TERÇA-FEIRA, 25/11/2025

Em destaque

Bancada da Bíblia consolida força, mas vive novos desafios

O pesquisador explica que a bancada evangélica, apesar de ter uma posição mais conservadora nas pautas dos costumes, historicamente mostrou-se pró-governo em outros temas, como os da economia.

Por LUIZ CLAUDIO FERREIRA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Bancada da Bíblia consolida força, mas vive novos desafios
LULA MARQUES/ AGÊNCIA BRASIL

Com o retorno das atividades no Legislativo, um dos maiores desafios para o governo federal é a busca por uma aproximação do grupo de parlamentares conservadores da bancada evangélica. A avaliação é de pesquisadores ouvidos pela Agência Brasil, entre eles o escritor André Ítalo, que lançou no final do ano passado o livro A Bancada da Bíblia: uma história de conversões políticas (editora Todavia, 301 páginas).

O pesquisador explica que a bancada evangélica, apesar de ter uma posição mais conservadora nas pautas dos costumes, historicamente mostrou-se pró-governo em outros temas, como os da economia. “Não importa se era governo de esquerda ou de direita, era um grupo próximo ao Executivo”.

Uma das causas, segundo avalia, seria a conveniência de manter os privilégios como isenção tributária para igrejas.

Ele recorda que, nos governos anteriores ao dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro, havia a presença de pastores nos primeiros escalões. Houve também apoio dos evangélicos a Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso.

Mas ele considera que o governo de Jair Bolsonaro foi um “divisor de águas” nesse histórico governista dos evangélicos. “O Bolsonaro foi o primeiro presidente de direita que teve uma relação de afinidade ideológica com a bancada evangélica”. Mas com a volta de Lula ao poder, a bancada da bíblia deixou de ser governista, avalia o pesquisador.

De acordo com André Ítalo, a bancada tem crescido de maneira mais lenta, diferente do que ocorreu no final dos anos 1990 e em 2010. “É natural porque o próprio crescimento da população evangélica também tem sido mais lento. Também é importante pontuar que a proporção dos evangélicos na Câmara [menos de 20%] é menor do que a de evangélicos na população [cerca de 30%]”, explica o pesquisador.

O pesquisador contabiliza que, hoje, na Câmara, existem em torno de 90 a 100 deputados evangélicos, de um total de 513. No Senado, há entre 10 a 15, de um total de 81.

Dores do crescimento

O professor Leonardo Barreto, da Universidade de Brasília (UnB), pondera que a bancada evangélica não é homogênea. “Há na bancada diversos segmentos e também estratégias diferentes. A mais consolidada é a da Igreja Universal, que se consolidou num partido político, que é o Republicanos, e que hoje preside a Câmara”, observa.

O especialista entende que a estratégia do Partido Republicanos foi uma das mais sofisticadas, ao abrir para políticos não evangélicos, como é o caso do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. “O partido fez essa abertura, e essa estratégia se demonstrou muito acertada”, disse. Só que, ao mesmo tempo, a bancada, na avaliação do professor, está enfrentando as “dores do crescimento”.

Barreto analisa que representantes desses partidos gostariam de ir mais para o centro do espectro político, mas estão pressionados por uma base evangélica que se tornou mais conservadora e mais de direita do que era. “A bancada se encontrou num espectro conservador de direita que acaba limitando as opções de escolha. A base foi deliberadamente politizada”, acredita.

Base

Uma das revelações do livro de André Ítalo foi a história do primeiro pastor eleito deputado federal no Brasil, com o apoio da igreja dele. “Foi um pastor daqui de São Paulo, chamado Levi Tavares [no mandato de 1967 – 1971]. Ele era de fora da política”.

Mas foi durante a Constituinte, com as eleições de 1986, que surgiu o nome de bancada evangélica. “Foi quando as igrejas evangélicas perceberam que precisavam participar da política porque havia um medo de que o catolicismo se envolveria de maneira muito forte na Constituinte e acabasse voltando a ser a religião oficial do país”, explica.

