Os alertas de perigo potencial e perigo foram acionados em Rondônia. Do Norte, passando pelo Nordeste, Sudeste e Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) conclui que essas áreas serão atingidas por chuvas de grande intensidade. Elas estão dentro do setor de avisos que o órgão aponta como previsão de perigo. Os moradores dessas regiões devem ficar em alerta. Quem vive em áreas urbanas deve evitar pontos de alagamento.
Essas chuvas, que equivalem ao nível 2 e que se baseiam em informações extraídas da Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), podem ocorrer ainda nesta sexta-feira (31), com extensão até o dia 1º de fevereiro.
Esse clima se expande por toda a Região Norte, com exceção do extremo norte do Amazonas, de Roraima, do Pará e do Amapá. Do Norte ao Sudoeste de Rondônia, a previsão aponta chuvas intensas, mas com menor grau de ocorrências severas. Essas torrentes ainda estão previstas para esta sexta-feira.
⚠️ Recomendações de Segurança Durante as Chuvas Extremas
✅ Evite áreas de alagamento – Não tente atravessar ruas inundadas a pé ou de carro. A profundidade e a força da água podem ser perigosas.
✅ Cuidado com descargas elétricas – Se estiver ao ar livre, evite segurar objetos metálicos longos (como guarda-chuvas e varas) e fique longe de árvores e postes.
✅ Fique atento ao risco de quedas de galhos e árvores – Ventos fortes podem derrubar árvores e estruturas frágeis. Estacione veículos em locais seguros.
✅ Desconecte aparelhos eletrônicos – Durante tempestades, desligue da tomada aparelhos como TVs, computadores e carregadores de celular para evitar danos por raios.
✅ Não fique próximo de rios e encostas – O aumento do nível da água pode gerar deslizamentos e inundações repentinas.
✅ Acompanhe os alertas meteorológicos – Fique atento às atualizações do Inmet e da Defesa Civil para se preparar melhor diante das condições climáticas.
✅ Tenha um kit de emergência – Em caso de falta de energia ou isolamento por enchentes, tenha lanternas, água potável, alimentos não perecíveis e documentos em um local acessível.