QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

Machadinho D’Oeste é elevada à Comarca de 2ª entrância em solenidade conduzida pelo presidente do TJRO

A cerimônia também instalou mais um juízo na Comarca

Por TJRO - 20

Publicado em 

Machadinho D’Oeste é elevada à Comarca de 2ª entrância em solenidade conduzida pelo presidente do TJRO

Em solenidade realizada no júri do Fórum Pedro Couto, a comarca de Machadinho do Oeste foi elevada de 1ª à 2ª entrância, consolidando um antigo pleito da população que passa agora a ter mais uma vara genérica para atender a demanda crescente de processos. Conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, a cerimônia que consolidou o Ato 2625/2024 do TJRO contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa e de diversas autoridades de todas as esferas de poder.

“O reflexo da elevação desta comarca é amplo. Várias instituições de apoio à Justiça se estruturam para este status maior como MP, Defensoria, Polícia Civil, e a própria OAB, que tanto batalhou para esta elevação”, reconheceu Raduan. Mencionou ainda que é uma alegria para ele, como presidente do TJRO, contemplar o município com a elevação de comarca e ampliação dos serviços com a criação de mais uma vara genérica.

O presidente também mencionou o ex-deputado Neodi Carlos, presente na plateia, que na época em que foi prefeito do município cedeu o prédio para a instalação da comarca.

“A elevação da comarca em segunda entrância não é favor e sim necessidade, e sobretudo resposta à confiança que a população deposita em nós, operadores do direito”, enfatizou o corregedor. Para ele, a comarca fortalecida significa “a promoção da paz social, a proteção dos vulneráveis e a garantia de direitos”.

O diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, resgatou uma lembrança de quando esteve na comarca em 1998 para receber o prédio onde seria instalado o Fórum, outro importante momento da história da Comarca. “É uma satisfação acompanhar o crescimento dessa pujante cidade, e o avanço do Judiciário que com essa conquista proporcionará maior capacidade para atender os cidadãos com uma Justiça mais eficiente para a comunidade”, destacando a liderança do presidente nessa conquista.

Reconhecimento

Robson Machado, presidente da Subseção da OAB de Machadinho do Oeste, comemorou a conquista que atribuiu também a uma luta da classe dos advogados. “Os efeitos são os mais positivos. Vamos ter maior celeridade processual e mais presteza ao jurisdicionado, que é o que mais importa. Além disso, representa ainda mais recursos para a Comarca e permanência de magistrados”, destacou.

O procurador-geral adjunto do Estado, Brunno Corrêa, se disse honrado de acompanhar essa importante solenidade que “denota o crescimento do município e a consequente necessidade de maior acesso ao Judiciário. Nossos agradecimentos ao Tribunal por olhar de perto esta comarca”, disse em seu discurso.

“Hoje é um dia muito importante para a comunidade. Não apenas a elevação de uma comarca, ou o aumento de juízos. Trata-se do reconhecimento do Poder Judiciário da necessidade de implementação de força orgânica para garantir à população o direito constitucional da jurisdição”, ponderou Heverton Aguiar, corregedor-geral do MP em sua fala.

Matheus Brito, juiz diretor do Fórum de Machadinho do Oeste, se dirigindo ao presidente disse que a elevação da comarca à segunda entrância é um atestado do desenvolvimento de Machadinho do Oeste. “O Judiciário vem dar subsídio em termos de estabilidade e segurança jurídica. É uma resposta do Poder Judiciário em termos de busca de melhoria dos serviços à população”.

O deputado Alex Redano, presidente eleito da Assembleia Legislativa, lembrou da gestão de excelência do Tribunal de Justiça, que com olhar para o interior do Estado demonstra o cuidado que aponta para todas as áreas de abrangência do Poder Judiciário. “Não é à toa que o tribunal tem o sexto selo diamante consecutivo do Judiciário brasileiro. Reconhecemos o trabalho de todos, servidores e magistrados para manter essa excelência”, frisou.

