QUINTA-FEIRA, 05/03/2026
Publicidade

Em destaque

Fim do trabalho escravo exige novas políticas, dizem especialistas

Sem assistência social, resgatados estão sujeitos a voltar ao regime

Por GILBERTO COSTA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Fim do trabalho escravo exige novas políticas, dizem especialistas
DIVULGAÇÃO MPT

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) admite que o fim do crime de exploração de mão de obra em condições análogas à escravidão no Brasil depende de ações mais abrangentes do que o combate que vem sendo feito há 30 anos.

Em nota, o MTE diz que a erradicação do trabalho escravo contemporâneo no país exige “articulação com a sociedade civil” e “um conjunto de iniciativas estruturais em áreas como educação, saúde e emprego, que complementem as ações repressivas e de resgate, visando à construção de um país mais justo”.

O desafio se torna maior quando são consideradas mudanças permanentes nas formas de trabalho em diferentes cadeias produtivas. Uma evidência das transformações recentes é o fato de que setor com mais trabalhadores resgatados em 2024 é tipicamente urbano: 293 pessoas do total de 2.004 resgatados atuavam na construção civil (14,6%). Historicamente, o trabalho escravo é sempre associado à exploração em zona rural.

O diagnóstico do MTE sobre as dificuldades para pôr fim a essa forma de exploração se assemelha ao de especialistas de diferentes instituições públicas e da sociedade civil que participaram de duas mesas-redondas organizadas pelo próprio ministério na última terça-feira (28), Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho e Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo.

Informação e prevenção

Na avaliação do procurador Luciano Aragão Santos, diretor-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), a fiscalização dos auditores do Ministério do Trabalho “funciona”, pois, efetivamente, nas últimas três décadas, “tem retirado trabalhadores de condições análogas à escravidão”.

No entanto, “a fiscalização não é suficiente, e nunca vai ser”, para acabar com a forma moderna de trabalho escravo. Para Santos, é necessário ir além da repressão. “Nós temos que prevenir. E, quando vou falar de prevenção, gosto de falar de dados. Nós precisamos ter dados para tomar decisões. E, perdão, vou me corrigir: nós precisamos ter informação.”

Segundo o procurador, das 63 mil pessoas resgatadas até 2023 (um ano antes do balanço mais recente) 17,1 mil não estavam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Ou seja, essas pessoas, ainda que resgatadas do trabalho escravo, permaneciam fora do alcance de diferentes programas de assistência social, inclusive do Bolsa Família.

Para o frade dominicano Xavier Plassat, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), há “uma certa inadequação da capacidade” do sistema assistencial para atender as vítimas de trabalho escravo depois do seu resgate e também para fazer prevenção contra a reincidência.

“Se não houver esse atendimento, haverá, sim, continuidade do ciclo” e pessoas hoje resgatadas estarão novamente expostas a serem exploradas. Plassat acrescenta que o quadro é agravado porque as políticas públicas para erradicação do “continuam tímidas e subfinanciadas”.

Vulnerabilidade

Dados apresentados na mesa-redonda do MTE pela advogada Laíssa Pollyana do Carmo, que trabalha para a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar), mostram é possível antever quem são os trabalhadores mais vulneráveis à exploração.

De acordo com Laíssa, dos 4 milhões de trabalhadores assalariados rurais em todo o país, 60% estão na informalidade (2,4 milhões de pessoas). Nos estados da Bahia e do Ceará, Maranhão, Pará e Piauí, a média de informalidade é ainda maior: oito de cada dez não têm carteira de trabalho assinada e não estão protegidos pela legislação trabalhista.

Três quartos dos trabalhadores têm ocupação temporária, isto é, só conseguem ocupação em momentos específicos do ciclo produtivo, como a colheita da safra de algumas culturas. Assim só têm remuneração como trabalhadores rurais assalariados em parte do ano, períodos que podem ser de até três meses.

