento de antigos aliados como marca do governo estadual; ex-vice e principais nomes da base foram descartados ao longo do caminho
L
Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Presidente afirmou que falta vergonha a quem apoia o banqueiro Daniel Vorcaro após desvio bilionário e destacou entregas de moradias populares em Alagoas.
L
Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Presidente viaja na próxima semana como convidado de honra para debater infraestrutura, segurança e comércio regional com líderes da América Latina e Caribe.
L
Publicidade

POLÍCIA

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Presidente da autarquia e ex-diretores de investimento tiveram bens apreendidos pela Polícia Federal em investigação sobre aplicações suspeitas de quase 1 bilhão de reais.
L
Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Polícia Civil de Cacoal localizou investigado por furtos de motocicletas em Camboriú com o apoio de equipes catarinenses após descumprimento de medidas judiciais.
12
Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Equipes da Delegacia de Guajará-Mirim desarticularam um grupo criminoso que mantinha cativeiros intermunicipais e planejava o assassinato de duas pessoas na região.
12
PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

Polícia Rodoviária Federal encontrou drogas na cabine de um caminhoneiro que dirigiu quase 60 horas sem o descanso obrigatório durante fiscalização na BR 364 em Rondônia.
10
Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Suspeita foi flagrada por raio-x com entorpecentes escondidos nas partes íntimas ao tentar visitar apenado no presídio 603
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Terror em Silent Hill é o pior filme de games já feito, segundo notas

Terror em Silent Hill é o pior filme de games já feito, segundo notas

Críticas negativas acumuladas indicam que o novo longa da franquia é um dos maiores fracassos de adaptações de videogame; entenda os motivos
L
Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Alunos de escolas estaduais alcançaram notas de até 940 na redação; resultados refletem ações pedagógicas e projeto Trilhando Rumo ao Enem
L
Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Aposentado e guardião de histórias, Bodo deixa legado de sabedoria e bom humor entre amigos e familiares da capital rondoniense
L
TCE garante transferência de pacientes e desafoga UPA em Porto Velho

TCE garante transferência de pacientes e desafoga UPA em Porto Velho

Ação do Tribunal de Contas em conjunto com a Secretaria de Saúde garantiu que todos os pacientes que aguardavam vagas em corredores fossem levados para hospital.
L
Estudo revela que Manaus se consolidou como epicentro logístico do tráfico de drogas na Região Norte

Estudo revela que Manaus se consolidou como epicentro logístico do tráfico de drogas na Região Norte

Por sua vez, Rondônia, especialmente com a possível reabertura da BR-319, pode tornar-se mais um corredor estratégico na disputa entre as facções criminosas. No Amazonas, o Comando Vermelho (CV) já acua moradores e toma até mesmo municípios na região.
L
Forte chuva em Buritis causa alagamentos e assusta moradores

Forte chuva em Buritis causa alagamentos e assusta moradores

Temporal registrado na última quinta-feira provocou o transbordamento de canais e inundou ruas em diversos bairros da cidade, mobilizando equipes de limpeza e defesa civil.
L

O papel do branding estratégico na valorização do equity da sua empresa

Branding estratégico fortalece a autoridade da marca, aumenta margens de lucro e transforma reputação em ativo financeiro, impulsionando o equity e o valor de mercado das empresas.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.