“Este é um momento claro do crescimento e do amadurecimento do município. Teremos a partir de agora mais acesso dos nossos cidadãos ao Judiciário, salientou Reginaldo Marques Silva, vice-prefeito do Município.

Para Marcus Edson de Lima, subdefensor público-geral, o evento é o resultado da união entre os poderes e instituições do sistema de Justiça do Estado de Rondônia. “No caso da elevação da comarca de Machadinho, encabeçada pelo presidente do TJRO Raduan Miguel Filho. Isso reverbera em avanço para a população pobre, carente e vulnerabilizadas do nosso Estado”, defendeu. Ele ainda anunciou a designação de mais dois defensores para atuação na comarca. “Mais do que uma simples lotação, é a demonstração simbólica do apreço a todas as iniciativas do Tribunal traz a cada dia a população de RO”, completou.

A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa da elevação, feita no próprio auditório do Fórum. A placa será fixada na fachada do prédio. As autoridades que compuseram a mesa assinaram ainda ata da sessão como testemunhas do momento histórico.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru e CISAN fortalecem agroindústrias com certificação do Serviço de Inspeção Municipal

Prefeitura de Jaru e CISAN fortalecem agroindústrias com certificação do Serviço de Inspeção Municipal

Nesta etapa, receberam a certificação os empreendimentos Filé Mignon Casa de Carne, que atua no segmento de processamento de carnes, e Chácara Paraíso, voltada à produção de derivados lácteos, como queijo, requeijão e manteiga artesanal.
L
Estudantes rondonienses vencem maratona de games e criam jogo inspirado na cultura do Norte

Estudantes rondonienses vencem maratona de games e criam jogo inspirado na cultura do Norte

Equipe de alunos da Afya São Lucas vence Game Jam no Tecnogame 2026 com projeto inspirado na cultura do Norte e leva premiação.
L
FUP defende que transição energética fortaleça estatais e gere empregos

FUP defende que transição energética fortaleça estatais e gere empregos

Federação alerta que processo não pode repetir modelos excludentes e deve servir como alavanca para a reindustrialização do país; coordenador destaca necessidade de soberania e qualificação profissional em painel no Rio de Janeiro.
L
ONU reconhece escravização de africanos como maior crime contra a humanidade

ONU reconhece escravização de africanos como maior crime contra a humanidade

Assembleia Geral aprova resolução histórica com 123 votos favoráveis, incluindo o do Brasil; texto estabelece que nações devem considerar pedidos de desculpas e contribuir para fundo de reparação por injustiças históricas.
L
Prefeito Jeverson Lima anuncia nova pista de caminhada na Avenida Dom Pedro I em Jaru

Prefeito Jeverson Lima anuncia nova pista de caminhada na Avenida Dom Pedro I em Jaru

Obra de R$ 1,2 milhão será executada com recursos do deputado estadual Dr. Luís do Hospital e beneficiará moradores do Setor 04.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Polícia Civil e órgãos federais fiscalizam postos de combustíveis em Porto Velho

Polícia Civil e órgãos federais fiscalizam postos de combustíveis em Porto Velho

Operação integrada entre DECCON, ANP, PROCON e PRF percorre estabelecimentos da capital para combater práticas abusivas; ação faz parte do Mês do Consumidor e foca na transparência de preços e na qualidade dos produtos.
10

Fonte de Vida: Entrevista com Maria Inês Soares de Oliveira e Carlos Henrique Gomes de Sousa

participação de profissionais com experiência técnica e institucional amplia o debate, trazendo uma visão mais aprofundada sobre os desafios e oportunidades dessa nova fase.
L

Estreias da semana: Cine Araújo traz novidades e promoção especial

Novos filmes chegam às telonas com destaque para títulos variados e promoção “Todos Pagam Meia”, que garante ingressos com desconto durante toda a semana.
L

Giro News: Ulisses Santos fala sobre proteção veicular e segurança automotiva

Com a crescente preocupação com segurança e custos no trânsito, a proteção veicular surge como uma opção relevante, especialmente para quem busca economia sem abrir mão de suporte em situações inesperadas.
L
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa neste sábado