Seis de cada dez trabalhadores assalariados rurais moram no campo e quatro vivem na periferia das cidades, onde as condições de moradia são mais precárias. Boa parte desses trabalhadores tem baixa escolaridade, 11% são analfabetos e 24% sabem ler, mas não ultrapassaram três anos de estudo.

Novas dinâmicas de exploração

Nas três décadas de combate ao trabalho escravo pelo MTE, 65.598 pessoas foram resgatadas em 8.483 ações fiscais. A organização não governamental (ONG) Repórter Brasil conseguiu esboçar o perfil de 85% dos trabalhadores resgatados e as rotas de imigração dessa força produtiva e, com isso, perceber alterações no quadro de exploração.

“A gente sempre dizia: ‘os maranhenses são os principais trabalhadores a serem resgatados, e o principal local de resgate é o Pará’. Se a gente pega a série histórica, sim, os maranhenses no Pará respondem por 36% de todos os trabalhadores resgatados, 53% deles estavam na pecuária. Só que, quando a gente pega os últimos cinco anos, vê que a maior parte dos trabalhadores está saindo da Bahia e indo para Minas Gerais, 42% deles [para trabalhar] nas lavouras do café”, diz coordenadora de projetos da ONG Repórter Brasil, Natália Suzuki.

Para Natália, as dinâmicas do trabalho escravo mudam muito depressa, e a política pública precisa ter a mesma velocidade. Assim, quem atua contra essa forma de exploração tem que fazer “trabalho de inteligência” e se antecipar. “A gente não pode pensar só em medidas reparadoras depois que o problema acontece. [A atuação] tem que ser preventiva.”

Monitoramento e reparação

Natália Suzuki defende medidas que evitem que, nas diferentes cadeias produtivas, o trabalho escravo continue sendo uma peça, uma escolha como modelo de produção.

A advogada Laíssa Pollyana do Carmo é favorável a um melhor acompanhamento das cadeias produtivas e considera “de extrema importância” cobrar responsabilidade de todas as empresas envolvidas no processo de transformação de matérias-primas em produtos finais.

De acordo com Laíssa, os trabalhadores mais vulneráveis à exploração como mão de obra escrava estão em “cadeias produtivas riquíssimas e exportadoras”, como a pecuária, as lavouras de cana-de-açúcar, soja, café, milho, horticultura, frutas, lavouras temporárias e produção florestal.

O procurador Luciano Aragão Santos assinala que, na ponta das cadeias produtivas, “as grandes indústrias desses setores não monitoram, não estão preocupadas com violação dos direitos humanos cometida por quem fornece o seu insumo, a matéria prima para o seu produto industrializado.”

A inércia muda, no entanto, quando o Ministério do Trabalho e Emprego divulga a lista suja de quem explora formas modernas de trabalho escravo. Conforme o procurador, “na hora”, a indústria corta relações comerciais com o fornecedor apontado, mas não se responsabilizam pelo que ocorria antes.

“É preciso que tais empresas adotem medidas para monitorar essa cadeia produtiva, para prevenir violação de direitos humanos”, diz Aragão, que defende que quem compra matéria-prima e outros insumos estabeleça contratualmente fiscalização efetiva. “Não basta suspender a aquisição, a gente tem que buscar a reparação.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Daniel Vorcaro é transferido para a Penitenciária de Potim, no interior de SP

Daniel Vorcaro é transferido para a Penitenciária de Potim, no interior de SP

Controlador do Banco Master deixa o CDP de Guarulhos após audiência de custódia; unidade de destino é conhecida por abrigar presos de casos de grande repercussão.
L
Operação Lei Seca completa 14 anos com 302 mil abordagens em RO

Operação Lei Seca completa 14 anos com 302 mil abordagens em RO

Ação coordenada pelo Detran-RO desde 2012 já realizou 4.914 operações no estado, registrou 32 mil autuações por embriaguez e removeu mais de 50 mil veículos.
L
Rondônia e Acre avançam em acordo para modernizar gestão ambiental

