QUARTA-FEIRA, 18/03/2026

Em destaque

“Eu me senti desrespeitada”, disse Hermoso em julgamento de Rubiales

Campeã mundial de futebol confrontou ex-presidente da Federação

Por DAVID LATONA, CHARLIE DEVEREUX E EMMA PINEDO - 20

Publicado em 

"Eu me senti desrespeitada", disse Hermoso em julgamento de Rubiales
REUTERS/ANA BELTRAN/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Jenni Hermoso, vencedora da Copa do Mundo de futebol feminino com a seleção da Espanha, confrontou o ex-chefe da federação de futebol do país, Luis Rubiales, no julgamento do dirigente nesta segunda-feira, dizendo que não concordou com o beijo dado por ele nela e que desencadeou uma reação nacional contra o sexismo no esporte.

“Eu sabia que estava sendo beijada pelo meu chefe e isso não deveria acontecer em nenhum ambiente social ou de trabalho”, disse Hermoso sobre o encontro visto ao vivo por milhões de pessoas em todo o mundo na cerimônia de premiação da Copa do Mundo de 2023 na Austrália. “Acho que foi um momento que manchou um dos dias mais felizes da minha vida”, disse a atacante de 34 anos ao Tribunal Superior de Madri, enquanto Rubiales fazia anotações sem olhar para ela.

Rubiales, 47 anos, é acusado de agressão sexual e de tentar coagir Hermoso – com a ajuda de três outros homens — a declarar que o beijo havia sido consensual.

Embora tenha se desculpado por ter sido excessivamente efusivo, Rubiales nega essas acusações criminais e se colocou como bode expiatório.

Perguntada por um promotor no Tribunal Superior da Espanha se ela havia concordado com o beijo, Hermoso respondeu: “Nunca”.

“Não ouvi nem entendi nada”, acrescentou ela, parecendo nervosa no início, mas depois calma, enquanto respondia às perguntas por mais de duas horas. “A próxima coisa que ele fez foi me agarrar pelas orelhas e me beijar na boca… Eu me senti desrespeitada”.

Vitória na Copa do Mundo ofuscada

Rubiales disse que o beijo foi consensual e, na sequência, ele inicialmente zombou dos críticos como “idiotas” antes de escrever um pedido de desculpas quando o caso explodiu.

Interrogada pela defesa sobre um vídeo no vestiário no qual ela parece dizer “tudo bem” quando perguntada sobre o que disse a Rubiales no momento, Hermoso disse que também havia explicado que não havia gostado.

O escândalo ofuscou a primeira vitória da Espanha na Copa do Mundo feminina e foi um ponto de inflexão para os esforços das jogadoras espanholas de expor o sexismo e alcançar a paridade com os colegas homens.

“Tudo isso fez com que eu não pudesse desfrutar de ser uma campeã mundial depois de voltar a Madri”, disse Hermoso, que joga em um clube mexicano e na seleção espanhola.

Rubiales e seus co-réus — o ex-técnico da seleção feminina Jorge Vilda, o ex-diretor esportivo da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Albert Luque e o ex-diretor de marketing da RFEF Ruben Rivera — testemunharão a partir de 12 de fevereiro.

Alguns setores da sociedade espanhola, inclusive partidos de direita, descreveram o julgamento como uma caça às bruxas, dizendo que o beijo foi rude, na pior das hipóteses, mas não um crime. Alguns apoiadores de Rubiales nas redes sociais apontam para uma foto de Hermoso no ônibus da equipe mostrando um meme do beijo em seu telefone e rindo.

Em seu depoimento, Hermoso disse que, em meio à euforia e ao champanhe no vestiário, as colegas de equipe inicialmente zombaram do beijo. Mas ela disse que uma delas, Irene Paredes, interveio, dizendo: “Pare, isso é sério”.

A pressão de Rubiales e da RFEF para apaziguar o escândalo começou quase imediatamente, disse Hermoso, relatando como ela foi chamada de lado e solicitada a consentir com uma declaração minimizando o incidente, o que ela disse ter recusado.

Pedido de prisão

Hermoso disse que percebeu a extensão do escândalo durante o voo de volta para casa, quando notou uma movimentação na seção da classe executiva em que estavam, com pessoas amontoadas em volta do assento de Rubiales e suas filhas chorando.