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa neste sábado

Ministério da Saúde distribui 15,7 milhões de doses para imunização de grupos prioritários nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul; mobilização busca conter avanço de casos graves de síndrome respiratória aguda.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes aceita convite de Léo Moraes e disputa reeleição a deputada federal pelo Podemos

Cristiane Lopes aceita convite de Léo Moraes e disputa reeleição a deputada federal pelo Podemos

Parlamentar reforça parceria com prefeito de Porto Velho e projeta ampliação de investimentos e políticas públicas em Rondônia.
L
Lula defende parcerias com a China para transferência de tecnologia

Lula defende parcerias com a China para transferência de tecnologia

Em visita à fábrica de trens CRRC em Araraquara, presidente destaca importância de investimentos estrangeiros para qualificação profissional; BNDES anuncia aporte de R$ 5,6 bilhões para projetos de mobilidade urbana em São Paulo.
L
Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Evento da UCAVER reúne principais lideranças políticas em Porto Velho e consolida nova fase de integração, capacitação e fortalecimento das câmaras municipais no estado.
L
Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Proposta aprovada por unanimidade insere o ódio contra mulheres na Lei do Racismo; texto define o crime como conduta que exterioriza aversão ao gênero feminino e segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Portaria assinada pelos ministérios da Educação e das Mulheres prevê inclusão de conteúdos sobre prevenção à violência contra a mulher nos currículos escolares; medida visa formar novas gerações baseadas no respeito e na equidade de gênero.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil indicia homem por estupro de vulnerável contra as filhas em Porto Velho

Polícia Civil indicia homem por estupro de vulnerável contra as filhas em Porto Velho

Inquérito concluído pela delegacia especializada revela abusos reiterados praticados no âmbito familiar; Justiça deferiu a prisão preventiva do investigado, que também responderá pelo descumprimento de medida protetiva na capital.
16
Homem de 31 anos é executado a tiros na Avenida Mamoré em Porto Velho

Homem de 31 anos é executado a tiros na Avenida Mamoré em Porto Velho

Vítima identificada como Jackson Rocha Ruiz trafegava em uma bicicleta no bairro Igarapé quando foi surpreendida pelo atirador; suspeito fugiu em uma motocicleta logo após efetuar os disparos na zona leste.
18
Vendedor de internet é espancado durante assalto na zona norte de Porto Velho

Vendedor de internet é espancado durante assalto na zona norte de Porto Velho

Vítima foi agredida por quatro criminosos após tentar esconder celular no bairro Costa e Silva; ferido, o trabalhador buscou socorro no prédio do Ibama, na Avenida Jorge Teixeira, sendo atendido por uma equipe do Samu.
16
Grave acidente envolvendo motociclista de aplicativo deixa ferido na zona leste

Grave acidente envolvendo motociclista de aplicativo deixa ferido na zona leste

Condutor de 125 cilindradas foi atingido por veículo que avançou a preferencial no cruzamento da Rio Madeira com a Rua Caparari; após o impacto, a vítima foi projetada contra um caminhão parado na via transversal.
12
Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Ação do 5º Batalhão na manhã desta quarta-feira (25) desarticula ponto de venda de entorpecentes no bairro Socialista; policiais localizaram porções de drogas prontas para comercialização e uma pequena plantação de maconha no local.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Troca de Titularidade no Termo de Outorga:CESAR CASSOL PARTICIPACOES LTDA

TROCA DE TITULARIDADE DO TERMO OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento de Renovação de Outorga: CESAR CASSOL PARTICIPACOES LTDA

TERMO OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Recebimento da Licença Ambiental: EMAM – EMULSÕES E TRANSPORTES LTDA

Licença de Operação Nº 016.00030.003/2026-SUL
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental Simplificada (LAS): ESTOFADOS MOURA LTDA

Renovação da Licença Ambiental Simplificada (LAS).
L
Publicidade