O pesquisador contextualiza que houve setores da Igreja Católica que faziam oposição à ditadura (1964 – 1985), e que eram aliados de grupos de esquerda. Para ele, essa vinculação contribuiu para que as igrejas evangélicas se colocassem mais à direita. “Quando a ditadura acabou, as igrejas evangélicas ficaram com esse receio. Por conta desse receio, os evangélicos se mobilizaram e elegeram vários deputados. Naquele primeiro momento foram 32 deputados”, avalia.

André Ítalo diferencia o que se considera “bancada da bíblia” e o que é a Frente Parlamentar Evangélica, que se trata de um grupo institucionalizado, com 219 deputados e 26 senadores, de diferentes partidos, inclusive considerados de centro e de esquerda. Há um número mínimo de assinaturas para criar a frente, 171 parlamentares.

“Os deputados evangélicos são cerca de 90. Eles sozinhos não conseguem criar a frente. Então eles precisam da ajuda de deputados não evangélicos”.

Segundo a pesquisa de Ítalo, a frente tem um grupo de assessores parlamentares que faz reunião a cada segunda-feira para fazer um mapeamento de quais são as pautas que vão ser discutidas nas principais comissões naquela semana na Câmara, que são mais sensíveis para os evangélicos. Na terça-feira, deputados evangélicos debatem a programação. Atualmente, o coordenador da frente é o deputado Silas Câmara (Republicanos – AM).

A reportagem entrou em contato com a assessoria do deputado líder da frente evangélica para comentar o trabalho da frente, mas não teve retorno.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STM pode julgar perda de patente de militares condenados

STM pode julgar perda de patente de militares condenados

Com a determinação de Alexandre de Moraes, o Superior Tribunal Militar (STM) e o MPM serão notificados para decidir sobre a Perda de Patente STM de Bolsonaro e dos generais condenados pela trama golpista.
L

Generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira são presos em Brasília por trama golpista

O Exército preparou celas no Comando Militar do Planalto (CMP) para os generais de quatro estrelas Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, presos nesta terça-feira (25/11) após condenação pelo STF por tentativa de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022.
L
Fim da Escala 6x1 terá transição para pequenos negócios

Fim da Escala 6×1 terá transição para pequenos negócios

Ministro Guilherme Boulos (Secretaria-Geral) afirma que o debate sobre o Fim da Escala 6×1 incluirá estímulos fiscais para micro e pequenas empresas, a fim de proteger a sustentabilidade dos negócios.
L
Falta de Integração Policial dificulta combate ao PCC, diz promotor

Falta de Integração Policial dificulta combate ao PCC, diz promotor

Lincoln Gakiya, especialista no PCC, afirma em CPI que a Falta de Integração Policial entre forças de segurança é o maior obstáculo e alerta sobre risco de o Brasil se tornar um narcoestado.
L
MPRO reforça combate ao assédio com campanha interna

MPRO reforça combate ao assédio com campanha interna

Ação institucional destaca medidas de prevenção e orientações sobre assédio.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes comunica TSE sobre Inelegibilidade Bolsonaro STF

Moraes comunica TSE sobre Inelegibilidade Bolsonaro STF

O ministro Alexandre de Moraes determinou a notificação do TSE para fins de inelegibilidade Bolsonaro STF devido à condenação de 27 anos, estendendo o impedimento político até 2060.
L
Moraes define local de prisão dos sete condenados do golpe

Moraes define local de prisão dos sete condenados do golpe

O ministro Alexandre de Moraes determinou a execução imediata das penas e a prisão dos condenados trama golpista, indicando as instalações militares e policiais para o cumprimento das sentenças.
L
Moraes decide que Bolsonaro cumprirá pena na Superintendência da Polícia Federal

Moraes decide que Bolsonaro cumprirá pena na Superintendência da Polícia Federal

O ex-presidente condenado a 27 anos e três meses por trama golpista cumprirá a sentença na Superintendência da Polícia Federal, onde já estava em prisão Bolsonaro PF preventiva desde sábado.
L
Condenação de Bolsonaro: os pontos que marcaram o julgamento

Condenação de Bolsonaro: os pontos que marcaram o julgamento

Decisão do STF confirmou liderança de Bolsonaro na trama golpista e abriu caminho para a execução da pena.
L
Generais Heleno e Nogueira são presos por trama golpista

