TERÇA-FEIRA, 30/12/2025

Em destaque

Fim do trabalho escravo exige novas políticas, dizem especialistas

Sem assistência social, resgatados estão sujeitos a voltar ao regime

Por GILBERTO COSTA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Fim do trabalho escravo exige novas políticas, dizem especialistas
DIVULGAÇÃO MPT

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) admite que o fim do crime de exploração de mão de obra em condições análogas à escravidão no Brasil depende de ações mais abrangentes do que o combate que vem sendo feito há 30 anos.

Em nota, o MTE diz que a erradicação do trabalho escravo contemporâneo no país exige “articulação com a sociedade civil” e “um conjunto de iniciativas estruturais em áreas como educação, saúde e emprego, que complementem as ações repressivas e de resgate, visando à construção de um país mais justo”.

O desafio se torna maior quando são consideradas mudanças permanentes nas formas de trabalho em diferentes cadeias produtivas. Uma evidência das transformações recentes é o fato de que setor com mais trabalhadores resgatados em 2024 é tipicamente urbano: 293 pessoas do total de 2.004 resgatados atuavam na construção civil (14,6%). Historicamente, o trabalho escravo é sempre associado à exploração em zona rural.

O diagnóstico do MTE sobre as dificuldades para pôr fim a essa forma de exploração se assemelha ao de especialistas de diferentes instituições públicas e da sociedade civil que participaram de duas mesas-redondas organizadas pelo próprio ministério na última terça-feira (28), Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho e Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo.

Informação e prevenção

Na avaliação do procurador Luciano Aragão Santos, diretor-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), a fiscalização dos auditores do Ministério do Trabalho “funciona”, pois, efetivamente, nas últimas três décadas, “tem retirado trabalhadores de condições análogas à escravidão”.

No entanto, “a fiscalização não é suficiente, e nunca vai ser”, para acabar com a forma moderna de trabalho escravo. Para Santos, é necessário ir além da repressão. “Nós temos que prevenir. E, quando vou falar de prevenção, gosto de falar de dados. Nós precisamos ter dados para tomar decisões. E, perdão, vou me corrigir: nós precisamos ter informação.”

Segundo o procurador, das 63 mil pessoas resgatadas até 2023 (um ano antes do balanço mais recente) 17,1 mil não estavam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Ou seja, essas pessoas, ainda que resgatadas do trabalho escravo, permaneciam fora do alcance de diferentes programas de assistência social, inclusive do Bolsa Família.

Para o frade dominicano Xavier Plassat, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), há “uma certa inadequação da capacidade” do sistema assistencial para atender as vítimas de trabalho escravo depois do seu resgate e também para fazer prevenção contra a reincidência.

“Se não houver esse atendimento, haverá, sim, continuidade do ciclo” e pessoas hoje resgatadas estarão novamente expostas a serem exploradas. Plassat acrescenta que o quadro é agravado porque as políticas públicas para erradicação do “continuam tímidas e subfinanciadas”.

Vulnerabilidade

Dados apresentados na mesa-redonda do MTE pela advogada Laíssa Pollyana do Carmo, que trabalha para a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar), mostram é possível antever quem são os trabalhadores mais vulneráveis à exploração.

De acordo com Laíssa, dos 4 milhões de trabalhadores assalariados rurais em todo o país, 60% estão na informalidade (2,4 milhões de pessoas). Nos estados da Bahia e do Ceará, Maranhão, Pará e Piauí, a média de informalidade é ainda maior: oito de cada dez não têm carteira de trabalho assinada e não estão protegidos pela legislação trabalhista.

Três quartos dos trabalhadores têm ocupação temporária, isto é, só conseguem ocupação em momentos específicos do ciclo produtivo, como a colheita da safra de algumas culturas. Assim só têm remuneração como trabalhadores rurais assalariados em parte do ano, períodos que podem ser de até três meses.

Seis de cada dez trabalhadores assalariados rurais moram no campo e quatro vivem na periferia das cidades, onde as condições de moradia são mais precárias. Boa parte desses trabalhadores tem baixa escolaridade, 11% são analfabetos e 24% sabem ler, mas não ultrapassaram três anos de estudo.

Novas dinâmicas de exploração

Nas três décadas de combate ao trabalho escravo pelo MTE, 65.598 pessoas foram resgatadas em 8.483 ações fiscais. A organização não governamental (ONG) Repórter Brasil conseguiu esboçar o perfil de 85% dos trabalhadores resgatados e as rotas de imigração dessa força produtiva e, com isso, perceber alterações no quadro de exploração.

“A gente sempre dizia: ‘os maranhenses são os principais trabalhadores a serem resgatados, e o principal local de resgate é o Pará’. Se a gente pega a série histórica, sim, os maranhenses no Pará respondem por 36% de todos os trabalhadores resgatados, 53% deles estavam na pecuária. Só que, quando a gente pega os últimos cinco anos, vê que a maior parte dos trabalhadores está saindo da Bahia e indo para Minas Gerais, 42% deles [para trabalhar] nas lavouras do café”, diz coordenadora de projetos da ONG Repórter Brasil, Natália Suzuki.

