O alerta de nível 3, com chuvas pontuais e um grau de severidade elevado, foi emitido pela Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Diante desse cenário, são esperadas chuvas extremas com alto grau de severidade para essas localidades.
A previsão meteorológica aponta para uma mudança significativa no tempo entre hoje e sexta-feira (31), último dia de janeiro. Para o dia 1º de fevereiro, há também probabilidade de chuvas intensas de nível 2, sendo que apenas o extremo Norte do estado deve ficar de fora desse cenário, onde as precipitações tendem a ser mais regulares.
Vale lembrar que o CPTEC, com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), revisou a previsão desta quinta-feira (30), indicando chuvas intensas entre 20 e 30 milímetros e ventos variando de 40 a 60 km/h. Essa condição climática abrange desde Porto Velho até o sul do estado, impactado por uma frente vinda do Mato Grosso.
Já para amanhã, Porto Velho deve estar na rota de chuvas intensas e perigosas, conforme alertado desde o início da semana pelo jornalismo do News Rondônia. Os órgãos meteorológicos apontam probabilidade de até 90% de chuvas na capital e regiões adjacentes.