Generais Heleno e Nogueira são presos por trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes determinou a execução das penas, levando os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira à prisão de ex-ministros no Comando Militar do Planalto em Brasília.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Infraestrutura avança na Ponta do Abunã com chegada de aduelas

Infraestrutura avança na Ponta do Abunã com chegada de aduelas

Materiais adquiridos por emenda parlamentar começam a ser instalados na região.
L
Trânsito em Julgado STF encerra processo de Bolsonaro e réus

Trânsito em Julgado STF encerra processo de Bolsonaro e réus

Ex-presidente, Anderson Torres e Alexandre Ramagem não apresentaram recursos finais, abrindo caminho para a execução das penas após o Trânsito em Julgado STF.
L
STF determina prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro

STF determina prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro

Após trânsito em julgado de processo por trama golpista, o Supremo Tribunal Federal determina a prisão de réus do Núcleo 1, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Governo de RO reforça segurança em nova fase da Operação Mute

Governo de RO reforça segurança em nova fase da Operação Mute

Ação nacional intensifica combate a ilícitos em unidades prisionais.
L
Cláudia de Jesus quer aulas noturnas para CNH Social

Cláudia de Jesus quer aulas noturnas para CNH Social

Deputada sugere novas turmas à noite para ampliar acesso ao programa.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carros deixa homem ferido no centro de Porto Velho

Colisão entre carros deixa homem ferido no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motorista do Ford Ka teria avançado a preferencial da Afonso Pena, atingindo o Onix que seguia pela Joaquim Nabuco em direção à Rua Almirante Barroso.
12
PRF em Rondônia apreende armas, munições e drogas durante fiscalização em Vilhena e Nova Mamoré

PRF em Rondônia apreende armas, munições e drogas durante fiscalização em Vilhena e Nova Mamoré

As abordagens aconteceram nas BRs 364 e 421: dois homens foram presos.
10

Três pessoas são presas em Goiânia por tortura e cárcere privado de adolescente de 16 anos e outra criança

A mãe, o padrasto e outra mulher foram detidos em Goiânia após a adolescente de 16 anos conseguir fugir de um cárcere privado que durava dois anos.
16
MPRO investiga uso irregular de unidade de saúde para venda de óculos em Abunã

MPRO investiga uso irregular de unidade de saúde para venda de óculos em Abunã

Promotoria apura denúncia de consultas e vendas realizadas sem autorização na UBS Vila da Penha.
12

Ladrão entala em porta giratória, fica de cueca e danifica caixas eletrônicos em tentativa frustrada de furto a banco em MG

Um rapaz de 20 anos foi preso pela Polícia Militar em Carangola (MG) após passar quase 20 minutos preso na porta giratória de uma agência, perdendo a bermuda durante o esforço.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE MINAS INDUSTRIA DE ALIMENTOS LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 167 SOL/DLA
L
Renda Desigualdade Ipea tem melhores resultados desde 1995

Renda Desigualdade Ipea tem melhores resultados desde 1995

Estudo aponta crescimento de 70% na renda per capita e forte queda na pobreza em 30 anos. A melhora da Renda Desigualdade Ipea é atribuída à retomada do trabalho e de auxílios sociais.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL OURO BRANCO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Cacau de Rondônia ganha destaque na 5ª edição do concurso estadual

Cacau de Rondônia ganha destaque na 5ª edição do concurso estadual

Evento realizado em Ji-Paraná reúne produtores e instituições para fortalecer a cadeia cacaueira e elevar a qualidade do cacau rondoniense.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL OURO BRANCO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
CAIXA relança campanha Tudo em Dia com descontos de até 90%

CAIXA relança campanha Tudo em Dia com descontos de até 90%

Ação permite renegociar dívidas comerciais e recuperar cidadania financeira.
L
MP Itinerante leva serviços e cidadania a Candeias do Jamari

MP Itinerante leva serviços e cidadania a Candeias do Jamari

Ação registrou grande presença de pessoas idosas e reforçou demanda por atendimento presencial.
L

Edital de convocação das Eleições do SINDINOVA

A votação será realizada de forma presencial, em urnas lacradas e devidamente acompanhadas pela Comissão Eleitoral.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.