Em determinado momento, ela disse que foi ao banheiro e encontrou Rubiales, que lhe pediu para gravar um vídeo com ele porque estava sendo acusado de agressão nas mídias sociais.

“Eu disse que não, que não ia fazer nada, que eu não era a causa disso”, disse Hermoso ao tribunal. Ela disse que Rubiales disse que falaria com sua família e ela pediu que ele os deixasse fora disso.

A promotoria está pedindo dois anos e meio de prisão para Rubiales.

O escândalo provocou uma greve das companheiras de equipe de Hermoso e fez com que várias cabeças rolassem na federação, com Rubiales e seu braço direito e sucessor sendo demitidos e uma mulher nomeada para treinar a equipe feminina pela primeira vez.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brindes esportivos que viralizaram em grandes campeonatos: o guia definitivo para criar campanhas memoráveis e lucrativas

Brindes esportivos personalizados ganham força no marketing ao unir inovação, visibilidade e conexão com o público, transformando ações promocionais em experiências marcantes.
L
Diretor-geral da Aneel critica Enel por tentativa de suspender processo de caducidade

Diretor-geral da Aneel critica Enel por tentativa de suspender processo de caducidade

Sandoval Feitosa afirma que agência recorrerá de mandado de segurança; distribuidora tenta anular rito administrativo após falhas no serviço em São Paulo.
L
Alerta sobre energia: autorreligação pode matar

Alerta sobre energia: autorreligação pode matar

Religar energia por conta própria após corte em Rondônia já causou 14 mortes; concessionária alerta para riscos graves e orienta população a usar canais oficiais.
L
Energisa conclui ligação de energia em escola da zona leste de Porto Velho

Energisa conclui ligação de energia em escola da zona leste de Porto Velho

Concessionária antecipa cronograma regulatório e finaliza obra na Escola Voo da Juriti três meses antes do prazo máximo estabelecido pela Aneel.
L
COP30 consolida 56 decisões em Belém e lança planos para zerar desmatamento até 2030

COP30 consolida 56 decisões em Belém e lança planos para zerar desmatamento até 2030

Relatório executivo destaca a meta de mobilizar US$ 1,3 trilhão em financiamento climático e a criação de fundos históricos para a preservação de florestas tropicais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Haddad propõe mudança no ICMS aos estados para conter preço dos combustíveis

Haddad propõe mudança no ICMS aos estados para conter preço dos combustíveis

Medida busca frear impactos do conflito no Oriente Médio e evitar greve de caminhoneiros; governadores resistem e alegam risco à arrecadação.
L
SENAI-RO abre 840 vagas gratuitas para qualificação profissional em Rondônia

SENAI-RO abre 840 vagas gratuitas para qualificação profissional em Rondônia

Cursos nas áreas industriais contemplam jovens e trabalhadores em cinco cidades, com opções presenciais e semipresenciais até abril.
L
Governo mobiliza 100 Procons para conter preços abusivos nos combustíveis

Governo mobiliza 100 Procons para conter preços abusivos nos combustíveis

Força-tarefa fiscaliza 19 mil postos em todo o país após registros de altas de até 36% no diesel; Senacon aciona Polícia Federal para investigar aumentos sem justificativa.
L
Brasil entra em "alerta máximo" com explosão de casos de sarampo nas Américas

Brasil entra em “alerta máximo” com explosão de casos de sarampo nas Américas

Em apenas dois meses de 2026, o continente registrou metade de todas as infecções de 2025; Ministério da Saúde intensifica bloqueio vacinal em fronteiras e áreas turísticas.
L
Caso de sarampo em bebê de 6 meses alerta para falhas na cobertura vacinal no Brasil

Caso de sarampo em bebê de 6 meses alerta para falhas na cobertura vacinal no Brasil

Embora o país mantenha o certificado de área livre da doença, a baixa adesão à segunda dose da vacina e o aumento de casos nas Américas preocupam especialistas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Orçamento 2027: audiência pública em Porto Velho