Rondônia e Acre avançam em acordo para modernizar gestão ambiental

Parceria estratégica prevê a transferência de tecnologia da Sedam para a implantação de portais de transparência e geoprocessamento no estado vizinho.
L
Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres

Iniciativa da Prefeitura de Porto Velho impulsiona a Feira Mulher do Norte, transformando o talento de 200 empreendedoras em ferramentas de independência financeira.
L
Plano Diretor de Porto Velho completa 5 anos com avanços urbanos

Plano Diretor de Porto Velho completa 5 anos com avanços urbanos

Lei aprovada em 2021 orienta o desenvolvimento sustentável da capital e distritos, garantindo transparência por meio de monitoramento contínuo e participação social.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Comunidade News: Maria Inês Oliveira e Carlos Henrique falam das Eleições do CRESS-RO

A entrevista promete trazer reflexões importantes sobre o futuro do Serviço Social em Rondônia, além de esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral do conselho.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L

MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL: Rondon e o Forte Príncipe da Beira, uma jornada de pesquisa

Professor Dr. Lourismar Barroso recebe Medalha do Mérito Cultural Professor Amizael Gomes da Silva em reconhecimento à sua trajetória de pesquisa sobre o marechal Rondon e o Forte Príncipe da Beira, preservando a história e a identidade cultural de Rondônia.
L
SUS lança teleatendimento para mulheres em situação de violência

SUS lança teleatendimento para mulheres em situação de violência

Serviço de saúde mental começa este mês no Rio de Janeiro e Recife; plataforma Meu SUS Digital terá “mini app” para triagem e agendamento de consultas psicológicas.
L
SUS oferecerá reconstrução dentária gratuita para mulheres vítimas de violência

SUS oferecerá reconstrução dentária gratuita para mulheres vítimas de violência

Programa inclui implantes, próteses e uso de tecnologia 3D em unidades móveis; iniciativa faz parte de plano nacional para o enfrentamento ao feminicídio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prefeito de Macapá renuncia após afastamento pelo STF por suspeita de desvios

Prefeito de Macapá renuncia após afastamento pelo STF por suspeita de desvios

Dr. Furlan é alvo da Operação Paroxismo, que investiga fraude de R$ 70 milhões em obras de hospital; presidente da Câmara assume o cargo.
L
PGR defende validade de norma do CFM que proíbe assistolia fetal em abortos legais

PGR defende validade de norma do CFM que proíbe assistolia fetal em abortos legais

Parecer de Paulo Gonet enviado ao STF sustenta que conselho tem autonomia para vetar técnica em gestações com mais de cinco meses.
L
PEC da Segurança Pública avança: integração contra crime

PEC da Segurança Pública avança: integração contra crime

PEC da Segurança Pública aprovada na Câmara amplia integração entre União, estados e municípios, fortalece atuação policial e reforça financiamento do setor.
L
Pedro Fernandes articula avanços na regularização fundiária do Vale do Jamari

Pedro Fernandes articula avanços na regularização fundiária do Vale do Jamari

Reunião em Brasília discutiu fortalecimento do programa Terra Cidadã e alternativas para ampliar o atendimento do INCRA em Buritis e municípios da região.
L
Defesa de Daniel Vorcaro cobra do STF provas que basearam nova prisão

Defesa de Daniel Vorcaro cobra do STF provas que basearam nova prisão

Advogados do dono do Banco Master alegam cerceamento de defesa e questionam existência de grupo de mensagens; operação investiga rede de espionagem e corrupção.
L
Publicidade

POLÍCIA

Estupro coletivo no RJ: Justiça manda apreender menor

Estupro coletivo no RJ: Justiça manda apreender menor

Adolescente investigado por estupro coletivo em Copacabana é alvo de mandado de busca e apreensão e é considerado foragido após não ser localizado pela polícia.
18
Desabamento de lar de idosos deixa seis mortos no bairro Jardim Vitória