Para Natália, as dinâmicas do trabalho escravo mudam muito depressa, e a política pública precisa ter a mesma velocidade. Assim, quem atua contra essa forma de exploração tem que fazer “trabalho de inteligência” e se antecipar. “A gente não pode pensar só em medidas reparadoras depois que o problema acontece. [A atuação] tem que ser preventiva.”

Monitoramento e reparação

Natália Suzuki defende medidas que evitem que, nas diferentes cadeias produtivas, o trabalho escravo continue sendo uma peça, uma escolha como modelo de produção.

A advogada Laíssa Pollyana do Carmo é favorável a um melhor acompanhamento das cadeias produtivas e considera “de extrema importância” cobrar responsabilidade de todas as empresas envolvidas no processo de transformação de matérias-primas em produtos finais.

De acordo com Laíssa, os trabalhadores mais vulneráveis à exploração como mão de obra escrava estão em “cadeias produtivas riquíssimas e exportadoras”, como a pecuária, as lavouras de cana-de-açúcar, soja, café, milho, horticultura, frutas, lavouras temporárias e produção florestal.

O procurador Luciano Aragão Santos assinala que, na ponta das cadeias produtivas, “as grandes indústrias desses setores não monitoram, não estão preocupadas com violação dos direitos humanos cometida por quem fornece o seu insumo, a matéria prima para o seu produto industrializado.”

A inércia muda, no entanto, quando o Ministério do Trabalho e Emprego divulga a lista suja de quem explora formas modernas de trabalho escravo. Conforme o procurador, “na hora”, a indústria corta relações comerciais com o fornecedor apontado, mas não se responsabilizam pelo que ocorria antes.

“É preciso que tais empresas adotem medidas para monitorar essa cadeia produtiva, para prevenir violação de direitos humanos”, diz Aragão, que defende que quem compra matéria-prima e outros insumos estabeleça contratualmente fiscalização efetiva. “Não basta suspender a aquisição, a gente tem que buscar a reparação.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

News Rondônia 15 anos, jornalista Anderson Nascimento celebra história e agradece ao público

News Rondônia completa 15 anos e recebe homenagem do jornalista Anderson Nascimento, que destaca gratidão, história e compromisso com o público.
L

News Rondônia 15 anos, Alisson Skellington celebra trajetória e agradece por fazer parte

News Rondônia comemora 15 anos com homenagens e reconhecimento de profissionais como Alisson Skellington.
L
Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Prefeitura e Defesa Civil alertam para os riscos de queimaduras e incêndios causados pelo manuseio incorreto de pirotecnia no Réveillon.
L
Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Acidente: servidor de 38 anos está sem andar desde 11 de dezembro.
L
Viradão do Béra terá prévia do carnaval 2026 com atrações regionais

Viradão do Béra terá prévia do carnaval 2026 com atrações regionais

Porto Velho promove o Viradão do Béra com a Banda do Vai Quem Quer e Escola São João Batista para valorizar a cultura regional.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com festa, rock e diversão

Réveillon, happy hour e feijoada com música ao vivo agitam a semana no pub mais querido da cidade.
L

Médico infectologista alerta para o aumento preocupante de casos de AIDS e mortes entre jovens no Acre

“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L

Acre decreta situação de emergência em cinco municípios afetados por inundações

Com acumulado de chuvas muito acima da média e alerta de novos temporais, decreto amplia apoio estadual e federal, priorizando assistência às famílias atingidas e áreas ribeirinhas.
L

Taxa de desemprego cai a 5,2%, menor nível desde 2012

Desemprego recua no trimestre até novembro, com recorde de ocupação no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Deputados celebram empenho de recurso estadual que permitirá à prefeitura intensificar a recuperação de vias rurais e facilitar o escoamento agrícola.
L
Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Ex-presidente Bolsonaro realiza quarto procedimento para conter soluços persistentes.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: "Situação intransitável"

Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: “Situação intransitável”

Deputada Dra. Taíssa Sousa relata perigos na rodovia que liga Guajará-Mirim e Nova Mamoré e exige manutenção imediata do DNIT antes da entrega final da obra.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Emenda parlamentar da deputada Cláudia de Jesus garante recurso para aquisição de equipamento de diagnóstico avançado no município.
L
Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita ao Governo de Rondônia alimentação acessível para atender pacientes do interior em tratamento na capital.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Prisão ocorreu em posto de combustíveis após monitoramento aéreo do helicóptero Águia 01.
10
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Acidente entre duas motos deixa motociclista em estado gravíssimo em Porto Velho.
14
Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre Pop 100 e CG 160 em Ji-Paraná.
16
Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Caminhonete FIAT/Toro havia sido furtada em Jaru.
12
Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Suspeito escondeu garrafas de whisky na cintura para sair sem pagar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Estoque da dívida pública federal cresce em novembro e alcança R$ 8,48 trilhões.
L
Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Medida reforça combate à insegurança alimentar e apoio a regiões afetadas por catástrofes climáticas.
L
Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Obra de Márcia Aguiar promove reflexão sobre identidade, empoderamento e transformação social.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Ação do PATAMO flagra drogas enterradas em construção abandonada.
14
Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Acidente de trânsito deixa vítima ferida em Cacoal.
12
Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Tráfico de drogas volta a ser alvo de operação.
14
Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Confronto no terminal preocupa passageiros.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.