Orçamento 2027: audiência pública em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho convida moradores para audiência do Orçamento Participativo 2027, onde população poderá definir prioridades de investimentos no município.
L
Caminhada "Juntos Contra a Solidão" é tema entre Vereador Dr. Gilber e representante do CREAS

Caminhada “Juntos Contra a Solidão” é tema entre Vereador Dr. Gilber e representante do CREAS

Vereador Dr. Gilber e representante do CREAS definem preparativos para evento no Espaço Alternativo; ação celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down.
L
Eleições 2026: MP e TRE alinham ações em RO

Eleições 2026: MP e TRE alinham ações em RO

Reunião em Porto Velho integra MP Eleitoral e TRE para definir estratégias de segurança, prevenir fraudes e garantir transparência nas eleições de 2026.
L
Mães atípicas: Cristiane Lopes amplia capacitação

Mães atípicas: Cristiane Lopes amplia capacitação

Projeto apoiado por deputada Cristiane Lopes certifica mães atípicas em Ji-Paraná, amplia oportunidades e fortalece inclusão social e autonomia.
L
Alex Redano cobra envio urgente do PCCR do Ipem após 10 anos de espera

Alex Redano cobra envio urgente do PCCR do Ipem após 10 anos de espera

Deputado alerta para salários defasados e falta de estrutura na carreira de servidores do Ipem em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista e motociclista ficam feridos em grave acidente na zona leste

Ciclista e motociclista ficam feridos em grave acidente na zona leste

Colisão ocorreu no cruzamento das ruas Benedito Inocêncio e Daniela no bairro Três Marias
14
Polícia Militar desarticula ponto de venda de drogas no bairro Nova Esperança

Polícia Militar desarticula ponto de venda de drogas no bairro Nova Esperança

Equipe do 5º Batalhão apreende diversos tipos de entorpecentes e prende suspeito após denúncias de tráfico em Porto Velho.
10
Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em RO

Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em RO

Incêndio começou no motor enquanto o veículo trafegava pela Avenida Transcontinental; proprietário perdeu documentos e pertences.
12
Motorista de carro foge após atingir motociclista em RO

Motorista de carro foge após atingir motociclista em RO

Vítima sofreu fratura na clavícula ao ser derrubada por veículo em marcha à ré na Avenida Padre Adolfo Rohl; passageira teve escoriações leves.
14
Garimpeiro é encontrado morto após desmoronamento no garimpo Bom Futuro

Garimpeiro é encontrado morto após desmoronamento no garimpo Bom Futuro

Equipes de resgate localizaram o corpo da vítima após buscas intensas com máquinas pesadas; outros três trabalhadores ficaram feridos no acidente em Ariquemes.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CAZIN & SILVA TRANSPORTES LTDA

 LAPP – Licença Ambiental de Pequeno Porte, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação, Licença Ambiental de Operação
L
Palestras reforçam prevenção às drogas em escolas de Porto Velho

Palestras reforçam prevenção às drogas em escolas de Porto Velho

Ação do Conepod e Sesdec reúne estudantes nesta quarta (18) e prevê novas atividades para ampliar a conscientização nas escolas
L
Escola Móvel: cursos de informática com inscrições abertas

Escola Móvel: cursos de informática com inscrições abertas

Inscrições para cursos da Escola Móvel de Informática do Idep seguem até domingo em Porto Velho, com vagas para jovens e adultos interessados no mercado digital.
L
Vírus respiratórios: ação reforça vigilância em RO

Vírus respiratórios: ação reforça vigilância em RO

Ação integrada em Rondônia reúne especialistas para ampliar vigilância de vírus respiratórios, melhorar diagnóstico e fortalecer imunização na rede pública de saúde.
L
Mecaniza+: Conab amplia apoio à agricultura familiar

Mecaniza+: Conab amplia apoio à agricultura familiar

Programa Mecaniza+ da Conab integra máquinas, energia solar e comercialização para elevar produtividade e renda da agricultura familiar no Brasil.
L
Petrobras anuncia descoberta de gás em águas profundas na Colômbia

Petrobras anuncia descoberta de gás em águas profundas na Colômbia

Poço Copoazu-1 reforça potencial de exploração no Mar do Caribe; produção será voltada ao mercado colombiano para garantir segurança energética.
L