Desabamento de lar de idosos deixa seis mortos no bairro Jardim Vitória

Estabelecimento funcionava de forma regularizada; bombeiros seguem em busca de 13 desaparecidos sob os escombros.
18
Polícia Civil desarticula venda clandestina de "canetas emagrecedoras" em RO

Polícia Civil desarticula venda clandestina de “canetas emagrecedoras” em RO

Operação da 1ª DP flagrou comercialização irregular de medicamentos de uso controlado; uma pessoa foi presa em flagrante por descumprimento de normas sanitárias.
10
Suspeito de série de crimes é baleado em confronto com a PM

Suspeito de série de crimes é baleado em confronto com a PM

Conhecido como “Bené”, homem de alta periculosidade foi atingido nas pernas após apontar arma contra policiais no bairro Boa Esperança; ele é acusado de furtos, ameaças e cárcere privado.
12
Suspeitos de roubo são presos após troca de tiros com o Batalhão de Choque

Suspeitos de roubo são presos após troca de tiros com o Batalhão de Choque

Criminosos capotaram carro durante fuga e confrontaram policiais no Loteamento Tropical; veículo roubado foi recuperado e um dos envolvidos segue foragido em área de mata.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Informalidade no mercado de trabalho cai para 37,5%, o menor nível fora da pandemia

Informalidade no mercado de trabalho cai para 37,5%, o menor nível fora da pandemia

Dados da Pnad Contínua mostram que rendimento médio real bateu recorde, atingindo R$ 3.652; qualidade do emprego é a melhor da série histórica.
L
Balança comercial registra 4º melhor fevereiro da história com salto no petróleo

Balança comercial registra 4º melhor fevereiro da história com salto no petróleo

Superávit de US$ 4,2 bilhões reverte déficit do ano passado; exportações atingem recorde para o mês impulsionadas pela indústria extrativa.
L
Crise no BBB 26: saúde mental vira debate nas redes

Crise no BBB 26: saúde mental vira debate nas redes

Crise de ansiedade de participante durante festa no reality reacende discussões sobre pressão emocional, confinamento e impactos psicológicos da exposição constante.
L
Caixa projeta carteira de crédito de R$ 1,5 trilhão e avalia ativos do BRB

Caixa projeta carteira de crédito de R$ 1,5 trilhão e avalia ativos do BRB

Banco registrou lucro recorde de R$ 15,5 bilhões em 2025; foco agora recai sobre estabilização do agro e expansão imobiliária.
L
Oficina de buriti: cultura amazônica ganha destaque

Oficina de buriti: cultura amazônica ganha destaque

Oficina de artesanato com palha de buriti reuniu participantes durante a 2ª Teia RO em Ji-Paraná e valorizou saberes tradicionais e práticas sustentáveis da sociobiodiversidade amazônica.
L
Dia da Mulher: Gira destaca protagonismo feminino no carimbó em Irituia

Dia da Mulher: Gira destaca protagonismo feminino no carimbó em Irituia

Evento reúne vivências musicais, cineclube, roda de conversa e roda de carimbó para valorizar mulheres e pessoas LGBTQIAP+ na preservação do patrimônio cultural amazônico.
L
Europa se alinha aos EUA e Israel em ofensiva contra o Irã; Espanha isola-se na oposição

Europa se alinha aos EUA e Israel em ofensiva contra o Irã; Espanha isola-se na oposição

Potências europeias justificam guerra como “mudança de regime”, enquanto Madri alerta para o risco de repetir o desastre do Iraque.
L
Edital da Cultura é prorrogado e inscrições seguem até 20 de março

Edital da Cultura é prorrogado e inscrições seguem até 20 de março

Errata publicada pela Sejucel amplia prazo para envio de propostas do Edital nº 10/2025 da Política Nacional Aldir Blanc em Rondônia.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SOLIMÕES LTDA

LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI)
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.